sexta-feira, 27 de maio de 2016

Ei...pés no chão!! E...Léo Lima tem que ser punido!!!

É apenas um alerta diante do que temos observado nessas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B em relação à campanha do Criciúma Esporte Clube. Durante o jogo com o Goiás, em razão do placar que chegou a ficar elástico e também pelo fato de o Tigre estar invicto na competição, ouviu-se o “Vâmu subi Tigreee, vâmu subi Tigreeeee!!”. Empolgação? Com certeza!! Afinal, o Criciúma entrou na zona de classificação pra Série A e, obviamente, tais detalhes acabam mexendo com o emocional do torcedor! Massss...não podemos esquecer que estamos na terceira rodada num torneio que terá total de 38!! Considero normal que haja euforia da torcida. Entretanto, o grupo de atletas...a Comissão Técnica e o “interno” do Criciúma, em hipótese alguma, podem ser afetados pelo clima de entusiasmo que momentaneamente está criado!! Desde o presidente Jaime Dal Farra, passando por Émerson Almeida e Roberto Cavalo, chegando até os atletas... deve haver, sim, otimismo!! Contudo, pés no chão, humildade, cuidados e “caldo de galinha” não fazem mal a ninguém!! Esxtão compreendendo??

Fui perguntado pelo colega e amigo Milioli Neto sobre minha crença ou não em relação à conquista de uma vitória do Criciúma no jogo de Maceió, contra o CRB, na próxima sexta-feira(27). Respondi de “bate-pronto”: “Depende da postura que o técnico Roberto Cavalo dispor a equipe em campo!”. Se o Criciúma entrar no estádio Rei Pelé com idéias exageradamente defensivistas, as chances de alcançar os três pontos diminuem! De outro modo, se o Tigre pelo menos tentar se impôr contra um adversário que vem de derrota e aproveitar oportunidades criadas...pode, sim, ganhar o jogo e seguir no G-4! Independentemente da nominata dos jogadores escalados por Roberto Cavalo, o comportamento deles e a forma como atuarem serão fatores decisivos para um bom resultado!!

O jogador mais qualificado do Goiás, meia...camisa 10, Léo Lima, acabou protagonizando lance que chamou bastante atenção durante a partida de terça-feira(24). Numa disputa de bola pelo alto com o garoto Marlon, do Criciúma, Léo Lima “deixou o cotovelo” e acertou o adversário, provocando lesões graves em seu oponente! Ainda com o jogo em andamento, Marlon foi levado a um hospital porque quebrou o nariz e teve afundamento do maxilar. Quem não viu pode conferir no linck  http://globoesporte.globo.com/sc/futebol/times/criciuma/noticia/2016/05/marlon-deixa-partida-em-ambulancia-e-sofre-fraturas-no-nariz-e-no-maxilar.html. A foto abaixo postada pelo próprio atleta do Criciúma mostra bem o estrago causado!! Entendo que o Depto. Jurídico do Criciúma deve tomar providências afim de que o jogador do Goiás possa ser denunciado e punido no STJD!!

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Se jogar sempre assim...!!!

