sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Criciúma x Mogi Mirim...jogo pra dar Tigre!!

O respeito é bom e todo mundo gosta...certo? Entretanto, ganhar a partida do Mogi Mirim é uma obrigação do Criciúma, nesta sexta-feira(21). Por que? Ora bolas... motivos não faltam pra justificar o favoritismo que, pra mim, é todo do Tigre!! A campanha que faz o Criciúma é bem superior a do adversário: 27 pontos contra 16; ou, 47,4% de aproveitamento do Criciúma e 28,1 dos paulistas. E...contra números não há contestação!! Isso não quer dizer, contudo, que “nem precisa jogar”...o Criciúma já ganhou!! Isso não existe!! Na hora que a bola rola às vezes tudo fica muito igual. E isso acontece mesmo que haja uma certa disparidade técnica entre as equipes. Masss...o Criciúma já venceu lá, no turno; as pretensões do Criciúma são de acesso, as do Mogi de permanência na Série B; e...pelo que conhecemos dos dois times, o Tigre é superior e, portanto favorito!! Alguma dúvida?? Acredito que nenhuma!!

De outro modo, precisamos estar atentos ao que está sendo planejado pelo técnico Dejan Petkovíc. Ausências...Wílliam Rocha e Paulinho, por opção do treinador; Guilherme Santos, Natân e Rodrigo Andrade...machucados. Bem...o time? Pelo que foi observado nos treinos...Luiz; Maicon Silva, Wânderson, Fábio Ferreira que volta depois de um período lesionado, e Cristiano ...este para substituir Guilherme Santos. No meio de campo, dois volantes...voltando Wéllington, após suspensão, e Marcão. Paulinho que se envolveu em atos de indisciplina ainda em Maceió e não treinou durante boa parte da semana, fica no banco de reservas. E... completando o setor, uma chance para Dôdi. Até porque, Róger Guedes tem recebido algumas oportunidades sem corresponder de forma convincente. E...para completar os problemas de Pet...Rodrigo Andrade e Natân, outros meias que poderiam ser usados, estão no Depto.Médico. No ataque...Maurinho, canhoto pela direita, Paulo Sérgio...Neto Baiano no banco, e Lucca, que é destro, pela esquerda. Sei que Petkovíc não muda o esquema de jogo! De qualquer modo, gostaria de um meio com 4 jogadores, dois volantes e dois meias; e um ataque com dois atletas de estilos diferentes...sendo um mais centralizado, e outro de velocidades pelos flancos! Assim, penso! No entanto, entendo as convicções do treinador tricolor. Só que não abro mão da obrigação de ganhar o jogo do Mogi Mirim!!!
Dôdi, garoto revelado pela base do Criciúma, ganha oportunidade para ser titular contra o Mogi Mirim.

Enquanto isso...mudo o assunto e falo sobre Marcos Assunção. O atleta já faz suas atividades e, como o previsto, espera estar em condições ideais pra jogar em 15 dias...no máximo 20! Olha...não quero ser “metido”...não tenho formação em qualquer área ligada à fisiologia. Massss...imagino “cá com meus botões” que Marcos Assunção poderá estrear dia 8 de setembro, é uma terça-feira, contra o Vitória, no Heriberto Hülse, pela 5ª rodada do returno. Se bem que já queriam deixá-lo à disposição para a partida contra o Mogi, o que, pra mim, seria absoluta precipitação! E...mesmo assim, surgiu um problema de cálculo renal e talvez sua estréia seja mais retardada. Um torcedor me perguntou o seguinte: “Giba...por que você ta corneteando a vinda do Marcos Assunção?”. Ponderei a ele que não se trata de “corneta”! O cara não joga há um ano!!! Não discuto sua qualidade técnica. Só que...como será a resposta do atleta nos quesitos físicos? Marcos Assunção vai recuperar seu melhor condicionamento depois de um ano sem jogar um jogo oficial? E...vai suportar a sequência de partidas sem lesões musculares? Lembro que, quando estiver “pronto”, o jogador entrará numa competição como a Série B onde a grande maioria vai estar “voando” em busca de objetivos!! De qualquer modo, aqui fica toda nossa torcida pra que Marcos Assunção consiga ajudar o trabalho de Petkovíc!! Boa sorte a ele!!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Dar murro em ponta de faca??!!

