sábado, 6 de dezembro de 2014

Que chances tem o Criciúma na Arena Corínthians?

Poucas ou quase nenhuma! Só uma zebra daquelas que ainda não ocorreu com o Tigre este ano poderá fazer com que o Timão não vença o jogo deste sábado, no Itaquerão, as 16:30. Claro que o favoritismo é total do Corínthians! O Criciúma chega pra esse jogo num verdadeiro “fim de feira”! A grande maioria dos jogadores que tiveram mais responsabilidade pelo descenso não vai estar em campo. O Criciúma dispensou 13, dois cumprem suspensão pelo 3º cartão, João Vitor e Cléber Santana, e Fábio Ferreira também pediu pra ir embora. Inclusive, não ficará no Tigre em 2.015. Então, do grupo que jogou quase toda a competição como titular somente Bruno deve ser escalado. Completariam o time, conforme a vontade e o que tem o interino Luizinho Vieira: Maicon Silva, Joílson, Iago Maidana e Giovânni; Barreto, Rafael Pereira e Ricardinho; Lucca, Gustavo e Roger. Assim, chegamos à conclusão de que o Criciúma vai tomar todos os cuidados para não ser goleado em São Paulo!

Quanto ao Corínthians, luta para ficar em 3º lugar na tabela de classificação e ficar com direito adquirido para entrar já na fase de grupos da próxima Taça Libertadores da América. Pra isso, entretanto, terá de ganhar do Criciúma e torcer para que o Internacional não vença sua partida diante do Figueirense, em Florianópolis. Acontece que os dois, Inter e Corínthians têm 66 pontos cada só que o clube gaúcho leva vantagem nos critérios, no caso, maior número de vitórias: 20 contra 18. Mas o Corínthians também tem seus problemas inrternos. Mano Menezes já não é tão “querido” pela torcida e alguns dirigentes, como antes. A goleada sofrida para o Fluminense, 5 a 2, fez aumentar a insatisfação de parte dos corinthianos. Se fala, inclusive, que em 2.015, Mano poderá sair para a volta de Tite. Será um jogo de certa pressão para que haja vitória convincente em cima do Tigre. Huummm...já imaginaram o que aguarda o Criciúma no palco da abertura da Copa?!

Na ponta de baixo da tabela do Brasileiro...jogos bastante interessantes neste fim de semana! Com Botafogo e Criciúma já matematicamente rebaixados, as atenções se voltam para Vitória x Santos; Coritiba x Bahia; e, Palmeiras x Atlético Paranaense. Se o Palmeiras ganhar...tchau tia Chica! Os dois baianos, Vitória e Bahia, independentemente do resultado que cada um alcançar, estarão rebaixados. O Palmeiras tem 39 pontos e, somando 3, chegaria a 42, deixando o Bahia, mesmo ganhando só podendo chegar a 40, e o Vitória, também vencendo, indo a 41 pontos. Assim, só o Palmeiras depende de si e os de Salvador têm de vencer e torcer por combinações! Vida dura da dupla baiana, hein? Agora...já imaginaram o que pode acontecer se o Palmeiras cair jogando logo na sua recém inaugurada Arena???

Passarinho Arrepiado me faz lembrar que as categorias de base do Criciúma jogam neste fim de semana. Aliás, um pouco do time júnior mesclado com garotos da categoria juvenil, estão na Argentina para um torneio internacional alusivo ao aniversário do Lanus. Já o time sub-20, propriamente dito, estréia neste fim de semana em Porto Alegre no Campeonato Brasileiro da categoria. O Criciúma jogará, pela ordem, contra a Portuguesa; e na sequência enfrentará Bahia, Corínthians e Cruzeiro. Os dois melhores passam à etapa seguinte. E, em janeiro, o Criciúma vai jogar novamente a Taça São Paulo. Luizinho Vieira dirige o time principal contra o Corínthians e se manda pra capital gaúcha afim de orientar a garotada. Aliás, os meninos precisam aproveitar oportunidades como essas pra ganhar experiência e, quem sabe, despertar interesse de outros clubes. Sem deixar passar a chance de tentar crescer tecnicamente e ser aproveitado no time de cima, pensando no começo da temporada que está por vir!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Antenor e Moacir juntos? Não! Lobo não come lobo!

