sábado, 25 de outubro de 2014

Então...o que fazer?

Se só milagre salva o Criciúma do rebaixamento, como destacamos na postagem anterior, então o que deve ser feito? Ora bolas...ainda faltam oito rodadas e, em disputa, 24 pontos. Não é porque eu acho quase impossível o Tigre escapar que todos devem jogar a toalha! O jogo é jogado! Conseguir a façanha dos 15 ou 16 pontos necessários para confirmar permanência na Série A é algo possível dentro de uma lógica matemática e que o futebol permite. Se as perspectivas não são das mais otimistas, o torneio...o campeonato em si concede aos clubes a possibilidade de ganhar jogos ou conquistar pontos as vezes considerados de raríssimas chances. Quando me refiro a milagres é em razão do que estamos vendo desde a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, ainda no turno! Pois, no jogo com o Flamengo, derrota no Heriberto Hülse por 2 a 0, o Criciúma entrou na zona do rebaixamento e não conseguiu sair em nenhuma oportunidade!!Lá se vão 14 rodadas, das quais 12 com o comando de Gilmar Dal Pozzo, e o Tigre reveza entre as quatro últimas posições. Então, o retrospecto é bastante negativo e nos faz chegar a algumas conclusões que não indicam maior otimismo.

E...se o pior acontecer o mundo não vai acabar!! Como único representante do Sul do Estado na elite do nosso futebol...claro que vamos lamentar bastante! A cidade e a região perderão muito com um possível rebaixamento do Criciúma à 2ª Divisão. Além das questões emocionais, as rivalidades com Chapecó, Joinville e, principalmente, Florianópolis...as chacotas e gozações terão que ser engolidas em seco!! É duro...mexe com o orgulho do torcedor? Sim, sem dúvida! Massss...a vida segue e, se o Criciúma for rebaixado que faça time e monte estrutura adequada pra de novo subir!! Com absoluta certeza...nem Chapecoense, Joinville, Figueirense e Avaí vão ficar “eternamente” na A ou na B! O futebol do nosso Estado é competitivo e tem mostrado considerável crescimento nos últimos anos. Assim, podem anotar que o sobe/desce dos catarinenses vai continuar. Este ano pode ser o Criciúma. Ano que vem...outro(s) e assim será enquanto os nossos clubes não adquirirem a consistência necessária como têm, hoje, Cruzeiro, Atlético Mineiro, São Paulo, Internacional...dentre outros considerados mais organizados e preparados estruturalmente.

Se formos comparar as campanhas de Vitória e Criciúma, que se enfrentam em Salvador neste sábado(25), concluiremos que não há nenhum prognóstico favorável a este ou aquele! O Vitória tem 31 pontos e o Criciúma, 30. Em 15 jogos disputados em casa, os baianos ganharam 5, empataram 4 e perderam 6. E...perder seis vezes dentro de casa é um número alto pra quem pensa em se manter na Série A! Claro que, de outro modo, o Criciúma já jogou 15 vezes fora de casa...perdeu 10 e empatou 5! Portanto, não ganhou nenhum!! Na verdade, só o que pesa a favor do Vitória é o fato de jogar no Barradão. Eles fizeram promoção de ingressos a 10 reais e consideram o confronto com o Criciúma decisivo para as pretensões de permanecer na 1ª Divisão. Será a “briga” entre a 2ª pior defesa, a do Vitória, contra o ataque menos produtivo ...o do Criciúma. Então...mãos à obra pros dois!!

O Passarinho Arrepiado vai acompanhar pela TV toda a rodada do fim de semana no Campeonato Brasileiro. Me deu uma bronca danada quando postei que só um milagre salva o Criciúma do descenso. Ele garante que o Tigre ainda vai encontrar forças pra conseguir sua recuperação no torneio. O Arrepiado prevê que o drama de 2.013 se repetirá e que tudo ficará definido somente na última rodada...com o Criciúma se livrando!! Olha...como torço pra que ele esteja correto em suas projeções!!

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Só milagre!!!

