sábado, 18 de outubro de 2014

A rodada do Brasileiro.

Novamente ela tende a ser bastante interessante...tanto na parte de cima quanto nas últimas posições dentro da tabela de classificação. Internacional e Corínthians é o jogo que merece mais atenção porque vai reunir o 2º e o 6º colocados, respectivamente. Os gaúchos estão a 6 pontos do Cruzeiro, líder, enquanto o Timão tem um ponto a menos o separando da zona de classificação prá Taça Libertadores. O 1º colocado, por sua vez, vai estar em Salvador para enfrentar o Vitória. O Cruzeiro vem de duas derrotas e um susto na Copa do Brasil quando correu certo risco de desclassificação. Já, os baianos conseguiram sair da zona do rebaixamento e, agora, lutam desesperadamente pra ficar longe dela! O São Paulo, 3º colocado e querendo subir na tabela pra continuar sonhando com o título, pega o Bahia, ainda integrante do Z-4. Fechando os jogos de quem está entre os 4 primeiros...o Atlético Mineiro recebe a Chapecoense. O Galo é 4º e o Índio, 13º. Minha opinião é que, dá empate entre colorados e corinthianos; igualdade também entre baianos e mineiros; vitória do tricolor no Morumbi; e, amplo favoritismo a ser confirmado do Atlético sobre a Chapecoense.

Quanto aos confrontos que envolvem os clubes que estão no descenso ou perto dele...o Botafogo, esfacelado, com salários em atraso e depois de levar 5 do Santos, pela Copa do  Brasil, vai tentar dar uma “ressuscitada” diante do Sport. Os pernambucanos fazem campanha “sossegada”. Estão em 11º e enfrentarão um adversário que é penúltimo colocado. Fico com vitória dos visitantes ou empate, pois não acredito no Fogão! O Coritiba é lanterna e pega o Figueirense, 15º, em Florianópolis. Sem favoritismo pra esse ou aquele. É jogo complicadíssimo pra ambos. O Coxa pode tentar dar uma cartada pra sair do “poço”! Enquanto isso, o time de Argel Fucks acumula três derrotas consecutivas e já há maior preocupação dos “manezinhos” em relação a campanha alvinegra. Pra mim, é jogo “duro”...pra empatar!!

E, finalmente, o Criciúma, com campanha bem a quem do que esperávamos...vai pra especular no Maracanã. O adversário, Fluminense, está em 8º lugar...não vence há 3 jogos e já se observam questionamentos  e pressão sobre o trabalho de Cristóvão Borges. É fácil apontar o favoritismo do Fluminense! Afinal, joga no palco mais charmoso do futebol brasileiro, que é o Maracanã, ao lado de sua torcida e contra um adversário que não ganhou um jogo sequer fora de casa! O mais normal é que o Flu vença, sem maiores problemas! Infelizmente, pra nós é uma realidade da qual não podemos fugir, pois o Criciúma não nos passou, ainda, confiança adequada. Masss...entretanto, contudo, no entanto, pois pois...o Tigre pode se transformar e provocar uma surpresa! Claro que a ausência de Cléber Santana, por suspensão, deve fazer aumentar a “coceira na cabeça” do técnico Gilmar Dal Pozzo. Há maior probabilidade para que Serginho entre no meio campo, completando o setor com Rodrigo Souza e João Vítor. Entendo que poderia ser Rafael Costa, que é meia de ofício. Só que o treinador tricolor parece preferir aumentar o poder de marcação, com claras preocupações em relação a Wágner e Conca, os dois meias de muito boa qualidade do Fluminense. Além disso, o tricolor “de lá” pode começar jogando com uma dupla de centroavantes, no caso Fred e Wálter, o que deve aumentar o poderio ofensivo do Flu.

