sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Criciúma perdeu em Curitiba...mas, finalmente, vimos um time de guerreiros!!

A expulsão do goleiro Luiz foi determinante para a derrota do Criciúma, na Vila Capanema, para o Paraná...2 a 1, de virada. O camisa 1 do Tigre saiu do gol de forma equivocada e tocou com a mão na bola fora da área(fora mesmo?). Como já tinha cartão amarelo, foi expulso! Isso aconteceu nos minutos de acréscimo da 1ª etapa. Masss...importante destacar a entrega e o espírito de luta dos jogadores em campo! Quem acompanha minhas observações sabe que cobro muito isso em qualquer circunstância! E, desta feita, o Tigre realmente foi um tigre, apesar do resultado negativo! Num todo, o jogo foi de alta intensidade e o Paraná só obteve sucesso desejado por causa da expulsão de Luiz e, na sequência, exercendo pressão muito grande até chegar ao gol da vitória! Com 11 ou com 10 houve superação de todo o Criciúma em campo! Vale frisar, ainda, que a arbitragem do tal Igor Benevenuto, de Minas Gerais, foi bem “caseirinha”! De qualquer modo e, num aspecto geral, o Criciúma realizou partida bastante razoável...diante das suas reconhecidas limitações!! (Foto abaixo, crédito para O Estadão-PR)

Atuação individual do Criciúma.
O goleiro LUIZ, ao “bater cabeça com Édson Borges, falhou no gol de empate do Paraná. Depois, também se equivocou ao sair na lateral da área e tocar com a mão na bola fora da área, cfe. entendimento da arbitragem!! Mesmo que o lance tenha sido dentro da área, penso que não precisava ter saído da sua meta da forma como saiu! Dois erros fatais!! Nota 3!

MAICON SILVA, enquanto o Criciúma conseguiu impôr certo ritmo, foi à frente algumas vezes conseguindo bons cruzamentos. No 2º tempo, contudo, procurou acompanhar a proposta mais defensiva da equipe. Nota 6.

NINO não comprometeu e, novamente, deu conta do recado... inclusive, tirando uma bola quase em cima da linha!! Nota 6.

EDSON BORGES esteve numa noite infeliz! Atrapalhou o goleiro Luiz, contribuindo negativamente no lance pro gol de empate do Paraná! Depois de alguns jogos pelo menos razoável...desta feita esteve mal na marcação, que é o principal quesito a ser bem cumprido por quem joga na defesa! Nota 4.

DIEGO GIARETTA...na sua “trajetória” de lateral-esquerdo pelo Criciúma, continua sendo um “quebra-galho”! Diante do Paraná, não repetiu o bom futebol de jogos recentes. E...curiosamente, cansou cedo!! Nota 5.

BARRETO correu e marcou muito!! Com vontade e raça, também teve bom rendimento técnico, com passes precisos e sentido de cobertura! Nota 7.

Seu parceiro de meio, RICARDINHO, também jogou com muita determinação...a seu estilo! Mas, cometeu falta desnecessária perto da área em lance que acabou originando a segunda conquista do Paraná. Nota 5.

CAÍQUE VALDÍVIA fazia bom jogo, cumprindo função tática pela direita, quando foi substituído de forma questionável pelo treinador Beto Campos! Pelo que jogou, nota 6.

ALEX MARANHÃO também merece 6! O camisa 10 do Tigre fez um gol, batendo falta, e fazia bom jogo até a expulsão de Luiz. Depois caiu de produção e foi substituído.

SILVINHO luta bastante, tenta dribles e permanece sendo o jogador mais inteligente que o Criciúma possui! Tem jogado de atacante e, eventualmente, faz função de meia de armação. Nota 6.

Muito marcado, LUCÃO apareceu pouco...apesar da costumeira entrega ao jogo e sentido coletivo! Nota 5.

Entraram o goleiro EDSON, com boas defesas...nota 6; IÂNSON, tentando ajudar a diminuir a pressão que o adversário exerceu no começo do 2º tempo, nota 6; e, CAIO RANGEL, com pouca movimentação...nota 4.