Somente situações daquelas, absolutamente inesperadas e imprevisíveis no futebol, poderão fazer com que o Criciúma ainda reúna forças suficientes para conseguir escapar do rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro. Ah Gilberto...tá jogando a toalha?? Não, porque a matemática me impede!! Afinal, até perdendo pro Vitória o Criciúma continuará com chances. O Tigre tem 30 pontos e precisa de mais 15 ou 16 pontos pra confirmar sua permanência na elite. E...ainda há 8 jogos que significam 24 pontos em disputa! Então, qualquer que seja o resultado de Salvador, o Criciúma ainda permanecerá vivo na competição. Entretanto, a questão anímica e o poder de reação do grupo de jogadores e integrantes da Com. Técnica parece ter chegado ao limite! Ou seja, não há mais o que tirar de Eduardo, Giovânni, Rodrigo Souza, João Vítor, Lucca, Souza e cia. O que se viu diante de Fluminense, Atlético Mineiro e Santos, jogos no Heriberto Hülse, deve ter sido o auge...o máximo que cada um pode render.

O plantel formado para o Campeonato Brasileiro deixou a desejar em quase todos os quesitos. No aspecto técnico foram raríssimos os bons momentos...coletivos e individuais! Fisicamente, então...nem se fala! O Criciúma encontra dificuldades extremas em manter o ritmo durante todo o tempo de jogo. De outro modo, alguns jogadores vieram pra cá e nos “enganaram”! Cito, por exemplo, os laterais Cortês e Eduardo; os volantes Serginho, Martinêz e Ricardinho; os meias Wéllington Bruno e Maylson; além do atacante Zé Carlos que foi quase um “clamor popular” e a resposta esperada, até agora, não aconteceu! Sobre os treinadores que passaram no estádio Heriberto Hülse, particularmente depositei muitas esperanças em Caio Júnior. A maré é tão ruím que nem ele correspondeu!!

Em relação ao trabalho dos dirigentes, o presidente Antenor Angeloni paga com bons salários pessoas que, no seu pensamento, têm capacidade para administrar e fica “de longe” acompanhando e ditando idéias. Não é a forma mais correta de se comandar um clube de futebol, com toda certeza!! Quem “banca” precisa estar perto, observando e cuidando pra ver onde e como seus investimentos estão sendo aplicados. Por sua vez, Cláudio Gomes pecou por não ouvir pessoas mais experientes e procurou centralizar o poder. Está pagando o ônus por tais atitudes. Sua capacidade como homem de marketing é indiscutível! No futebol ainda precisa de maior conhecimento e jogo de cintura para exercer com sucesso a função de responsável pelo departamento mais importante do Clube. Se o tempo lhe permitir e as circunstâncias deixarem...poderá ainda fazer sucesso!!

O Passarinho Arrepiado está revoltadíssimo com o final de ano que está sendo “desenhado” para a torcida do Criciúma! Vejo uma nítida aflição em sua expressão ao olhar pra tabela de classificação e notar que as rodadas vão passando e os maiores rivais do Tigre na competição, Figueirense e Chapecoense, vão mantendo pelo menos discreta distância da zona de rebaixamento. Além disso, na Série B, o Arrepiado seca...seca e não consegue “tirar” pelo menos o Avaí do G-4! Chamo atenção dele porque o que mais importa pra nós é ver o Criciúma em condições de lutar por posições melhores! Por exemplo, na próxima rodada, se ganhar do Vitória em Salvador, o Coritiba perder do Grêmio, o Bahia empatar ou ser derrotado pelo Inter, e o Botafogo empatar ou perder para o Flamengo...o Criciúma sai da “degola”!! Então oremos e vamos esperar que um milagre ainda aconteça!!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Retranca do adversário + falha de Bruno = Criciúma 0 x 1 Atlético.

