quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Roberto Cavalo vem aí...!!

Ele estará na área técnica do banco de reservas do Oeste, comandando seu time diante do Criciúma, nesta sexta-feira(07). Roberto Cavalo é um dos maiores ídolos da história do Criciúma! Fez parte daquele time que todo torcedor sabe na ponta da língua: Alexandre; Sarandi, Vilmar, Evandro ou Wílson e Itá; ele...Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo; Vanderlei, Soares e Jairo Lenzi. Timaço...no verdadeiro sentido da palavra!! E...ainda tinha Adílson Gomes, Zé Roberto, Émerson Almeida e Everaldo, dentre outros. Nenhum deles ganhava exorbitâncias financeiras!! Aliás, o então presidente Moacir Fernandes determinou que o teto máximo de ganhos atingisse o patamar de 10 salários mínimos. Bichos e premiações? Dez por cento desse valor ou metade ainda, dependendo da importância de cada vitória ou objetivo alcançado. Massss...havia comprometimento e espírito de luta, além de um altíssimo grau de profissionalismo! Um grupo que começou a ser formado em 1.985/86... atingindo seu ápice em 1.992 com a campanha história na Taça Libertadores da América. Durante esse tempo, o Criciúma conquistou quatro títulos estaduais, uma Copa do Brasil, além de um honroso quinto lugar na Libertadores!

Entre algumas histórias da época...está uma que envolve Roberto Cavalo e Grizzo, amigos inseparáveis naqueles anos. A internet ainda “engatinhava” por aqui. Não havia whatsapp, mensagens de texto e a telefonia celular era precária e com acesso a uma parcela muito pequena da população. Algumas mulheres, uma ou outra chamada de “maria chuteira”... elas sempre queriam manifestar admiração e, se rolasse, oportunidade...um “namorico”!! E uma maneira usada...a de mandar cartas! Roberto Cavalo era um dos mais !estilo Don Juan”! Já, seu parceiro, Grizzo...não tinha tanta sorte assim! Certo dia, passando pelos corredores do Heriberto Hülse antes de um treino, a recepcionista corre e diz: “Cavalooo! Tem cartas pra ti! Pega aqui!!”. Este, por sua vez, não se fez de rogado: “Ué...só pra mim? Pro feio do Grizzo não?”. Gargalhada geral!! Grizzo levou na brincadeira...claro! Ambos tinham amizade inabalável!!
Aqui, ainda como atleta, segurando a Copa do Brasil, ao lado de Felipão e Humberto Ferreira, em 1991.

Roberto Fernando Schneiger hoje está com 43 anos. Adquiriu “alguns” quilos e decidiu enveredar pela carreira de técnico de futebol! É, sem a menor sombra de dúvida, um cara do bem! Passou pelo Marcílio Dias...lá no começo de sua carreira como jogador. Jogou em mais 6 clubes: Atlético Paranaense, Criciúma, Vitória, Botafogo, Sport e Avaí. Encerrou suas atividades como atleta em 1.997. Além de ter marcado seu nome no Tigre, os torcedores do Vitória e do Avaí também o reverenciam bastante! Já como treinador, trabalhou no Criciúma em 2.007...sem muito sucesso! No momento, faz uma boa campanha com o Oeste, de Itápolis-SP, no Brasileiro da Série B. Inclusive, está na frente do Criciúma: é 9º...o Tigre, 12º! Particularmente, torço muito pelo sucesso de Roberto Cavalo! Contra o Criciúma também? Não! Que ele se dê bem depois de sexta!! Esxtão compreendendo??
Nesta foto, mais recente, já como treinador do Oeste e com alguns quilos acumulados...!