Sobre o técnico BETO CAMPOS, pra mim, errou ao tirar Caíque Valdívia quando da expulsão de Luiz. O mais correto pra sair seria o atacante Lucão! Contudo, dá pra notar que o treinador tem o time “na mão” e, no mínimo, dá pra fazer uma campanha relativamente tranquila...de manutenção na Série B! E, nesse jogo contra o Paraná, o Criciúma teve, sim, bom comportamento anímico e também técnico! Nota 6.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Do Passarinho Arrepiado: Luiz e Alex Maranhão representaram atletas em reunião com o presidente Dal Farra.

Quando “estourou” a bronca envolvendo o diretor executivo do Depto. de Futebol e os jogadores do Criciúma, houve uma espécie de “acordo” entre as partes! Ajudado pelo “esxperrrto” Arrepiado, explico a situação! Desde que foi convidado pelo presidente Jaime pra “assumir” o futebol no Criciúma há pouco mais de dois meses, Edson Gaúcho tentou impôr sua forma de trabalhar. Todos sabem que trata-se de um cara “durão”...daqueles que não aceita os “vícios” e os “mi-mi-mis” dos jogadores de futebol na atualidade! Edson é extremamente exigente, preza pelo alto grau de profissionalismo, disciplina e dedicação de todos.

Contudo, os atletas do plantel tricolor não assimilaram bem a nova “política” de vestiário e deu no que deu!! Os jogadores acabaram se unindo e pediram ao presidente que Edson Gaúcho não fosse mais nas viagens, ficasse longe dos gramados de treino e “sumisse” até dos jogos!! Pois...pedido feito e aceito!! Masssss...com algumas condições!! O goleiro Luiz, como capitão, e o meia Alex Maranhão representaram os jogadores. Depois de algum tempo com conversa vai...conversa vem e Dal Farra tentando argumentar...a dupla ouviu  do presidente o seguinte: “Então ta!! Eu converso com o Edson e ele se afasta um pouco! Só que vocês(jogadores) têm que assumir a responsabilidade de conseguir melhores resultados no Brasileiro e, por conseqüência, fazer com que o Criciúma suba na tabela!!”.

Com o “pacto” firmado, Edson Gaúcho realmente, pelo menos por enquanto, está fora dos “planos” dos atletas. E...dentro de campo?? Bem...coincidência ou não, depois que Beto Campos chegou e, nesse meio tempo, houve o tal problema já citado entre o diretor e o grupo de atletas, o Criciúma acumula dois empates e duas vitórias! Enfim, o “pepino” está com os jogadores! Ou o Criciúma se mantém num patamar de ascensão...pelo menos com jeito de quem quer buscar algo mais ousado na Série B, ou...Edson Gaúcho volta!! Que coisa, hein??

Só que o futebol também essas coisas...esses absurdos! Entendo que, em qualquer segmento profissional é necessário ter elevado grau de dedicação, comprometimento com a função e comportamento adequado pra poder cumprir com suas obrigações!! Edson Gaúcho as vezes é até “chato” demais em relação às suas idéias e exigências! Mas, com certeza, é “mais Criciúma” do que qualquer outro que esteja lá dentro! Seus métodos, com absoluta retidão e integridade, são considerados “fora de moda”!! Enquanto isso, Edson Gaúcho foi incumbido de “garimpar” jogadores já pro ano que vem...!! Mas, qual o perfil desses possíveis contratados?? Aguardemos!!

domingo, 8 de outubro de 2017

Criciúma 2 Londrina 1: três erros e três gols! Mas, valeu muito a vitória do Tigre!!