Foi a melhor atuação do Criciúma nesse início de Campeonato Brasileiro! E...pra ser sincero, o Goiás nem mereceu fazer seu gol!! De qualquer modo, o placar de 3 a 1 acabou refletindo toda a superioridade do Criciúma durante o jogo que foi realizado no estádio Heriberto Hülse, na noite desta terça-feira(24). Tanto que, se continuar jogando desta forma o Tigre tende a cumprir uma campanha de, pelo menos, “beliscar” sua volta pra elite do futebol nacional. Em nenhum momento dos 96 minutos da partida o time de Roberto Cavalo deu chances ao adversário! Aliás, o Goiás se mostrou um time sem forças pra fazer frente ao Criciúma! O volume de jogo do Criciúma foi maior, assim como seu empenho, interesse em procurar a vitória e inclusive a qualidade do futebol apresentado!! Nos gols...dois em cada tempo. Aos 23 minutos do 1º tempo, em jogada individual de Juninho pela esquerda...este cruzou para a cabeçada “mortal” de Gustavo. Depois, aos 39, Élvis cobrou escanteio da direita e Nathan “cumprimentou” o goleiro Renan. Na 2ª etapa, com um Criciúma mais cadenciado, o Goiás cresceu um pouco ofensivamente, mas sem criar jogadas de perigo contra a meta de Luiz. Aos 33, Roberto avançou em velocidade pelo lado direito e, de dentro da área, serviu Élvis que complementou pro fundo das redes do Goiás. E...aos 44, Cassiano, aquele que já havia passado pelo Criciúma, aproveitou cruzamento da esquerda pra finalizar a gol e descontar pros visitantes. Na comemoração, Cassiano fez sinal de “cala a boca” pra torcida que estava “pegando no seu pé”, foi dedurado pelo auxiliar “2” e acabou expulso pelo árbitro. Bom jogo... bom futebol e expectativa bastante positiva pras próximas jornadas! Lembro que o Criciúma entrou no G-4 ocupando a 3ª posição na tabela!!

Luiz...sem muito trabalho, não foi exigido com insistência pelo Goiás...pouco apareceu e, no gol sofrido, absolutamente sem culpa! Nota 6. Ezequiel realizou boa partida...sempre procurando as jogadas ofensivas. Nota 7. Raphael Silva e Nathan, a dupla de zaga do Criciúma, quase sempre levou vantagem sobre os atacantes adversários. O garoto recém-chegado do Palmeiras até foi “premiado”, sendo autor do 2º gol tricolor! Nota 7 pra Raphael Silva e 8 pra Nathan. Marlon teve pouco tempo pra mostrar serviço. Teve de ser substituído em razão de lesões no nariz e no osso maxilar...ficando sem nota. Com sua precoce saída, Niltinho foi pra lateral-esquerda e cumpriu bom papel deixando mostras que também conhece da posição! O jogador foi ousado e, às vezes, “abusado” com jogadas de velocidade e dribles procurando a linha de fundo. Nota 7. Barreto voltou a jogar bem! Realizou boa combinação na saída de bola com Douglas Moreira que, pelo que mostrou, entendo ter sido um dos melhores do Criciúma em campo!! Nota 7 para Barreto e um “8” merece Douglas Moreira. Sobre Élvis, penso que foi o jogador de maior destaque do Criciúma na vitória sobre o Goiás. Fez um gol, perdeu outro, se doou bastante com luta e entrega...além de ter procurado sempre orientar os companheiros. Nota 9. Juninho ainda vai render mais!! Pela primeira vez foi titular e, com certeza, passou muito bem seu recado!! É meia-atacante agudo e que gosta de jogar perto da área adversária. Nota 7. Outro que merece boa nota, 7, é o atacante Roberto. Entrou na saída de Marlon e, como sempre, se utilizando do que possui de melhor: sua velocidade! Nota 7. Gustavo, que alguns chamam de “Gustagol”(que coisa, hein?!), fez gol de novo e se movimentou muito bem na frente...deixando claro que, hoje, ninguém discute sua titularidade!! Nota 8. Foram usados, ainda, Hélio Paraíba e Gabriel Leite. O atacante pouco tocou na bola, pois entrou já no finalzinho do jogo. Nota 6. E...Gabriel Leite deu maior mobilidade ao ataque pela esquerda ...nota 7. Vale destacar positivamente o trabalho do técnico Roberto Cavalo nesse jogo! O treinador tricolor dispôs em campo uma equipe compactada, de bom toque de bola e firme na marcação! Nota 9 pra ele!! E...que assim continue!!

terça-feira, 24 de maio de 2016

Por que árbitro de futebol não é punido com os rigores da lei???

