sábado, 26 de maio de 2012

Bom jogo...grande vitória!

Jogo aberto e muito disputado o deste sábado(26) à tarde quando o Criciúma ganhou de 4 à 3 em Bragança Paulista. O Bragantino foi mais time do que o Guaratinguetá e o Tigre jogou mais do que na partida anterior! Se impôs fora de casa, mostrou a mesma voluntariedade e disposição e, com todo o merecimento, conseguiu a segunda vitória consecutiva neste Campeonato Brasileiro. E olha que tava fácil até os 39 minutos do 2º tempo qdo. o placar apontava 4 à 1! Duas "bobeiras" da defesa e a situação quase fugiu do controle tricolor. Mas acabou prevalescendo o maior volume de jogo do Criciúma, a melhor qualidade também e um resultado bastante significante neste começo de competição. Douglas Leite fez boas defesas mas falhou, na minha opinião, no 3º gol do Bragantino ao não sair pra cortar o cruzamento de escanteio. Ezequiel foi eficiente, mesmo sem repetir a atuação diante do Guará. Matheus e Nirley estiveram  seguros na maioria dos lances na área do Criciúma. Ozéia, que entrou ainda  no 1º tempo, também demonstrou boa mobilidade. É necessário, entretanto, destacar que essa mesma defesa levou 2 gols no fim de jogo que quase complicaram a vitória do Criciúma. Márlon fez 2 gols e teve outras boas participações ofensivas. Elias tomou um "baile" de Romarinho até ser substituído. Fransérgio e Kléber novamente fizeram uma grande partida. Lucca é "garoto de ouro" que continua sendo um dos principais jogadores de armação e conclusão no Criciúma. Gilmar fez um gol, perdeu outros 2...mas é bastante útil no ataque. E, finalmente, Zé Carlos que, neste jogo, foi mais assistente do que finalizador.
Próximo jogo...21:50, terça(29), no Heriberto Hülse, contra o Vitória. A luta continua!
Jogadores do Criciúma comemoram o 1º gol de Márlon(ao centro) na vitória de 4 à 3 sobre o Bragantino.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pouco vai resolver manter o mesmo time...

...e o mesmo esquema se o Criciúma for covarde em Bragança Paulista. Entenderam o que quis dizer? Pois bem...o comportamento tático e a motivação devem se repetir, ou seja, com o mesma dosagem vista contra o Guaratinguetá. Claro que o Bragantino será um adversário mais difícil do que o de sábado passado. Sem a menor dúvida! Lembro ao leitor que o Bragantino fez uma boa campanha no campeonato do ano passado, teve boa participação no Paulista e estreou na "B" deste ano vencendo o C. R. B. fora de casa. Além do mais, é natural que o Bragantino tente "sufocar" o Criciúma. Cabe ao Tigre, entretanto, ter inteligência para não deixar ser pressionado. A manutenção da escalação foi um ato de coerência de Paulo Comelli. Mas insisto que a maneira de jogar será fundamental para que o Criciúma traga um bom resultado.
     Treino do Criciúma antes da viagem para Bragança Paulista.
.
Os garotos da base do Criciúma terão mais um desafio pelo Campeonato Catarinense da Divisão Principal. Neste domingo, no estádio Heriberto Hülse, os times juvenil e júnior encaram o Brusque pela terceira rodada da competição. A partida da categoria Sub-17 será às 13h30min e do Sub-20 às 15h30min. A entrada é gratuita. A equipe júnior, comandada pelo técnico Wilson Waterkemper, o Wilsão, vem de empate fora de casa contra o Avaí, em 3 a 3. O time juvenil, do treinador Geraldo Spricigo, também encarou a equipe de Florianópolis no fim de semana passado, mas perdeu por 4 a 2.
Por ocasião dos jogos haverá um ponto de coleta para a campanha do agasalho da Cruz Vermelha “O Frio Dói, Doe Calor” estará no Portão 2 de entrada ao estádio Heriberto Hülse. O torcedor poderá doar um agasalho ou um cobertor, que será encaminhado para as famílias mais necessitadas da região.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Se não houver nenhum problema de última hora...

...o técnico Paulo Comelli escalará a mesma formação no Criciúma que ganhou do Guaratinguetá na 1ª rodada, para enfrentar o Bragantino, em Bragança Paulista, neste sábado(26), pelo Campeonato Brasileiro. Isso quer dizer que Douglas Leite, Ezequiel, Matheus, Nirley, Márlon, Elias, Fransérgio, Kléber, Lucca, Gilmar e Zé Carlos são os preferidos do treinador tricolor. Curiosamente, em treinamentos da semana, Comelli utilizou escalações com três zagueiros ou com três volantes. Mas, aparentemente, foram apenas observações...testes. Até porque a coerência indica que sejam mantidos time e formato tático. Afinal, a velha frase do futebol que diz "em time que ganha não se mexe" serve bem p/ o momento. Esperamos muito tempo pra ver um Criciúma forte e competitivo. E isso ocorreu nos 4 à 1 contra o Guará. Então...claro...mesmo time e, se for possível, o mesmo comportamento! Se impôr e "dar as cartas" também fora de casa é o desafio do Tigre na casa dos Chedid!!!
Paulo Comelli demonstra coerência ao manter time para enfrentar Bragantino, fora de casa.

Waldecy Rampinelli interveio...

