sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tá difícil e complicado......

.....a torcida do Criciúma ver seu time vencer em casa de forma convincente. Lá se vão quatro jogos no Heriberto Hülse com três empates e só uma vitória, aquela dramática de terça-feira, dia 14. Há de se considerar também que o técnico Guto Ferreira, diante do Boa Esporte, errou de novo ao retirar durante o segundo tempo o melhor jogador em campo, Pedro Carmona. Aliás, isso já havia ocorrido contra o ASA quando Bréitner foi substituído. Inclusive, nesse jogo contra o Boa as vaias foram sonoras e direcionadas para o treinador e, convenhamos, com absoluta justiça. Guto, por sinal, que reconheceu após o jogo a falta de qualidade verificada no meio campo. Pra nós que acompanhamos o Criciúma isso não é nenhuma novidade! E outra: eu, particularmente, sempre espero que nas adversidades apareça algo diferente.....algo surpreendente por parte de quem comanda o time em campo. Mas, Guto Ferreira em dois jogos não mostrou essa qualidade. E, vou mais longe: nessas duas partidas o Criciúma não teve acréscimo nenhum em relação à parte tática, responsabilidade direta do técnico. Enfim, Comissão Técnica e time em campo sem muita inspiração. Quem tem de arrumar a casa? Oras....incumbência e responsabilidade do Depto. de Futebol!!!

Menos pressão.....

......os jogadores do Criciúma terão no jogo desta noite contra o Boa Esporte, o ex-Ituiutaba. Terça havia uma exigência muito grande de vitória e visivelmente os jogadores se sentiram pressionados. Entendo que a necessidade de vitória continua.....sempre. Mas, pelo menos hoje com menor pressão. Sobre a escalação escolhida por Guto Ferreira, gostaria de ver Pirão no meio e Marinho Donizétte na lateral esquerda. Entendo que Jáckson ainda não mostrou futebol de qualidade para ser titular no Criciúma. A entrada de Hênik na vaga de Carlinhos Santos é o óbvio. Me agrada, sim, a volta de Pedro Carmona como titular. É meia armador e poderá dar uma sustentação maior a quem tem mais velocidade, casos de Bréitner, Rôni e Schwenke. Aguardemos as 19:30 para conferir no Heriberto Hülse.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Rôni na Seleção!

Que bela notícia confirmada nesta quinta-feira! Um garoto formado nas Categorias de Base do Criciúma E. C. é convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. Rôni foi chamado pelo técnico Nei Franco para participar do grupo de trabalho, composto por 26 jogadores, e vai tentar uma vaga entre os 21 atletas que serão listados visando participação no Mundial Sub-20 na Colômbia, à partir do fim deste mês.
E, é claro que tal oportunidade para vestir a "amarelinha" foi em virtude do que fez Rôni no Camp. Catarinense. Até porque o futebol do meia-atacante no Brasileiro não tem sido de todo convincente. Entendo que esta convocação poderá ajudar bastante na recuperação técnica e também contribuirá para uma retomada da auto estima do jogador. Sobre seu relacionamento com a torcida, é o chamado "amor e ódio", algo pra mim absolutamente natural. Se jogar bem e fizer gol, Rôni será apaludido. Mas se continuar apresentando futebol abaixo do que se sabe que ele pode render, será vaiado. Assim é o futebol!!!

Recebo informações e converso.....

....com torcedores e o público de uma forma em geral todos os dias. E, antecipo que gosto muito disso. Ou seja, bater papo e, mais ainda falar de futebol e seus bastidores, contar histórias.....também fazem parte dos meus "hobbies". Dentre tantos relatos que ouço destaco o seguinte: num prédio, próximo ao estádio Heriberto Hülse, alguns jogadores do Criciúma se reúnem com certa frequência para brindes e "festinhas" até o amanhecer. Segundo o relator que é síndico do prédio, eventos se prolongam até as 7 da manhã quando há treino programado só à tarde e, quando tem atividade pela manhã os mesmos se resguardam. Quem são os protagonistas? Olha, por uma questão ética e de precaução, claro que oculto os nomes. Mas, antecipo que os envolvidos não estão passando bem em campo; demoram a se recuperar de lesões ou se machucam com facilidade; e, há também quem tenha caído muito de produção ultimamente!!! Entenderam???
Penso que as tais festas e momentos de descontração dos jogadores de futebol podem ser consideradas normais e até necessárias. Afinal, muito embora tenham de tomar maiores cuidados, eles também são seres humanos.....oras bolas! Mas, convenhamos, há momento pra tudo. E, infelizmente, os "boleiros" em quase maioria não têm a devida consciênca.
Ah! Essa é só mais uma história das tantas que muitos de nós, ligados à mprensa, ouvimos.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Precisamos ver os recém contratados.....

