sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

As novas caras estão chegando...!!

Claro que ainda continua faltando muito pra rolar uma "cara de time"!! Mas, pelo menos, o Depto. de Futebol do Criciúma já começou a "se mexer" visando as esperadas contratações!! Depois do lateral Victor Guilherme e do atacante Daniel Cruz, o site oficial do Clube noticiou acerto com o zagueiro Rodrigo Milanez e com o volante Adenílson. O defensor, inclusive, começou na base do Criciúma, "girou" um pouquinho pelo mundo do futebol e, agora com 29 anos, retorna pro seu clube de origem. Quanto ao cabeça-de-área, sinceramente, não tenho lembranças de vê-lo jogar. Além destes nomes, o Criciúma também renovou com Sandro, defensor que vai pra sua terceira temporada com a camisa tricolor. Nenhum desses jogadores citados me empolga...menos, ainda, ao torcedor do Tigre!! São comuns e, é preciso reconhecer, que não dá pra sonhar com grandes contratações em razão do orçamento ter sido bastante reduzido, comparando-se com o do ano passado!! Sendo assim, os atletas que estão chegando ou por vir, com certeza, jogadores sem grande expressão!! 
De qualquer modo, essa história de trazer "consagrados" ou famosos, é muito relativa!! Os grandes times e as maiores conquistas, na história do Criciúma, sempre foram com jogadores que vieram "buscar espaços" por aqui pra crescer na carreira! Láááá atrás, qdo trouxe Luiz Freire, Iura, Tarciso...apenas como exemplo, no início da década de 80; e, mais recentemente, com Jardel, Luiz Mário, Cléber Santana...entre outros, nada de relevante foi ganho!! Então, fica a expectativa para que algo ocorrido quando do tri-campeonato Estadual, em 89, 90 e 1.991; ou, em 2.013, ano do último título Catarinense, conquistado com jogadores que, NA ÉPOCA, era apenas razoáveis!! Portanto, que algo esteja sendo "desenhado" pensando em grande sucesso na próxima temporada!! (Como é bom sonhar!! E, ainda nem custa nada...!!)


Passarinho Arrepiado vai estar de olho na final do Mundial de Clubes da FIFA! Afinal, em jogo o título do principal torneio entre clubes promovido pela entidade mor do futebol no Planeta!! Flamengo e Liverpool decidem a competição a partir das 14:30 deste sábado, 21. Claro que o time inglês tem jogadores mais qualificados do que o rubro-negro carioca! Além disso, no aspecto coletivo, o Liverpool também é melhor!! Tais requisitos o credenciam como favorito? Entendo que não! Na hora em que a bola rola, com certeza muitas situações ficam equiparadas porque o Flamengo, da mesma forma, possui bons jogadores e com características adequadas pra surpreender o adversário. Bruno Henrique e Gabigol são ágeis e velozes!! E, o time inteiro do Flamengo também possui qualificação apurada!! Então...promessa de uma grande decisão!!

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Criciúma vai precisar de, no mínimo, mais CATORZE jogadores!!

Anunciados até agora, como novos jogadores que chegam pra compor o plantel do Criciúma visando 2.020, o lateral Victor Guilherme; e, o atacante Daniel Cruz. Considerando-se o que vimos na temporada recentemente encerrada e o que restou do grupo usado, convenhamos, falta muito para que imprensa e torcida voltem a acreditar no Criciúma!! Com o auxílio do amigo Ricardo Kindermann, sempre muito ligado nas coisas do Tigre, vamos tentar "remontar" o Criciúma para voltar aos trabalhos em 3 de janeiro próximo. 
Pois bem...o que tem e o que precisa ser contratado:
Goleiros: Luiz, Paulo Gianezini, Wagner e Diego. Entendo que Luiz não deve permanecer. O custo é alto...remanescente dos tempos de Antenor Angeloni, época em que havia mais dinheiro. Seria viável que o Criciúma pudesse emprestá-lo ou tentar um acordo visando sua saída. A partir daí, trazer alguém do mesmo nível de Gianezini.
Zagueiro(s): Wellington, menino de 18 anos, da base. Claro que virão mais 3 ou 4 pra começar os treinos!! Ah...Sandro, apesar de bom profissional, não gostaria que ficasse! Rebaixou com Santa Cruz e Criciúma, respectivamente, nos dois últimos anos!! Há necessidade de "novas caras"!!
Laterais: Claudinho e Victor Guilherme, pela direita; Bruno Oliveira, pela esquerda. Precisa de, no mínimo, mais um canhoto!! Quanto a Marlon, na minha opinião, já deu o que tinha que dar...!! 
Volantes: (???) Com a provável não renovação de Jean Mangabeira e a saída, já confirmada, de Liel, o Criciúma precisará trazer, no mínimo, 3 jogadores para a posição!!
Meias: Eduardo, Foguinho e Ykaro. Caramba...é outro setor que necessita de 3 ou 4 jogadores com qualidade mais apurada!! Um bom meio-de-campo cria e elabora as melhores jogadas ofensivas!!
Atacantes: Andrew, Luquinha e Daniel Cruz. Tanto pela direita, pela esquerda ou o "cara" aquele que joga centralizado, é obvio que o Criciúma carece de mais jogadores!! Talvez o dobro do que tem, no momento!!

Assim, cfe. o que penso PRA INICIAR 2.020, o Criciúma vai ter de contratar um goleiro, três zagueiros, um lateral-esquerdo, três volantes, três meias e mais três atacantes! Confirmando o que diz o Blog, seriam CATORZE novas aquisições!!! E, como se vê, a tarefa é árdua pro trio que "tocará" o futebol: Evandro Guimarães, Roberto Cavalo e Wílson Vaterkemper!! Com pouca verba disponibilizada pela empresa responsável por gerir o Clube, será necessária muita criatividade e competência pra formar um plantel competitivo!!