sábado, 9 de dezembro de 2017

Novo diretor executivo do Criciúma terá total autonomia pra comandar o futebol??

Talvez esta seja a grande questão envolvendo a vinda de Newton Drummon, o “Chumbinho”, pra dirigir o futebol no Criciúma! Até porque, em sua primeira fala destacou o poderio financeiro de times grandes que, nem sempre, pesam favoravelmente! Uma desculpa? Bem provável...!! Afinal, é sabido por todos que o presidente Jaime Dal Farra tem anunciado “aos quatro cantos” que a G. A. não tem dinheiro, que o quadro de sócios diminuiu, que continua a procura de ajuda...e, o “blá-blá-blá” que toda a torcida já sabe de cor e salteado! O tal discurso do comandante tricolor, às vezes, deixa o torcedor bem desanimado! Mas, por outro lado, ele não está escondendo a realidade! O Criciúma de hoje é “pobre”, se compararmos com os outros clubes do mesmo porte em Santa Catarina!
Ou você que nos acompanha imagina que a dupla da Capital, por exemplo, não tem mais poder de investimento que o Criciúma?? Claro que tem, sim!! Nem vou falar da Chapecoense que possui o maior orçamento do Estado!! Quanto ao Joinville, à distância, imagino que sua capacidade tenha certa equivalência com a do Criciúma, atualmente. Massss...de outro modo, isso não quer dizer que, por ser mais “rica” a Chapecoense será campeã estadual e o Tigre ocupará posição intermediária! São apenas detalhes informativos que sempre saciam a curiosidade do leitor e blogueiro! E, importante frisar que os torneios são de futebol, não pra ver quem tem mais dinheiro!!
Outro dia, conversando com Émerson Almeida, gerente de futebol, ele revelou seu desejo de, em 2.018, montar um grupo de jogadores que possa resgatar os bons times do Criciúma de outrora! Por isso, insisto que o comando precisa ser exigente e disciplinador, além de gostar de trabalhar bastante!! Analisem comigo...se não há dinheiro pra efetuar contratações de maior qualidade, só com muito treino e dedicação de todos os envolvidos para que as limitações sejam superadas!! Por isso, entendo que o técnico precisa seguir nessa mesma linha de pensamento!! Assim...aguardemos!!

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Jaime Dal Farra e a política do bom e do barato.

Tais critérios deverão ser adotados, novamente, pelo dono da G. A., a empresa que administra o Criciúma E. C. Seu proprietário, Jaime Dal Farra, continua sem dispor dos mesmos recursos financeiros dos tempos de Antenor e Arnaldo Angeloni. Assim, na próxima temporada a torcida do Tigre, outra vez, verá um time em campo com jogadores sem graaaande qualificação técnica! A não ser que Émerson Almeida, gerente de futebol, consiga formar um grupo descobrindo atletas de nível, pelo menos razoável, afim de que melhores resultados apareçam em comparação com 2.017. E, não adianta ficar lamentando ou “tocando corneta” nas redes sociais!! O Criciúma dos tempos atuais é mais pobre, sob todos os aspectos, em relação ao que possuía há 3/4 anos atrás!

Ocorre que Jaime Dal Farra, sozinho, não tem “bala na agulha” a ponto de oferecer ao sócio e ao torcedor em geral uma estrutura que permita montar time de “chegada”. Então, nos resta torcer para que, ao menos, seja disposta no Campeonato Catarinense, na Copa do Brasil e principalmente na Série B do Brasileiro, uma equipe de jogadores comprometidos, lutadores, guerreiros...!! Dá até pra entender que não tem dinheiro que possibilite trazer jogadores de boa qualidade técnica. Massss...o mínimo que se exige? Atletas profissionais de futebol, na verdadeira acepção do termo!! Ninguém suporta mais ir pro estádio e ver jogadores “tanto faz”!! Do tipo que não se entrega verdadeiramente nas partidas e se comporta do mesmo jeito, ganhando ou perdendo!! Tarefa pro gerente de futebol(foto) cumprir!!

Com o “recesso” no Criciúma, reta final de temporada e as atenções, minhas e do Passarinho Arrepiado, se voltam pra duas situações que envolvem o mundo do futebol: o Flamengo, na Copa Sul-Americana; e, o Grêmio, que pode chegar à decisão do Mundial Inter-Clubes. Um “Brasil x Argentina” com o Flamengo enfrentando o Independiente; e, os mais otimistas, apostam num “Brasil x Espanha” imaginando que Grêmio e Real Madrid devam chegar à final pra brigar pelo título de campeão do mundo!! Isso quer dizer que o futebol brasileiro está em “alta”?? Entendo que, de certa forma, sim! Até porque a Seleção Brasileira é segunda colocada no ranking da FIFA, recentemente o Grêmio ganhou a Taça Libertadores, e, agora, Flamengo e o próprio Grêmio podem conquistar mais dois títulos internacionais!! Muito bom e que assim continue...pelo menos até depois da Copa da Rússia...!!!