Talvez nem tanto! Mas há necessidade de se mudar leis e fazer cumpri-las! Faço referência ao atual sistema que manda no futebol brasileiro. E...não há como negar que tem corrupção e interesses extra-campo em toda parte! A CBF está “atolada” em situações de irregularidade. Seu presidente, Marco Polo Del Nero, claramente tem medo de sair do País com medo de ser preso! Algo, por sinal, idêntico ao que já aconteceu com o ex-dirigente, José Maria Marin. Este, inclusive, encontra-se preso na Suiça há praticamente quatro meses...acusado de corrupção. Conforme o linguajar jurídico, os advogados de Marin, liderados por Paulo Peixoto, trabalham na tentativa de convencer a justiça suíça de que não há base para sua extradição aos Estados Unidos. E outra...Marin estaria disposto a colaborar com qualquer investigação, o que pode sensibilizar os juízes que cuidam do caso. Além disso, o ex-presidente da Federação Paulista e da CBF, de 83 anos, tem bens no Brasil e no exterior, o que poderia auxiliar na devolução de valores, caso haja comprovação de qualquer irregularidade. Particularmente, gostaria muito que todas as verdades viessem à tona e a justiça fosse feita...doa a quem doer!!

Massss...”pra não perder o fio da meada”...há irregularidades em toda parte no mundo do futebol. Também existe imoralidade, sim! Entretanto, muita coisa é legal!! Ou seja, a lei permite!! O que fazer? Mudar a legislação!! O que, cá entre nós, não ocorre com duas conversas!! Tem gente que se irrita, dá soco na mesa, se esperneia todo porque Delfim Peixoto está na presidência da FCF desde 1.986!! Ora bolas...está e de forma absolutamente legal!! E não me digam que defendo ele porque é meu amigo ou algo assim!! Tenho várias contestações em relação à sua administração...a forma como conduz o futebol catarinense. Só que não há como negar que, desde que o “da barba” manda na Federação nossos clubes ganharam maior projeção. Este ano, até...estamos batendo nosso próprio recorde de participação num campeonato de 1ª divisão: 4 clubes!! E olha que tem mais um na Série B e outros dois na “D”!!
Ah, Gilberto! Quer dizer que tudo por causa do Delfim?? Claro que não!! Os clubes, por si só, cresceram...se profissionalizaram e o resultado dentro de campo apareceu!! Sinceramente, não gosto quando chego em estádios de futebol, e no Heriberto Hülse assim como na Ressacada ocorre bastante, vejo faixas ou protestos verbais contra o presidente da Federação Catarinense! Já disse...ele cometeu e comete erros! Só que, por exemplo, o Criciúma só ganhou torneios estaduais depois que ele está à frente da FCF!! O título da Copa do Brasil foi com ele tb...Série B, Série C. Aliás, foi de 86 pra cá que Avaí ganhou Série C; Joinville...C e B; e o Figueirense que chegou a uma final de Copa do Brasil!! Alguém pode dizer que “com outro presidente seria do mesmo jeito...haveria crescimento natural!”. Não sei...não tenho bola de cristal Se fosse esse...se fosse aquele...como posso saber?? E quem garante?? A verdade é que mesmo com problemas e questões políticas que não vêm ao caso aqui...Delfim comanda muito bem, sim senhor, o futebol de Santa Catarina!! Já poderia ter saído...cedendo seu lugar a outro? Claro que sim!! Massss...ele prefere ficar até que a saúde lhe permita!! E, enquanto não provarem nada do contrário...o “Delfa”(como diz meu amigo Dante Bragatto) vai continuar mandando!!  E não tem nada de ilegal nisso!! Frisando...a lei permite!!!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

As tatuagens, os brincos e os atletas.