Muito boa essa iniciativa do Depto. de Marketing do Criciúma em disponibilizar promoção de dois mil ingressos, com o preço de 60 reais, para os jogos contra Oeste e Payssandú. E tal oferta para torcedores sócios e não-sócios!! Assim, cada jogo sai no preço de 30 reais! Dessa forma, cria-se expectativa positiva em relação à presença de público. Aliás, o público médio dos jogos no estádio Heriberto Hülse tem sido bastante inferior aos do ano passado, por exemplo. E...até...se formos comparar com 2.012, ano em que o Tigre também disputou a Série B. Está claro que a queda em 2.014, somada à “mágoa” de ver os rivais jogando Série A e, ainda, o fato de o time em campo não estar correspondendo dentro do atual Brasileiro... fatores que desmotivam boa parte da torcida! De ambos os lados...jogadores e torcedores... há tempo para reação!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Futebol e a ausência de meias e centroavantes!

Me refiro aqueles jogadores que atuam no meio campo, encostando sempre no ataque, e dos centroavantes de área mesmo...fixos! Entenderam? Pois bem...no futebol de hoje, Jádson e Renato Augusto, do Corínthians; Douglas, do Grêmio; D’Alessandro, do Inter; Conca...que está no futebol chinês; Paulo Henrique Ganso, do São Paulo; Ronaldinho Gaúcho, do Fluminense; Marquinhos, do Avaí. Cito alguns...de boa qualidade que jogariam em qualquer clube do País. Mesmo assim, com esta qualificação que me atenho, é “peça rara” nos gramados do Brasil hoje em dia. Quanto aos atacantes que jogam mais centralizados...Neto Baiano, do Criciúma; Fred, do Fluminense; Rafael Moura, do Internacional; Wálter, do Atlético Paranaense; Leandro Damião, do Cruzeiro; Leandro Pereira, do Palmeiras; Diego Tardélli, que está no exterior; Luís Fabiano, do São Paulo...dentre outros que também merecem destaque.

De qualquer modo, entendo que são posições carentes no jeito dito moderno de jogar futebol. Na atualidade prevalece o futebol total!! Ou seja, quase todos em campo não guardam posição, procuram se movimentar o máximo possível...tudo com o intuito de marcar MUITO e procurar surpreender o adversário num eventual contra-ataque. Claro que há diferenças entre os jogos que já observamos este ano nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Massss...o objetivo é o mesmo!! Primeiro marcar...recompôr e, depois, tentar roubar a bola e chegar ao gol oponente o mais rápido possível! E dá-lhe bom condicionamento físico pra fazer tudo isso!! Notamos que, cada vez mais, o futebol ganha velocidade...mas perde técnica e habilidade! Quando se consegue reunir um grupo bastante razoável, como o Cruzeiro, por exemplo, que ganhou duas vezes o Brasileiro...nos dois últimos anos; o Internacional, que chegou a conquistar Libertadores e até o Mundial Interclubes; o Atlético Mineiro...enfim, clubes que marcaram época...os resultados acontecem e há reconhecimento! Entretanto, a coisa não é tão simples assim!

Nosso futebol, o brasileiro....aqui da “terrinha”...está cada vez mais fraco sob o ponto de vista técnico! A qualificação de nossos atletas é de baixo nível. Sei que, mesmo assim, há quem seja considerado “top”. Mas, temos que admitir...só temos Neymar!! Ou há outro atleta “canarinho” em nível mundial, com maior projeção, que possa ser chamado de craque na verdadeira acepção do termo?? Diferentemente de 10 anos atrás, por exemplo. Tínhamos em alto nível...Rivaldo, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Kaká, Robinho...!! Dá uma saudade!! Hoje há escassez de jogadores bem acima da média! A coisa, nitidamente, nivelou por baixo!! Até o fatídico 7 a 1 que a Alemanha nos impôs com ares de vexame...talvez estivéssemos mascarando uma situação que se deflagrou justamente a partir do ocorrido! Ainda vieram a goleada sofrida pra Holanda, na decisão do 3º lugar no Mundial de 2.014, e outra decepção, esta mais recente...a pífia campanha na última Copa América! E olha que o tempo está passando e não observamos nenhuma medida, de maior impacto, para evitar que novos “desastres” aconteçam!!

