sábado, 27 de agosto de 2016

Bota na conta do Cavalo!!

Quando o Criciúma ganhou do Náutico o treinador do Criciúma recebeu rasgados elogios. Massss...desta feita, em razão da derrota pro Joinville, 1 a 0, a segunda consecutiva em casa, sem dúvida alguma: a responsabilidade MAIOR é do sr. Roberto Cavalo!! Por que? Simples! Escalou mal e mexeu pior ainda!! Qual a razão de ter insistido com Diego Giaretta na lateral-esquerda deixando Marlon e Niltinho, que “entendem” bem mais da posição, no banco de reservas!! Por que deixar na suplência Douglas Moreira?? Roberto Cavalo falou após a partida que o jogador estava machucado. Ora bolas...se tinha lesão, como ficou no banco e jogou normalmente no 2º tempo?? Durante o jogo, as alterações não deram resultado e o técnico do Tigre, literalmente, “queimou” Gabriel Leite! Era jogo pra um atacante mais agudo, no caso, Niltinho. Gabriel Leite entrou no intervalo e saiu na metade da 2ª etapa!! Independentemente dos erros cometidos pelo comandante tricolor, o Criciúma foi apático demais no jogo diante do Joinville!! Tomou um gol no começo da partida, o Joinville se fechou e foi forte na marcação...e a lentidão do Criciúma ajudou bastante para que se confirmasse a derrota!! Atuação deprimente e o Tigre deixa escapar, DE NOVO, a chance de pelo menos chegar perto do G-4!!!
Individualmente, o goleiro Édson fez duas boas defesas, não teve culpa no gol e saiu jogando errado uma bola, ainda na 1ª etapa, que quase resultou em gol do adversário. Nota 6. Ricardinho...o de sempre, sem brilho e pouca técnica. Só vontade!! Nota 5. Raphael Silva teve culpa no gol, sim, do Joinville!! Levou drible de Jael dentro da área...e, da forma como aconteceu o lance, zagueiro que se preza jamais pode permitir tal jogada!! Nota 3. Ferron, “rabou” em bola algumas vezes e levou desvantagem contra o ataque do JEC. Nota 4. Diego Giaretta, já se sabe, é atleta experiente. Entretanto, “deu pra bola dele” essa de jogar na lateral!! É zagueiro de área e lá deve buscar seu espaço!! No 2º tempo, Giaretta não passou uma vez sequer do meio-campo!! Nota 4. Barreto voltou a ter atuação com erros de passes e deu alguns “botes errados”, comprometendo sua atuação. Nota 4. João Afonso quase “entregou o ouro” numa jogada ainda no 1º tempo! Errou passes e teve rendimento bem abaixo do que pode!! Nota 3. Caíque Valdivia recebeu oportunidade pra começar, pela primeira vez, um jogo como titular no Criciúma. Infelizmente, com atuação discreta, não soube aproveitar tal chance!! Nota 4. Alex Maranhão completou o setor de meio-campo com muita vontade e aplicação! Mas, tecnicamente, como todo o time...ficou “devendo”!! Nota 5. Roberto foi o jogador mais participativo no “pobre” ataque do Criciúma! Entretanto, suas jogadas de velocidade foi o que o Tigre teve de melhor na partida! Nota 6. Quanto ao atacante Jheimy...bem marcado pela experiente defesa do Joinville, pouco fez e não merece mais do que nota 3!! Entraram Douglas Moreira, fazendo seu habitual trabalho de ligação entre o setor defensivo e de armação. Até arriscou alguns chutes à media distância! Nota 6. Também foi usado Gabriel Leite que pode ser jogador aplicado e esforçado nos treinos, só que não tem condições de vestir a camisa titular do Criciúma. Infelizmente, foi jogado numa “fogueira” danada por Roberto Cavalo! Nota 2. E, Hélio Paraíba que prefiro não dar nota! Reitero que o técnico tricolor foi o principal responsável pela péssima atuação do Criciúma na derrota pro Joinville!! Insisto...escalou e mexeu mal!! Nota 3!! De qualquer modo...”segue o barco”...terça-feira(30) tem o Goiás, no Serra Dourada! E...que chance o Criciúma desperdiçou de buscar auto-afirmação no Campeonato, hein??!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Diante do “Coelho”, Cavalo não terá seu “Tigre” completo!