O ditado popular é bastante antigo. E serve, de certa forma, pra justificar a razão do porque Antenor Angeloni e Moacir Fernandes não trabalhariam juntos no Criciúma Esporte Clube. Mas chegou-se a comentar isso? Na verdade, tal lembrança ocorre quando fica comprovado que a ausência de um homem de vestiário prejudica o bom andamento do dia a dia em um time de futebol. Cada um a seu tempo e estilo, Antenor e Moacir são dois nomes de extremo respeito, admiração e reconhecimento dos torcedores do Tigre. Entretanto, Moacir foi mais vencedor do que Antenor. Por sua vez, ao longo de suas passagens pelo Heriberto Hülse, Angeloni realizou obras, ampliou e construiu arquibancadas, além de ter “salvado” o Clube, financeiramente, quando retornou em 2.010.
Não há dúvida, entretanto, que ambos também não são unanimidades! Há contestações em relação a um e a outro...sem dúvida! Moacir Fernandes surgiu no Criciúma levado por José Ijair Conti, seu amigo e patrão na antiga Coenco, lembram? Me recordo bem que, quando da eleição ocorrida em 1.985 no ginásio Colombo Sales, eu estava na arquibancada, assisti a tudo e Guido Búrigo, que havia sido presidente anos antes, disse: “Que tal o engenheiro “dos Conti”...o Moacir pra pegar a presidência?”. O Criciúma vivia um momento ruím dentro de campo. Naqueles anos não era ambição dos catarinenses disputar campeonato brasileiro. O que todos queriam era tirar o título estadual do Joinville! Todo mundo tentava e ninguém conseguia! O Criciúma, então, era um dos mais revoltados com a seca de conquistas!
Depois de quase duas horas com alguns conselheiros e ex-presidentes discutindo o que fariam com o Criciúma, “sêo” Moacir falou o seguinte: “Se vocês querem alguém pra administrar eu pego! Mas de futebol não entendo nada!!”. Proposta aceita por todos e Pedro Izaú Conti, mais Aderlei Porto, Nério Spíllere, mais tarde Milioli Neto e Cláudio Wágner dariam uma sustentação para que Moacir formasse sua diretoria e, então, “tocasse” o futebol. Quando assumiu, Moacir viu o Criciúma jogar o hexagonal “da morte” no Catarinense de 1.985, uma vez que o time havia sido desclassificado da fase decisiva da competição. O Criciúma ganhou aquela etapa do campeonato com folga. Veio então 1.986 e, finalmente o ano da desforra!! Com a participação decisiva de seus parceiros citados acima, Moacir Fernandes e o Criciúma ganharam todas as fases do Estadual e, no fim da temporada, a premiação maior: o Criciúma, depois de “nadar..nadar e morrer na praia” em tempos passados, seria coroado com o título de Campeão Catarinense! A sequência de tudo com a série de títulos e vitórias inesquecíveis a torcida sabe “de cor e salteado”!!

Sobre o atual presidente, dono da G. A., o empresário Antenor Angeloni, lutou muito no futebol , mas não teve o mesmo êxito que Moacir Fernandes. Entretanto, foi com ele que o Criciúma, de 2.010 pra cá, conseguiu dois acessos, embora esteja bem vivo na memória de todos a recente queda pra série B do Campeonato Brasileiro de 2.015. Mesmo assim, como instituição e clube de futebol, nos dias de hoje, o torcedor do Tigre tem completo reconhecimento em relação ao que fez, faz e ainda fará “sêo” Antenor na estrutura do Criciúma e de seu estádio! Isso jamais pode ser esquecido!! Voltando ao título da postagem... ver os dois, um comandando e proporcionando o suporte financeiro necessário e outro no futebol, no caso Antenor e Moacir, o Criciúma ficaria quase perfeito!! Masss...como disse: lobo não come lobo!!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Quem não tem passado não tem história pra contar!