...rapidamente no caso Zé Carlos/Domingos Cesca. Na noite desta 4ª(23), as partes envolvidas conversaram e ficou resolvido que o atleta será novamente multado. Aliás, pra quem não sabe, Zé Carlos já foi repreendido e levou punição financeira depois da vitória de sábado contra o Guaratinguetá quando teria concedido entrevista a uma rede de televisão sem a camisa do Clube. O diretor de futebol garantiu que não aceitará atos de indisciplina de qualquer atleta e que todo o problema ocorrido no treinamento de ontem foi contornado. Minha opinião sobre Zé Carlos e seu envolvimento em confusões é de que, a continuar assim, o atacante, mesmo sendo querido pela torcida e correspondendo dentro de campo, talvez tenha "vida mais curta" no Criciúma. Pelo que já pude captar aqui e ali, conversando com este ou aquele, é que a paciência dos dirigentes com o jogador está por um fio! Entendo ser algo a se lamentar profundamente se Zé Carlos deixar o Criciúma, mais cedo ou mais tarde, por má conduta profissional. Ei...psiu, Criciúmaaa! O Zé resolve...faz gols e se merece punição por atos fora de campo...da mesma forma é necessário que receba atenção psicológica para que sejam evitados acontecimentos como os de ontem à tarde. Pra isso é preciso ser hábil e inteligente!!
W. Rampinelli teve de agir rápido para contornar mais um problema envolvendo o atacante Zé Carlos.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Futebol é com gente do futebol!!!

Entenderam o título da postagem? Quem está acompanhando nossas opiniões sabe o que quero expressar. O caso envolvendo o atacante Zé Carlos, o meia Giovâne Augusto e o gerente da G. A., Domingos Cesca, espero que não interfira no bom momento que vive o Criciúma nesse início de Campeonato Brasileiro. Entretanto, não posso deixar de emitir minha opinião! Zé Carlos errou? Claro! Se envolveu, mais uma vez, em confusão e precisa ser punido por tal atitude e reincidência. Aliás, sobre isso, onde está o trabalho do Coordenador Técnico e psicólogo, Marcus Vinícius? O referido profissional foi contratado para cuidar desta área no Clube...lembram? Entretanto, o que mais me deixa indignado é a interferência de Domingos Cesca no Depto. de Futebol!!! Ele, segundo o que disse um torcedor ao repórter Márcio Cardoso, teria "provocado" Zé Carlos na descida do túnel, disparando: "Quer levar uma multa?". Claro que um jogador, de cabeça quente, ainda mais Zé Carlos...iria se irritar. Faltou habilidade e experiência para Cesca e deve sobrar tais qualidades para que Waldecy Rampinelli contorne tudo...

terça-feira, 22 de maio de 2012

Essa aconteceu no inicio dos anos 90...

...em Campinas-SP. A Rádio Eldorado, como sempre, acompanhando o Criciúma no então Camp. Brasileiro da Série B daquele ano. Lá estavam Mário Lima, Milioli Neto e Márcio Cardoso para um jogo contra o Guarani. Eis que...na madrugada anterior ao jogo, Milioli sentiu-se mal. Uma forte gripe o incomodava. Dor de cabeça...corpo dolorido e Milioli pede pra que Márcio vá lhe comprar um medicamento. Horário: umas duas da manhã...mais ou menos. Mário Lima ouvindo tudo, chamou Márcio e disse o seguinte: "Ô cara...vai ali no bolso da minha calça e pega um pacotinho de Confete(balinhas de chocolate), acha umas duas branquinhas e dá pra esse velho parar de encher o saco!". Márcio...pé por pé...(imaginem a cena) pega então dois "confetes" e dá p/ que Milioli tome com água. Meio que trêmulo e debaixo dos cobertores o "velho" pergunta: "O que é isso Márcio?". Márcio responde: "Dois comprimidos de paracetamol. Toma que tu vai melhorar!". Todos foram dormir e já pela manhã no café, Mário Lima pergunta: "E aí Chico? Tá melhor?". Sem deixar qualquer dúvida, Francisco Milioli Neto arremata: "Ahh...foi como tirar com a mão! Remédio bom...hein Márcio?!". Eitaaaaa...

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nada de empolgação!

Sim...não há motivo para que o torcedor do Criciúma fique empolgado e já comece a projetar uma grande campanha...culminando com o acesso à Série A. Isso não quer dizer, entretanto, que sejamos descrentes ou pessimistas. Só que prefiro pensar e analisar tudo com mais razão do que paixão...entenderam? Insisto que o Criciúma jogou bem, convenceu...mas contra um adversário de reconhecidas deficiências. Reitero, entretanto, que não se trata de desvalorizar a atuação e a vitória. Lembro, mais uma vez, que foi apenas a primeira rodada de uma série de 38 e que a competição se estenderá até fim de novembro! Ou seja, durante todo esse tempo será necessário ter bom aproveitamento, fazer bons jogos e com regularidade para poder cumprir uma boa campanha. Subir será uma consequência da junção desses fatores. Assim, entendo que não deve haver euforia em razão da goleada sobre o Guaratinguetá. O Campeonato Brasileiro é longo e qualquer previsão que se faça agora...é bem provável...não se confirme ao longo da competição. O próximo jogo, fora contra o Bragantino, causa a mesma expectativa do anterior por ser o primeiro longe do Heriberto Hülse com este novo grupo de jogadores. Afinal, o comportamento...imagino...deve ser idêntico ao de sábado passado...sem dúvida alguma!