Duas rodadas no Brasileiro e, já, várias reclamações quanto às arbitragens!! Ora bolas...os “donos do apito” são praticamente intocáveis!! Acompanho futebol desde que me entendo por gente e sempre foi assim!! Hoje em dia, inclusive, mesmo com os recursos da televisão e a ajuda mais participativa de auxiliares e árbitros reservas, os “homens de preto” continuam errando, se equivocando e não são punidos como deveriam ser!! Sempre fui defensor da idéia de que árbitro de futebol poderia conceder entrevistas após os jogos como ocorre com técnicos e jogadores. Caramba...se o treinador é cobrado porque escala ou mexe mal no seu time; o zagueiro tem que dar explicação pelo motivo que deixou o atacante adversário cabecear; ou o atacante em razão de ter perdido um gol “feito”...por que a arbitragem não pode ser questionada depois de cada partida?? É uma situação que sempre me deixou extremamente indignado!!
Claramente, há uma blindagem por parte da Federação correspondente, CBF, FIFA e todas as entidades ligadas ao comando do futebol. Simples...os “caras” são intocáveis!! Eles chegam no Heriberto Hülse, no Beira-Rio, no “Pedra Amarela”(estádio do Operário, deMafra), no Morumbi e em qualquer outro estádio do País e não se pode nem dizer “boa noite” às figuras da arbitragem!! Ainda quando repórter, cerca de uns 10 anos atrás...e antes também, todos nós podíamos ouvir Dalmo Bozzano, Luiz Orlando de Souza, Edmundo A. do Nascimento, Cláudio V. Cerdeira, Renato Marsíglia, Arnaldo C. Coelho e tantos outros árbitros que não se escondiam atrás de blindagens ou empáfia!! Dalmo, inclusive, até gostava de ser interrogado e, aproveitava cada entrevista pra expôr suas idéias e tentar explicar-se diante de tanta polêmica na qual se envolvia!

Importante frisar que erros de arbitragem sempre aconteceram e faz parte até do “charme” do futebol!! Acompanhamos muito de perto a história do futebol catarinense e os tempos em que o Metropol recebia privilégios...o Avaí, o Joinville,o Figueirense e também, o Criciúma, sim senhor!! Não vamos aqui esquecer que o Tigre ganhou e também perdeu competições regionais por causa de erros da arbitragem!! Hipocrisia...em absoluto!! Aliás, amplio tal assunto pra dizer que “todo mundo” já foi prejudicado ou beneficiado pelo apito!! Mas, o que me deixa revoltado é a proteção que os árbitros recebem!! E, quando há um erro escancarado ...causado por falta de atenção ou preparo mesmo, há um discreto castigo...talvez uma “geladeirinha” por duas ou no máximo três rodadas e, pronto!! Lá volta(m) ele(s) como se nada tivesse acontecido! E, às vezes, uma falha é tão grave que põe a perder todo o trabalho de um time feito durante a temporada!! E assim...segue o futebol, meio que refém do que “aprontam” os “caras do apito”!!!

Passarinho Arrepiado e seus pitácos sobre duas rodadas já realizadas nas séries A e B do Camp. Brasileiro e o desempenho dos clubes de Santa Catarina. Huuummmm...a Chapecoense é vice-líder!! Está na zona da Libertadores...até quando??!! O Figueirense conquistou ponto importantíssimo em Minas Gerais, diante do Cruzeiro. O Avaí está começando o torneio como acabou o Catarinense...ou seja, cheio de altos e baixos. O Joinville vai precisar melhorar muito se quiser cumprir uma boa campanha e não correr riscos!! E o Criciúma? Por enquanto, dentro da dita normalidade. Ou seja, um jogo em sua casa...vitória; fora...empate!! Masss...vai precisar fazer, no mínimo, sete pontos em uma semana pra adquirir e passar mais confiança a si próprio e a quem o acompanha! Os jogos do Tigre nos próximos sete dias? Goiás, em casa; CRB, nas Alagoas; e, Avaí, no Heriberto Hülse!!



segunda-feira, 23 de maio de 2016

Criciúma teve a “faca e o queijo na mão” e não soube achar o caminho pra ganhar do Joinville!!

