sábado, 25 de julho de 2015

De novo...a obrigação de vencer!!

É o que penso em relação ao jogo do Criciúma, neste sábado(25), diante do Santa Cruz, pela rodada 14 do Campeonato Brasileiro. Motivos para tal conclusão? Bem...o Tigre joga em casa, vem de bons resultados na Série B, há uma clara evolução da equipe em relação a todos os aspectos e a própria situação na tabela exige uma vitória!! Se compararmos as duas campanhas, notaremos algumas semelhanças. Tanto Criciúma quanto Santa Cruz ganharam 5 jogos, empataram 3 e perderam outros 5! A maior diferença, entretanto, está no número de gols marcados: 20 pró nordestinos, só 12 do Criciúma!! E, caso o Tigre saia vencedor, acabará a rodada na frente do próprio Santa Cruz, pois ambos têm 18 pontos cada. Por outro lado, resta saber se Petkovic e comandados absorveram bem a eliminação na Copa do Brasil! Nitidamente, o Criciúma vem aumentando seu nível de rendimento. Só que, a desclassificação nas penalidades para o Grêmio...será... afetou o lado emocional a ponto de que algum reflexo negativo seja observado no próximo jogo? Fica a expectativa!! Estaremos de olho!!

O técnico Dejan Petkovíc “ensaiou” seu time para o confronto contra o Santa Cruz sem poder contar com Fábio Ferreira e Guilherme Santos. O zagueiro por causa de cartão amarelo...o lateral em razão da expulsão na Copa do Brasil. Além dos dois, Rodrigo Andrade também não joga por motivo de lesão muscular. Time? Pois bem...o Pet não quis oficializar a escalação! Masss...conforme “espiões de plantão”...Luiz; Maicon Silva, Wânderson, Adalberto e Cristiano; Wéllington, Marcão e Paulinho ou Dôdi; Juba, Neto Baiano e Lucca. Faço dois reparos. Um no meio...acho que deve jogar Dôdi e não Paulinho. O ex-júnior do Tigre tem características mais parecidas com as de Rodrigo: e, outra no ataque...pois Paulo Sérgio entendo ser mais útil do que Juba!

Titular em todos os jogos que disputou, o volante Barreto retorna dos Jogos Pan-Americanos bastante valorizado. Curiosamente,no Criciúma, ele nem estava sendo aproveitado!! Mais usado no Campeonato Catarinense, não teve a mesma sorte no começo do Brasileiro, ainda com Moacir Júnior. Logo que Petkovíc chegou, o garoto revelação das categorias de base recebeu convocação da Seleção Brasileira para o Pan do Canadá. Está jogando e sendo titular!! Claro que, quando retornar, obrigatoriamente deverá receber maior atenção da Comissão Técnica. Assim, como entendo que Iago Maidana, que recentemente participou do Mundial Sub-20, na Nova Zelândia, também pela Seleção Brasileira, deve ser olhado com mais carinho! Sei que o Criciúma de hoje está mostrando crescimento e evolução com esses jogadores que aí estão. Masss...a meninada da base, ainda mais depois de convocações pra Seleção, precisam e devem ser mais valorizados!!

Já que o assunto está nos Jogos Pan-Americanos, entre as mais diversas modalidades, cá entre nós, o Brasil está fazendo uma campanha dentro do esperado. Algumas equipes não estão lá com seus melhores atletas. Além disso, ganhar um Pan sempre eleva a autoestima e a própria valorização de um trabalho. Sobre o futebol, esporte mais popular(ainda!) pra nós brasileiros, o futebol masculino acabou sendo eliminado pelo Uruguai, numa das semifinais, e tenta a medalha de bronze jogando contra o Panamá. O ouro fica, então, entre Uruguai e México. Já, as meninas, como já era de se esperar, vão tentar o título numa disputa com a seleção da Colômbia. Só pra lembrar que o técnico da seleção feminina é Vadão, ex- Criciúma. As competições do Pan, no Canadá, terminam neste fim de semana.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Copa Sul-Minas sem o Criciúma??

