sexta-feira, 11 de março de 2022

Homenagem tem que ser feita “em vida”!!

O MAIOR PRESIDENTE da história do Criciúma. C. precisa e deve ser homenageado com a devida justiça e merecimento por tudo o que fez pela instituição! Aliás, já está PASSANDO DA HORA de o Conselho Deliberativo do Clube e sua “gloriosíssima” mesa diretora formada, na maioria, por pessoas mais “novas” e que talvez não tenham visto ou não se lembram bem dos bons tempos da história mais rica do futebol de nosso Estado, tomar alguma atitude nessa direção! Sem a menor sombra de dúvida, os títulos conquistados pelo Criciúma, no caso, os dez regionais, os três em nível nacional e mais a inesquecível campanha na Taça Libertadores de 1.992, foram os MAIORES FEITOS que o futebol de Santa Catarina vivenciou!! E, boa parte de tudo isso, ou, aliás, a GRANDE MAIORIA das conquistas na história do Criciúma foram proporcionadas quando das passagens de Moacir Fernandes pelo Clube!! Então, nada mais justo do que uma GRANDE HOMENAGEM ao “Saddam”!!

Sei que o Centro de Treinamento, que também poderia ter recebido o nome de Moacir, já está lá com menção ao não menos inesquecível Antenor Angeloni! Assim, sugiro que um BUSTO de Moacir Fernandes seja esculpido e colocado na frente da Sala de Troféus Décio B. Góes, bem próximo à entrada da Loja Tigre Maníacos, no pátio principal do Estádio Heriberto Hülse. Entendo que tal reverência e tributo seriam, EM VIDA, reconhecimento legítimo por tudo o que Moacir proporcionou à torcida do Criciúma!! Com todo o respeito que os outros presidentes, da mesma forma merecem, masssss...Moacir foi IMBATÍVEL!! E, olha que acompanho o futebol catarinense “desde que nasci”! Tenho orgulho de, por exemplo, ter estado lá no Adolfo Konder, em 1.969, quando da conquista do primeiro título do ainda Comerciário, relativo ao campeonato do ano anterior. Antes disso, já havia visto Valdomiro e Chiquinho jogarem. Foi quando o futebol de ambos despertou interesse do Internacional(PA).

Durante as férias, o Passarinho Arrepiado e eu, encontramos alguns colegas de profissão da época em que o Criciúma era respeitado por onde passava. Relembramos fatos daquele tempo e ninguém questionou a CAPACIDADE DE MOACIR FERNANDES e seus companheiros de diretoria desses áureos tempos, em administrar futebol! Muito boa a idéia, lááááááá em OUTUBRO DE 1.985, quando, rodeando uma mesinha num cantinho da quadra do Ginásio Colombo Sales, os “cardeais” do Clube se reuniram pra escolher quem seria o próximo presidente. Um querendo “jogar a bronca” pro outro e eis que Guido Búrigo, em voz mais chamativa, diz: “Por que tu não pega, Moacir?”. Conversa vai, conversa vem..., e, apoiado pela empresa COENCO, da família Conti, para quem trabalhava como engenheiro, Moacir Fernandes, foi conduzido ao cargo de presidente pela primeira vez, e à partir daí, começar a construir uma mais do que LINDA E RICA HISTÓRIA!!