.......pelo Criciúma. Afinal, dos 13 novos que chegaram para o Campeonato Brasileiro até o momento, faltam ser observados o goleiro Fábio, o zagueiro Ânderson Conceição, os volantes Diogo Caxuba e Mateus, o meia Aloísio e o atacante Bruno Meneghel. Sei, entretanto, que  as mudanças se processam gradativamente. Mas, convenhamos que Rogélio, Toninho, Carlinhos Santos, Pirão e Rôni estão abaixo do que se espera. Faço, entretanto uma ressalva em relação ao garoto Rôni. Ele tem sido muito criticado por parte da torcida. Até sonoras vaias se ouviu no jogo contra o ASA. Entendo que a resposta por parte do atleta deve ser com boas atuações e gols. Não resolve é ficar fazendo gestos ou xingando, certo sr. Rôni???
Ah....e penso que se tirar o Rôni do time titular, a coisa pode piorar!!!
Quanto aos demais que não estão jogando bem, é uma questão de perspicácia, inteligência e, principalmente, poder de observação do novo técnico.
Sobre os "dispensados" Líncolm e Lucca, em princípio lamento a saída do garoto que veio pra cá como uma grande promessa. De qualquer forma, boa sorte pra ambos!

Dinheiro demais atrapalha???

Sinceramente, numa primeira análise, claro que não! Desde que, obviamente, se tenha "cabeça" pra saber administrar toda uma situação. Faço tal referência porque me ocorreu que as premiações oferecidas e prometidas pelo presidente Angeloni podem estar, de certa forma, influenciando na exagerada ansiedade demonstrada ultimamente pelo Criciúma nos últimos jogos. Pois bem: são 450 reais por vitória e metade por empate, sendo que os mesmos valores ficam acumulados para pagamento em caso de subida pra Série A no fim do ano. Ou seja, ganha um jogo, embolsa 450 e ficam mais 450 na "poupança". Além disso, tem mais 500 mil reais para o acesso e 1 milhão em caso de título. Em razão desses detalhes e oportunidades financeiras, além de uma certa instabilidade emocional, há quem entenda a necessidade da presença de um psicólogo no Heriberto Hülse. O que eu acho? Olha...ter trabalhos e acompanhamento psicológico é, hoje, uma necessidade em qualquer clube de futebol que se diz estruturado em todos os setores. Simples.....não?

Uma coisa foi a vitória.....

.......outra foi a apresentação do Criciúma contra a Agremiação Sportiva Arapiraquense, o ASA, na noite desta terça-feira. Sem a menor dúvida, o Criciúma jogou seu pior jogo no Campeonato Brasileiro até o momento. Um time absolutamente desorganizado praticamente do começo ao fim. E, insisto: temos de separar a atuação da vitória. Absolutamente equivocado o Criciúma utilizava-se de ligação direta para tentar chegar ao ataque. A bola não passava pelos meias e, por consequência o trabalho da defesa adversária ficava facilitado. Errou o estreante Guto Ferreira por não substituir no intervalo e ao tirar o meia Bréitner no segundo tempo. Era o jogador mais lúcido no confuso time que acabou ganhando por causa de um lance individual de Diogo Oliveira. Ele sofreu pênalte muito bem batido por Schwenke. Um à zero. Claro que sobrou disposição e voluntariedade. Mas, da mesma forma, faltou maior qualidade técnica e, principalmente, organização. O novo técnico terá muito trabalho e precisará mostrar extrema competência para arrumar a casa. Valeu pelos três pontos e pela presença do público com quase 5 mil e 700 torcedores, mesmo com um frio de 10 graus!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Mateus e Bruno Meneghel....