Sobre a insistência de Dal Pozzo em manter os 3 atacantes: Lucca, Souza e Bruno Lopes, entendo que está correto o comandante do Criciúma. Se o Fluminense precisa se recuperar porque ainda pensa em Libertadores e vem de derrota...e blá...blá...blá, o problema é deles! Quem precisa mais dos 3 pontos no campeonato é o Criciúma! Assim, sempre respeitando o adversário, o Criciúma tem que ser ousado no Maracanã!!
O estádio mais charmoso do futebol mundial será palco para Fluminense x Criciúma.
.
O Passarinho Arrepiado palpita sobre as outras partidas que fazem parte da 10ª rodada do returno da competição. O Goiás, sem ainda correr perigo...é 9º na tabela, pega o Grêmio no Serra Dourada. O time de Felipão pretende retornar ao G-4. Arrepiado aposta nos gaúchos. Após ganhar 3 jogos consecutivos, o Palmeiras joga com o Santos. Jogo pra empate. E...fechando os 10 confrontos da rodada, o Atlético Paranaense pode começar a se complicar se perder para o Flamengo em Curitiba. O time da Arena da Baixada é 14º e está só 4 pontos longe da “degola”. Em suma...bons jogos que teremos o prazer de acompanhar!

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Futebol mais barato em 2.015.

O candidato do PSDB a Presidência da República, Aécio Neves, já garantiu que o País irá passar por uma séria crise financeira no ano que vem, independentemente do resultado das eleições no 2º turno. O mesmo já antecipou a candidata do PT, Dilma Rousseff, alegando que a recessão internacional atingirá também o Brasil. Assim, vamos sentir na pele talvez o que não percebemos há alguns anos. Fala-se até na volta de forma mais acentuada da inflação! Dizem os economistas que, até o fim do mês de dezembro, por exemplo, o preço dos combustíveis sofrerá alta considerável. Sendo assim, claro que acabará “respingando” também em outros setores como os de alimentação, medicamentos, roupas, aluguel...funcionando como o chamado “efeito cascata”. Culpa de quem? Não sei! Não sou especialista em economia! Mas a crise já vivida por outros países e os nossos problemas internos, costumeiros e bastante conhecidos, com certeza influenciarão na condição de vida e na estabilidade financeira de cada um de nós! Então...preparem-se! Pois 2.015...será de “apertar o cinto” e “fechar bem as mãos”!!

Tais problemas na economia também acabarão causando efeitos no que mais nos referimos neste espaço: o futebol! Sim! O principal produto esportivo do Brasil não deve prosseguir “caminhando” do jeito que está! Os gastos com altos salários pagos por clubes a profissionais gestores e, principalmente, técnicos e atletas, não podem continuar em patamares com quantias exorbitantes como ocorre nos dias de hoje! As instituições patrocinadoras e os próprios clubes tendem a encontrar cada vez mais dificuldades para a captação de recursos financeiros. Dessa forma, os salários do Abel Braga, no Inter; do Fred, no Fluminense; do Muricy Ramalho, no São Paulo; do Mano Menezes, no Corínthians...citando apenas alguns exemplos...terão que ser reajustados...prá baixo!!

Claro que cada um precisa e deve lutar por melhores condições de trabalho e salários. E, se puder...quanto mais conseguir...melhor! Sem dúvida! O problema não é quem recebe e, sim, quem se propõe a pagar! No caso do futebol, nenhum clube brasileiro tem o cofre do Tio Patinhas pra mergulhar em moedas e cédulas e, assim, pagar salários fora da nossa realidade financeira. Na verdade, a maioria dos clubes que pratica o futebol profissional no Brasil está quase sempre de pires na mão! Alguns são dominados por investidores, é o caso do Criciúma, inclusive, e...assim, conseguem certa estabilidade temporária. Lembro, também, que a Unimed “sustenta” o Fluminense e, mesmo assim, ainda há atrasos no pagamento de salários, premiações e direitos de imagem. Mas isso acontece em outros clubes onde o poderio financeiro é considerado dos mais “tranqüilos”, como São Paulo e Atlético Mineiro! Vale ressaltar que Botafogo, Vasco, Flamengo, três dos clubes de bastante tradição no País e com milhões de torcedores espalhados, há muito tempo estão quase que na penúria! Parte de uma possível solução, dentro do que penso, passa obrigatoriamente por investimentos nas categorias de base. Revela garotos, coloca-os no time de cima, negocia com o exterior e ameniza os problemas de caixa. Os clubes que têm dirigentes inteligentes nas suas divisões de base, em completa sintonia com a turma do depto. de futebol profissional, encontram menos dificuldades para fazer com que seus times obtenham sucesso. Insisto que, investir na base continua sendo a melhor saída para fazer qualquer clube de futebol crescer!!