No futebol, mais ainda aqui no Brasil, há muito tempo criou-se o estigma de que... “joga em casa, é obrigado a ganhar”. E...no caso da partida entre Criciúma e Joinville, nesta sexta-feira(26), a pressão maior está com o Tigre!! Alguém pode perguntar: “Ué...mas, Gilberto...o JEC é quem está na zona do rebaixamento e não o Criciúma!!”. Sim, é verdade! Contudo, reforço minha tese de que, estando na sétima posição, vindo de vitória fora de casa contra o Náutico que é concorrente direto na briga pelo acesso, e...claro, juntando o fato de atuar ao lado de sua torcida, no estádio Heriberto Hülse, são justificativas claras que fazem do Criciúma favorito absoluto!! Não digo que, com isso, Roberto Cavalo e cia. devem “patrolar” o adversário. De forma alguma! Sempre defendi o respeito e a lealdade dentro de campo entre as equipes que se enfrentam. Isso não impede, entretanto, que o Tigre jogue pra se impôr dentro de casa e confirme a conquista de três pontos que o farão muito bem na tabela de classificação!! Lembro que, depois de jogar contra o Joinville, o Criciúma terá três rodadas, na sequência, onde os adversários tendem a ser de maior dificuldade! Serão...Goiás, em Goiânia...time que briga pra fugir de perto da zona do descenso; CRB, em Criciúma...este lutando pra permanecer no G-4; e, Avaí, na Ressacada...confronto sempre complicado pelo fato de ser um clássico!! Então...se há realmente pensamento de retorno pra Série A, o Criciúma terá, sim, de ganhar do Joinville! Tal vitória dará maior autoconfiança à Comissão Técnica e grupo de jogadores...com certeza!!
 xxx   

Neste jogo diante do “Coelho”...Cavalo não terá seu Tigre completo!! (Frase com bicharada!!) Digo isso porque o goleiro Luiz irá cumprir suspensão; e, machucado, o meia Juninho também está fora. Estes desfalques, em princípio, não causam grande preocupação! Edson já demonstrou em outras oportunidades que pode dar conta do recado e, no meio, Caíque Valdívia deve receber oportunidade pra começar jogando. Sobre Valdívia, inclusive, é bom lembrar que, no Náutico, ele não se firmou e continua buscando seu espaço pra melhor aproveitamento!! De qualquer modo, o que mais causa perplexidade é o caso das laterais e do comando de ataque. Sobre os “lados do campo”, o Criciúma dispõe de Marlon, canhoto!! Só que este vai treinar com a Seleção Brasileira por alguns dias e Roberto Cavalo poderá apostar, novamente, em Niltinho. Pela direita, por enquanto, “vamos” de Ricardinho!! É o que tem!! Inclusive, penso que o Criciúma precisa buscar no mercado jogadores para as duas alas o quanto antes!! E, “na área”, pra “camisa nove” Jheimy e Hélio Paraíba são as opções. Até o momento, ambos estão ainda muito discretos! Gustavo era o artilheiro do time na Série B e na temporada. Claro que, este sim, fará falta!! A não ser que um dos dois desencante a fazer gols!!! Huuummm...!! É o que a torcida espera!!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O último que ainda estava vivo!!



Não posso deixar passar em branco o falecimento do derradeiro fundador do então Comerciário, hoje Criciúma Esporte Clube. Trata-se do sr. Giácomo Della Giustina, conhecido popularmente como o “sêo” Jacó que, no fim da sua vida, morava no Balneário Rincão. Em maio de 1.947 ele e mais outros “rapazes” do centro da cidade, ali na Praça Nereu Ramos, resolveram criar um time de futebol dando-lhe o nome de Comerciário. Claro que nenhum deles imaginava o quanto aquele grupo de, digamos “atletas”, mais tarde clube de futebol, iria chegar onde chegou!! O  simples gesto de uma turma de amigos tomou rumos e formas que, talvez, ninguém daquela época sequer sonhou!! As fotos em destaque mostram  “sêo” Jacó com o filho Kiko Della Giustina, um apaixonado torcedor do Criciúma e fanático pelas coisas de nossa  região! A vida segue...o Clube e sua torcida também!! Nos resta confortar a família e homenageá-lo com um minuto de silêncio no jogo de sexta-feira(26) diante do Joinville!! Salva de palmas!!