.......estão sendo confirmados como mais duas contratações do Criciúma. A informação é extraoficial mas já foi antecipada na Rádio Eldorado. Mateus, tem 24 anos é volante de armação e passou, entre outros clubes, por Vasco e Bahia. Já, Bruno Meneghel, que também nasceu em 1.987, é atacante e estava no Naútico sem aproveitamento por lá. Em se confirmando mais esses atletas, o Criciúma atingirá o número de 13 novos contratados para o Camp. Brasileiro. Vou refrescar a memória do leitor: o goleiro Fábio; os laterais Thôni e Marinho Donizétte; o zagueiro Ânderson Conceição; os volantes Jáckson, Diogo Caxuba e Mateus; os meias Mariano Rubbo, Aloísio e Bréitner; e, os atacantes Nícolas, Zé Carlos e Bruno Meneghel.

Criciúma pode ganhar 90 mil......

......dólares. Lembram daquela negociação que envolveu a ida do meia Douglas, do Corínthians para o Al Wasl, dos Emirados Árabes, em 2.009? Pois bem, o Criciúma como clube formador do atleta tem direito a um percentual em relação à transação. Este valor tem de ser ressarcido a quem revelou pelo comprador, no caso o Grêmio. Até porque, pra quem não sabe ou não recorda, o Grêmio foi o autor da transação que trouxe Douglas de volta para o Brasil. A quantia a ser paga pelo clube gaúcho ao Tigre é de 108 mil dólares. Entretanto, em virtude de um bom relacionamento entre o Depto. Jurídico do Grêmio e advogados de Criciúma responsáveis por tal cobrança, há a proposta de uma liquidação da referida dívida por 90 mil dólares. É importante destacar que o processo de cobrança está na FIFA e que há uma demora bastante grande e costumeira para que todo o trâmite burocrático e jurídico seja concluído. Então, sem a participação da FIFA, o Grêmio propõe quitar tudo com 90 mil dólares. Os dirigentes do Criciúma ainda não se pronunciaram a respeito. Será que o pres. Antenor Angeloni sabe e tem detalhes de tudo isso???

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Guto Ferreira....

....chegou no H. Hülse e uma hora depois já estava comandando seu primeiro treino. Chegou falando com muito otimismo e projetando uma subida para a Série A. Discurso óbvio e esperado! Inclusive o novo técnico já fica na área técnica neste jogo contra o ASA. Atitude de quem não tem medo de meter a mão e logo trabalhar. Guto Ferreira falou em priorizar a disciplina e oportunizar chances para quem se dedica bastante nos treinos. Nada de novo! Aliás, novidade mesmo, só a escalação pra enfrentar o jogo desta terça. Vamos a ela: Andrei; Thôni substituindo Fábio Santana, Rogélio, Nirlei que entra em lugar de Toninho e Pirão que volta pra posição do Catarinense pois o Marinho Donizétte foi liberado afim de tratar de assuntos particulares em M. Gerais; Carlinhos Santos mantido e contestado por parte da torcida, Jáckson que recebe pela primeira vez oportunidade para começar um jogo, Rôni mais recuado, e Bréitner com a responsabilidade de jogar o que jogou no Figueirense; Schwenke sem ficar tanto na área e Zé Carlos que não empolgou ainda mas também não decepcionou. Talvez não seja a escalação ideal. Mas, convenhamos algo precisava ser mudado e assim está sendo!

Com muita emoção......