E o Passarinho Arrepiado? Queria ver Paulo Báier no Maracanã como substituto de Cléber Santana. O ex-Avaí não joga por causa de suspensão e o Criciúma estará desfalcado para pegar o Fluminense. Ocorre que Báier nem viajou por causa de dores nas costas. É provável que Serginho seja titular no meio ao lado de Rodrigo Souza e João Vítor, mantendo o esquema com três atacantes. Mas, o Tigre ainda treina nesta sexta(17) no “Ninho do Urubú”, C. T. do Flamengo lá no Rio de Janeiro. O Arrepiado está de olho...!!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Histórias de confrontos entre Criciúma e Fluminense.

O primeiro deles aconteceu em 1.981. Foi no Estádio Heriberto Hülse e o Criciúma, ainda de azul, empatou em 2 a 2 com o Flu, dia 26 de novembro...jogo amistoso. Roldão Tomé da Borja Neto apitou aquela partida que teve como auxiliares Adão de Jesus, hoje dono de um boteco ao lado da sede da LARM, no bairro Comerciário; e, Vanderlei Brunel, o “Vando”, atualmente carnavalesco, presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Criciúma. O recentemente falecido Lori Sandri treinava o Criciúma que jogou, naquele dia, com Zé Carlos(e seu joelho cheio de parafusos); China(veio do Botafogo e jogava uma bola bastante “redondinha”), Nivaldo(o “churrasco”), Larry(bom zagueiro e, hoje, agente de atletas) e Álvaro(aquele “barbicha” que veio do América do Rio); Edmar(um cearense que, pra mim, foi um dos melhores volantes que vestiu a camisa do Criciúma), Luiz Freire(meia de qualidade que chegou aqui já quase em fim de carreira e ainda com bom nível de competitividade) e Paulinho Criciúma(na época, saindo do time júnior); Naldo(um baixinho rápido...ponta de ofício e que “fervia” uma barbaridade fora de campo), Luiz Müller(bom centroavante que jogou até pouco tempo atrás, com mais de 40 anos) e Canhotinho(este com passagem discreta pelo Criciúma). O Sabiá, hoje militando no futebol amador, também entrou naquela partida.

No Fluminense, o técnico era Luiz Henrique, que não ficou famoso no futebol, e o time tinha umas “caras” bastante conhecidas. Atentem: Paulo Vítor, depois Paulo Goulart...que 3 anos depois viria jogar no Criciúma...aí já de amarelo e preto; Edevaldo, Tadeu, Edinho(hoje comentarista do Sportv) e Rubens Galaxe(que também viria para o Criciúma mais tarde); Delei, Gilberto e Mário; Robertinho, Zezé Gomes e Zezé. Também foram usados Flávio, Gilcimar e Cristóvão, este, inclusive, o atual técnico do Fluminense. Os gols daquele amistoso entre Criciúma e Fluminense foram marcados por Naldo e Luiz Freire, para o time da casa; Gilberto e Cristóvão para os visitantes.