Gosto de relembrar coisas de antigamente. Sou nostálgico assumido! E entendo que as vivências do que já se foi representam muito no “agora” e, de certa forma, alimentam o futuro. Ah...Gilberto, filosofando?? Nada! Não é minha praia! Mas aprecio muito as coisas que me proporcionaram aprendizado na vida...emocional, social e, claro, profissional! Por aqui...na minha terra, não tive oportunidade de ver o Metropol “deitar e rolar” nos adversários até a metade da década de 60. Aliás, vi o “Carneiro” jogar só duas vezes, ambas no estádio Heriberto Hülse. Uma na tal quebra do tabu...Comerciário 2 Metropol 1, depois de dez anos “correndo atrás”...e outra contra o Botafogo, pela então Taça Brasil de 68 que só acabou no ano seguinte com o time carioca campeão.

A história conta que o Metropol chegou à fase semifinal depois de eliminar Grêmio e Água Verde, este de Curitiba. O adversário, pra ver quem chegaria à final, o Botafogo, era treinado por Zagallo e tinha, entre outros no seu bom time, o craque Paulo Cesar Cajú. Quase dois anos depois disso, ambos seriam campeões do mundo, no México, com a Seleção Brasileira. O regulamento da época indicava uma melhor de três partidas. Pois bem...primeiro jogo lá no Rio de Janeiro, vitória dos cariocas por 6 a 1, dia 5 de dezembro de 1.968. A segunda partida foi aqui e não foi realizada no então estádio Euvaldo Lodi. A C. B. D., Confederação Brasileira de Desportos, substituída anos mais tarde pela C. B. F., entendeu que a acanhada casa do Metropol não oferecia condições nem segurança necessárias para um jogo semifinal de uma competição como a Taça Brasil. Resultado...o rival, mas co-irmão Comerciário E. C. emprestou seu Heriberto Hülse para a realização do prélio.

Foi a única vez que torci pro Metropol! Dia 8 de dezembro...68, grande público no Majestoso e renda de 43 mil cruzeiros novos. O representante criciumense ganhou por um a zero, gol de Toninho, na trave do hoje ginásio Colombo Sales, que nem existia na época...rsrs. Apitou o inesquecível jogo...Aírton Vieira de Morais, apelidado de “Sansão” por seu tipo físico e pela forma como se impunha perante os jogadores. Ele expulsou Afonsinho e Joel do Botafogo, além de Ortunho, do Metropol. O técnico do Metropol era João Carlos que mandou a campo Rubens(quanta saudade, hein?!); Vevé, Adaílton, Di , depois Cesar e Ortunho; Joel e Carbone(este mais tarde treinaria o Criciúma, inclusive); Márcio, depois Edson, Leocádio, Nilzo e Toninho. Já o Botafogo de Zagallo teve Cao; Moreira, Zé Carlos, depois Paulistinha, Dimas e Valtencir; Afonsinho e Carlos Roberto; Zequinha, Humberto, depois Lula, Ferretti e Paulo Cesar.

A Taça Brasil de 68 só prosseguiria na temporada seguinte com a realização do 3º jogo entre Metropol e Botafogo. O saldo de gols definiu que uma terceira partida fosse realizada no Maracanã só que em 2 de abril de 1.969. Bola rolando e, aos 14 minutos da segunda etapa caiu um temporal que impossibilitou a continuidade do jogo. O árbitro Armando Marques suspendeu tudo e o placar apontava 1 a 1. Sem qualquer definição para o que ocorreria posteriormente e ausente um regulamento avançado e detalhado como nos dias de hoje, o Metropol pegou o avião de volta e, na cabeça de seus dirigentes, aguardaria em Criciúma a marcação de novo confronto. De forma arbitrária, a C. B. D. programou para o dia seguinte. E isso aconteceu enquanto a delegação do Metropol estava no avião! Não havia mais tempo para voltar ao Rio de Janeiro e o Metropol foi considerado desistente do torneio. O Botafogo seguiu na disputa e, dia 4 de outubro de 1.969, mais de um ano depois de começar o torneio, ganhou a então Taça Brasil de 68, goleando o Fortaleza por 4 a 0. Então...como é bom recordar!!!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Por que o presidente não fala?