O resultado com empate sem gols no Norte do Estado não foi o mais justo pelo que fez o Criciúma diante do Joinville, nesta sexta-feira(20)! Dava pra ter forçado um pouco mais “sêo” Roberto Cavalo!! Eram 16 minutos da 2ª etapa de partida quando o zagueiro e capitão do Joinville, Bruno Aguiar, recebeu o 2º cartão amarelo e foi expulso pela arbitragem. A partir de então, o Tigre...que já estava jogando melhor do que o adversário, teve o jogo em suas mãos pra acabar com um tabu que já dura mais de 9 anos!! O técnico Hémerson Maria dispôs sua equipe toda na defesa e faltou ao Criciúma inteligência necessária pra poder conquistar a tão desejada vitória! Quando ocorreu a expulsão, entendo que o treinador do Tigre deveria ter tirado um dos volantes, Barreto ou Douglas Moreira, pra aumentar o poderio ofensivo da equipe e pressionar o Joinville. Entretanto, Cavalo fez substituições no setor de frente...não surtindo efeito prático!! Mesmo assim, as melhores oportunidades foram criadas pelo Criciúma...isso antes e mais ainda depois da exclusão do atleta joinvilense. Inclusive, as duas maiores chances estiveram, respectivamente, nos pés de Gustavo, a 37 minutos do 1º tempo; e, Marlon, a 33 do 2º. Depois de falha da defesa adversária, Gustavo ficou cara a cara com o goleiro Agenor e chutou por cima...de dentro da área!! Já, Marlon errou o alvo após combinação de Roberto e Élvis! Pontuar fora de casa sempre é considerado, pelo menos, um resultado razoável!! Masss...dá pra dizer, sim senhor, que o Criciúma “perdeu de ganhar” o Joinville...!!

Nas costumeiras análises individuais...o goleiro Luiz foi mais exigido num só lance em que o ataque do Joinville chutou com maior perigo. Num todo, atuação tranqüila do experiente goleiro tricolor! Nota 7. Ezequiel voltou a fazer bom jogo e se constituiu, principalmente na parte ofensiva, numa das principais peças do Criciúma! Nota 7. Rahael Silva e Nathan também estiveram bem. Os atacantes do Joinville raríssimas vezes levaram vantagem contra o sistema defensivo do Criciúma. Seguros e firmes...ambos merecem nota 7! Outro “7” para o lateral Marlon que, a exemplo de Ezequiel...seu colega da “direita”, também dominou o setor e foi a frente com freqüência. No meio de campo, Barreto continua errando alguns passes, fundamento que precisa ser aprimorado! Nota 6. Douglas Moreira acompanhou o ritmo da maioria com futebol objetivo! Nota 7. Élvis se movimentou, como faz habitualmente, mas pode e deve tentar mais jogadas individuais afim de ingressar na área adversária!! Nota 6. No ataque, Roberto fez algumas boas jogadas pela direita...nota 7. O centroavante Gustavo, desta feita...”sumido”, não reeditou atuações anteriores! Nota 6. E, Niltinho...penso ter sido o melhor do Criciúma na partida com jogadas agudas e dribles ousados, além de boa movimentação e elevado espírito de luta! Nota 8. Foram usados, ainda, Juninho...que entrou e conseguiu maior mobilidade na frente da área, nota 8; além de Gabriel Leite e Hélio Paraíba...que prefiro deixar sem nota. Vale destacar que o atacante ex-Guarani teve pouquíssimo tempo pra mostrar algo e, Gabriel Leite, tentou dribles e jogadas pela esquerda...se soltando um pouco mais em relação ao jogo diante do Náutico. Vale frisar que Gabriel Leite estava há 8 meses sem jogar em sequência por causa de lesões. Tende a melhorar...com certeza! Terça(24) tem mais: o Goiás...no Heriberto Hülse!