sexta-feira, 26 de maio de 2023

Ofensas a Vinicius Jr. fazem parte de histórico de racismo no futebol.

A repercussão dos ataques racistas direcionados ao atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, no duelo com o Valência pelo Campeonato Espanhol no último domingo (21), mostra que este não é um fato isolado. Nos últimos anos, foram vários os casos de racismo contra atletas brasileiros no futebol europeu, dentro e fora de campo, mas que não se limitam ao Velho Continente. Eles também avançaram no Brasil.

Daniel Alves, Taison, Dentinho, Neymar, Roberto Carlos, Malcom, Richarlison, Hulk. Todos eles já foram vítimas de racismo na Europa, de bananas atiradas no gramado a sons que imitam os de um macaco nas arquibancadas. A mesma Espanha na qual Vinicius Júnior tem sofrido com manifestações racistas e de ódio foi palco de boa parte destes ataques.

O racismo no esporte mais popular do mundo, porém, não se limita à Europa. No Brasil, a prática avança de maneira preocupante. Segundo levantamento do Observatório da Discriminação Racial do Futebol, foram registrados 90 casos de ofensas raciais em 2022, contra 64 em 2021. Um aumento de 40%. O Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para 2023 indica punição a casos de discriminação, que pode variar de uma advertência até a perda de pontos.

Em nível continental, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ampliou, no ano passado, as punições por racismo em jogos dos torneios que organiza. As alterações foram motivadas por ofensas sequenciais a torcedores e atletas brasileiros em partidas fora de casa durante o primeiro semestre. A multa mínima passou de R$ 150 mil para R$ 500 mil, com possibilidade de o time enquadrado ter de atuar com parte das arquibancadas fechadas ou sem público.

.

Fonte e reportagem mais extensa está em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2023-05/ofensas-vinicius-junior-fazem-parte-de-historico-de-racismo-no-futebol

terça-feira, 23 de maio de 2023

Média histórica, de público, no Heriberto Hülse!!

Apesar da derrota para o Ceará, no domingo, o começo do Criciúma, na Série B do Brasileiro deste ano, está empolgando o torcedor. Nas quatro primeiras partidas da equipe, como mandante, mais de 60 mil pessoas estiveram no Majestoso. A média é de 15.188 torcedores. O momento é histórico: na última década, esse número é disparado o maior do clube. No ano passado, a quantidade de torcedores já havia aumentado muito, em relação a anos anteriores: 37.463 presentes no Majestoso – com uma média de 9.365 fanáticos pelo Criciúma nas arquibancadas do Heriberto Hülse. Em 2020 e 2021, o clube estava na Série C do Brasileiro, por isso, os números não entram no levantamento.

Entre 2015 e 2019, as médias de público, no Majestoso, foram pequenas. Há quatro anos, 3.638 torcedores estiveram nas quatro primeiras partidas do Criciúma, em casa, pela Série B. Em 2018, o número é ainda menor: 2.432. Na campanha de 2017, a média de torcedores é de 2.519 presentes. Em 2016, eram  3.900 torcedores e, em 2015, a média era de 4.077 fanáticos pelo Tigre nas arquibancadas. Em 2014 e 2013, o Criciúma esteve na Série A do Brasileirão. Desta forma, a média não foi realizada. “Temos que dizer que ficamos em débito com o torcedor. A expectativa sempre é gerada quando vivemos um bom momento. Hoje (Domingo), o torcedor saiu frustrado e a gente também. Temos que nos reerguer rapidamente e pensar no próximo jogo, porque o de hoje não volta mais, mas ficam lições importantes”, diz o técnico Cláudio Tencati, após o jogo de domingo.

Série B – 2023:

Criciúma 2 x 0 Tombense – 13.871 – 1ª Rodada

Criciúma 1 x 0 Avaí – 15.747 – 3ª Rodada

Criciúma 2 x 1 Ituano – 15.062 – 5ª Rodada

Criciúma 1 x 2 Ceará – 16.073 – 7ª Rodada

Total – 60.753 – média – 15.188

.

Fonte: (Reportagem de Tiago Monte/Site TN SUL)


domingo, 21 de maio de 2023

Tigre 1 x 2 Vozão: Criciúma errou e pagou caro!!

O Criciúma cometeu alguns erros defensivos e, dois deles, acabaram por decretar a primeira derrota em casa no atual Campeonato Brasileiro da Série B. No primeiro gol do adversário, após bola levantada na área, o lateral Jhonatan ficou "dormindo" e não percebeu penetração do bom atacante Erick. Este, quase caindo, conseguiu tocar pra Nícolas só escorar pro fundo das redes. Isso aconteceu logo há dois minutos de jogo! Dentro do que vi, também bobeou o goleiro Gustavol, que ficou perdido no lance, além da zaga que permitiu liberdade pra Nícolas. 

A outra falha fatal foi no lance que originou o segundo gol cearense. De novo, em combinação pelo lado esquerdo, Danilo Barcelo passou para que o volante Maranhão batesse forte e cruzado. Gustavo deu rebote, que não foi acompanhado por ninguém do Criciúma. Erick se aproveitou e bateu rasteiro pra marcar o segundo gol dos visitantes. 

Pelo que vi, as ausências de Cristóvam, Rômulo e, principalmente, de Rodrigo e Eder, foram determinantes para que o Criciúma não obtivesse melhor desempenho. As atuações de Matheus Mancini e de Miquéias comprometeram bastante o poder de marcação do sistema defensivo do time de Claudio Tencati! Além disso, Jhonatan esteve mal, W. Maia também não conseguiu a mesma eficácia de quanto tem a companhia de Rodrigo e Marcelo Hermes, por sua vez, "sofreu" pra marcar o melhor jogador do Ceará, o camisa 11, Erick.

Ficou claro e evidente que as opções de banco do Criciúma, hoje, são de qualidade duvidosa. Tiago Marques, que recebeu oportunidade pra substituir Eder, tem muita vontade e só! Felipe Vizeu até busca a bola, toca, se mexe...mas, ainda não jogou o que se espera dele. Assim, de novo, se destacaram, positivamente, Arílson, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel, que bateu muito bem a penalidade máxima quando o jogo estava 1 a 0 pro Ceará, nos dando impressão de que o Criciúma iria esboçar reação pra tentar uma virada no placar.

Com esta derrota, o Criciúma tem sua invencibilidade quebrada depois de seis jogos no Campeonato Brasileiro. Assim, se espera que, perante o Sport Recife, na quarta-feira(24), outra vez no Heriberto Hülse, Tencati e comandados tenham melhor performance! Afinal, quem cumpriu suspensão deve voltar e também é provável que Fabinho já esteja liberado pra atuar. E...fica o alerta para que , na janela de julho, a direção contrate reforços afim de que o sonho do acesso permaneça vivo até a reta final da competição!!