Passarinho Arrepiado está criando grande expectativa para acompanhar a rodada da Série B neste meio de semana. Só que Série B do Campeonato Catarinense!! Em Tubarão, nesta quinta-feira(06), tem “Tuba-Luz”!! Sim, o clássico de Tubarão, entre Atlético Tubarão e Hercílio Luz. Obviamente que, não cercado de grande rivalidade como em outros tempos! No entanto, cria certa expectativa...sim! Na “segundona” catarinense, os dois melhores, somadas as pontuações de turno e returno, fazem a final e, automaticamente, se qualificam pra disputar a Série A, ou 1ª Divisão de 2.016, substituindo Guarani de Palhoça e Marcílio Dias, que caíram este ano! Faltando 4 rodadas pra acabar a fase de classificação, o Brusque é líder com 28 pontos; e o 2º colocado é o Camboriú, com 26. Já, os dois da “Cidade Azul”, Tubarão...3º com 26: Hercílio Luz, 6º, com 21 pontos. Ainda dá pra chegar!!
Estádio Aníbal Costa, palco de mais um "Tuba-Luz"... pela Segundona de S. C.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

A Seleção Brasileira de todos os tempos!

Recentemente o site globo.com fez uma pesquisa para saber a opinião dos internautas em relação à Seleção Brasileira...aquela que seria considerada de todos os tempos...de toda a história! Nossa...quantas opções!!! Uso este espaço para expressar minhas opiniões. Pois bem...lá vai o que penso sobre os que seriam os melhores jogadores que já vestiram a “amarelinha”! Importante frisar que, em cada posição há opções e você escolhe a melhor! Então...os goleiros: Gylmar, Barbosa, Taffarel e Marcos; laterais pela direita: Djalma Santos, Carlos Alberto Torres, Jorginho e Cafú; zagueiros: Domingos da Guia, Bellini, Lúcio, Mauro, Thiago Silva e Aldair; laterais esquerdos: Nílton Santos, Roberto Carlos, Júnior e Branco; volantes: Mauro Silva, Zito, Clodoaldo, Toninho Cerezo, Falcão e Dunga; meias: Zizinho, Didí, Gérson, Pelé, Rivelino, Zico, Sócrates, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Rivaldo; atacantes: Leônidas, Adriano, Garrincha, Vavá, Amarildo, Jairzinho, Tostão, Careca, Bebeto, Romário, Ronaldo e Neymar. Entre os técnicos: Zagallo, Telê Santana, Parreira e Felipão.













O assunto causa bastante discussão. Massss...serve apenas pra aguçar a curiosidade do leitor e alimentar um debate. Até porque, fica claro que cada um tem opinião bastante diferente do outro. Acompanho futebol desde criança. A primeira Copa que vi pela TV foi a 1.970 e de lá pra cá sou um fanático torcedor de tudo o que envolve nosso futebol e o esporte de uma maneira geral...aqueles que representam minha cidade, região ou País! Sendo assim, não vi a Seleção Brasileira de 58 jogar. Dizem que maravilhou o mundo! Entretanto, até pela minha atividade profissional, sempre li muito, vi e ainda assisto vários vídeos do futebol das antigas. Pois bem...meu time seria: Gilmar; Djalma Santos, Domingos da Guia, Bellini e Nílton Santos; Falcão, Didí, Zico e Pelé; Garrincha e Romário. O treinador seria Zagallo. Quem acaba de ler pode pensar: como deixar Sócrates de fora, Carlos Alberto Torres, Rivelino, Zizinho...os dois Ronaldinho’s?? Sim...mas numa escalação só pode haver 11 jogadores!! De qualquer modo, é um bom assunto pra ser avaliado nas rodinhas de bate papo!!

