Com 16 pontos em 12 jogos, estando com a tabela "atrasada" em relação à maioria de quem disputa a competição, o Criciúma vai "muito bem, obrigado!" no Campeonato Brasileiro. Pelo menos, até o momento, mesmo sem ser aquela equipe com futebol de encher os olhos, o Tigre tem mostrado que pode, sim, cumprir boa campanha na Série A. Na verdade, a campanha está além do que esperávamos! O que "saiu da curva" foi a derrota pro Cuiabá. De resto, convenhamos, mais do que se imaginava! Afinal, o Tigre ganhou do Vasco, fora de casa; e, do Botafogo e do Cruzeiro, no H. Hülse. Foram vitórias contra grandes clubes do contexto no futebol nacional.
Obviamente que, a sequência de jogos...os próximos confrontos, tendem a ser mais complicados, ainda, do que os últimos recentes. Vitória, lá...adversário direto na briga por permanência na elite; depois o Fluminense, em casa, que está de técnico novo; e, Corínthians e Flamengo, este com todo potencial de volume de jogo, depois que Tite assumiu, é mais um grande desafio para Claudio Tencati e seus comandados! Mas, é Série A! Portanto, já se sabia que "quem está na chuva..."!!
Dá pra notar, aqui de fora, que as coisas no Criciúma estão sendo feitas, absolutamente, com os "pés no chão"! Vilmar Guedes e parceiros de diretoria demonstram ter total e absoluto controle do Clube, mesmo em momentos de alguma instabilidade ao longo de uma temporada onde já foram jogados Recopa, Campeonato Estadual, Copa do Brasil e, agora, a Série A do Brasileiro. Lembrando, ainda, que o Criciúma saiu como campeão de duas delas; conseguiu razoável valor financeiro noutra e, por enquanto, vem dando sinais de que está firme no seu principal objetivo, pro resto do ano, que é de continuar entre os 20 melhores do País, pensando em 2.025.