sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Uma bola quadrada...!


O personagem Kiko, vivido pelo ator Carlos Villagrán, sempre pedia uma bola “quadrada” quando de suas participações no seriado mexicano Chaves, exibido até hoje com sucesso aqui no Brasil. A analogia diz respeito à baixíssima qualidade do futebol que vimos em Porto Alegre, quando o time profissional do Criciúma perdeu de 3 a 0 para o Inter, pelo Campeonato Brasileiro; e, no jogo que presenciamos no Heriberto Hülse, nesta quinta(25), onde os “Tigrinhos” foram derrotados pelo Palmeiras por 1 a 0, 1ª fase da Copa do Brasil Sub-20. Sobre a vergonha no Beira-Rio já falamos bastante. E...o time júnior “seguiu os passos” da equipe profissional! Surpreendentemente, é o mesmo grupo de jogadores que lidera o Campeonato Estadual com 38 pontos e já garantido na fase semifinal da competição. Fiquei decepcionado com o que vi! Jogadores como Mateus Arence, Barreto e Gustavo, o artilheiro do Catarinense, estiveram bem abaixo do que podem render. Salvou-se a voluntariedade de Róger, atacante que se esforçou muito mas parou na marcação do Palmeiras. Derrota por um a zero em Criciúma e, para se classificar à segunda fase da Copa do Brasil Sub-20, o Tigre terá de fazer 2 ou mais em São Paulo, no jogo da volta, para seguir em frente no torneio. Sem dúvida alguma...o time de Luizinho Vieira terá de jogar muito mais do que jogou aqui para passar de fase!!

Lanterna da Série A!! Esta é a real situação do Criciúma no Campeonato Brasileiro. Os resultados desta quinta(25) não foram nada favoráveis e o Tigre vai ter de entrar em campo no Índio Condá como lanterna...último colocado da competição! Situação bastante deprimente para um time que encheu seu torcedor de esperanças no começo do certame. O mais pessimista torcedor tricolor não imaginaria que, ao final da quinta rodada do returno, o Criciúma estaria na zona do rebaixamento e ainda na condição de último na tabela.  Tudo o que está acontecendo com o Criciúma cabe reflexão. O comando, se é que há, verdadeiramente, precisa de forma obrigatória tomar providências. Seja o Sr. Antenor Angeloni ou até seu irmão Arnaldo, que pouco aparece...algo precisa ser feito! Ainda há tempo! Depois do “barco afundar” não vai adiantar nada ficar se lamentando! Caso haja rebaixamento, os prejuízos serão incalculáveis! !

As questões físicas estão cada vez mais evidentes e tais arrumações serão possíveis com a volta, por exemplo de Márcio Corrêa. Se for preciso mandar alguém embora, que isso seja feito! Mas é importante frisar que, somente quem está lá dentro do Clube vivendo o dia a dia e com acesso livre no vestiário e sentindo o clima entre os jogadores pode fazer o que realmente carece ser feito! O que não pode acontecer é a “banda passar” e o Criciúma cada vez mais cavando sua própria sepultura!!

Passarinho Arrepiado, de olho na OLESC, garante que Criciúma ainda vai brigar pelo título geral da competição. Como ele mesmo havia previsto, o maior adversário é realmente Blumenau. Mas a melhor notícia é que a cidade de Criciúma acolheu e assimilou muito bem este evento que reúne a garotada até 16 anos. Muito bom e que assim continue!!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Vergonha no Beira-Rio!!

Assim classifico a forma como o Criciúma se apresentou em Porto Alegre na derrota para o Internacional. Não pelo fato de ter levado 3 a 0! Muitos outros já perderam até mais feio na casa colorada! Mas o que me deixa bastante intrigado é a forma como os jogadores se comportaram. A passividade imperou e dominou quase todos os atletas usados pelo técnico Gilmar Dal Pozzo. Levou um gol, não reagiu...tomou mais um e outro e não esboçou nenhuma reação. Aceitou a situação como quem já está “morto” no campeonato. Em hipótese alguma é admissível tal comportamento! E...se não houver algo diferente a ser trabalhado pra Chapecó...podem preparar outro “saco”!!
Alex e Arânguiz se cumprimentam após o 1º gol de Inter 3 Criciúma 0. Colorados "deitaram e rolaram" no Beira-Rio.
Bruno fez pelo menos três defesas com alto grau de dificuldade, incluindo a penalidade batida por Rafael Moura. Salvou o time de uma goleada ainda maior! Nota 7. Luiz Felipe voltou a jogar mal. Esteve frouxo na marcação e pouquíssimo foi ao ataque. Nota 3. Do outro lado, Cortêz também não esteve bem. O Inter fez o que quis pelo lado esquerdo, direito, meio...e, enfim, “deitou e rolou”! Nota 4. Sobre a dupla de zaga...lastimáveis as atuações de Fábio Ferreira e Gualberto. Nota 3 pra ambos. Serginho novamente não jogou bem. Retornou ao time como capitão e acabou substituído. Continua muito abaixo do que mostrou ano passado. Nota 4. Rodrigo Souza correu muito e, pelo menos, demonstrou estar preocupado com a má apresentação do time em campo. Nota 6. João Vítor também sucumbiu, como os demais, e foi facilmente envolvido pelos bons meias do Inter. Nota 5. Cléber Santana se “salvou” no meio de tanta exigüidade e carência! Mais uma vez jogou acima da média dos demais e merece referência especial por sua qualificação técnica. Nota 7. Silvinho saiu machucado logo no começo e não merece avaliação. Entrou Bruno Lopes que pouco rendeu. Foi dominado com facilidade pelos marcadores do Inter. Nota 5. Lucca foi o outro atacante usado e também pouco produziu. Continua jogando bem abaixo do que já jogou! Nota 5. Ainda entraram Paulo Báier, que procurou tocar a bola e esperar o tempo passar...nota 6; e, Zé Carlos, sem grande movimentação, nota 5. Em relação ao técnico Gilmar Dal Pozzo, este foi o sexto jogo dele no comando do Criciúma. E...com ele como treinador o mais preocupante é que os resultados não estão acontecendo! Diante do Inter, na área técnica, parecia impotente e incapaz para mudar algo! Nota 5.