É o que pode ocorrer, dependendo dos encaminhamentos políticos a serem desenvolvidos nos próximos dias ou semanas. A alegação pra deixar o Tigre de fora? Simples: o critério afim de poder participar da competição seria a classificação do último Campeonato Catarinense! Ora bolas...três vagas pra Santa Catarina e os três primeiros do último Estadual foram, Figueirense, Joinville e Chapecoense. Assim, não somente o Criciúma, mas também o Avaí, que chegou a disputar o “Quadrangular da Morte”, estariam alijados do torneio. Justo? Se as federações interessadas em organizar tal certame adotarem este critério, não há o que reclamar!! Entretanto, se os organizadores optarem por se utilizar do rancking atual da CBF, por exemplo, claro que teríamos a participação do Criciúma! Masss...importante frisar que nas três edições já realizadas da Copa Sul-Minas, em 2.000, 2.001 e 2.002 a inclusão se dava pela posição final em cada um dos respectivos estaduais do ano anterior!!! No caso do Criciúma... do Avaí também,  e numa hora dessas, o aspecto político precisa ser “trabalhado”! Quem define os critérios...CBF ou federações? Quem organiza a competição? E, sobre os tais critérios ...quais,perante a legislação esportiva, devem ser aplicados? E...por que?? Se Criciúma e Avaí tiverem realmente interesse em jogar a Sul-Minas, devem pelo menos lutar por isso!!
Importante passar ao leitor outros detalhes sobre a Copa Sul-Minas, certame que está em “estado embrionário”...pensando em 2.016. Num primeiro momento ele não tem total aprovação da CBF. Está parecendo meio que uma “quebra de braço” entre CBF e alguns “desafetos” seus, liderados pelo presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto(foto acima). Como não tem nada de oficial, há quem diga que além de representantes dos 3 estados do Sul, mais os de Minas Gerais e até uma possível inclusão da dupla Flamengo e Fluminense, “brigada” com a Federação Carioca, seriam os participantes da Sul-Minas. Há ainda as questões comerciais, TV, calendário, etc.. Nas três edições realizadas da referida competição, o América Mineiro ganhou em 2.000, e o Cruzeiro foi campeão nos dois anos seguintes.

Assisti a desclassificação do Internacional, de Porto Alegre, na Taça Libertadores da América. Com merecimento e justiça, o Tigres, do México, ganhou de 3 a 1 o jogo da volta, na etapa semifinal e vai decidir o torneio contra o River Plate, da Argentina. De novo, a exemplo do que aconteceu ano passado, o futebol brasileiro fica fora da final! Refresco a memória do torcedor lembrando que, em quatro anos anteriores consecutivos deu Brasil: Atlético Mineiro em 2.013, Corínthians em 2.012, Santos...2,011, e Inter em 2.010. A campanha da Seleção Brasileira no Mundial de 2.014, na Copa América deste ano e o rendimento dos nossos representantes nas duas últimas edições da Taça Libertadores nos levam a concluir que, claramente, estamos perdendo espaço e qualidade...até aqui no continente!!

O Passarinho Arrepiado acompanha as últimas do Criciúma e me trás informações que me levam à algumas reflexões. Por exemplo, qual a real finalidade da contratação de Wílliam Rocha, esse zagueiro que veio do Avaí? Já têm aqui...Wânderson, Adalberto e Fábio Ferreira... os mais usados; além de Joílson e Iago Maidana, que pouco aparecem. Quanto a Guilherme Santos, o mais correto é deixá-lo de fora do jogo contra o Santa Cruz. Foi expulso diante do Grêmio e não há segurança do Depto. Juríico do Criciúma em autorizar a convocação do atleta, uma vez que ele tem uma suspensão a cumprir. Como o Tigre não joga mais a Copa do Brasil este ano, é melhor não usar o jogador na competição nacional que está em disputa, no caso a Série B. Na dúvida...não escala Guilherme Santos pra não correr riscos de se incomodar lá na frente! Masss...a notícia que mais preocupa, a ausência de Rodrigo Andrade por, aproximadamente 45 dias, em razão de uma lesão muscular considerada de grau 2. O atleta vinha numa crescente. O maior prejudicado, claro, é o Criciúma que não tem outro meia de razoável qualidade para substituí-lo!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Criciúma 0 x 1 Grêmio (3 x 4). Mas, valeu Tigre!

Goleiro Marcelo Grohe, do Grêmio, pegou duas penalidades e levou seu time a frente na Copa do Brasil.