Não é privilégio do futebol...é verdade! Mas, tatuar o corpo é quase uma mania entre os jogadores. Sinceramente, não seria uma opção minha! Considero uma agressão ao corpo que foi nos dado pela natureza...por Deus! Só que...cada um, cada um!! Afinal, democraticamente falando, as pessoas acabam fazendo o que querem com suas vidas! No caso, o corpo é meu... faço o que quero!! Assim, observamos um Róger Guedes, por exemplo, jogador do Criciúma(foto abaixo) que tem tatuagens por boa parte do corpo! Como ele, outros jogadores...insisto que mais no futebol, acabam por aderir à tal prática! E o piercing? Os brincos?? Também são colocados por alguns profissionais da bola à vontade!! Ei...espera aí! Isso é preconceito, Gilberto?? Não, não!! O fato de não “curtir”, não indica ato preconceituoso!! Que fique bem claro!!
Só que tem o seguinte! Se o cara quiser se pintar, tatuar, colocar piercing aqui ou ali, brincos espalhados pelas orelhas...o gosto é dele!! O que não abro mão é do seu rendimento e comprometimento dentro de campo...com sua profissão! Infelizmente, hoje em dia muita coisa mudou e pra pior!! Me refiro a boa parte de jogadores, alguns já rodados e outros que surgem das categorias de base e logo se preocupam em cuidar da aparência física! Tipo... depilar todo o corpo, fazer a sobrancelha, as vezes até usar uma discreta maquiagem...além das tatuagens e afins!! De novo...olha o preconceito!! Negativo!! O que me intriga é que essas preocupações estão muito mais na cabeça de cada um desses que citei do que, propriamente, o principal: jogar bola!!

Olha...e digo a vocês que está cheio por aí!! E, desta forma, o futebol na sua essência...fica quase que de lado...segunda opção!! Por favor!! O cara tem que ser profissional na verdadeira acepção do termo...dentro e fora de campo, independentemente do que fizer no seu corpo!! A “bola” tem que ser de alto rendimento! Pelo menos...tem que tentar!! Infelizmente, a realidade não é essa! Futebol “curto”...e outros interesses em jogo! E...cá entre nós, hein?! O que tem de “perna de pau” jogando por aí é algo que não se via anteriormente! O garoto sai das categorias de base e mal sabe dominar uma bola, sem noções de espaço ou marcação!! Aí...imaginem no que dá quando se reúne num time, de goleiro a ponta esquerda...como se dizia antigamente...todos mal preparados tecnicamente?? E tem também as questões físicas!! Muitos não têm o devido condicionamento em quase todos os quesitos exigidos para que o candidato a jogador se transforme num atleta de verdade!!

Outros fatores também influenciam consideravelmente. Os próprios “olheiros” e descobridores de “talentos” não são mais os mesmos! Dizem que ninguém é insubstituível! Entretanto, aqui no Sul do Estado, depois que Fumanchú morreu...não apareceu mais ninguém com a mesma capacidade!! Pra quem não sabe...o sr. Waldemir Norberto Izaú Pereira “achou” para o futebol, jogadores como Valdomiro, Paulinho Criciúma, Douglas, Fabiano, Maicon... entre outros. E tem também a dedicação em encontrar e fazer “futuros craques” que, também, não é mais como antes!! O mais importante, no futebol de hoje, é montar um bom DVD e procurar, bem rapidinho, assinar contratos e mais contratos que rendam boas cifras!! O resto? O futebol? A bola? Aprimoramento técnico? Os torcedores? Comprometimento com a profissão ou com o clube que está defendendo?? Tudo fica pra depois...opção secundária!!

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Dignidade x hipocrisia!!