O Atlético Paranaense armou uma tremenda retranca e arrancou uma vitória em cima do Criciúma! O Tigre teve mais posse e bola, dominou o jogo, mas criou poucas oportunidades reais de gol. Dentro do que vimos em termos de futebol...foi quase jogo de um time só! Sim! Porque o Criciúma rondou a área do Atlético praticamente o tempo todo. Só que a equipe paranaense foi competente numa bola e ajudou a afundar cada vez mais o Tigre!!
Criciúma lutou muito, dominou o jogo, mas não criou grandes chances. Derrota e a lanterna!
.
Bruno fez duas boas defesas no jogo em rápidos contra-ataques do Atlético, mas cometeu erro que foi fatal! Numa das raríssimas escapadas do adversário, Marcos Guilherme ajeitou a bola pra chutar com a perna direita. O arremate da meia-esquerda, na frente da área do Criciúma, saiu muito fraco. O goleiro do Criciúma “bateu roupa”...soltou a bola no pé direito de Cléo, o “9” atleticano, com Bruno caído, só teve o trabalho de rolar pro fundo das redes e decretar o gol da vitória “pra eles”! Na minha opinião, Bruno falhou no Rio de Janeiro e contra o Atlético ...dois jogos seguidos! Nota 4. Eduardo voltou a jogar bem. Foi uma das principais peças que ajudou o setor de frente e acabou substituído, de forma equivocada por Gilmar Dal Pozzo. Nota 7. Ronaldo Alves e Rafael Pereira não tiveram muito trabalho. O volume de ataque do Atlético não foi intenso. Nota 6 pra ambos. Também nota 6 para o lateral Giovânni. Soube controlar bem o perigoso Marcelo Cirino e ainda foi várias vezes ao apoio, fugindo um pouco das suas características de jogador mais defensivo. Serginho, por sua vez, se não “encantou”... não comprometeu. Nota 5. Quanto a Martinêz me surpreendeu positivamente! Há dois meses sem jogar uma partida oficial, teve boa movimentação e mostrou empenho. Nota 7. Cléber Santana, novamente, deu mostras de seu muito bom desempenho técnico. É, realmente, um jogador diferenciado! Embora tivesse caído um pouco de produção no 2º tempo...foi um dos melhores em campo! Nota 7. Lucca foi bastante acionado pelo lado esquerdo do ataque tricolor. Mesmo que tenha sido voluntarioso e participativo...desta feita lhe faltou acertar mais passes e cruzamentos. Nota 6. Souza, outra vez,com boa movimentação, teve duas boas chances ainda na 1ª etapa. O jejum de gol dos outros também lhe afeta! Nota 6. Em relação a Bruno Lopes, cumpriu sua conhecida função tática, mas ofensivamente, ficou devendo! Nota 5. Entraram Paulo Báier...sendo que este acrescentou pouco, nota 4; o mesmo sobre Zé Carlos e também nota 4 pra ele; além de Michael que, pelo pouco tempo em campo, não merece nota.

O técnico Gilmar Dal Pozzo alegou que tirou Martinêz porque o jogador já havia recebido cartão amarelo e estava sob risco de expulsão. Pois mesmo com tal ameaça, valia a pena ter continuado com Martinêz em campo. Depois de sua saída, Cléber Santana teve que recuar para fazer a função de segundo volante e o Criciúma sofreu queda de produtividade. Pra mim também errou ao tirar Eduardo pra colocar Michael. Alguns entendem que Dal Pozzo deve ser demitido. Na minha maneira de entender, faltam só oito rodadas e qualquer outro técnico não teria tempo para acrescentar algo suficiente a ponto de conquistar a fuga do descenso. Não estou aqui pra enganar ninguém!! Então...minha opinião é de que com ou sem Gilmar Dal Pozzo só um milagre salva o Tigre do rebaixamento!!

Passarinho Arrepiado e seus números do jogo: 31 faltas no jogo, sendo 15 do Criciúma e 16 do Atlético. Cinco chutes a gol do Criciúma e 4 do Atlético. Sete conclusões pra fora do Tigre, duas do adversário. Escanteios...4 pró-Criciúma, 2 favoráveis ao Atlético. E, 5 impedimentos no ataque do Criciúma e 4 do Atlético. Renda de Criciúma 0 x 1 Atlético Paranaense: R$88.110,00; público de 7.841 torcedores.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Doses homeopáticas de dramaticidade.