Pelo que observei no jogo em que o Criciúma ganhou, de virada, do Londrina...o time paranaense foi melhor no 1º tempo contra um Criciúma que deu muitos espaços ao adversário. Aliás, o Londrina, dentro das suas possibilidades, foi nitidamente superior ao Tigre na etapa inicial. Na segunda, a equipe treinada por Cláudio Tencati não conseguiu manter o mesmo ritmo, o Criciúma melhorou um pouco...se acertou mais no quesito marcação e, do meio pra frente, chegou a “mandar” na partida! Importante frisar que o Londrina vinha de uma decisão na quarta-feira passada(04) quando ganhou a Copa da Primeira Liga, em jogo diante do Atlético Mineiro...o que, certamente, contribuiu pra um desgaste natural. Quanto ao placar, o lateral Maicon Silva “cochilou” ao deixar que Negueba se antecipasse na jogada pra fazer 1 a 0 Londrina. Da mesma forma, o zagueiro Dirceu se atrapalhou numa saída simples de bola, na frente de sua área, bobeada que Alex Maranhão aproveitou pra empatar. Isso no 1º tempo! No 2º, logo a 4 minutos, num dos raros momentos em que levou vantagem sobre a marcação adversária, Lucão desviou de cabeça bola de escanteio e promoveu a virada do Criciúma...!! A vitória serviu, claro, pra soma dos 3 pontos. Contudo, na tabela, o Tigre continua em oitavo!!

Atuação individual dos jogadores do Criciúma:
LUIZ...bom trabalho, sem láááá grande esforço! Digo isso porque, apesar do domínio do Londrina na 1ª etapa, o goleiro do Criciúma não foi exigido a ponto de fazer defesas difíceis!! Portanto...nota 7, pela “normalidade” de sua atuação!

MAICON SILVA falhou no gol do Londrina! De outro lado, méritos pro atacante adversário?? Sim! Também! Mas, um lateral mais “ligado”, teria esboçado alguma reação no referido lance! Além disso, nos demais momentos da partida errou passes, cruzamentos e não fez boa cobertura em seu setor! Nota 3.

NINO, a cada jogo que passa, demonstra estar evoluindo e tomando conta mais e mais da posição!! Seguro e firme...nota 8.

Seu parceiro de zaga, ÉDSON BORGES, também fez bom jogo! Dentro do que pode e sabe da posição, não comprometeu!! Nota 7.

Outro que merece nota 7 é DIEGO GIARETTA. Continua fazendo muito bem seu papel de “quebra-galho” na lateral-esquerda!! Marca e apoia bem...dentro dos seus limites!!

No meio, BARRETO tem exagerado em faltas, sendo “premiado” constantemente com cartões! Se doa bastante ao jogo e, seu condicionamento físico talvez precise de maiores cuidados fora de campo...!! Entenderam bem?? Nota 6.

RICARDINHO cumpriu bem seu papel de “povoar” o meio de campo, com elevado grau de espírito de luta, uma característica sua! Nota 7.

CAÍQUE VALDÍVIA foi um dos melhores do Criciúma em campo! “Caiu” pela direita, trabalhou também pelo meio e ainda ajudou na recomposição quando o Londrina tinha posse de bola! Nota 8.


ALEX MARANHÃO...com rendimento destacado, mostrando raça quando roubou a bola do adversário pra fazer o 1º gol do Criciúma e ainda bateu o escanteio que resultou na 2ª conquista tricolor! Nota 8.

SILVINHO repetiu as boas jogadas de dribles e velocidade, pelos dois lados do ataque. Nota 7.

LUCÃO, finalmente, fez as pazes com o gol! É jogador que não desiste nunca! A torcida gosta disso!! Nota 7.

Entraram ERICK FLORES...pouco conseguiu criar do meio pra frente, nota 5; e J. LIMA e DOUGLAS MOREIRA...que, pelo pouco tempo, prefiro deixar sem nota!

Quanto ao técnico BETO CAMPOS...não há como negar que, depois da sua chegada, o Criciúma evoluiu! No jogo contra o Londrina, as correções foram precisas no intervalo em razão de certa passividade, principalmente na marcação, durante o 1º tempo! O time voltou melhor pro 2º, virou o placar e ganhou o jogo!! Nota 8.