Retificando uma informação passada na postagem anterior em relação a valores referentes à negociação que envolveu a ida do atacante Gustavo para o Corínthians. Por 35% dos direitos econômicos, a G. A. receberá 3 milhões e 500 mil reais e não 3 milhões como havia sido cogitado! Feito o registro, me estendo um pouco mais em relação a este assunto. Todos ficamos meio que intrigados porque o Criciúma não dá muitos detalhes, de forma minuciosa, sobre transações envolvendo jogadores! Além disso, parte da imprensa e alguns torcedores ficam bastante curiosos querendo saber onde o dinheiro de negociação A ou B será aplicado!! Ora bolas...também quero saber!! Mas, a empresa que administra o Criciúma é uma entidade privada e tem o direito de divulgar publicamente OU NÃO dados sobre venda, compra ou empréstimo de qualquer profissional! Trata-se de uma situação idêntica a você, que tem seu estabelecimento comercial ou industrial!! Fala sobre questões financeiras e administrativas se quiser!! O presidente Jaime Dal Farra tem que prestar contas junto ao Conselho Deliberativo do Clube e aos sócios patrimoniais nas reuniões ordinárias em que conselheiros e associados são convocados!! Isso sim...é de obrigação do gestor!! E é bom ressaltar que nem o Criciúma, o São Paulo, o Palmeiras, o Flamengo, o Sport, o Barcelona ou o Zenit falam abertamente de suas contas e questões gerenciais!! Quase todo o futebol é negócio e o “segredo é a alma do negócio”, não é mesmo??!! Esxtão compreendendo??

Passarinho Arrepiado, ainda eufórico pela vitória do Tigre sobre o Náutico na semana passada, se mostra bastante entusiasmado com a possibilidade de o Criciúma “engrenar” de vez no Campeonato Brasileiro. Os resultados dos jogos de terça-feira(23) não mexeram com a colocação do Criciúma na tabela de classificação! Com 29 pontos, ganhando do Joinville...atingirá os 32 e ficará bem mais próximo do G-4!! Tem promoção de ingressos: 20 reais; e não há desculpas pra deixar de ir ao estádio Heriberto Hülse. Frio? Não, não! A previsão indica temperatura mais elevada a partir desta quinta!! Então...camisa, faixa na cabeça e bandeira na mão!!

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Novos colaboradores!!

O www.gilbertocustodio.blogspot.com.br tem a satisfação de receber a LG TRANSPORTESs, 

comandado pelo amigo Giovani Lazzarin; e JÚNER JOALHEIRO, do grande camarada Gílson 

Júner, que se juntam à MKF MATERIAIS ELÉTRICOS, do parceiro Lauvir José 

Albino...conosco desde o lançamento da página, em 03/05/2.011, como novos colaboradores!! Isto, 

dentro da proposta do blog, opinando e informando diariamente a todos aqueles(as) que gostam 

de esporte, principalmente o futebol e, claro, o nosso Criciúma E. C. Obrigado pela confiança e 

credibilidade para com nosso trabalho e sejam bem-vindos!!

Era uma questão de tempo...!

Ou alguém pensava diferente em relação à negociação que está transferindo o atacante Gustavo, do Criciúma para o Corínthians?? Quando saíram rumores por aqui e, em São Paulo, a imprensa de lá que é corinthiana uma barbaridade, noticiou a possível transação...já ficava bem escancarado que mais cedo ou mais tarde o atleta teria sua transferência confirmada para o chamado “Timão”! As informações dão conta de que o Corínthians está comprando 35% dos direitos econômicos do jogador junto ao Criciúma que detém 70%! Os outros 30% estão com investidores e com o próprio Gustavo. Autor de 11 gols durante o 1º turno da Série B do Campeonato Brasileiro, mais 6 no Catarinense e um pela Copa do Brasil, o atacante despertou interesse de alguns clubes da Série A e o Corínthians largou na frente! E...o futebol é assim! No começo do ano, Gustavo seria emprestado pro Novo Hamburgo e pediu pra ficar no Criciúma prometendo trabalho e dedicação!! O mundo e a bola giram...Gustavo passou a fazer gols e, agora, a chance de mostrar seu futebol no clube mais popular do País!! Bom negócio para o Criciúma?? Sob o ponto de vista técnico, não! Com certeza!! Os possíveis substitutos de Gustavo, aqueles de “área” no atual plantel do Criciúma, ainda não deram o “ar da graça”!! De qualquer modo, Jheimy e Hélio Paraíba vão “brigar” pra substituir o artilheiro!!