No programa que apresento na Rádio Eldorado todas as tardes, de segunda a sexta, o Eldorado Total, quando “troco a prosa”....digo: “virando a página...mudando o assunto”. Pois...dou um “pitáco” na participação de Criciúma nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, 28ª edição. Mesmo que o pessoal da Fundação Municipal de Esportes tenha considerado como boa a campanha, discordo! Sei que os investimentos por aqui não são dos maiores no Estado. Há dificudades...crise financeira  pra todos! Contudo, esperava um pouco mais da turma comanda por Renato Valvassôri(foto a seguir). Foram 16 medalhas de ouro, 18 de prata e 25 de bronze...conquistadas em 13 modalidades, algumas em dois naipes...masculino e feminino. Título mesmo...só no ciclismo e handebol masculino. Imaginava que Criciúma pudesse ficar com a 3ª colocação. Masss...não deu! Joinville ficou em 1º, Blumenau em 2º, Itajaí em 3º, Criciúma na 4ª posição e Chapecó em 5º. 

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Criciúma “acha” empate em Varginha!!

O Criciúma alternou razoáveis e maus momentos no jogo em que apenas empatou diante do Boa Esporte. Num todo...jogo fraco, sob o ponto de vista técnico! Masss...o Tigre começou a partida jogando no campo do adversário, pressionando. Até que aos 23 minutos do 1º tempo, o sistema de marcação bobeou, o meia Clébson, do Boa, saiu a dribles e enfiou uma bola para Marcelo Nicácio que, entre os zagueiros, tocou no cantinho direito da meta de Luiz. A partir de então, o Boa Esporte sentiu mais autoconfiança. Na 2ª etapa, o Criciúma voltou com Natân em lugar de Wéllington e nada mudou. O time de Petkovíc continuava sem poder ofensivo e não chutava a gol!! Eis que o treinador do Criciúma resolveu tirar Lucca e colocar Róger Guedes, com este jogando como meia, ao lado de Natân. As jogadas perto da área do Boa Esporte fluíram mais e o gol de empate foi conquistado aos 43 minutos com Maicon Silva, chutando cruzado...sem defesa para o goleiro Andrey. Fica a lamentação de 6 pontos disputados, nas duas últimas rodadas, e só 2 pontos conquistados!! Por outro lado, se vale como consolo... foram 2 pontos fora de casa!!
Lance do gol de Maicon Silva...jogada que "salvou" o Criciúma da derrota em Varginha-MG.

Luiz foi exigido em dois lances isolados e boas defesas. Novamente...boa atuação. Nota 7. Maicon Silva foi o melhor do Criciúma no jogo. Um dos poucos que não cometeu erros e ainda teve o mérito de assinalar o gol do Tigre. Nota 7. Wânderson e Fábio Ferreira não estiveram seguros como na rodada passada, por exemplo. O ataque do Boa não foi tão incisivo. Mesmo assim, na bola mais perigosa...Marcelo Nicácio dominou e finalizou entre os dois zagueiros do Criciúma. Nota 5 pra cada um deles. No meio, Wéllington marcou mal e, desta vez, não foi a frente...como em outros jogos. Nota 5. Já, Marcão, apareceu várias vezes na área adversária e foi mais participativo. Nota 6. Paulinho não repetiu a “mesma bola” da partida com o Botafogo. Errou passes e cansou rápido, até ser substituído. Nota 5. Sobre os atacantes, nenhum deles merece boas referências! Paulo Sérgio e Lucca estiveram dispersos e se limitaram a voltar pra recompor a marcação. Ofensivamente...baixíssimo rendimento! Nota 3 pra um e pra outro. Já Neto Baiano, por ter conseguido se movimentar melhor depois da entrada de Róger Guedes , merece um 4! Masss...numa análise geral, o centroavante titular do Criciúma continua jogando muito pouco!! Foram usados ainda Natân...se mexeu de forma razoável...nota 5; Maurinho...4; e, Róger Guedes que deu bem maior movimentação no meio campo. Nota 7. Quanto ao técnico Petkovíc...9 jogos invicto...só que 6 empates e só 3 vitórias! Tem mostrado alguma competência, surpresas na escalação e uma boa dose de sorte!! Nota 5 pra ele! Teimosamente, continua insistindo com Paulo Sérgio e Lucca!! E o tal 4-2-3-1 que vez por outra dá certo... e outras não!!