sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Chapecoense é a maior favorita pra ganhar o Catarinense/19! Meio que óbvio...!!

Alguém duvida disso?? Ora bolas!! Não tenho bola de cristal...não sei o que vai acontecer lá na frente!! Mas, qualquer um que acompanha o futebol de Santa Catarina aponta na direção de que o time do Oeste aparece como principal candidato ao título!! Afinal, hoje se trata do clube com melhor estrutura técnica e também administrativa dentre todos aqueles que fazem parte da elite barriga-verde. A Chapecoense “sobreviveu” mais um ano na Série A do Campeonato Brasileiro...vai pra sua sexta disputa consecutiva e continua sendo muito forte!! Além das questões gerenciais, bem conduzidas nos últimos anos, a Chapecoense dispõe de situação financeira mais privilegiada do que seus concorrentes. As quotas de TV e de patrocínio são mais “gordinhas” e, por consequência, dirigir com dinheiro é menos complicado do que sem...!!
Se existe um “segundo favorito”...este, pra mim, é o Avaí. Por que?? Pelo “simples” fato de estar duplamente motivado em razão do acesso que conquistou, no fim de 2.018, da Série B pra A do Brasileiro. Se, lá em Chapecó, os “caras” ficam “se achando” em razão da manutenção, outra vez, na elite do futebol nacional...na Capital o Leão subiu e ainda viu o rival, Figueirense, “brigar” na parte de baixo da tabela!! O leitor pode discordar e entender que um certame regional acirra disputas e qualquer previsão pode ir por “água abaixo” quando o torneio se inicia. Sim!! Perfeito!! Contudo, existe uma lógica e, no momento, ela indica que a Chapecoense, depois o Avaí, são os mais bem preparados para brigarem pelo título!!

Seguindo com a “escala” de favoritismo pra ganhar o próximo Campeonato Estadual, Criciúma e Figueirense...digamos, se equivalem! Ambos não terminaram o ano passado com campanha convincente na Série B. Sobre o Criciúma, importante frisar que, apesar de carregar a fama de “quase nada do que faz no futebol dá certo”, o presidente Jaime Dal Farra tem uma enorme vontade de recolocar o Criciúma no caminho das conquistas!! O mandatário tricolor prometeu investimentos mais ousados pra esta temporada. Então, resta ao torcedor ter esperanças de ver o seu Criciúma voltando a ser vencedor!!
Já, a situação no alvinegro do Estreito é mais complicada em razão dos graves problemas financeiros pelos quais o clube passa! Inclusive, o Figueirense ainda não quitou totalmente a folha de pagamento de 2.018!! Mas, a tradição e a grandeza do “Furacão” sempre acabam influenciando positivamente num certame como o Catarinense. Além disso, ver o arqui-inimigo Avaí na Série A do Brasileiro, com certeza, vai “mexer” com a turma do Orlando Scarpelli!!

Não podemos esquecer do Atlético Tubarão que, pra mim, já é a “quinta força” do futebol barriga-verde, passando até o ex-todo-poderoso Joinville!! O “Peixe” vem cumprindo bom papel nas competições que tem disputado nos últimos anos. Sem querer “dar o passo maior do que a perna”, os dirigentes Luiz Henrique Martins Ribeiro e Gilmar Negro Machado têm, nas mãos, um clube bem "arrumadinho" e sempre conseguem montar times competitivos!

O JEC, por sua vez, desde que “colecionou” seguidos descensos no Campeonato Brasileiro, não se aplumou mais!! Talvez esteja vivendo a pior crise de sua rica história!! Já mandou e desmandou no futebol estadual e, hoje, é “mais um” participante...sem meter o medo de outros tempos!! De qualquer modo, o JEC também tem tradição e não será surpresa se realizar boa campanha, brigando pelas primeiras posições na tabela.
Com todo o respeito que merecem os outros quatro que vão jogar o Catarinense deste ano, no caso de Brusque, Metropolitano, Hercílio Luz e Marcílio Dias, não creio que algum deles possa superar os considerados “grandes”!! Até coloquei o Atlético Tubarão no rol daqueles que, penso, poderão obter melhor desempenho na competição em razão do que tem feito mais recentemente. Contudo, nunca é demais lembrar que a última “surpresa” aconteceu lááááá em 1.992 quando o Brusque conseguiu o título!! Depois disso, apesar de algumas “ameaças”, Figueirense 10 vezes, Criciúma e Chapecoense com 5 conquistas cada, Avaí 4, e Joinville, em duas oportunidades, dominaram o Campeonato Catarinense!!