Criciúma e Fluminense protagonizaram uma disputa interessante em 1.987, ainda pelo então Campeonato Nacional de 1.986. A competição se estendeu até o ano seguinte e, num mata-mata diante dos cariocas, o Criciúma ganhou aqui por 2 a 1 e perdeu de 1 a 0 no Maracanã. Como o regulamento era parecido com o da Copa do Brasil, o gol do Flu no H. Hülse foi decisivo para a eliminação do Criciúma. Inclusive, no jogo daqui, o atacante Osmair, do Tigre, perdeu uma penalidade máxima. No time do Criciúma, treinado por Zé Carlos, ainda estava o “namorador” Rached. No Flu, entre outros, a dupla “casal 20”...Assis e Washington, além do paraguaio Romerito.

Outro jogo que tenho vivo na memória entre Tigre e Flu aconteceu em agosto de 1.996. Também Campeonato Nacional e aqui em Criciúma. Domingo a tarde, dia 25, o Criciúma atropelou o Fluminense! Fez 4 a 1 com dois gols de Mabília, um de Índio e outro de Gelásio. Quem apitou? Oscar Roberto de Godói...hoje integrante da imprensa esportiva em São Paulo. No Flu, destaque para o zagueiro Ricardo Rocha, que mais tarde seria campeão do mundo com a Seleção Brasileira, nos Estados Unidos; além do lateral Paulo Roberto, que girou por “trocentos” clubes; e, além de Assis, o atacante Valdeir. O Criciúma era comandado por Cláudio Duarte. O time? Roni(da base...depois tentou ser árbitro de futebol e hoje vive mais “light” em Araranguá); Gelásio(zagueiro revelado pelo Figueirense que jogou improvisado na lateral, nesse jogo), Wilson(ainda no Clube, como auxiliar técnico), Paulo da Pinta(que depois de muito tempo aqui, retornou pra Minas Gerais...sua terra natal) e Eraldo(lateral com curta passagem pelo Criciúma); Bolé(que morreu não tem muito tempo e era guarda do cemitério em Braço do Norte), Ivair(veio da Chapecoense e jogou um bom futebol também no Criciúma) e Mabília(meia de qualidade...tinha uma repórter que era “apaixonada” por ele); Carlos Henrique(o “flecha negra” que foi trocado por um aparelho de TV e hoje trabalha numa mina em Criciúma), Índio(atacante que veio do Juventus de Jaraguá do Sul) e Paulo Henrique(atacante que fazia também a quarta função do meio-campo...veio do Inter  indicado por Cláudio Duarte). Entraram naquela goleada de 4 a 1...Ednelson, um lateral que veio do Paraná e foi irregular aqui; Eliel, bom centroavante...antes jogava no São Paulo; e, Leandro Augusto, este revelado nos juniores, depois negociado com o futebol chinês, andou pelo Botafogo e até hoje ainda joga na segunda divisão do futebol mexicano...com quase 40 anos!). Quantas lembranças, hein??!!

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Quatro gols de Neymar!!

Sei que foi contra o Japão...uma seleção sem grande expressão no atual contexto do futebol mundial. Mas, mesmo assim...uma atuação de gala do atacante brasileiro! Ele marcou os 4 gols na vitória de 4 a 0. Insisto que o adversário não ofereceu qualquer resistência e o resultado, em si, não pode servir como parâmetro para avaliações mais precisas sobre o crescimento ou não do futebol brasileiro pós-Copa. Aliás, já são quatro amistosos depois do Mundial. Com Dunga no comando, o Brasil ganhou da Colômbia e do Equador, ambos os jogos nos Estados Unidos, em setembro, e com placar igual: 1 a 0. E...essas duas últimas partidas no mundo asiático, os 2 a 0 sobre a Argentina, no Superclássico das Américas; e, os 4 a 0 diante da seleção japonesa. O Brasil ainda vai fechar o ano jogando, em novembro, contra a Turquia, em Istambul, dia 12; e, dia 18, em Viena, diante da Áustria.

