sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

O Brusque é a sensação do futebol catarinense!!

Tenho acompanhado alguns jogos do Brusque no Campeonato Estadual e assisti, observando atentamente, as duas partidas que o time fez pela Copa do Brasil. Já havia gostado muito do que vi diante do Sport quando, meio que de forma dramática, o “Bruscão êô” venceu por 2 a 1. Pois, neste meio de semana, a equipe brusquense “deu as cartas” de novo e, sem deixar qualquer margem de dúvida, aplicou 5 a 1 pra cima do Remo, conquistando classificação para a 2ª etapa da competição! E, o melhor de tudo isso para o clube do Médio Vale do Rio Itajaí, é que estão entrando no caixa algo em torno de UM MILHÃO E MEIO DE REAIS!! Pra quem estava com alguns problemas de ordem financeira, a quantia, com certeza, alivia qualquer sufoco!!
Fico cá refletindo e pensando que, pra se fazer futebol competitivo, não é necessário altas quantias financeiras! Contudo, SABEDORIA e COMPETÊNCIA na hora de elaborar um planejamento e efetuar as contratações necessárias!! O Brusque, hoje, joga pra cima dos adversários, é agressivo e demonstra elevado espírito de luta! Pelo menos tem sido assim nos jogos em que pude assistir!! E outra: nenhum dos jogadores do atual plantel, muito menos os integrantes da comissão técnica, tiveram passagens por grandes clubes ou são “consagrados” no futebol!! Todos, sim, querem e tentam buscar espaços pra vencer na carreira!! Fiz um rápido levantamento sobre cada um dos atletas usados como titulares no jogo contra o Remo. Observem que não tem nenhuma “estrela”!!

No time, o goleiro Zé Carlos é o jogador de maior experiência. Tem 34 anos, já jogou por uma “penca” de clubes e conquistou títulos importantes como o Brasileiro da Série C, pelo Criciúma; e, da Série D, pelo próprio Brusque. Além disso, foi campeão estadual por Criciúma e Avaí.

Gustavo Henrique é o lateral-direito, veio do Velo Clube(SP) pro Brusque, tem 25 anos.

Na defesa de área, Éverton Alemão é dono da posição na zaga central, tem 26 anos, e antes de atuar no Brusque, jogou no São José(RS), além de Juventus(SC), Sto. Ângelo e Caxias.

O outro zagueiro é Ianson. Atleta de 24 anos que foi revelado no Criciúma. Mas, como aqui, boa parte da torcida e alguns colegas de imprensa, literalmente, não têm paciência...o jogador acabou indo embora e se firmou no Brusque! É titular lá desde que chegou, em 2.018!

O lateral-esquerdo é Aírton. Tem 31 anos e já bastante rodado! Passou por ABC, Cabofriense, Uberlândia e, no Brusque, já está em sua terceira temporada!!

O meio de campo começa com o volante Zé Mateus, 25 anos. Andou pela base do Palmeiras e jogou por XV de Piracicaba, Joinville e Inter de Limeira, antes de chegar ao Brusque, em 2.018.

O segundo jogador do meio é Rodolfo Potiguar, 32 anos. Porto e Salgueiro, ambos de Pernambuco; e, Juazeirense, do Ceará, foram alguns dos clubes que o atleta jogou antes de chegar ao Brusque, ano passado.

Seguindo, ainda no meio-campo, Marco Antônio, gaúcho de 24 anos e que, por ser ter iniciado a carreira lá, jogou em vários times do interior, nos Pampas...!! Também está no Brusque desde o ano passado.

Mais adiantado, joga Alex Sandro, 24 anos. Um dos poucos que chegou em 2.020 pra defender o Brusque. Veio do Remo e já passou por Campinense e Cuiabá.

Depois...vem Edu, atacante de 26 anos, com passagens por outros clubes como Tubarão e Nova Iguaçú. Edu, já havia jogado no Brusque nas temporadas de 2.017/18.

Por fim, dentre aqueles que começaram a goleada sobre o Remo, vem Thiago Alagoano. Com 30 anos, já “rodou” bastante o País, sempre em times como Joinville, Inter de Lages, São Luiz e Cruzeiro, ambos do RS. Perante o Remo, fez 3 gols!!

E...o treinador, Jerson Testoni, tem 39 anos. Quando jogador, foi um razoável lateral-esquerdo, inclusive saindo da base do Criciúma, e no Brusque está tendo sua primeira oportunidade como profissional da área. Trabalhador!! Merece sucesso!!

Como se vê, há uma base formada de dois anos, em média, reafirmando a importância de se ter uma continuidade do trabalho desenvolvido!! Então...tirem suas conclusões!!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

T. J. D. foi brando demais com a dupla da Capital!!


Se tem algo no futebol de SC que me causa revolta, além de alguns árbitros, é o Tribunal de Justiça Desportiva!! Recentemente, tivemos alguns casos sendo apreciados pelos “gloriosos” auditores do referido órgão que, importante frisar, não pertence à Federação Catarinense de Futebol! Embora, de outro modo seja verdade, ocupe um espaço no prédio da entidade. Mas, o T. J. D. analisou os casos envolvendo o clássico da Capital, Figueirense x Avaí, realizado no Estádio Orlando Scarpelli. O jogo aconteceu dia 2 passado e vencido pelos visitantes: 2 a 0. Quanto ao resultado da partida... incontestável! Os “manezinhos da Ilha” foram superiores aos do Estreito e confirmaram vitória dentro da normalidade.