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

O trabalho que motiva as férias e...vice-versa!!


Claro! Tirar um período pra viajar, descansar, lazer e outras coisas boas que a vida nos proporciona...é bom demais!! Mas, ninguém vive só de folga...de férias!! E, por outro lado, não dá pra ficar trabalhando 365 dias por ano! Precisa haver equilíbrio!! Todos nós necessitamos de uma ocupação e, da mesma forma, tempo pra curtir família, passear e, enfim, como sempre coloco nas redes sociais, #viveravidacomsaúdeepaz!! Ah...e com #Deusnocomandosempre!! Há quem goste MUITO de praia(como eu) ou quem prefira o campo, a serra, e até ficar em casa mesmo...só de boa, na frente da TV com o “love” do lado e uma bacia cheia de pipoca!!

Desde os dias que antecederam o Natal ando pelas praias da região de Florianópolis. Sempre gostei bastante de estar no litoral ou próximo dele!! Aliás, considero o trecho desde o Farol de Santa Marta, em Laguna, até a Praia da Enseada, em São Francisco do Sul, com locais privilegiadíssimos!! As belezas naturais destes lugares possuem paisagens de tirar o fôlego, até mesmo de quem as aprecia com certa frequência!! Há de se considerar também que, no Sul, o Balneário Rincão, agora com melhor estrutura; as lagoas próximas a ele; e...o Morro dos Conventos, também possuem seus encantos!!

Tenho ouvido reclamações de locadores de imóveis em relação à ausência dos turistas argentinos. Costumeiramente, eles vêm pra Santa Catarina em busca do que temos de bom a oferecê-los! Só que a economia na Argentina não anda lá essas coisas e, em comparação com anos anteriores, os “hermanos” têm aparecido menos. Mesmo assim, dá pra notar que os “vizinhos” do continente estão presentes na região de Floripa e Balneário Camboriú! E, independentemente da nacionalidade, o verão brasileiro e o litoral catarinense acabam atraindo muito o turismo!! Por consequência, notadamente, o fluxo de visitantes aumenta ano a ano, mesmo com as turbulências econômicas aqui, lá e acolá...!!

Passarinho Arrepiado... sempre de olho em tudo, tem encontrado pessoas dos mais variados tipos, personalidades e com costumes diferentes. Dentre tantas, nos chamou a atenção a história da D. Nilze, que já contei na postagem anterior aqui do Blog; e, o caso do “Jefinho”. Mas, quem é o Jefinho? Um garoto de 10 anos de idade que conhecemos. O que ele faz?? Ajuda sua mãe, puxando um carrinho nos fins de semana pelas areias da Praia da Daniela, em Florianópolis, pra vender água e refrigerante!! O menino é mais um nordestino que, juntamente com sua família, saiu de Sergipe pra buscar vida melhor no Sul do País! E não venham me dizer que ele não deveria estar ali por causa do trabalho infantil e blá, blá, blá...!! Jefinho é, sim, um exemplo que deveria ser seguido por muitos outros garotos!! Ao invés de estar “viciado” em celular ou se perdendo no mundo das drogas, preferiu auxiliar a mãe nas despesas de casa!! Nem por isso, deixou de estudar, jogar bola, torcer pro Flamengo, ser fã do Neymar e do Messi, ou dar um mergulho quando o tempo lhe permite!! Ou seja, Jefinho é uma criança normal...convenhamos, algo não muito comum nos dias atuais!! (A foto é ilustrativa!)

Em tempo, uma pequena homenagem à cidade que nasci há 56 anos: a minha, a sua, a nossa Criciúma!! Mais de 210 mil habitantes e 139 anos de colonização completados no último dia 6!! Quem me conhece sabe o quanto sou bairrista e amo mesmo a terrinha!! Então...parabéns pra nós, criciumenses de nascença e, muito, de coração!!