E...os problemas não foram as cobranças do tiro livre da marca penal desperdiçadas por Paulo Sérgio e Luiz! Os erros verificados ocorreram no sistema de marcação do Criciúma, razão pela qual o Grêmio trocou passes com certa facilidade na frente da área do Tigre. O que o Criciúma fez lá em Porto Alegre para o Grêmio, o Grêmio devolveu aqui...literalmente! A marcação gaúcha foi incisiva o tempo todo! O gol da vitória no tempo normal foi meio que sem querer. Jogada pela direita, 23 minutos da 1ª etapa a bola cruzou a frente do goleiro Luiz e um toque desajeitado do atacante Pedro Rocha. Outra situação negativa...as chances criadas pelo Criciúma para fazer gol e nenhuma delas aproveitada! Antes, o Criciúma não produzia tanto ofensivamente! Só que esse quesito ganhou acréscimos, o que é um aspecto positivo...se serve como consolo. Sintetizando...o Criciúma teve garra, entrega e comprometimento, massss... sucumbiu perante  a maior qualidade, principalmente do meio campo adversário!!

Luiz só errou na penalidade batida! Antes, entretanto, havia salvado o Criciúma da derrota no tempo normal em lance nos pés de Luan, atacante gremista. Nota 6. Entre os dois laterais do Criciúma, Guilherme Santos conseguiu ser “menos pior” do que Maicon Silva. Este, por sinal, tecnicamente esteve muito mal! Falhou na cobertura, errou passes e poucas vezes chegou com força e objetividade ao ataque. Nota 4. Mesmo conceito e nota para Guilherme Santos que, com justiça foi expulso após errar passe e ter que cometer falta para evitar contra-ataque do adversário. Entre os zagueiros, melhor avaliação para Fábio Ferreira. O ex-Botafogo voltou a demonstrar tranqüilidade e razoável técnica! Sem ser brilhante...nota 6. Já, seu parceiro Wânderson...atrapalhado, concedeu espaços aos atacantes do Grêmio e teve atuação comprometida. Nota 4. No meio, Wéllington se constituiu na pior peça do Criciúma em campo! Correu demais e errado!! Também não acertou passes, errou na cobertura e acabou cansando. Nota 3. Marcão quis sair pra dar combate à frente e deixou espaços atrás, provocando sobrecarga na marcação. Nota 4. Rodrigo Andrade foi o melhor do Criciúma em campo! O mais objetivo do time...sempre procurando partir em busca da área adversária. Insisto que continua faltando um parceiro pra ele! Nota 7. No setor de frente, Juba com pouca movimentação, nota 5; Paulo Sérgio...ídem, e além de ter batido mal a penalidade...de novo! Nota 4. E... Lucca que voltou a desperdiçar oportunidades e exagerar nas jogadas individuais... o clássico “fominha”, nota 5. Entraram Jonas, Maurinho e Cristiano. Nota 5 pros dois últimos. O lateral, a exemplo de Maicon Silva, também foi envolvido pelas jogadas de ataque do Grêmio. Nota 4. Sobre o treinador Petkovíc...não surtiram efeito as substituições e “escalou” Luiz pra bater a última penalidade sem que entendêssemos o motivo! Por outro lado, tem méritos por ter conseguido ficar invicto durante 7 jogos e, reconheçamos...está havendo evolução no rendimento do Criciúma, se formos considerar o início do Campeonato Brasileiro da Série B. Nota 6.

Passarinho Arrepiado informa que, do Grêmio, Maicon, Fernandinho, Galhardo e Douglas acertaram os pênaltes; Brayan Rodriguez errou. No Criciúma, converteram Maurinho, Fábio Ferreira e Cristiano. O goleiro do Grêmio, Marcelo Grohe, defendeu os chutes de Paulo Sérgio e Luiz. Outros números...14 faltas cometidas pelo Criciúma, 17 pelo Grêmio. A gol, 5 finalizações do Criciúma, 4 do Grêmio. Pra fora, o Criciúma chutou 8 vezes, o Grêmio 4. Escanteios...4 a 3 para o Tigre; e, impedimentos...3 do Criciúma, 2 no ataque gremista. Bom público: 9.746 torcedores. 

terça-feira, 21 de julho de 2015

Tigre com garras afiadas!!