O que são elas...afinal? No sentido figurativo, um pouco de cada vez...em quantidade muito pequena. Pois isso representa, justamente, o que acontece com o Criciúma a cada rodada que passa no Campeonato Brasileiro. Conforme os jogos vão acontecendo, e as vitórias fora de casa não se confirmam, o torcedor do Tigre vai se acostumando com a idéia de que o drama aumenta a cada dia. Não se tem certeza de nada! Os últimos 4 jogos apresentaram situações absolutamente ilusórias! Vitória em cima do Atlético Mineiro e uma esperança muito grande de que, contra o Coritiba, seria iniciado o processo de recuperação. Jogo bom diante do Galo, 3 pontos na tabela; péssima apresentação em Curitiba e nova derrota! Mais um jogo em casa... bom futebol e o Criciúma não tomou conhecimento do Santos: 3 a 0 e esperanças renovadas! Rio de Janeiro, Maracanã, Fluminense...e um 1º tempo que rendeu esperanças. Nova ilusão! O Tigre sucumbiu, de novo, e levou goleada!

Alguns podem até interpretar que a “homeopatia”, no título da postagem, se refere, sim, ao rebaixamento! Pois o tempo passa, as rodadas acontecem e o andamento da competição vai nos mostrando que as dificuldades são cada vez maiores para que o Criciúma saia da zona do rebaixamento. Sei que o mais importante é estar fora do Z-4 quando terminar o Campeonato Brasileiro! Mas, convenhamos...alguém acredita que, se depender de alguma coisa no jogo com o Corínthians, lá no Itaquerão, justamente na última rodada, o Tigre ainda terá forças para se livrar do descenso?? Por mais otimista ou fanático que seja o torcedor, mas, se estiver nessa dependência...sejamos realistas, será pouquíssimo provável tal sucesso do Criciúma!

Quem acompanha o Brasileirão observa que o Corínthians, há algum tempo, está num “entra e sai” do G-4. A disputa é bastante acirrada, na parte de cima da tabela, pra conquistar uma vaga na Taça Libertadores. Inclusive, se formos olhar com atenção...todo mundo ta brigando por alguma coisa em específico na competição, faltando 9 rodadas. Dos adversários do Criciúma, pela ordem...Atlético Paranaense, se afastar da zona perigosa na tabela...perto do rebaixamento; o Vitória quer fugir do risco de descenso...é 16º; o São Paulo ainda pensa em alcançar o líder Cruzeiro; e, o Cruzeiro, por sua vez, pretende confirmar o título por antecipação o mais rápido que puder;  o Grêmio ainda sonha com G-4; Bahia com os mesmos objetivos do próprio Criciúma; Flamengo, com campanha instável, também não quer correr riscos; Sport... idem; e, Corínthians, já nos referimos anteriormente. Assim...refresco?? Nenhum!! E, sim, muita luta e superação!!

Em relação ao time pra pegar o Atlético do Paraná, nesta 4ª(22), não há muito o que especular. Lamento, entretanto, que Joílson, Rodrigo Souza e João Vítor não possam ser utilizados. O Passarinho Arrepiado lembra que o zagueiro Joílson era “reserva do reserva que vem depois do reserva e fica na regra 3”...rsrs! Mas ele estava bem e busca ainda uma auto-afirmação. Sobre a ausência de Rodrigo Souza, o Criciúma perde força na marcação. E, sem João Vítor, há uma tendência para que se exija mais de Ricardinho, pois o time precisa de equilíbrio no meio campo. Ou será que Martinêz pode aparecer na titularidade?? Desta vez o treino foi tão fechado que nem o Arrepiado conseguiu “captar” o que está preparando Gilmar Dal Pozzo. Quanto ao estilo de jogo que o Criciúma precisa impor, espero que seja tentando “sufocar” o adversário para que o time encontre menos dificuldades afim de ganhar!!

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Paulo Baier...40 anos!

Ele vai ser quarentão a partir do próximo sábado, dia 25. Diz que quer jogar ainda mais uma temporada. Sinceramente, não sei se o condicionamento físico permitirá. Além disso, há também um velho problema no tornozelo que o incomoda desde os tempos de Goiás. Pra quem gosta de história, Paulo Baier começou ainda no São Luiz, de Ijuí-RS, em 1.995. Dois anos depois foi trazido para o Criciúma onde ficou por duas temporadas. Atuava na lateral-direita e sempre mostrou suas qualidades ofensivas. Ainda em 1.998, após a conquista do título estadual com o Tigre, foi transferido para o Atlético Mineiro. Firmou parceria com o empresário Léo Rabello e deu uma “girada” por Botafogo, Vasco, América Mineiro, Santos, Pelotas...quando estava pensando em encerrar a carreira...de forma prematura. Algumas pessoas não muito confiáveis no futebol tentaram usá-lo para ganhar mais dinheiro do que o negócio poderia propor. Baier estava com 27 anos e suas ligações familiares, aliadas a outras atividades fora do futebol, também acabaram influenciando em tal decisão.

