sábado, 29 de junho de 2019

As semifinais da Copa América.

Que coisa, hein?? O Uruguai está fora da disputa e os pênaltis acabaram proporcionando a classificação do Peru! Dentre os quatro semifinalistas, claro que Paolo Guerrero e cia. sabem que seu time é franco atirador...verdadeiro “zebrão” perante Chile, Argentina e Brasil! Fico cá me perguntando como Luisito Suárez chutou tão mal o primeiro pênalti, da série, contra o time peruano?? Ainda mais que, os demais uruguaios, converteram o restante das cobranças!
De qualquer modo, longe de ser favorito, o Peru vai pra uma das semifinais e enfrentará a boa equipe do Chile! Este que, por sinal, também se classificou nas penalidades, após empatar em 0 a 0 com a Colômbia. Aliás, a técnica de James Rodriguez e parceiros foi vencida pelo alto nível de competitividade e espírito coletivo de um time que tem em Vidal, Aránguiz, Vargas e Alexis Sánchez como as principais figuras! Não dá pra cravar favoritismo para o Chile nesta semifinal! A lógica indica que sim! Só que essa história de se fechar todo atrás pra levar a decisão pros pênaltis já deu certo com Paraguai e Peru!
E, se é preferível não cravar Chile contra o Peru, imaginem no confronto entre Brasil e Argentina!! Em termos de futebol sul-americano será o confronto do ano!! Uma das maiores rivalidades do futebol mundial!! Claro que tanto os hermanos como nós, tupiniquins, estamos em baixa no contexto mundial! A camisa pesa? Com certeza...pra ambos os lados!! O fato de estar jogando em casa coloca maior responsabilidade na Seleção Brasileira! Alguns jogadores dos que estavam no grupo do fracasso de 2.014 estarão nessa disputa.
Está bem claro que há uma pressão muito grande em cima de Tite e comandados! A decepção sofrida nas duas últimas edições da Copa do Mundo, principalmente a realizada no Brasil, e o fato de ter vencido a última vez a Copa América só lááááá em 2.007, na Venezuela, aumentam ainda mais a obrigação da nossa seleção! Pelo lado do adversário, esta talvez seja a última chance de Lionel Messi ganhar um título importante com a seleção principal da Argentina. Aliás, Messi foi campeão por seu país jogando por categorias de base. Depois disso, o máximo que conseguiu foi o vice do Mundial no Brasil, perdido pra Alemanha. Mas, sem a menor sombra de dúvida, será um jogo de tirar o fôlego!!

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Pena que não é a mesma sigla!!

Massss...tá valendo! Certa vez, quando trabalhava em outra empresa de comunicação, fui escalado para comentar um jogo do Campeonato Catarinense, não lembro direito o ano, entre Criciúma e Avaí. Transmissão pela TV, pra todo o Estado...claro, grande a responsabilidade! Até porque nunca me considerei do tipo “sabichão” e, obviamente, que procurava “estudar” para coberturas, independentemente, de quem estava ali no gramado jogando! Quem me conhece sabe que gosto...amo o que faço!! Aprendi a ser assim com pessoas que considero professores da minha “geração” de radialistas. Sempre tentei me “espelhar” em profissionais como Clesio Búrigo, Milioli Neto, Darcioni Silva, Mario Lima e João Nassif, por exemplo. Acho que nunca consegui! (Risos) De qualquer modo, valia a investida e, até hoje, sou assim!! Há mais de 30 anos trabalhando na comunicação, permaneço buscando aprendizado!! E não tem nada de demagogia...podem ter certeza!!
Pois bem...durante o referido jogo veio um recado pela comunicação interna que a gente chama de “ponto”: “Gilberto...olha você está transmitindo o jogo principalmente pra Capital! E o Avaí...ahhhh... você sabe, é o Avaí! Fala menos do Criciúma e mais do Leão!! Você entendeu??”. Entendi o recado e, como funcionário, cumpri o que me foi determinado, sem questionamentos!