E...pra que servem esses amistosos? Pra movimentar a Seleção que no ano que vem vai jogar a Copa América, no Chile, e iniciando também sua participação nas Eliminatórias para o Mundial de 2.018. Alguns que acompanham futebol não gostam muito desses jogos que são agendados também com grande interesse financeiro. Através de boas quotas de patrocínio, mais a arrecadação com venda de ingressos, nada baratos, muita gente sai com o bolso recheado de euros ou dólares! As confederações envolvidas, emissoras de TV, investidores e profissionais do futebol, inclusive atletas, recebem boas quantias...mesmo que os amistosos sejam com seleções sem nenhum prestígio internacional. Ocorre que com o futebol não em alta como nos bons tempos, o Brasil ainda é bastante respeitado e querido lá fora! Assim, quando Kaká, Robinho e, claro, Neymar entram em campo e pegam na bola, arrancam aplausos e vibração do público!

Ainda sobre Seleção Brasileira, por aqui ela já não empolga mais como antes. As exageradíssimas badalações, além dos altíssimos benefícios financeiros que têm jogadores e técnicos de grandes clubes, de certa forma, criam alguma antipatia que se acentua com o baixo rendimento observado em campo. Os torcedores...os apaixonados por futebol até criam seus ídolos. Mas, eles querem retorno com comprometimento e bom futebol! Infelizmente, não se nota tais virtudes há muito tempo na grande maioria de clubes e atletas. E...no que diz respeito à Seleção, a última alegria foi na enganadora Copa das Confederações! Sem falar que a maior parte dos convocados nos anos mais recentes e últimas copas...não atuavam  ou não jogam no Brasil, o que diminui consideravelmente sua identificação e empatia com torcida e público por aqui.
Os 3 dedos da mão direita indicando que já havia feito 3 gols na vitória sobre o Japão. A mão esquerda, o dedo indicador de que faria mais um!
.
O Fluminense, próximo adversário do Criciúma, já está pressionado! Não quero dizer com isso que o Flu pode ter medo do jogo diante do Tigre, no sábado(18). Em absoluto! Joga no Maracanã ao lado de sua torcida e, com certeza, vai tentar partir pra cima do adversário afim de voltar a ganhar no Campeonato Brasileiro. Já são 3 rodadas sem que o tricolor carioca conquiste vitória. Por lá, eles têm a certeza de que o Tigre vai “pagar o pato”! No momento, o Fluminense tem 42 pontos, ocupa a 8ª posição...a pior desde o início da competição. Lembro que o Fluminense começou a competição liderando, nas duas primeiras rodadas e, de lá pra cá, o gráfico de sua campanha mostra queda gradativa!

Passarinho Arrepiado anota a dispensa de Alcides, zagueiro que jogou muito pouco pelo Criciúma. Foi contratado há cerca de dois meses, estreou contra o São Paulo, pela Copa Sul-Americana, andou se machucando e, sob o ponto de vista produtividade...quase nada! Além disso, o comportamento extracampo do atleta não foi dos mais profissionais e influenciou na decisão dos dirigentes em afastá-lo. Situação parecida vive Fábio Ferreira. Oficialmente, ninguém do Criciúma disse o real motivo. Entretanto, se sabe que o ex-Botafogo também não teve conduta mais adequada, fora de campo, e vai ficar treinando em separado até o fim do seu contrato, em dezembro. Assim, são dois zagueiros a menos pra fechar o Brasileiro! Então...o Criciúma vai com Joílson , Ronaldo Alves, Gualberto, Eli Sabiá e Rafael Pereira!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Quem terá mais dificuldades pra se manter na Série A?