Aquele time que vez por outra era chamado por nós mesmos de “gatinho”...numa expressão absolutamente depreciativa, está voltando a ser Tigre! Sim! É inegável que o Criciúma, principalmente dos dois últimos jogos, é outro bem diferente!! Importante frisar que, mesmo depois da chegada de Petkovíc, o Criciúma vinha alcançando alguns bons resultados...só que a qualidade continuava em baixa e o estado anímico ainda não mostrava grande evolução. Pois o tempo foi passando...as partidas acontecendo e as coisas mudaram quase que “como da noite pro dia!! O jogo contra o Grêmio na semana passada pode-se dizer que, nas atuais circunstâncias, foi uma espécie de divisor de águas! O Criciúma surpreendeu o Brasil com um futebol consistente, marcação encaixada e que conseguiu se defender com eficácia, sem deixar de atacar...sempre levando perigo à defesa adversária.

No enfrentamento com o Bahia, no último sábado(18), pelo Campeonato Brasileiro da Série B, o Criciúma não “encheu os olhos” como diante do Grêmio. Entretanto, novamente observamos uma equipe de bastante garra, espírito de luta, comprometimento e entrega! E...não há o que contestar em relação à vitória conquistada em cima dos baianos! Se houve dúvida no pênalte marcado e que originou o 1º gol do Criciúma; de outro modo, no tento de empate “dos caras” houve toque de mão de Thiago Real. Além disso, uma defesa mais segura e um maior volume de jogo ofensivo foram mostrados pelo Criciúma. Assim, a vitória acabou sendo justa! Importante destacar, contudo, que o Bahia tem um muito bom time de futebol e sua atuação valorizou ainda mais o resultado conquistado pelo Tigre!
E...pra passar pelo Grêmio nesta terça(21) e seguir adiante na Copa do Brasil. Olha gente... minha opinião é de que não há “favas contadas”, em absoluto!! Mesmo que o Grêmio venha de duas derrotas, uma pro próprio Criciúma e outra para o Flamengo...trata-se de um time que está em 5º lugar na Série A, tem 26 pontos e, por si só, é uma equipe que a qualquer momento pode se recuperar! Todos vimos um Criciúma que foi envolvente lá na Arena. Massss...colegas da imprensa gaúcha concluíram que o Grêmio jogou mal e que, com certeza, no Heriberto Hülse, não voltará a mostrar um futebol de tão baixa qualidade! Isso é desvalorização da conquista do Criciúma lá em Porto Alegre? Não entendo assim! É que a turma da crônica de lá está acostumada a acompanhar mais a dupla Grenal e não conseguiu observar que o Criciúma teve méritos em jogar bem e não deixar o adversário se impôr!! Novamente, Petkovíc e cia.  precisarão ser muito fortes e determinados, superando suas próprias deficiências pra alcançar o objetivo de classificação. Nunca é demais lembrar que qualquer empate dá Tigre. Já, caso o Gêmio devolva o placar, teremos cobranças de tiros livres da marca penal. E...qualquer vitória gremista a partir de 2 a 1...dá “eles”, entenderam bem?

Passarinho Arrepiado, com atraso, me parabeniza porque vou ser “vovô”...e analisa os resultados obtidos pelos catarinenses na Série A do Campeonato Brasileiro durante o último fim de semana. As palavras dele...”A Chapecoense lutou muito,mas acabou perdendo pro Atlético Paranaense, em Curitiba. De qualquer modo, continua sendo o melhor catarinense na Série A, até agora: 9ª colocada com 19 pontos. O Avaí, por sua vez, arrancou um empate em 1 a 1 com muita raça em Belo Horizonte, contra o Cruzeiro. O Leão é 13º. Figueirense e Coritiba fizeram um jogo “xôxo” em Florianópolis e o 0 a 0 foi justo. Figueirense está na 15ª posição. E...o Joinville ganhava de 1 a 0 da Ponte Preta com gol de Silvinho, ex-Criciúma, e permitiu o empate com gol de pênalte. Continua em último...9 pontos.”  Este...o Arrepiado e suas avaliações!

domingo, 19 de julho de 2015

“Degustar a vitória!!”