Ainda sobre os valores e percentuais ...fico aqui pensando com “meus botões”!! Se o Corínthians está pagando, dizem...3 milhões de reais pra obter 35% do “passe” de Gustavo, quando serão vendidos os outros 35%?? Sim...porque 30% pertencem, como frisamos antes, ao próprio atleta e a investidores. Faço tal questionamento porque é meio intrigante!! Gustavo poderá se “aposentar” no Corínthians ou em outro clube e o Criciúma não ver mais a “cor do dinheiro”! A não ser que o centroavante continue a fazer muitos gols e haja uma transferência pro exterior! Aí, sim...entra uma boa grana na parada...entenderam?? Refresco a memória do leitor e blogueiro lembrando que o Criciúma ainda detém 15% do Lucca, que também foi pro Corínthians; 75% de Roger Guedes, que está no Palmeiras; e, 65% do lateral Ezequiel, hoje no Cruzeiro.

Sobre esses negócios e transações que acontecem a toda hora no futebol e, por extensão, no Criciúma...considero ser algo quase obrigatório!! Afinal, como “sustentar” um clube do tamanho do Criciúma sem vender jogadores revelados nas categorias de base?? É praticamente impossível!! No entanto, fico perplexo em relação a como o técnico Roberto Cavalo vai se virar pra manter um bom rendimento do time em campo!! A vitória sobre o Náutico animou a torcida e, naturalmente, as exigências tendem a aumentar!! Quem vai pra arquibancada quer porque quer ver o Criciúma subir de divisão!! Assim, essa história de “campanha de manutenção” ninguém assimila!! Clube da grandeza do Criciúma, insisto, precisa SEMPRE estar pensando em vencer, conquistar e ganhar títulos...e crescendo...!! Entenderam bem??

terça-feira, 23 de agosto de 2016

A luta de cada um de nós pra conquistar “medalhas” e subir ao “pódio”!!

Foram duas semanas de glórias, conquistas e também derrotas com 10.700 atletas participando da Rio-2.016. O Brasil levou mais de 400...a maior delegação da história de sua participação nos Jogos Olímpicos. Foram 205 países e 28 modalidades esportivas! Quem levou a melhor? O país “campeão” de vitórias? Claro...os Estados Unidos com 171 medalhas no peito, sendo 46 de ouro, 37 de prata e 38 de bronze! Em segundo a Grã-Bretanha, englobando Inglaterra, País de Gales e Escócia; e, a China, que ficou em terceiro lugar. O Brasil fechou sua participação em 13º, conseguindo sendo 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze...19 no total. Os mais otimistas chegaram a prever uma classificação entre os 10 melhores. Massss... conforme o pessoal do Comitê Olímpico Brasileiro, estar entre os 15 primeiros já seria um grande feito!! Está bom?? Tecnicamente, não!! Temos potencial pra mais!! Entretanto, levando-se em conta várias situações envolvendo questões econômicas, falta de melhor infra-estrutura e condições para atletas, treinadores e instituições desportivas...dá pra dizer que, novamente, nos superamos!!

Insisto numa tese que defendo sobre a prática de esportes. Em países mais desenvolvidos há um cuidado maior e atenção, vigilância para com a garotada!! Ninguém é perfeito...mas, na Alemanha, Japão, China, Inglaterra, Austrália, Estados Unidos e Rússia, por exemplo, governantes incentivam e educam os jovens a praticar o esporte e desenvolver aptidões técnicas que poderão levar essas crianças a uma ocupação futura, já prevendo sua formação como adulta e pronta pra encarar a vida!! Ora bolas...não custa tão caro ensinar a “meninada” a ter educação, desenvolver seus talentos e vocações e, paralelamente, fomentar a atividade esportiva!! É uma questão de planejamento, trabalho e, principalmente, VONTADE!! Com absoluta certeza, agindo assim teríamos bem menos criminosos andando por aí...com idade abaixo dos 18 anos, inclusive alguns “tirando sarro” da polícia porque sabem que a lei os protege!! Esta é uma das lutas a que me referi no título da postagem! Qualidade de vida...mais segurança, maior tranqüilidade pra podermos sair às ruas sem correr riscos de assaltos, de atos de vandalismo!! Desenvolver qualquer costume ligado ao esporte, às artes, à cultura...enfim, se educando para a vida num mundo cada vez mais egoísta e incerto, talvez seja uma saída afim de que tenhamos mais “gente”, na verdadeira acepção do termo!! Até porque...de ente, ser...tá cheio por aí!! Contudo, “gente que é gente” está diminuindo, gradativamente!! 

