sábado, 2 de setembro de 2023

Ceará 1 Criciúma 0: Rodrigo e Arílson fizeram muita falta!!

O zagueiro não jogou em razão de suspensão. Por sua vez, o volante ficou fora por causa de lesão. E, o resultado destes dois desfalques, foi um Criciúma menos fortalecido na marcação, cedendo alguns espaços pro adversário e nova derrota, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro! Não vou culpar aqui, exclusivamente os atletas Rayan e Léo Costa que substituíram, respectivamente, Rodrigo e Arílson. Mas, quem acompanha o Criciúma sabe que, a ausência dos dois jogadores citados, de uma só vez, ainda mais jogando fora de casa contra um time que estava estreando novo técnico e, de certa forma pressionado na competição, poderia ser fator decisivo, negativamente! 

Há de ressaltar, contudo, que, no lance do gol do Ceará, Claudinho foi frouxo na jogada, levou drible fácil e, ainda por cima, faltou cobertura no lado direito da defesa do Tigre. Destaco, outrossim, que, além do lateral, o volante Rômulo, do mesmo modo, esteve abaixo do que costuma render. Assim como Fellipe Mateus, Fabinho e Eder, que também não jogaram bem. Aliás, à exceção do goleiro Gustavo(foto abaixo), este mais uma vez fazendo grandes defesas, o restante da equipe ficou devendo!! Além de todas esses pontos negativos observados, as substituições de Claudio Tencati não surtiram efeito desejado. Sendo assim, chega-se à conclusão de que o Criciúma mereceu perder pro Ceará!!

E, a nova derrota, fora do Heriberto Hülse, comprova a tese que defendo. Ou seja, de que o perde/ganha, causando equilíbrio entre quase todos os participantes do torneio, é nítido e evidente! Claro que, na sequência, a tabela para o Criciúma é "madrasta"! Mas, os outros também vão encontrar dificuldades! Sigo com o raciocínio de que o mais importante, pra quem quer subir, é não desgarrar do G-4! Desta forma, o bom aproveitamento na reta final da competição, poderá ser decisivo na luta por uma das quatro vagas à Série A do ano que vem.

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

O Criciúma e a pontuação alta, necessária para o acesso.

O grande equilíbrio que há, na ponta de cima da tabela, pode fazer com que 63 pontos não sejam suficientes pra conseguir a vaga na Série A de 2024. Isso, mesmo que de 2013 pra cá, em sete anos os 63 pontos tenham sido satisfatórios. Restando 13 jogos – ou 39 pontos – para o final da Série B, o Criciúma precisa de mais 19 pontos para, teoricamente, garantir o acesso para a Primeira Divisão do ano que vem. Entretanto, o grande equilíbrio e a pontuação alta dos times que estão na ponta de cima da tabela podem fazer com que 63 pontos não sejam os ideais para que um time garanta o acesso. Em 2015, 2017 e 2021, o “número mágico” nã0 logrou êxito. Há oito anos, o América-MG precisou de 65 pontos pra subir. Dois anos depois, o Paraná necessitou de 64 pontos para obter tal feito. Foi a mesma pontuação do Avaí em 2021. 


O "pagodeiro, Passarinho Arrepiado, nos trás a seguinte informação: A banda de pagode Quinteto S.A é a atração nacional que subirá ao palco da Espetigre 2023. A tradicional festa do Criciúma Esporte Clube acontece no dia 14 de outubro no pátio do estádio Heriberto Hülse. A expectativa é receber cerca de 3 mil pessoas no evento, que além do pagode, contará com outras atrações e ritmos musicais, espetinho e espaço kids. “Estamos preparando este evento com muito carinho para receber o nosso torcedor. Planejamos cada detalhe, sempre pensando em oferecer momentos de alegria e animação. E o pagode do Quinteto S.A com certeza irá deixar a sua marca nesta edição de 2023”, destacou a gerente comercial e de marketing do Criciúma, Viviani Olimpio. Os ingressos do primeiro lote já estão à venda e podem ser adquiridos on-line em minhaentrada.com.br, na secretaria do clube, nas lojas Tigre Maníacos (estádio e Nações Shopping) ou no Tigre Sports Bar. Os valores do primeiro lote são R$30 para sócios e R$40 para não sócios.      

.

Os dados acima foram colhidos em reportagens do site TN SUL e do site oficial do Criciúma E. C.


segunda-feira, 28 de agosto de 2023

O que já vi do surpreendente Botafogo.

Chama muito a atenção e é bastante curiosa esta campanha, do Botafogo, no Campeonato Brasileiro! E, isso acontece depois de um início de temporada decepcionante. O Botafogo sequer conseguiu classificar para as semifinais do Campeonato Carioca. Fora da disputa do título estadual, o Alvinegro teve de passar pelo constrangimento de disputar a Taça Rio, torneio para as equipes que ficaram do quinto ao oitavo lugar na primeira fase do Carioca. O clube precisou levar a sério a Taça Rio, que conquistou para garantir vaga na Copa do Brasil de 2024, sem depender da campanha no Brasileirão.

Depois disso, no entanto, tudo mudou! E...pra melhor! BEM MELHOR!! Líder do Brasileirão com 80% de aproveitamento, o Alvinegro está longe dos maiores índices de posse de bola. Com média de 44,7% de posse, o clube carioca é o quarto que menos tem a bola na competição – superando apenas Santos, Coritiba e América-MG. Isso não acontece por acaso. O jogo proposto por Luís Castro, que comandou a equipe em 12 rodadas antes da saída para comandar o Al Nassr, era baseado em ataques rápidos. E, agora, com Bruno Lage, o Botafogo permanece exercendo pressão sobre os adversários, sendo a ideia base pra iniciar suas jogadas. Isso é feito ocupando o campo ofensivo com muita gente. 

Assim, o objetivo é roubar a bola e aproveitar pra atacar com passes rápidos e jogadas em profundidade enquanto o adversário ainda busca se reorganizar para defender. Mesmo tendo pouco a bola, o Botafogo possui o melhor ataque do Brasileirão, com 38 gols marcados. São 16 vitórias em 21 jogos. O "Fogão" só perdeu duas partidas, para Goiás, atual 17º colocado, e Athletico-PR, nono. Quando enfrentou equipes do G-6 fez 100% de aproveitamento, vencendo os clássicos com Flamengo e Fluminense e batendo o atual campeão Palmeiras, na capital paulista. Não sei se o Botafogo vai aguentar até o fim do campeonato, assim! Mas, que, de momento, é difícil superar o líder do Brasileiro, ahhh...claro que é e MUITO!!