sábado, 2 de dezembro de 2017

Algumas das últimas do Criciúma...

Frases que o Passarinho Arrepiado ouviu hoje(sábado-02):
"O presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra parece que não pensa em montar um time vencedor como faziam Moacir Fernandes e Antenor Angeloni! Ele dá a entender que só quer fazer negócios pra tentar ganhar dinheiro!!"

"O Criciúma tentou acertar a volta de Luiz Carlos Winck!! E ele não está totalmente descartado!!"

"Émerson Almeida tentou também um treinador do Norte/Nordeste e que já trabalhou no Paysandu."

"Luiz Gonzaga Milioli vai trabalhar no futebol. Mas não será o técnico do time profissional."

"Jaime Dal Farra parece estar perdido! Não sei o que será do Clube até 2.021!! Largar...ele não larga! Investiu dinheiro e não tem como tirar de volta!"

"O Conselho Deliberativo poderia "pegar de volta". Mas, por 10 anos tem um contrato. E, quem vai pagar pela rescisão??"

O Arrepiado ouviu o seguinte de um amigo em conversa com Arnaldo Angeloni:
Amigo: "Por que vocês não voltam?"
Arnaldo: "Nãããoo!! Sofremos bastante! A imprensa bateu muito em nós! Se estivéssemos lá...com certeza o time estaria na Série A! Agora é tarde...!!"

Esse Passarinho Arrepiado, hein??!!

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Perfil, sim! Nomes? Alguns...!!

Não vou me ater a nomes para dirigir o Criciúma! Caramba...lembro que Levir Culpi, o melhor de todos que passaram pelo Heriberto Hülse na recente história do Clube, havia feito uma boa campanha em 1.988 no Campeonato Estadual dirigindo o Marcílio Dias. No ano seguinte aceitou convite pra trabalhar no Tigre e, demonstrando muito trabalho e competência, conquistou títulos pelo Criciúma! Depois disso, ganhou notoriedade em nível nacional e até internacional! Tanto que, hoje, é um dos melhores do País!! Sobre o atual momento do Criciúma...entendo que o jeito, o perfil, a forma de trabalhar do nome a ser confirmado é o que mais importa!! Dentro do que penso sobre futebol e o contexto do Criciúma, gostaria de ver técnico para a temporada que se aproxima, alguém que seja ousado nas questões táticas e muito disciplinador...ou profissional ao extremo!!

Jogador de futebol, hoje em dia, tem muito “mi-mi-mi”! Pelo menos nas principais divisões nacionais, os caras são bem remunerados e pouco se cobra deles!! Ora bolas...qualquer jogador na Série B, por exemplo, ganha 30 mil reais, daí pra mais...às vezes bem mais! Estes são contratados, estão protegidos pela lei que não exige produtividade e, não raramente, jogam...por jogar!! Ou seja, não demonstram aquele comprometimento e elevado grau de espírito de luta inerentes à atividade!! Inclusive, aproveito que puxei este assunto, pra falar sobre o caso envolvendo as declarações dadas recentemente pelo capitão do Criciúma, o goleiro Luiz. Todos sabem que Édson Gaúcho é estilo “durão”...cobra mesmo e “bota o dedo na ferida” de quem não é profissional! O ex-diretor executivo do Criciúma “bateu de frente” com alguns e se deu mal! O motivo?? Porque jogador de futebol, na sua grande maioria, se acha “intocável”!! No meu entendimento, a situação poderia ter sido contornada caso o presidente Jaime Dal Farra tivesse maior experiência!! Insisto que o produto futebol no Criciúma necessita ser tratado com muita dedicação e maior profissionalismo por quem é de fato e de direito, o comandante do Clube...!! Entenderam bem??

Passarinho Arrepiado esteve em Porto Alegre e acompanhou a primeira partida na decisão da Taça Libertadores e permaneceu por lá até o Grêmio se sagrar tri-campeão da competição!! Não dá pra tirar o mérito de Renato Gaúcho e comandados!! O “Tricolor dos Pampas” esbanjou autoridade e futebol competitivo nas duas partidas da final contra o Lanús, da Argentina. Muito bom pro futebol brasileiro que, agora, tem 3 tri-campeões: além do Grêmio, São Paulo e Santos já haviam chegado à tal conquista!! Parabéns pros envolvidos, lembrando que, no plantel gremista há 3 que já passaram pelo Criciúma: o meia Douglas, “prata da casa”; o lateral Cortês; e, o atacante Jael. Valeu mesmo...!!

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Lá se vão 15 anos sem Mahicon Librelato!!

