sexta-feira, 18 de maio de 2018

Rapidinhas do Passarinho Arrepiado na inauguração do CT do Criciúma.


CT do Criciúma agora tem nome: Centro de Treinamentos Antenor Angeloni! Justíssima homenagem pra alguém em vida!! Já vi várias situações idênticas em que o lembrado havia morrido e, depois, tinha seu nome condecorado. Desta feita, entendo que agiu com coerência e absoluto reconhecimento para com a pessoa do ex-presidente Antenor Angeloni! Poderia ter sido Jorge Zanatta?? Também! Mas, quem sabe, numa outra circunstância seja reverenciado!! Quem não conhecia a área destinada ao CT do Tigre, como o amigo e parceiro de ACESC, J. B. Telles, ficou encantado e garantiu ser um dos melhores e maiores do País!!

Solenidade de inauguração oficial do CT contou com personalidades importantes! Dentre elas, a presença do Ministro dos Esportes, Leandro Cruz; do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira; e do prefeito, Clesio Salvaro. Além destes, prefeitos de municípios vizinhos, vereadores e deputados prestigiaram o evento. Da mesma forma, ex-dirigentes do próprio Criciúma, conselheiros e sócios-patrimoniais. A galera da imprensa estava em peso!! Na fala de Eduardo Moreira o que me chamou mais atenção foi qdo disse o seguinte: “Só não pode cair pra Série C senão vou ter que voltar a jogar futebol!”.

Ainda sobre Antenor Angeloni, ele se diz sem “pique” pra poder voltar a dirigir o Criciúma E. C. Sua negativa acaba frustrando parte da torcida que queria sua volta! Por sua vez, o presidente Jaime Dal Farra pretende anunciar, o mais breve possível, nomes de 4 jogadores que, segundo ele, “virão pra botar a camisa e jogar”! Dois deles, inclusive, já deverão estar à disposição pro jogo contra o Fortaleza. Também fiquei sabendo que o Criciúma tinha acertado tudo com o meia-atacante Osmã, atleta de 25 anos, que tem vínculo com a Chapecoense. Mesmo com autorização dos dirigentes da Chape pra que ele viesse por empréstimo jogar no Criciúma, o técnico Gilson Kleina não permitiu sua saída!!

As duas expulsões do lateral Marlon em 6 jogos neste Campeonato Brasileiro não foram por acaso ou por simples bobagem!! Jogador está enfrentando problemas particulares e chegou a manifestar sua intenção de abandonar o futebol...encerrar a carreira mesmo!! Marlon acabou sendo multado e, mesmo assim, pediu desculpas a todo o grupo e à comissão técnica. O diretor Nei Pandolfo e o próprio técnico Mazola Júnior estão conversando com o atleta tentando ajudá-lo!! Aguardamos próximos desdobramentos!!


(Créditos para as fotos: DNSul e 4oito)

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Paciência tem limites!!


As reações ocorridas após o jogo em que o Criciúma empatou com o Juventude, 0 a 0 no estádio Heriberto Hulse, são quase todas plenamente compreensíveis! Só não concordo com atos de violência que culminaram em agressões envolvendo alguns torcedores e o atacante Zé Carlos! Inclusive, o carro do jogador chegou a ter um dos vidros quebrado! Os responsáveis precisam ser identificados e punidos!

Contudo, a bola que o Criciúma vem jogando causa tamanha revolta que todos os “limites de qualquer paciência também têm seus limites”!! Caramba...ficou mais do que provado que o problema “chave”  das coisas dentro de campo não era treinador!! E, sim, a baixíssima competência que cada um dos atletas possui pra desempenhar suas respectivas funções!! Até que não dá pra reclamar do espírito de luta e da vontade dos que estiveram em campo!