....Édson Gaúcho se despediu do Criciúma. Talvez um "até outro dia", afinal o mundo do futebol, como falam muito, é bastante dinâmico.....
Édson Gaúcho chorou bastante e em determinados momentos chegou a soluçar! Sinceramente não tenho lembrança de outra despedida de técnico no Criciúma com tanta emoção. E é simples entender. Afinal, o ex-treinador do Tigre criou laços afetivos com a cidade, torcida e principalmente com o Clube pelo qual foi Campeão Brasileiro em 2.002. Em entrevista coletiva concedida, Édson procurou ser bastante polido nas palavras. Ao contrário do que alguns esperavam preferiu a elegância e não "alfinetar" ninguém. Sai de cabeça erguida e, tenho certeza, com o sentimento de total dever cumprido! Mostrou dignidade e lealdade para com a entidade que o projetou nacionalmente. Pela maneira e forma de ser, mais ainda por seu profissionalismo, só fica sem trabalhar noutro clube se quizer.
Mas, se Édson Gaúcho foi "light" com os dirigentes em seu discurso de despedida, o preparador Cláudio Café soltou o verbo e disse que "estranhou muito o amadorismo ainda presente no Criciúma!".
Que os leitores tirem suas conclusões.....

Nada convincente.....

....o que foi explicado pelo Diretor de Futebol do Criciúma, Rubens Angelotti, em relação a demissão do técnico Édson Gaúcho. Ficou claro, sim, que o Clube tem uma Direção Executiva que manda no futebol, entenderam? Ou seja, Rubinho não tem total autonomia. Ele é "ajudado"(ajudado???) por dirigentes de outras áreas que também opinam na área do futebol. Entretanto, a decisão de maior peso, claro, é do Presidente Angeloni. Sobre os "pitacos" de outros no Depto de Futebol não considero algo mais correto e profissional. Quanto a demissão de Édson Gaúcho, óbvio que não foi a atitude mais correta para o momento. Numa postagem anterior havia até me manifestado sobre uma possível influência do novo Gerente de Futebol. Pois acabo de receber informação de que, pelo contrário, José Reis NÃO era favorável à mudanças. E, sobre a vinda de Guto Ferreira, convenhamos, já era um sonho de algum tempo do próprio Presidente. Resumo da obra através de uma pergunta que fica no ar: Será que Clementino Bolan e até Homero Santarélli ainda continuam dando cartas nesse jogo???

domingo, 12 de junho de 2011

A saída de Édson Gaúcho....

.....do comando técnico do Criciúma precisa de uma explicação bastante convincente. O Depto. de Futebol do Clube é o responsável e precisa manifestar-se oficialmente, o que está programado para acontecer na manhã desta segunda-feira. Há quem diga que novas idéias propostas pelo recém contratado Gerente de Futebol José Reis foram decisivas para a demissão do treinador. Numa primeira análise entendo como uma atitude precipitada. E, além disso, convenhamos: estar na 12ª colocação de um Camp. Brasileiro da Série B, com 5 pontos em dois empates, uma vitória e uma derrota não são motivos justificáveis para se demitir um técnico. Reitero que, num primeiro momento, entendo haver erro por parte dos dirigentes! Erro que precisa ser reparado....certo "sêo" Antenor?!

As eleições.....

....no Balneário Rincão têm chamado a atenção da classe política regional. Mesmo considerando-se que o pleito só vá acontecer em outubro do ano que vem. Ouvi e li que alguns políticos, figuras carimbadas de Criciúma e cidades vizinhas, estariam interessadas em "desembarcar" na praia para participar do processo eleitoral que vai eleger o primeiro prefeito do novo município. Sou de Criciúma e estou no Rincão com frequência. Conversando com  pessoas de lá, ou os chamados "nativos", a idéia não é bem recebida. Pelo contrário! Os rinconenses entendem que "a praia deve eleger a praia". Ou seja, quem é de lá deve se candidatar e comandar o Balneário à partir de 2.013. E eu também penso desta forma. Ou nós que somos de Criciúma gostaríamos de ver um "vizinho", em cima das eleições, vir pra cá e tentar tirar o espaço de quem já trabalha por aqui??? Claro que não! Então....cada um no seu quadrado. Além do que, na Praia há pessoas de bem e boa índole para concorrer às eleições.

Blog devidamente.....

......configurado e atualizado para receber comentários e manifestações. Ou, através do email: gilbertocustodio.cri@gmail.com.