Façamos comparativos em relação às campanhas de cada um dos catarinenses, até o momento, no Campeonato Brasileiro. De cima pra baixo, na tabela, Chapecoense, 13ª com 34 pontos; Figueirense, 15º com 32; e, Criciúma, 18º...30 pontos. O time do Oeste tem 40,5% de aproveitamento; o do “Esxtreito”...38,1; e, o Tigre com 35,7%. Pequenas diferenças? Digamos que suficientes para traduzir o potencial que cada um demonstrou até agora. Masss...qual deles tende a encontrar maiores problemas e adversidades para atingir o objetivo principal que é de permanecer na elite?
Pois bem...a Chapecoense, melhor catarinense posicionado, enfrentará no Índio Condá: São Paulo, Santos, Vitória, Botafogo e Cruzeiro. Fora dele...Atlético Mineiro, Flamengo, Figueirense, Fluminense e Goiás. O Figueirense, por sua vez, terá Coritiba, Cruzeiro, Chapecoense, Vitória e Internacional...no estádio Orlando Scarpelli. E, será visitante diante de Grêmio, Sport, Atlético Mineiro, Botafogo e São Paulo. Sobre o Criciúma, o único barriga-verde que por ora, ocupa a zona do rebaixamento, recebe em casa Atlético Paranaense, São Paulo, Grêmio, Bahia e Sport. E...sai prá jogar contra Fluminense, Vitória, Cruzeiro, Flamengo e Corínthians.
O Criciúma e a Chapecoense têm certa desvantagem porque encerram o campeonato longe de seus domínios. O Tigre no Itaquerão, diante do Corínthians; e, o Índio em Goiânia, enfrentando o Goiás. Já o Figueirense estará ao lado de seu torcedor no último jogo, com o Internacional. E, no caso do Criciúma, a situação fica mais complicada ainda porque o adversário é o Corínthians! Não tenho nenhuma dúvida de que se, na última rodada, estiver precisando de algo ainda na competição, o Corínthians conseguirá! Sendo assim, para se garantir na Série A de 2.015, o Criciúma terá de definir tudo até a penúltima rodada quando jogará no Heriberto Hülse contra o Sport.
Cléber Santana é o único desfalque do Criciúma para o jogo diante do Fluminense, na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. E...como Gilmar Dal Pozzo pretende armar o time na tentativa de buscar a primeira vitória fora de casa?? Dentro do que penso, gostaria que o técnico do Tigre simplesmente colocasse um outro meia para substituir Cléber Santana, este sendo Paulo Báier ou Rafael Costa. Entretanto, imagino que talvez ele acabe optando por um jogador com características de mais marcação, como é o caso de Serginho, por exemplo. Da mesma forma, entendo que seja melhor a manutenção do sistema com 3 atacantes, com Bruno Lopes, Souza e Lucca, em razão do bom desempenho do trio nos jogos contra Atlético e Santos.
O Passarinho Arrepiado não gostou, nem eu, do gesto do técnico Dunga, da Seleção Brasileira, na partida entre Brasil e Argentina, sábado(11), pelo Super Clássico das Américas, em Pequim, na China. O Brasil já ganhava de 2 a 0 quando notou-se uma discussão entre Dunga e alguém que estava no banco argentino. As câmeras e os microfones do Sportv flagraram algumas frases meio que agressivas do treinador brasileiro e, entre elas, nos chamou atenção esta: “É...tu é igualzinho a ele!”. Nada de anormal se Dunga, ao proferir tais palavras não estivesse com a mão no nariz dando a entender que o cara do banco adversário, mais tarde identificado como massagista dos “hermanos”, era “parceiro” de Maradona!! Desnecessária e deselegante a atitude de Dunga! Tudo no jogo foi bom de se ver...inclusive o placar com vitória brasileira! Sei que os argentinos, quando há qualquer disputa contra os brasileiros, eles se transformam e, as vezes “saem fora da casinha”. Massss...Dungaaaa...mesmo com a costumeira arrogância argentina, não precisava fazer aquilo! Fechando os amistosos daSeleção Brasileira, o show de Neymar fazendo 4 gols na vitória de 4 a 0 sobre o Japão! Só que não é motivo para muita empolgação! Afinal...foi contra o Japão!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Por que não jogar sempre assim??

