sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Obrigação de vencer? Favoritismo? Sim...com toda certeza!!

Entendo como favorito o Criciúma pra esse jogo contra o Oeste. Caramba...por mais frios que tenhamos de ser, mas, é difícil não apontar o Tigre com BEM MELHORES CONDIÇÕES do que o adversário! É só olhar a tabela e observar o aproveitamento de cada um na competição, até agora. Enquanto o Criciúma desfruta de uma situação relativamente “cômoda” no torneio, o adversário está, eu diria, “virtualmente rebaixado”! Na classificação, o Criciúma tem sete vitórias, o Oeste apenas uma; 23 pontos o Tigre, na posição 3, e o time paulista em último, com 6 pontos.

Importante frisar, contudo, que essa “história” de favoritismo é só pra gente, que fala sobre futebol a toda hora, fazer prognósticos dentro de uma lógica! Embora os comandados de Paulo Baier sejam superiores, tecnicamente, em relação ao time agora treinado por João Brigatti, é sempre bom ter todo o cuidado para que se evite qualquer surpresa desagradável! E, independentemente do esquema, formatação tática e jogadores a serem usados, o foco e o objetivo precisam, obrigatoriamente, ser mantidos! O nível de competitividade...“lá em cima”! Não esqueçam que, mais nove pontos em dezoito por disputar, garantem ao Criciúma uma tão almejada passagem de fase e a continuidade da luta por acesso à Série B!!


Passarinho Arrepiado acompanhou, durante a semana, o Criciúma-Sub17 em sua estreia na Copa do Brasil da categoria. Foram três a zero pra cima do Dom Bosco, do Mato Grosso, de forma incontestáveis! O time de Amauri Barasuol simplesmente não tomou conhecimento do adversário, “passou por cima” e garantiu vaga na próxima etapa da competição. Agora, o Criciúma enfrentará o Fluminense. Por sua vez, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nesta quinta-feira (19/08), através de sorteio realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro (RJ), os mandos de campo das oitavas de final. O primeiro confronto entre Criciúma e Fluminense será disputado no Estádio Heriberto Hülse. De acordo com a tabela base, a partida de ida ocorre no dia 31 de agosto e a volta no dia 7 de setembro.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Pra garantir classificação, mais nove pontos dá...!!

O Criciúma já está abrindo contagem regressiva em busca da vaga para a próxima fase da Série C. Levando-se em consideração as últimas cinco edições da Série C – todas disputadas com a mesma fórmula – com, aproximadamente, 50% de aproveitamento, uma equipe está classificada às quartas de final da competição. Atualmente, a média está um pouco mais alta: o Ituano, quarto colocado do grupo B, tem 21 pontos em 12 jogos – 58,3% de aproveitamento. Porém, esse número deve baixar, em virtude dos confrontos diretos que ainda acontecerão.

Sendo assim, para ter uma margem um pouco mais segura, possivelmente ganhando os três jogos restantes dentro de casa, contra Oeste, Botafogo-SP e Mirassol, o Criciúma estará na segunda fase da Terceira Divisão deste ano. Atualmente, o Tigre está com quatro pontos a mais que o Botafogo-SP, quinto colocado na tabela: 23 a 19. O Criciúma tem a mesma pontuação do líder do grupo e fica atrás apenas no saldo de gols. “Agora temos um jogo em casa (domingo, diante do Oeste) outra partida difícil, não tem jogo fácil, a nossa chave é muito difícil, com muito time bom, mas temos que valorizar a vitória (contra o Ypiranga, fora de casa) que veio em muito boa hora”, destaca o técnico Paulo Baier.

Os jogos restantes do Tigre na Série C:

22/08 (domingo) – Criciúma x Oeste – 11h – Heriberto Hülse

27/08 (sexta-feira) – Novorizontino x Criciúma – 20h – Jorge de Biasi, em Novo Horizonte (SP)

05/09 (domingo) – Paraná x Criciúma – 18h – Durival de Britto, em Curitiba (PR)

11/09 (sábado) – Criciúma x Botafogo-SP – 19h – Heriberto Hülse

18/09 (sábado) – Criciúma x Mirassol – 17h – Heriberto Hülse

25/09 (sábado) – Figueirense x Criciúma – 17h – Orlando Scarpelli, em Florianópolis

.

(Colaboração: Jornalista Tiago Monte/DN SUL)