Há 15 anos, o atacante Mahicon Librelato, então com 21 anos de idade, jogador do Internacional de Porto Alegre, falecia por volta das 23h30min de 28 de novembro de 2002, em um acidente de trânsito em Florianópolis. O veículo do jogador saiu de controle na Avenida Beira-Mar, numa curva pouco abaixo da ponte Hercílio Luz, e acabou sendo jogado para dentro do mar. No dia seguinte, o corpo do jogador foi velado em uma empresa da família, com cerca de mil pessoas passando pelo local. Depois, houve uma missa de corpo presente na igreja de Orleans e em seguida o cortejo seguiu debaixo de muita chuva para o cemitério (Foto). Em cima do caixão havia uma bandeira do Internacional e outra do Criciúma, clubes em que atuou.
(O texto acima, a foto também, é do amigo Antônio Colossi, um apaixonado pela escrita!)
.................
Pois...complemento com o seguinte:
Neste início de semana estamos relembrando seu desaparecimento ...ocorrido há 15 anos. Tive o prazer de acompanhar muito de perto a carreira de Mahicon Librelato. Numa noite já de fim de ano de 1.998 fui convidado pelo então diretor de esporte amador no Criciúma E. C., Mário Ribeiro, de saudosa memória, para irmos até o ginásio de esportes do Caravaggio acompanhar a final do Campeonato da L. A. C., futebol de salão. Mário me mostrou aquele menino, de 16 pra 17 anos, que havia recebido premiação por ter sido artilheiro da competição mesmo jogando entre os adultos. Desci até a quadra e conversei com Mahicon pra que fosse passar por um período de testes no Heriberto Hülse. Ele argumentou que já havia ido um ano antes fazer avaliações e fora dispensado! Insisti...perante certa irreverência e até desinteresse do garoto. Então, Mahicon prometeu que na semana seguinte iria até o estádio. Um dia antes do combinado, me certifiquei de que Mahicon realmente iria e liguei pra sua casa, em Orleans.
Pra quem não sabe, de 1.998 até início de 2.002 exerci função na área burocrática do Criciúma. Pois bem...Mahicon Librelato chegou para ser observado pelo “olheiro” Fumanchu, mais Hériton Sandrini, o “Babú”, e...Ademir Patrício, estes treinadores nas categorias de base. Bastaram dois períodos de treinos para que Ademir viesse correndo e dissesse o seguinte: “Gilberto...assina já com esse rapaz antes que apareça algum empresário ou outro clube e tire ele daqui!!”. Tal pedido meio que foi uma “ordem”!! Não tive nenhuma dúvida e mais do que depressa providenciei seu registro no Criciúma e na Federação Catarinense de Futebol. Dias depois, Mahicon me veio com uma “história” de que precisava ficar uma semana em Florianópolis, pois já havia feito inscrição no vestibular da U. F. S. C. tentando ingressar no curso de medicina. Mahicon foi até a Capital, passou no “vestiba” e dias depois fiquei sabendo que ele aproveitou tal período em Floripa pra fazer testes também no Figueirense!! O próprio Mahicon Librelato me contou isso e ressaltou que dormiu uma noite nos corredores do Orlando Scarpelli...passando muito frio!! Acrescentou que, se soubesse, nem teria ido lá!!
Do time juvenil para a equipe júnior e daí pros profissionais do Criciúma foi “um tapa”!! Mahicon era jogador de rara habilidade e oportunismo! Além disso, finalizava muito bem e, com toda certeza, se não tivesse acontecido a fatalidade que envolveu sua morte, teria vestido a camisa da Seleção Brasileira!! Depois de uma temporada memorável em 2.001, surgiu a negociação com o Internacional. O presidente do Criciúma, na época Moacir Fernandes, me disse: “Vai com o Lussa e leva o Mahicon no Beira-Rio. O Fernando Miranda, pres. do Inter, vai estar esperando vocês! Não “larga” ele enquanto não estiver tudo assinado!!”. Acima, a foto em destaque é de Lussa Librelato(tio e procurador de Mahicon). Determinação cumprida!! Mahicon foi pro Internacional e continuou, lá, jogando MUITO!! Até que o destino...um acidente de carro em Florianópolis lhe tirou a vida!! Sempre que passo pela Avenida Beira-Mar Norte, bem em frente à uma guarnição do Corpo de Bombeiros, observo bem o local e o “guard rail” que foi construído após o ocorrido com o ex-jogador do Tigre!! Ficou muita saudade...do filho da Dona Maurina...!!!