Claro que é difícil manter o mesmo ritmo em todos os jogos. Mas, em 9 dias o Criciúma fez 3 partidas e, num comparativo numérico de 0 a 10 considerando-se suas reais condições, rendeu “8” diante do Atlético Mineiro; “1” contra o Coritiba; e, de novo “8” na vitória sobre o Santos. Qual o motivo de tanta instabilidade? Sinceramente, não sei e ainda não ouvi uma explicação convincente! A intensidade do jogo mostrado neste domingo(12), nos 3 a 0 perante o Santos, novamente chegou a surpreender positivamente. Sem qualquer dúvida, os últimos jogos têm provado que o Criciúma possui postura “X” quando atua no Heriberto Hülse e “Y”...fora de casa!

Bruno fez grandes defesas. O Santos o exigiu depois dos 3 gols que levou...se abriu um pouco mais, foi a frente e causou alguns lances de perigo. O goleiro do Tigre fez, pelo menos, 3 grandes defesas! Nota 8. Eduardo também voltou a jogar bem. Procurou ir ao ataque durante todo o tempo de jogo e foi bem mais parecido com aquele jogador de quando atuava no Joinville. Nota 8. Os dois zagueiros do Criciúma repetiram a atuação firme e segura contra o Galo. Joílson, inclusive, acabou premiado com a marcação do 1º gol. Ambos estão ganhando mais confiança e passando credibilidade pra quem assiste as partidas do Criciúma. Nota 7 pra dupla. Giovânni, determinado na marcação, não deu espaços para o ataque adversário e ainda conseguiu ajudar o setor de frente. Nota 7. O volante Rodrigo Souza, bem diferente do que havíamos visto em Curitiba, desta feita foi incisivo na marcação e ainda esteve na área adversária várias vezes. Numa delas...marcou o 2º gol do Criciúma, de cabeça. Nota 8. Seu parceiro de marcação no meio campo, João Vítor tem se fixado mais atrás, as vezes fazendo a função de 1º volante. Jogando assim pelo menos até agora...futebol com boa postura. Nota 7. Cléber Santana, sem ser agressivo, funcionou como meia-armador e deu ao time a cadência necessária. Nota 7. Sobre Bruno Lopes, é um jogador que se doa muito em razão do esquema tático de Gilmar Dal Pozzo. Acaba cumprindo função de recomposição na marcação e ainda tem de correr prá estar lá na frente...chutando a gol. Atua de área a área, o que exige muito do atleta um bom condicionamento físico. Nota 7. Souza foi o mais discreto do Criciúma em campo. Apesar da boa movimentação, incomodando os zagueiros Edu Drascena e David Bráz, teve oportunidade de gol, após boa jogada de Cléber Santana. Massss...ainda tem crédito para continuar na titularidade. Nota 6. Quanto a Lucca, fez seu grande jogo pelo Brasileiro. Boas jogadas ofensivas, dois cruzamentos em dois escanteios que resultaram nos primeiros gols do Criciúma. Nota 8.
Garoto Joílson(à dir.) marcou o 1º gol do Tigre e teve outra boa atuação. Agarrou a titularidade!
.
O técnico Gilmar Dal Pozzo, outra vez, conseguiu tirar o máximo do time num jogo em casa. Tem méritos! Seu grande desafio, entretanto, é repetir o rendimento em compromissos fora de Criciúma. Neste jogo contra o Santos, promoveu 3 alterações com entradas de Serginho, Gustavo e Ricardinho...nota 6 pra cada um deles. Gilmar, pelo que estamos observando, tem mostrado méritos com jogadas em bolas paradas. Está lhe faltando encontrar o ponto de equilíbrio necessário para que o Criciúma jogue bem, também, em jogos longe de sua torcida! Nota 7.