Anda ausente o mandatário maior do Criciúma Esporte Clube e da Gestão de Ativos, o empresário Antenor Angeloni. O motivo? Talvez pretenda se preservar um pouco em razão dos vexames proporcionados pelo time em campo, culminando com o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, falta alguém no Criciúma se pronunciar a respeito do que pretende e poderá fazer o futebol em 2.015. Dentro do que penso, deve haver prioridade em relação à Série B. Ou seja, o Criciúma não poderá medir esforços para conseguir seu retorno...seu acesso novamente para a elite do futebol brasileiro! Não abro mão, entretanto, de que o Criciúma lute pela conquista do Campeonato Estadual. E, sobre este assunto, lembro que onde o Tigre chegar, nos estádios catarinenses, se ouvirá aquele côro: “ão...ão...ão, segunda divisão!”. Absolutamente normal! Inclusive, os dirigentes que estiverem à frente do Depto. de Futebol, como Raimundo Queiroz e sua comissão técnica, poderão capitalizar isso e transformar num elemento motivacional para que o time em campo mostre a grandeza do Clube! Entenderam??
Eu gostaria de saber do presidente do Criciúma o que ele, como gestor, quer para o Tigre na próxima temporada? Qual o tamanho das verbas disponíveis e que prejuízos, além de técnicos, mas também financeiros, sofre o Clube com o descenso? A G. A. vai continuar gastando como fez este ano? O Criciúma irá formar um plantel com jogadores experientes, mas baratos? Ou a idéia é montar um grupo sem grandes gastos e com atletas que estão buscando espaço? E a tão comentada interferência de Cláudio Gomes no Depto. de Futebol? Ela existe mesmo ou não? As contratações serão de incumbência única de Raimundo Queiroz ou “alguém” mais dará palpite? E a tal parceria com a Elenko Sports vai continuar? Enfim...uma série de questionamentos que todos nós que apreciamos o Criciúma pretendemos, uma hora ou outra, ter respostas!!

Algumas pistas são deixadas nas entrelinhas. Uma vez que o Criciúma já se desfez de alguns profissionais em razão de altos salários, dá pra imaginar que haverá diminuição de gastos em 2.015. E isso deverá atingir todas as áreas do Clube! Afinal, projeções envolvendo receitas para o ano que vem são com valores BEM menores do que as de 2.014. Queda de divisão...queda de grana!! A situação mais recente diz respeito a João Vítor. Sim, porque uma das alegações para a não renovação de contrato com esse jogador foi o alto salário! Muito embora...pelo que sabemos, João Vítor não ganhava tanto assim!! Seguindo na mesma linha...nesta terça(02), confirmou-se a demissão de Júlio Rondinélli, gerente de futebol, e Vitor Marcelo, que ocupava cargo na área de marketing. Me chamou atenção o fato de Júlio ter sido demitido por Cláudio Gomes! Ora bolas...o “chefe” do futebol não é Raimundo Queiroz? E, caso estivesse ausente, caberia a Lédio Daltoé, superintendente da G. A., fazer tal comunicação. Masssss...entretanto, contudo, pois pois...sigamos!

E o Passarinho Arrepiado? Andava sumido ainda tentando absorver o rebaixamento do Tigre, o título do Joinville e a heróica classificação do Avaí. O “bichinho” me soprou que o Criciúma poderá trazer Rogério Zimmermann para ser o novo treinador. Huummmm...notícia nada alvissareira! O referido profissional treinou este ano o Brasil de Pelotas e é amigo de Armando Desessarts, que ocupa função no Depto. Amador do Criciúma. Ai, ai, ai, ai...!!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Por que só o Criciúma não ficou?