Estamos vivendo uma época de descontentamento quase que total em relação à situação geral no País. Infelizmente, cada vez mais aparecem fatos e comprovações por causa de problemas nas mais diversas áreas e setores da vida econômica, política e social de todos nós! O que fizemos? Quais nossas reações? Apenas protestos...passeatas, manifestações de patriotismo...! Ué Gilberto!! Querias o que? Uma guerra?? Não, não! Detesto violência e algo como vimos no ano passado, no período pré-Copa, quando muitos idiotas saíram por aí quebrando lojas, caixas eletrônicos e depredando patrimônio público! Lembro que no começo/meio da década de 80 houve uma pressão muito grande para que voltassem as eleições diretas. O Brasil saiu às ruas e, com muita insistência e participação de parte da classe política, “viramos o jogo” e elegemos um presidente depois de longo período sob a batuta do regime militar. Era a época dos “caras pintadas” e a participação do povo, sempre com atitudes pacíficas, comparadas com o que vimos em 2.014, foi de fundamental importância!! O tempo passou...o Brasil cresceu, ganhamos maior notoriedade internacional! Houve evolução em vários segmentos!

Massss...os escândalos envolvendo desvio de dinheiro público começaram a aparecer com maior evidência e ganhando destaque na mídia! Além disso, cada vez mais surgem coisas... fatos comprovados de que há anos estamos sendo discaradamente “roubados”! As instituições do País perderam credibilidade e respeito!! Sair quebrando tudo não é á solução! Só que precisamos, devemos e necessitamos de mobilização!! De modo geral, o que se ganha não é suficiente para cobrir despesas! Juros altos, artigos de primeira necessidade com preços lá em cima e os salários “achatados”!! Vc que nos acompanha neste espaço já foi comprar alimentos hoje? Já fez seu rancho mensal? Percebeu que com R$100,00 ou 500...seu poder de compra vem caindo mês a mês?? Assim...ficamos nos perguntando o que fazer? Como reagir? Insisto que violência só gera violência e não é o melhor caminho! Entendo que devemos continuar protestando , promovendo manifestações, sim! Só que com maior mobilização pública em todo o País! Digo isso porque o que se viu no último domingo(16)...esteve bem abaixo do esperado!

E...pra justificar o título da postagem de hoje...”dignidade x hipocrisia”...é o que noto dia a dia!! Muita gente fala X e age Y, entenderam?? Afinal, “farinha pouca, meu pirão primeiro”; “o importante é tirar vantagem”; dentre outras frases que espelham bastante a personalidade e jeito de ser de muita gente!! A dignidade de trabalhar honestamente, viver uma vida retilínea e ter ações para o bem são qualidades cada vez mais raras!! Observa-se sim, que “nós reclamamos porque não comemos da fatia do bolo!!”. Pense bem!! Se estivéssemos usufruindo de benefícios, talvez legais...mas não éticos ou morais...será que reclamaríamos tanto? Sairíamos pra dizer que está tudo errado e nos revoltaríamos com tanta “roubalheira” ??? Nossas ideologias estariam aflorando?? Ou nos calaríamos, ficaríamos “satisfeitos”, calados, quietos com um bom cargo, excelente salário...mais vantagens, tudo dentro da legalidade!! Masss...talvez sem dignidade, com consciência limpa e tranqüila!! Gente...pessoas novas, outras idéias e um povo mais brioso e lutador!! Precisamos!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

CRB 3 x 1 Criciúma. Zaga entregou a “rapadura”...!!