Assim se referiu o técnico Petkovíc ao final do jogo deste sábado(18) em que o Criciúma ganhou do Bahia por 2 a 1 no estádio Heriberto Hülse, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Partida duríssima...muito disputada!! Mas não há o que contestar em relação ao resultado obtido pelo Tigre! Aliás, o futebol apresentado pelos baianos valoriza muito o que fez o Criciúma durante o jogo. O Bahia tem um bom time de futebol, com jogadores rápidos e habilidosos e, para a Série B, um candidato...sim senhor, pra chegar nas primeiras posições! Os dois primeiros gols do confronto foram feitos de forma irregular ou, no mínimo, duvidosa! Na falta penal marcada sobre Juba, a TV comprovou que o atacante do Criciúma e o volante Yúri, do Bahia, se agarraram e a arbitragem favoreceu o Tigre. De outro modo, no empate do Bahia, a bola tocou na mão de Thiago Real. O referido toque ajudou o bom meia baiano no domínio da bola! O confuso Diego Almeida Real, juiz do jogo, preferiu confirmar o gol. Assim, beneficiou o Bahia! No gol da vitória do Criciúma, Lucca bateu bem o escanteio, Neto Baiano deu a “casquinha” no 1º pau e Adalberto chegou dividindo com o defensor adversário. A bola entrou e o Tigre fechou o placar(foto abaixo)!

Edson substituiu bem ao titular Luiz. Foi pouco exigido, é verdade. Entretanto, nas poucas vezes em que o perigo rondou a meta tricolor catarinense, mostrou firmeza! Nota 7. Maicon Silva também merece nota 7. Outra boa atuação do lateral do Criciúma depois de um período em que tivemos muitas dúvidas sobre sua real capacidade. O zagueiro Adalberto fez sua melhor partida com a camisa do Criciúma! Firme e seguro...não deu chances aos atacantes do Bahia. Nota 8. Fábio Ferreira também teve boa atuação. A tranqüilidade e experiência de sempre! Nota 7. Guilherme Santos também jogou bem. É lateral que, claramente, vem evoluindo e melhorando sua produtividade ofensiva. Nota 7. No meio campo, Marcão cumpriu bem sua função de 1º volante. As primeiras referências sobre este jogador não eram das melhores, no aspecto técnico. Massss...reconheçamos que seu futebol, pra uma Série B, tem sido bastante competitivo! Nota 7. O estreante Paulinho me surpreendeu positivamente! A primeira impressão deixada indica um volante moderno...que sai pro jogo e é forte na marcação. Nota 8. Quanto a Rodrigo Andrade...boa movimentação e um pênalte batido com tranquilidade...esperando o goleiro definir-se que cairia pra direita, bola pro canto esquerdo! Nota 7. No setor de frente, Juba continua sendo muito importante pelo papel tático que lhe é incumbido. Tem de ajudar no ataque e voltar pra recompor...dentro do esquema 4-2-3-1. Nota 7. Neto Baiano...nota 7 também. Talvez tenha aparecido pouco pra torcida. Só que, mais uma vez, acabou o jogo extenuado!! Se doou muito e merece boa avaliação! E...Lucca, com altos e baixos...conseguiu alguns dribles e jogadas ofensivas e bateu muito bem a bola do escanteio que originou o 2º gol do Criciúma. Nota 7. Avaliando os atletas que entraram...me abstenho de dar notas! No entanto, cabem observações sobre Jonas...que não “cacoete” pra jogar de volante; e, Jéfferson, que tem muita velocidade...mas tem de aprender mais a finalizar!! Vale uma referência positiva ao técnico Dejan Petkovíc. Lá se vão 7 jogos...4 vitórias e 3 empates. Unanimidade com o comando do sérvio! Ascensão na tabela da Série B e boas possibilidades pra classificar diante do Grêmio, na Copa do Brasil. Muito bom! Reconhecimento e parabéns a ele! Que tenha sequência!!!

Passarinho Arrepiado e os números do jogo de Criciúma 2 Bahia 1. Faltas...24 a 20 pró Criciúma. A gol, o Criciúma finalizou 4 vezes contra 5 dos baianos. Pra fora...6 conclusões do Tigre, 5 do Bahia. Escanteios...6 a 5 pro Bahia. Impedimentos...3 a 2 para o Criciúma. Renda de R$67.827,00; público...só 5.108. O jogo, em razão das circunstâncias...merecia mais gente!