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Neymar, Wéverton e também Alex Maranhão...os personagens de um dia de vitórias!!

Em algumas oportunidades ele até exagera nas jogadas individuais, é abusado demais! Em outras, provoca os adversários sem necessidade! Massss...JOGA MUITO!! Neymar foi o protagonista na decisão da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Um a um com a Alemanha, zero a zero na prorrogação e 5 a 4 para o Brasil nas penalidades! A falta que Neymar bateu, abrindo o placar, foi perfeita!! Bola sem defesa pro goleiro alemão!! Contudo a defesa brasileira errou duas vezes ao tentar sair jogando perto da área defensiva e acabou levando o tento de empate, na 2ª etapa. Importante lembrar que, antes disso, a Alemanha já havia “metido” duas bolas na trave do Brasil!! De qualquer modo foi jogo...aquele que costumamos definir como “teste pra cardíaco”!! Sobre a Alemanha, precisamos reconhecer que ainda joga, hoje, o futebol de melhor toque de bola no mundo!! Até as “meninas” deles chegaram à decisão olímpica e conquistaram o ouro!! Na partida do Maracanã prevaleceu a determinação, o espírito de luta e o comprometimento da equipe treinada por Rogério Micale. Diferentemente da seleção considerada principal, Renato Augusto, Wéverton e Neymar comandaram um grupo que lutou muito e nos encheu de orgulho vendo-os jogar representando o País!! Imagino o que deve ter passado na cabeça de Neymar quando este foi pra bola afim de bater o último pênalte depois da defesa de Wéverton! Uma conquista tão esperada e que foi confirmada com momentos de extrema dramaticidade!! Valeu mesmo!! Até porque... há tempos que o futebol não nos proporcionava tamanha alegria e satisfação!! Quanto aos secadores, aqueles que só enxergam o que é ruím ou procuram ressaltar as coisas negativas...sinceramente, é pra isolar...deixar de lado!! Prefiro vivenciar coisas boas...positivas!! Ouroooooooooo...!!

Bem...paralelo a tudo isso, o Criciúma abriu o returno do Campeonato Brasileiro vencendo fora de casa! Demonstrando muita sabedoria, o Tigre bateu o Náutico em Recife por 1 a 0, gol a 27 minutos do 1º tempo assinalado por Alex Maranhão. Mesmo com as desconfianças que tínhamos em relação à escalação de um time sem laterais de ofício, mais as ausências do regular Douglas Moreira e do artilheiro Gustavo, Roberto Cavalo armou sua equipe com sabedoria pra explorar os contra-ataques e, dentro do que já conhecemos, fechou bem a “porteira”...conquistando vitória importantíssima!! A jogada do gol, inclusive, foi construída por dois jogadores que, até então, não eram titulares!  Alex Maranhão tabelou com Jheimy...o meia do Criciúma passou pela zaga adversária e, na saída do goleiro Júlio César, tocou no canto baixo direito! Bom jogo...vimos um Criciúma inteligente e vitória mais do que merecida!!

Rapidinho...Luiz com boas defesas, nota 7. Ricardinho...elevado espírito de luta, sem grandes recursos técnicos, nota 6. Raphael Silva...o “sério” de sempre, nota 7. Ferron quase entregou um gol pro adversário e, no mais, soube dar conta do recado, nota 6. Diego Giaretta, sem ser brilhante, teve bom desempenho...mesmo jogando fora de sua posição, nota 7. Barreto e João Afonso com boa marcação no meio-campo e ambos cumprindo função de proteção ao sistema defensivo. Nota 7 pros dois. Os meias Juninho e Alex Maranhão “casaram” bem com finalizações e...um gol, o da vitória! Nota 7 pra dupla. Jheimy...mais discreto em conclusões e, pelo menos, o passe pro gol de Alex Maranhão! Nota 6. Roberto...continua sendo o “cara” pra puxar as jogadas de velocidade. Útil...nota 7. Entraram Caíque Valdivia, Marlon e Niltinho. Vou me ater ao estreante que, por sinal, antes de vir para o Criciúma, jogava no Náutico. Caíque Valdivia cumpriu função muito mais de marcação do que na armação de jogadas! Nota 6. Bom jogo...grande vitória e que haja continuidade de atuações e resultados como o que vimos contra o Náutico!!