Foi muito mal a zaga do Criciúma no jogo deste sábado(15), em Maceió, quando o Criciúma levou a virada no placar. Assim, acabou a invencibilidade do técnico Petkovíc! No Campeonato Brasileiro, até então, haviam se passado 11 rodadas e o Tigre manteve-se com 5 vitórias e 6 empates. Masss...não há mal que sempre dure e felicidade que seja eterna!!! Ora bolas...em algum momento a “invictovic” iria pro espaço! Assim foi!! O Criciúma realizou um bastante razoável primeiro tempo e uma muito ruím segunda etapa. O Tigre teve maior domínio na fase inicial e fez um a zero em jogada individual de Lucca pelo lado esquerdo. Ele ingressou na área e cruzou procurando Paulo Sérgio. O zagueiro Audálio for cortar e meteu pro fundo! Entretanto, ainda no 1º tempo, bola esticada do goleiro Juliano...área do Criciúma, Zé Carlos domina, vira em cima do zagueiro Wânderson e chuta pra empatar. No 2º tempo, o CRB voltou bem melhor, movimentou-se mais e, ao natural, marcou mais dois gols pra sacramentar sua vitória. Os dois zagueiros do Criciúma estiveram muito mal! As duas conquistas da equipe alagoana tiveram colaboração bastante grande da dupla defensiva. Numa delas, Wânderson tinha a bola dominada dentro da área, mas permitiu que Ricardinho a roubasse. Este serviu a Clebinho que virou o placar pro CRB. O Criciúma não se acertava e, já com a partida se encaminhando para o final, o gol pra “matar” o jogo! Bola pra área, Zé Carlos dominou e ajeitou para o chute cruzado de Maxuell: 3 a 1! Placar que acabou sendo justo pelo que fez o CRB na 2ª etapa e o que não fez e demonstrou de falhas o Criciúma!
Na foto, ao centro, o momento em que Zé Carlos "não comemora" o gol que fez, o primeiro da vitória do CRB sobre o Criciúma, 3 a 1.

Luiz fez “apenas” uma defesa de maior dificuldade. Levou 3 gols e não teve culpa em nenhum!  Só que seus parceiros de sistema defensivo falharam muito! Maicon Silva foi pouco ao ataque...o mesmo acontecendo com Guilherme Santos. Os dois laterais do Criciúma não jogaram bem. Tanto um como outro acabaram entrando na mediocridade de todo o restante da retaguarda. Nota 4 pra ambos. Em relação a Wânderson e Wílliam Rocha...impressionante como eles cometeram falhas!! Não vou culpá-los pela derrota do Criciúma em Maceió. Só que não posso esconder que Wânderson e Wílliam Rocha tiveram responsabilidade direta por, pelo menos, dois gols sofridos!! Nota 3 pra cada um. No meio de campo, Marcão também não atuou bem! Disperso, “entregou o ouro” em 3 lances que quase comprometem ainda mais seu desempenho. Nota 4. Paulinho sucumbiu junto com toda a equipe no 2º tempo. Enquanto, o time esteve bem, ele conseguiu acompanhar o ritmo. Depois, começou a errar passes, fazer faltas e reclamar da arbitragem. Nota 5. Róger Guedes entrou há 12 minutos por causa de nova lesão muscular de Natân. Produziu muito pouco! Atuação apagada!! Nota 4. No setor de frente, Lucca foi o melhor! Observo, contudo, que jogou mais durante a fase 1ª. Premiado com o gol e algumas jogadas individuais. No 2º, rendeu abaixo do esperado. Nota 6 pelo que fez no 1º tempo. Não gostei do trabalho de Paulo Sérgio e de Juba. A dupla realizou muito mais função tática...a “velha” recomposição. Atacante que não finaliza, não faz gol!! Nota 4 pra um e outro. Foram usados, ainda, Maurinho e Jéfferson e prefiro deixá-los sem avaliação.

Sobre o técnico Petkovíc, ele precisa repensar algumas de suas convicções. Não dá pra tirar o mérito de seu trabalho e o conseqüente crescimento do Criciúma no Campeonato Brasileiro! Só que já é teimosia insistir com Maurinho, que é canhoto, pelo lado direito; e, usar Lucca, que é destro, pela esquerda! Maurinho, inclusive...ao invés de procurar a linha de fundo, volta sempre e passa aos zagueiros ou aos volantes. A insistência com Wílliam Rocha, contra o CRB, custou caro!! No meio campo, Pet continua utilizando só 3 jogadores. Sei que faz parte do esquema! Mas, há necessidade de variações de estilo de jogo e o técnico do Criciúma quase “blinda” isso! Seguimos...sexta(21) tem o começo do returno: Mogi Mirim, em casa!