Só que, tecnicamente, a “turma” pouquíssimo sabe! E, no aspecto físico, quase a maioria termina os jogos como se tivesse participado de uma batalha de guerra ou de uma maratona extenuante! Os “velhinhos”...casos de Suéliton, Marlon e Zé Carlos são os que mais deixam a desejar!! Marlon, inclusive, foi expulso pela 2ª vez em 6 jogos e, na última, literalmente pisou nas costas de um adversário após dividida entre ambos!! É caso pra severa punição...por parte do Clube e do TJD!!

Gente...o único lance que ameaçou a meta adversária aconteceu já nos acréscimos da etapa final num chute de fora da área do garoto Eduardo. Tirando esta “chance”, o Criciúma não criou mais NENHUMA situação de gol em toda a partida!! Pelo contrário, de novo o goleiro Luiz foi quem “trabalhou” mais por causa de contra-ataques do Juventude, fazendo defesas importantes!! É MUITA POBREZA TÉCNICA “reunida” num só time!!

O que vai acontecer a partir e agora?? Não tenho bola de cristal!! Mas, imagino que, pelo menos, venham jogadores de maior qualificação técnica e que Mazola Júnior consiga arrancar o máximo de um grupo que também está totalmente esfacelado, inclusive, psicologicamente!! Afinal, a pressão é muito grande...de tudo quanto é lado!! No entanto, fica o registro COM ABSOLUTA CERTEZA, de que a maior culpa está na incapacidade de gerir futebol por parte do mandatário maior do Clube!! Alguém tem dúvida??

Obs.: Créditos para as fotos acima: Engeplus, DN Sul, DC e 4oito.

domingo, 13 de maio de 2018

Comemorar o que??

Lá se vão 71 anos fundindo as histórias de Comerciário e Criciúma E. C. Festejos?? Comemorações?? Nada significativo!! Até porque não se tem motivo para tal se formos levar em conta o presente!! Claro que o passado é recheado de glórias e conquistas! Afinal, quem viu o antigo “Bacharel da Pelota” jogar...e eu tive tal prazer e satisfação, sabe que havia, numa outra época, é verdade, tamanha dedicação de atletas e dirigentes! Sobre o Criciúma e sua biografia...ah, muita saudade de um tempo que vai se tornando cada vez mais distante!! De qualquer modo, os títulos e as vitórias mais marcantes são lembranças que permanecem, ainda, muito vivas na memória!! O Tigre era respeitado e até temido, dentro e fora do Heriberto Hülse!!
Massss...“o tempo passa torcida brasileira”, parafraseando o saudoso Fiori Gigliotti!! As coisas mudaram bastante e, hoje, o Criciúma vive uma das piores crises de sua rica história!! Se o Clube está saneado e “tocando a vida” como instituição desportiva, os resultados de campo têm sido desastrosos!! Nos últimos anos o Criciúma vem penando bastante em todas as competições que disputa! Lembro que ganhar do Criciúma na casa tricolor era coisa rara de se ver!! Pelo contrário!! O Criciúma era quem ia visitar seus adversários e levava vantagens!! E, mesmo com tanto sucesso em âmbito estadual, nacional e até internacional, os dirigentes também erravam!! Em outras temporadas o Criciúma já amargou dissabores!
Contudo, a fase atual é terrível!! Integrante da zona do descenso na tabela do Campeonato Brasileiro, o mandatário da G. A. acaba de optar pela singela decisão de trocar o comando técnico! Saiu Argel Fucks e já está trabalhando Mazola Júnior. Tem 53 anos, foi atleta profissional de futebol e está no mercado de treinadores desde 2.009. Pela primeira vez trabalha em Santa Catarina e terá a incumbência de impedir a campanha “ladeira abaixo” do Criciúma até o momento! Todos sabemos que o maior problema do Criciúma está na má administração, responsável pela falta de planejamento e melhor conhecimento sobre futebol de quem tem a “caneta” na mão! O desafio de atingir pelo menos 45 pontos em 99 possíveis, nos 33 jogo que faltam, já começa na próxima terça(15) contra o Juventude! Quanto drama nos espera, hein, meu amigo e parceiraço Passarinho Arrepiado??!!