Os números do jogo indicam 21 faltas cometidas pelo Inter, só 10 do Criciúma. Conclusões a gol...10 do Internacional, só 3 do Tigre. Pra fora...duas finalizações do “Colorado” e 4 do Criciúma. Seis escanteios pró-Inter, 4 favoráveis ao Criciúma. Impedimentos 4 do Inter, 3 do Criciúma. Aliás, pra quem gosta de detalhes matemáticos, os números comprovam que o Criciúma marcou muito pouco...cometeu baixo número de faltas; e, demonstram toda a superioridade do Inter.

Passarinho Arrepiado lembra a todos que gostam de futebol...para acompanhar o time júnior do Criciúma, nesta 5ª(25), no estádio Heriberto Hülse, contra o Palmeiras. É partida de ida da 1ª fase da Copa do Brasil Sub-20, as 19:30. Ano passado o adversário foi o São Paulo e o Tigre acabou eliminado logo no começo da competição. No Campeonato Estadual, o Criciúma é líder e cumpre boa temporada, até o momento. Aliás, sobre as categorias de base do Criciúma, recebemos informações extra-oficiais de que, depois da mudança no comando, quando saiu Sarandi e entrou Armando Desessards, algumas alterações têm sido observadas. Pelo visto, parece que as pessoas que estavam em suas respectivas funções, aos poucos, estão sendo afastadas ou colocadas de lado. Fica a impressão que o novo diretor quer colocar sua turma...de fora...e os da casa, há anos trabalhando, podem ser demitidos. Ouvi dizer até que Luizinho Vieira, técnico do time júnior, corre risco de perder o cargo!! Já vi esse filme, hein? Abre o olho, presidente Antenor!!!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Criciúma vai contratar mais um goleiro.

Está correto o Depto. de Futebol! Sei que há confiança no trabalho de Bruno e Galatto. Hoje, Bruno está sendo titular e Galatto segue como reserva. Ocorre que o Criciúma ainda tem David, goleiro do time júnior e que, por causa da lesão de Luiz, passou a 3º opção. Só que David deve ser usado pela garotada sub-20 na Copa do Brasil...a estréia será na próxima quinta-feira(25) diante do Palmeiras, no Heriberto Hülse. Além dessa disputa, há também a reta final do Campeonato Catarinense de Juniores. Então...acertam os dirigentes do Tigre na busca por mais um goleiro. Nomes? Prefiro não sugerir nem especular! Entretanto, penso que o Criciúma deva trazer alguém que possa, realmente, agregar valores para contribuir com este duríssimo processo de tentativa de recuperação no Campeonato Brasileiro.

Os dirigentes também saíram à caça de um zagueiro. Afinal, Alcides e Ronaldo Alves estão se recuperando de lesão; Rafael Donato, convalescendo de uma cirurgia. Restam os hoje titulares, Fábio Ferreira e Gualberto, mais Joílson e Iago Maidana. Então, da mesma forma, há necessidade de trazer mais gente pra defesa, afinal...ainda faltam mais 15 rodadas para que se complete o campeonato!

Sobre a situação do Criciúma no Campeonato Brasileiro, eu sei que boa parte da torcida pensa em “jogar a toalha”. Massss...com 23 pontos e precisando matematicamente “só” de mais um pra fugir da zona do rebaixamento, não compartilho de quem tem essa idéia! É preciso, sim, ter direcionamento de atenções para buscar o quanto antes uma conquista de pontuação em sequência para poder solidificar sua posição no meio da tabela... por exemplo. Consolidando-se entre o 10º e o 14º lugar já será bastante suficiente para que tenhamos a certeza da permanência do Tigre na Série A de 2.015!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Criciúma 1 x 1 Botafogo, resultado injusto e com sabor de derrota!!