Paulo Baier, entretanto, não contava com o que iria ocorrer em 24 de fevereiro de 2.002. O “seu” Pelotas enfrentaria o Criciúma pela então Liga Sul Minas, competição que reunia alguns representantes dos 3 estados do Sul, mais de Minas Gerais. O jogo acabou 4 a 4, placar pouco provável no futebol profissional de hoje em dia, e Baier teve atuação destacada. Fez um gol e jogou em alto nível! Sua performance despertou interesse do Criciúma e o então presidente Moacir Fernandes conseguiu trazê-lo de volta para o Heriberto Hülse. Já com o técnico Édson Gaúcho, Paulo Baier teve papel importantíssimo na campanha que levou o Criciúma a conquistar o título de Campeão Brasileiro da Série B naquele ano. Também ficou em 2.003 no Tigre e deu sua parcela de contribuição para que o clube tivesse permanência confirmada na Série A para 2.004. Neste ano, inclusive, Paulo Baier foi convocado pra Seleção Brasileira onde jogou em 3 partidas.

Claramente...o Criciúma recuperou Paulo Baier em 2.003 e 2.004. E, novamente, cresceram os olhares de empresários! O jogador deixou o Tigre, novamente, e se acertou com o Goiás, foi para o Palmeiras, retornou ao Goiás, esteve no Sport e, em 2.009, aportou em Curitiba para jogar no Atlético Paranaense. Lá atingiu seu maior rendimento! Jogou quase 5 anos e, até hoje, é bastante querido e reverenciado pelos torcedores atleticanos. Não renovou contrato com o Atlético e recebeu convite do Criciúma...de novo! Aceitou e está no Tigre onde, pelo que se sabe, pretende encerrar sua carreira.

Diante do exposto e, como forma de reconhecimento, entendo que Paulo Baier deve ser homenageado pelo Criciúma no jogo desta quarta-feira(22). Aliás, por ironia do destino, justamente os dois últimos clubes de Baier se enfrentam: Criciúma e Atlético,  as 19:30. E, se os paranaenses quiserem prestar algum ato de admiração...será bem recebido! Mas, o Depto. de Marketing do Criciúma tem obrigação de, no mínimo, entregar ao atleta, uma placa comemorativa! Quarenta anos e ainda jogando futebol profissional...não é pra qualquer um!!

Passarinho Arrepiado andou conversando com Gilmar Dal Pozzo, o técnico do Criciúma, mas não conseguiu apurar muita coisa em relação ao que pode ser colocado em campo no jogo diante do Atlético. Sabe-se, entretanto, que Joílson, Rodrigo Souza e João Vítor não poderão ser usados por causa de suspensão. Se bem que devem aparecer Rafael Pereira na zaga; Serginho e Ricardinho, no meio campo. Nas demais posições, os mesmos jogadores que atuaram contra o Fluminense.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Erro da arbitragem e “apagão” mataram o Tigre no Maracanã!