Contudo, quase ao final do confronto, houve briga e invasão da torcida do Figueirense ao gramado!! Alguns torcedores tinham como “alvo” o volante avaiano Bruno Silva que, com gestos, teria feito provocações! O clima esquentou bastante e o jogador do Avaí tentou atingir a chutes um torcedor! Tudo foi parar no Tribunal e as penas impostas aos indiciados?? Ora bolas...oito jogos de suspensão pra Bruno Silva e um mero “joguinho” com perda de mando de campo para o Figueirense! Pra mim, os auditores foram foram brandos demais com os dois clubes envolvidos!! Enfim, decisão judicial não se discute, se cumpre!! Pois, que seja cumprida a lei! Mesmo que o TJD, e alguns árbitros, estejam, digamos...numa "má fase"!! Huummmm...!!

Mudando de “saco pra mala”, tenho medo que os bons resultados alcançados, fora de casa, contra Avaí e Chapecoense, passem a iludir quem lida com o futebol no Criciúma! Afinal, o empate em Chapecó e aquela vitória na Ressacada, deram novo ânimo ao Criciúma que, até então, se encontrava ameaçado na tabela e, depois de mais quatro pontos somados, está “livre” há cinco da “degola”! Obviamente que, Serginho Lopes, Evandro Guimarães e até o próprio técnico Roberto Cavalo, sabem que há necessidade de maior qualidade no plantel para que o Criciúma lute por um bom desfecho de Campeonato Catarinense! Só que a mesma ideia precisa ter o comandante maior! Ou seja, Jaime Dal Farra também necessita entender que, com o que tem, o Tigre não disputará o título!! Massss...será que Jaime e sua G. A. estariam dispostos à novos investimentos...???

Passarinho Arrepiado me cutuca aqui pra lembrar o passamento de Eno Steiner. Tinha 74 anos e, em razão de uma doença degenerativa, nos deixou durante esta semana. Trabalhei com o “Sêo” Eno em duas oportunidades: uma delas na RCE TV, lá em cima, no Morro Cechinel, quando comecei a carreira; e, a outra, na RCE Rádios, meados e fim da década de 90. Austero, pulso firme e leal!! Essas algumas qualidades que notei em quem foi meu “chefe” por alguns anos!! Ficam as boas lembranças!!

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Rabo preso??? Ahhh...com certeza, não tenho!!!

Mais uma vez ficou escancarada toda uma situação que prejudicou MUITO o Criciúma, na partida em que empatou com a Chapecoense, 1 a 1. Jogo se encaminhando pros acréscimos...time da casa exercendo discreta pressão e eis que um contra-ataque foi puxado pelo Tigre. Mesmo sendo derrubado e atingido covardemente pelo zagueiro Derlan, Eduardo conseguiu deixar Léo Ceará em condições de, na área, bater na bola e fazer o segundo gol do Criciúma. O lance definiria a vitória tricolor, com certeza!! Só que o cidadão que estava apitando o jogo, do quadro CBF e prestigiadíssimo pela Comissão de Arbitragem da FCF, Sr. RODRIGO D’ALONSO, resolveu descumprir o que RECOMENDA A REGRA(foto abaixo).
Por sinal, leiam que é bastante explicativo e esclarecedor!! Ele NÃO DEU A LEI DA VANTAGEM, preferiu apitar a falta, expulsar o defensor chapecoense e não validar o GOL LEGÍTIMO do Criciúma!! Eu não posso AFIRMAR que existe um complô contra o Criciúma! Mas, independentemente dos erros de gestão cometidos por Jaime Dal Farra, o time vem sendo ESCANCARADAMENTE lesado por falhas absurdas cometidas pela “turma do apito”!! Os pontos perdidos ou...“tirados” perante Juventus e Chapecoense fariam com que o Criciúma fosse LÍDER da competição!! De modo geral, alguns árbitros, tipo o tal D'Alonso(foto abaixo) e assistentes têm sido LEVIANOS e verdadeiramente SAFADOS quando o assunto é apitar um jogo do time onde o atual presidente da FCF já foi diretor!! (Entendedores entenderão!)
Da mesma forma, não tenho nenhuma comprovação!! E...se quiserem me processar, fiquem à vontade!! Mas, o que parece é haver, sim, uma TRAMA POLÍTICA INTERNA pra desestabilizar o presidente da FCF, Rubens Angelotti!! O conheço bem e sei da sua idoneidade!! Jamais, Rubinho, faria algo pra prejudicar A ou B!! Só que, no meu entendimento, ele já deveria ter DEMITIDO o atual presidente da Comissão de Arbitragem, MARCO ANTÔNIO MARTINS(foto abaixo)!! O campeonato está prosseguindo normalmente com as equipes lutando bastante por seus objetivos. Contudo, as arbitragens, desde o começo do torneio, estão, literalmente, FERRANDO com a atual administração da Federação!! E, ora bolas, se determinado setor de uma empresa não está funcionando e prejudicando seu desenvolvimento, o mais correto é AFASTAR o responsável pela referida área!!
Vou mais afundo e reitero que não posso fazer tal afirmação! Mas, o que se nota é que já estão de olho nas eleições da FCF que ocorrerão daqui há 3 anos!! Não há dúvidas de que o OLHO É GRANDE e tentar desestabilizar o atual presidente junto à sua cidade “de origem” é uma “jogada” que pode estar sendo usada por um certo grupo, digamos de OPOSIÇÃO! Rubens Angelotti precisa e deve ficar MUITO antenado!! O cargo que ele ocupa sempre foi e permanece sendo muito COBIÇADO por quem milita no futebol, na FCF ou nos “arredores” dela!!