67,3 contra 32,7%! Esses foram os percentuais de posse bola, com números favoráveis ao Criciúma, em jogo deste sábado(20) no estádio Heriberto Hülse, pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, o Criciúma foi extremamente superior ao adversário e o resultado mais justo seria com vitória do time da casa. Dentro do que vi, o Tigre foi superior em quase todos os quesitos, mas errou numa bola de contra-ataque do Botafogo. Eram 35 minutos da 1ª etapa e Wálisson escapou pela esquerda, poderia ter sido parado com falta por Luiz Felipe, ganhou na velocidade entrando pela área até ser derrubado por João Vítor. Pênalte que foi batido com força por Zeballos. Mesmo com o gol sofrido, o Criciúma continuou sendo superior até que aos 23 minutos do 2º tempo, em lance duvidoso entre Lucca e Bolátti, a arbitragem marcou penalidade. Paulo Báier cobrou bem e o Criciúma conseguiu colocar “meia” justiça na partida. Sim, “meia” porque em razão de tudo aquilo que fizeram os times no jogo, insisto que o resultado mais correto deveria ter sido de conquista do Criciúma. E teve ainda o gol mal anulado pela arbitragem uma vez que Paulo Báier não estava impedido quando concluiu a gol, lance acontecido logo em seguida ao empate.

Bruno quase não sujou o uniforme...uma frase popular que serve pra sintetizar quão pouco o goleiro do Criciúma trabalhou no jogo. Nota 6. Luiz Felipe, por sua vez, esteve bastante participativo. Entretanto, seu rendimento técnico não foi o mesmo de quando atuou contra o Goiás, por exemplo. Sucumbiu por causa do bom sistema de marcação do Botafogo. Nota 5. Fábio Ferreira foi o mais firme da defesa. Mostrou segurança e sentido de liderança. Nota 7. Gualberto, de outro modo, estava meio que intranqüilo e ansioso. Errou alguns lances fáceis. Nota 5. Giovânni, da mesma forma que seu parceiro de função, Luiz Felipe, também esteve abaixo do que pode render. Faltou a ele mais agilidade e ímpeto ofensivo. Nota 5. Rodrigo Souza, entendo assim, foi o melhor jogador do Criciúma! Marcou com eficiência e ainda ajudou na armação de jogadas. Nota 8. João Vítor foi o mesmo de sempre. Com um trabalho intenso de ida e volta...pra marcar e tentar ir a frente. Errou, na minha opinião, no lance em que cometeu a penalidade. O jogador do Botafogo, Wálisson, levou a bola em direção à linha de fundo e, pelo que pude observar, a chance de gol diminuiria se João Vítor não cometesse a falta dentro da área. Nota 6. Cléber Santana, outra vez, mostrou qualidade nos passes e sentido coletivo. Entretanto, deve procurar mais o ataque e chutar mais ao gol adversário. Nota 7. Silvinho, novamente...sobrou voluntariedade! As vezes se atrapalha com a bola. Mesmo assim, sua velocidade continua sendo o que tem de melhor no ataque do Criciúma. Nota 7. E...Zé Carlos tem sido muito esforçado! Massss...só vontade não é o suficiente! Lá se vão 4 jogos e nada de gol! Contra o Botafogo, deveria saído no intervalo e acabou jogando o tempo todo. Nota 5. Usados ainda...Cortêz, que foi mais efetivo e ofensivo do que Giovânni...nota 6; Maurinho, que foi acionado no ataque pela direita e rendeu pouco...nota 4; e, Paulo Báier, que deu maior ritmo ao meio campo e acabou premiado com o gol de empate...nota 7.  

O treinador do Criciúma,novamente, errou ao insistir com a manutenção de Zé Carlos até o fim  do jogo. Zé já era pra ter saído no intervalo!! Fisicamente, o jogador ainda não recuperou sua melhor forma e, tecnicamente está bem abaixo do que conhecemos. Depois que Gilmar Dal Pozzo assumiu o comando técnico, notou-se uma discreta evolução. Mas ainda falta muito pra termos o Criciúma que queremos! E...pelo andar da carruagem...nem sei se vai dar tempo! De qualquer modo, “não jogo a toalha”! Serão dois jogos, na sequência, fora de casa contra Inter e Chapecoense. E conseguir 4 pontos tem que ser a meta do Criciúma. Por ora, nota 6 pro treinador do Tigre.

Passarinho Arrepiado me passa os números do jogo que comprovam a superioridade do Criciúma. Em faltas, empate em 19 a 19. Finalizações...14 do Criciúma contra 7 do Botafogo. Escanteios...11 a 2 pró Tigre. Impedimentos...3 no ataque dos da casa e só um do visitante. Os números não mentem e, portanto, eles também comprovam que o Criciúma foi melhor e merecia melhor sorte no jogo!