Ora bolas...em razão de uma administração repleta de erros no Depto. de Futebol! Ah...mas será que Figueirense, Chapecoense, Joinville e Avaí foram perfeitos? Não...não quis dizer isso! Masss...vale reflexão. O Figueirense esteve segurando a lanterna durante boa parte do 1º turno do Campeonato Brasileiro. Não tem um time “lá essas coisas”! Entretanto, claramente há comando e aquela história de que Argel Fucks é técnico com prazo de validade...foi pro espaço! Ele provou que já é capaz de fazer trabalhos mais duradouros. Está mais maduro e experiente e, portanto, suas idéias são absorvidas com maior facilidade por atletas e dirigentes. Além disso, o Figueirense soube aproveitar oportunidades contra adversários concorrentes diretos na briga por fuga das últimas posições. Mereceu!                                               

Da mesma forma, a Chapecoense cativou mais simpatizantes com sua forma guerreira de jogar! Tem um estilo próprio de há muitos anos visto por quem observa a turma do oeste. Lá eles fazem futebol barato e eficiente! O time nunca é passivo em campo. Há entrega e dedicação... e o resultado desejado tem sido obtido. E eles dão uma “pegadinha”: “Nós nunca fomos rebaixados!”. A frase dá uma “cutucada” nos demais catarinenses...boa tirada!!

E os dois catarinenses da B? Devemos reconhecer que o Joinville vem se planejando há algum tempo para chegar onde chegou! Segredo? Nada de especial! Só que, por trás de um grupo com espírito de Série B...competitivo e ambicioso, existe um grupo de pessoas que entendem de futebol, como produto principal de um clube como o Joinville. Quanto ao Avaí, claro que teve muita sorte! E...capacidade também! Contou com a incompetência de Boa Esporte e Atlético Goianiense, fez o dever de casa ao passar pelo Vasco na última rodada e conquistou a quarta vaga! Para desespero dos rivais alvinegros...a Ilha se vestiu de azul e o Avaí retorna à 1ª Divisão do futebol brasileiro!

Mas, Gilberto! Afinal...o que houve com o Criciúma? Apenas ele, Tigre, deixou escapar a Série A!! Sim...e é só olhar a tabela de classificação, analisar bem o que fez o Criciúma em todo o campeonato, os problemas de ordem física, técnica, jogadores que foram trazidos como solução e pouquíssimo renderam, os técnicos pouco conhecedores, dirigentes que erraram ao contratar e administrar...enfim, uma série de motivos que levaram o Criciúma a ser o pior deles! Só que o mundo não acaba e a luta continua, sim senhor! Ano que vem tem mais!!


O futebol amador da região estará em festa nos próximos finais de semana. O chamado “clássico da polenta” irá apontar o campeão da L. A. R. M. de 2.014. Caravággio e Metropolitano brigarão pelo título em duas partidas, sendo a primeira no distrito, estádio da Montanha, e a segunda no estádio Darci Marine. Por ter melhor campanha, dentro dos critérios pré-estabelecidos, o “Metrô” tem vantagem. Se não levar gol fica com o “caneco”! Boa briga que, por certo, vai movimentar principalmente Nova Veneza e os amantes do amadorismo! De um lado, Walter Guislandi...de outro, Maurílio Pereira, o “Gralha”, figura das antigas...conhecidíssimo e matreiro do futebol. Ainda sobre a Liga Atlético da Região Mineira, teremos a decisão na categoria sub-16, jogo único para Forquilhinha x Meleiro. Também boa disputa! E...nessa leva...aqui vão os parabéns para o Araranguá Esporte Clube, o AEC que no último domingo(30) ganhou o Campeonato da L. A. R. M. da 2ª Divisão! Dizem lá na Cidade das Avenidas que o objetivo é voltar ao profissionalismo a curto/médio prazo. Muito bom!!

domingo, 30 de novembro de 2014

Que festa catarinense, hein?