Eram 32 minutos do 1º tempo quando o árbitro assistente, cidadão de nome Adriano Miranda, da Federação Paulista, anulou de forma absolutamente equivocada o gol de Rodrigo Souza. Escanteio do lado esquerdo, Lucca bateu com o pé direito e o volante do Criciúma, bem posicionado, jogou de cabeça pro fundo da meta, após Fred e Márlon,do Fluminense, se baterem na área. Gol legal!! Marcelo Aparecido de Souza, o árbitro central, apontou pro meio-campo e, através da comunicação interna, a conquista catarinense foi invalidada. Observando a jogada várias vezes pela TV ninguém conseguiu encontrar qualquer irregularidade no lance que justificasse sua anulação. Esse, pra mim, foi o momento mais marcante da derrota do Criciúma por 4 a 2 para o Fluminense que manteve o Tigre na zona do rebaixamento. Vale frisar, ainda, o “apagão” que o time teve nos primeiros 10 minutos do 2º tempo. Neste curto período, Wágner e Conca se aproveitaram de falhas da defesa catarinense. O Flu virou e ampliou. Daí pra frente o Criciúma cedeu espaços e houve maior domínio do adversário. Para o Criciúma, o resultado acabou sendo duro demais, pois merecia melhor sorte no jogo!
Fluminense 4 x 2 Criciúma. Wálter participou de 3 gols do Flu. Lucca, ao lado, fez um para o Tigre. Jornal "O Lance", do Rio, mancheteou: "Bateu em bêbado!".
.
Individualmente...Bruno foi traído pelo toque de “raspão” de Ronaldo Alves em lance que acabou ocasionando o 1º gol do Fluminense. Tentou dar um tapa na bola que não impediu a finalização de Wágner. Nos outros gols sofridos...sem culpa. Nota 5. Eduardo não repetiu seus avanços constantes ao ataque como na ultima partida contra o Santos, por exemplo. Entendo que errou ao dar espaço para Wálter servir Fred e o toque final de Wágner no 2º gol do Fluminense. Nota 5. Joílson fazia bom jogo até permitir que o ataque dos cariocas criasse situações para virar o placar. Isso se deu no começo da 2ª etapa...justamente no pior momento do Criciúma no jogo. Nota 5. Ronaldo Alves, por sua vez, teve o mérito de fazer um gol para o Tigre e falhar, logo em seguida, ao “rabar” em bola...gol do Fluminense! Nota 5. Giovânni jogou futebol discreto. Sem muito sal...com bem mais preocupações defensivas. Nota 5. Serginho não comprometeu na marcação e, desta feita, não cometeu erros individuais. Mas, continua longe de ser aquele jogador da temporada passada. Nota 5. Rodrigo Souza fazia bom jogo até ser expulso de forma correta depois de cometer pênalte em Fred. Teve o “azar” do gol anulado, ainda quando o jogo estava 0 a 0. Nota 6. João Vítor cometeu grave erro logo aos 8 minutos de partida quando fez falta mais dura em Conca, na intermediária ofensiva. Atitude desnecessária que provocou, inclusive, seu 12º cartão amarelo no Campeonato Brasileiro! Não foi substituto à altura de Cléber Santana. Nota 5. Bruno Lopes correu muito e procurou recompor pra ajudar na marcação, algo que tem feito com bastante freqüência. Nota 6. Da mesma forma, nota 6 para o centroavante Souza que demonstrou muita luta e boa movimentação. Sobre Lucca, foi o jogador mais efetivo e objetivo do Criciúma em campo. Teve participação em todos os lances de maior perigo proporcionados pelo ataque do Tigre. Nota 7. Entraram Gustavo, com desempenho discreto...nota 4; Zé Carlos que arrumou até confusão e mostrou esforço pra tentar ajudar...nota 5; e, Rafael Costa...este também discreto, nota 4.

Entendo que o técnico Gilmar Dal Pozzo, novamente, não soube mexer no time. Suas alterações não causam o efeito desejado. Por exemplo...quando Bruno Lopes acusou desconforto muscular, Rafael Costa era pra ter entrado em seu lugar, e não Gustavo como aconteceu! Além disso, fora de casa, seu aproveitamento continua muito baixo. Em 18 pontos disputados longe do Heriberto Hülse, somente 2 conquistados!! Nota 4 pra ele.

Olha o Passarinho Arrepiado com suas projeções otimistas...! Nove rodadas ainda por disputar, sendo 5 em casa, 4 fora. Ganhando as partidas em Criciúma, o Tigre escapa...sem qualquer dúvida! O Arrepiado também me lembra que, para jogar contra o Atlético Paranaense, na quarta-feira(22), serão três desfalques: Joílson, João Vítor e Rodrigo Souza...todos por suspensão. Substitutos de cada um deles? Rafael Pereira, Ricardinho e a volta de Cléber Santana.