Trabalho do Passarinho Arrepiado e os números do jogo de Criciúma 3 Santos 0. Público de 9.276 torcedores com arrecadação de R$119.875,00. Faltas cometidas...20 pelo Criciúma, 11 do Santos. A gol, foram 5 conclusões do Tigre e 8 do adversário. Pra fora, 3 do Tigre...6 do Santos. Escanteios 7 a 5 pros santistas. Impedimentos...1 a 0 para o Santos. Os números comprovam que o Criciúma concluiu menos...só que foi mais competente do que o Santos. Bom jogo, excelente vitória e continua a saga...a luta para fugir do descenso!!

domingo, 12 de outubro de 2014

Ganhar ou ganhar!!

Não há outra alternativa para o Criciúma no jogo diante do Santos, domingo(12), pela rodada de número 28, a 9ª do returno, do Campeonato Brasileiro. Aliás, o máximo a ser alcançado pelo Tigre é a conquista dos três pontos e tal objetivo não será suficiente para que o Criciúma saia da zona do rebaixamento! Se ganhar, na melhor das hipóteses o Criciúma chegará a 17ª colocação e terá que continuar sua luta para deixar o Z-4 na rodada do outro fim de semana, contra o Fluminense, fora de casa.

A questão anímica poderá determinar a recuperação do Criciúma ou não no Brasileiro. Masss... dentro do que penso, no momento tudo passa por uma vitória contra o Santos. Com 33 pontos para disputar, claro que, sob o ponto de vista matemático, ainda haverá chances de reabilitação. Só que, se não ganhar domingo, os jogadores vão ficar mais desmoralizados ainda, haverá maior pressão externa e, sinceramente, não acredito que encontrarão forças para tirar o Clube do buraco!

Entendo que os jogadores do Criciúma precisam ter vergonha na cara! Como time de futebol, com a condição que os atletas têm para trabalhar e toda a estrutura que o Clube oferece, a resposta precisa ser mais efetiva e convincente. É necessário lutar...sempre! Ganhar o que os caras ganham, em termos de salários, e a qualidade de vida que é disponibilizada a eles... inadmissível aceitar tanta passividade! A cobrança tem que existir e de forma contundente! Nada de violência...óbvio! Qualquer tipo de agressão física ou tentar jogar pedras em carros... deve ser repudiada e condenada! Mas, no estádio...em campo...comissão técnica e jogadores precisam sentir que o torcedor é apaixonado pelo Criciúma e que aqui não tem ninguém que seja bôbo!! Entendo que, quando os jogadores, um treinador, dirigentes...eles proporcionam alegrias e títulos conquistados, devem ser elogiados e as vezes até idolatrados! No entanto, se alguns vem pra jogar no Criciúma e não demonstram ser bons profissionais, sem dedicação e competitividade adequadas, devem ser cobrados, sim! A instituição Criciúma Esporte Clube é muito maior do que qualquer ameaça de rebaixamento ou até mesmo sua consumação!

Quanto a Chapecoense e Figueirense...o que eles estão fazendo de diferente do Criciúma? Olha...tecnicamente há certa equivalência, se formos analisar o grupo de cada um dos representantes catarinenses. Mas, em alguns jogos...tanto Chapecoense como Figueirense, conseguiram resultados expressivos. A “Chape”, inclusive, vem de vitória marcante pra cima do Internacional...5 a 0. Masss...eles ganharam fora do São Paulo, por exemplo. O Figueirense, por sua vez, também ganhou do Inter e lá no Beira-Rio!! Além disso, o aproveitamento de ambos em casa é bem melhor do que o do Tigre. Então...alguns pontinhos conquistados, as vezes de forma inesperada, apontam os motivos da menor preocupação momentânea que têm a turma do Oeste e os Manezinhos!!

Passarinho Arrepiado acompanhou o treino do Criciúma e constatou que o técnico Gilmar Dal Pozzo está propenso a escalar o mesmo time de quarta-feira para jogar contra o Santos. Desta forma...Bruno; Eduardo, Joílson, Ronaldo Alves e Giovânni; Rodrigo Souza, João Vítor e Cléber Santana; Lucca, Souza e Bruno Lopes. Zé Carlos vai pro banco de reservas. Torcemos e oremos!!