Parabéns ao Joinville, com todo merecimento, campeão brasileiro da Série B, igualando parte do feito do Criciúma em nível nacional. Sim! Até porque eles já ganharam também a C e a B. Pra ficar “igual” falta, claro, a Copa do Brasil! Mas, sem dúvida alguma conquista que eleva ainda mais o prestígio do futebol catarinense em nível nacional. E o JEC foi campeão usando 3 jogadores que, aqui, foram preteridos: Rogério, lateral; Éverton, meia; e, Fabinho, atacante. Sem qualquer dúvida, o Joinville se preparou sob todos os aspectos para buscar tal acesso e também o título. Entre os integrantes do depto. de futebol, lá no Joinville, estão César Sampaio, executivo; Sérgio Ramires, coordenador técnico; Toninho Camarão, preparador físico; Ramon Menezes, ex-atleta e auxiliar; o técnico Hémerson Maria; e o comando de alguém que, aos poucos, conquistou seu espaço no mundo do futebol, o presidente Nereu Martinélli, cidadão nascido em Siderópolis, aqui no Sul do Estado. Nereu adota a política de não pagar salários exorbitantes, cobrar muito...ser extremamente exigente; e, esperar que haja resposta em campo. Idéias e critérios que acabaram dando certo!

E a Capital também está em festa! Pelo menos “metade” dela! O Avaí, heroicamente, conseguiu a última vaga de acesso da Série B para a Série A no Campeonato Brasileiro! Chegou na última rodada com menores chances e acabou subindo. Ganhou do Vasco, 1 a 0, gol de Marquinhos cobrando pênalte, e foi ajudado por combinações de outros resultados. Dizem em Florianópolis que “esse Avaí fazxx coisa!”. E aprontou mais uma! Pois o Boa Esporte foi até a terra do padre Cícero, Juazeiro do Norte, precisando de uma vitória simples contra o rebaixado Icasa e perdeu de 3 a 2. Com isso, o Atlético de Goiás que jogava em casa e só necessitava ganhar do Santa Cruz, foi derrotado por 3 a 2. Resultado...o Leão da Ilha fez o dever de casa, “abiscoitou” a classificação e subiu de novo! Geninho, técnico de pulso firme e inteligente, um dos principais responsáveis pela conquista avaiana!!

No jogo daqui, Criciúma 2 Sport 2, jogo de baixíssimo nível técnico! Fraco desempenho e despedida melancólica do Tigre. De positivo, só os dois gols de Lucca. Fazendo uma análise dos jogadores que atuaram...Édson falhou no segundo gol do Sport, marcado por Éwerton Páscoa. Foi bola de escanteio na pequena área e, ali, o goleiro tem, obrigatoriamente que se impôr! Rafael Pereira jogou no Criciúma em 3 posições. Não aprovou em nenhuma. Iago Maidana precisa de maior experiência. Ainda está inseguro. Quanto a Fábio Ferreira, seu futebol “feijãozinho com arroz” não evolui. Mas, pode ficar pro ano que vem, sim! Giovânni continua dando provas que não tem bola pra jogar no Criciúma. Barreto, menino da base, não esteve bem contra o Sport. Vai jogar mais, com certeza! João Vítor e Cléber Santana, visivelmente, forçaram o 3º cartão para não irem a São Paulo enfrentar o Corínthians na última rodada. Se houvesse comando forte no vestiário isso não ocorreria. Além disso, não jogaram bem! Douglas, outro garoto, a exemplo de Róger Guedes, estiveram discretos em campo. E, Lucca, insisto que só se salvou por causa dos dois gols que marcou. Sem dúvida alguma, estamos fechando o pior ano da história do Criciúma! Nenhum grupo formado antes jogou tão mal quanto este!! Que coisa!!! 

Impressionante as homenagens em boa parte da América Latina, principalmente no México e também aqui no Brasil, para o ator Roberto Bolaños, mexicano, que infelizmente faleceu no último dia 28! Eu, particularmente, sabia que ele era querido e popular! Mas, tanto assim?? Seu país "parou" para as últimas homenagens a "Chespirito"...o Chaves, pra nós aqui do Brasil. Criou o Chapolin Colorado em 1.970 e o Chaves em 71. Gravou Chaves com sua esposa, Dona Florinda, Kiko, "sêo" Madruga e cia. até 1.984.Fez humor com uma simplicidade incomum que cativou milhões de pessoas de todas as idades e em todo o mundo! Deixa saudades!! Isso...isso...isso!!