Naquele mesmo ano, fui escalado pra trabalhar em mais algumas partidas, só que via tv fechada...Criciúma x Metropolitano; Metropolitano x Joinville; e, de novo, “Metrô” x Figueirense. E, justamente nesse jogo, nova orientação, contudo, antes de a bola rolar: “Gilberto, não esquece que é Metropolitano e FIGUEIRENSE!! Portanto, você já sabe!! Observe bem mais o “Figueira” do que o “Blumenau”!! Não esquece, hein??!!”.

Quanto privilégio pra dupla de Florianópolis!! Sem falar dos segundos que eram destinados a Criciúma, Joinville e até Chapecoense que, na época, não tinha, ainda, a mesma projeção de hoje!! Já, Figueirense e Avaí, como bem se sabe, ganhavam maior destaque em todos os espaços de mídia que a referida empresa oferecia a telespectadores e leitores!! Contei tudo isso pra dizer que NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO! Pois, pelo que sei, hoje os dois clubes, de Estreito e Sul da Ilha, estão em litígio com a tal rede de comunicação que, na verdade, só mudou a sigla!! Aliás, o mesmo exemplo, deveria ser seguido pelos demais clubes!! Sei que é só uma “briguinha”!! Já, já...eles voltam!! Mas, que tá valendo...tá!!

domingo, 23 de junho de 2019

Ahhh, essas meninas...!!

Não há como negar que a Seleção Brasileira de Futebol Feminino deu uma “aula” de garra, determinação e, principalmente, superação nesta Copa do Mundo! Antes mesmo de iniciar o torneio todos sabíamos que, o mais importante, era passar de fase. E, tal objetivo, foi conquistado! Vadão e comandadas se deram bem na etapa de grupos e levaram o time pras oitavas de final! Vitória sobre a Jamaica, derrota pra Austrália e novo triunfo perante a Itália deram ao Brasil a pontuação necessária afim de enfrentar a forte seleção francesa. E olha que o time jogou muito bem!! Superou-se em, praticamente, todos os quesitos!! Infelizmente, o condicionamento físico foi decisivo, além da falta de melhor reposição...de maior qualificação no grupo, como um todo! E, o resultado de 2 a 1, com o gol de classificação das donas da casa tendo saído só no 2º tempo da prorrogação, acabou sendo um resultado justo em razão do maior potencial que possui a França.

Importante frisar que o time brasileiro ainda depende muito da boa marcação no meio-de-campo, setor comandado pela “quarentona” Formiga; das arrancadas de Marta(em destaque na foto); e, do oportunismo de Cristiane. Sem falar nas mais “novas” que sempre dão maior velocidade ao sistema empregado pelo treinador. De qualquer modo, o rendimento obtido na competição, levando-se em conta as dificuldades e limitações que o futebol feminino do País tem, pode ser considerado como “dentro do previsto”! É de conhecimento público que o futebol feminino, no Brasil, sequer é profissionalizado!! Tanto que as melhores nem ficam por aqui!! Jogar na Europa e nos Estados Unidos é o sonho da garotada que começa nesse esporte!!

O Santos e o Corínthians são meio que pioneiros nessa nova fase da modalidade no País. Há mais seriedade e dedicação, desses dois clubes, quanto a aspectos estruturais e competitivos. Aqui em Santa Catarina, alguns clubes já se “mexem”! Casos, por exemplo, do Criciúma E. C., mantendo uma equipe através de parceria com universidades locais e jogando competições(foto em destaque); e, o Avaí...por causa de um convênio com o Kindermann, de Caçador. A própria CBF, ainda “engatinhando” pra legalizar o futebol feminino, começa a exigir que os clubes da Série A tenham times montados, nas categorias principal e de base, pra tentar idealizar um campeonato de maior projeção em 2.020. Ou seja, enquanto somos um “bebê” no futebol de meninas, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França...dentre outros países, já são “veteranos”...!!