sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mais uma...pra relembrar!!

O futebol de Santa Catarina voltou a viver dias em que aumentou seu prestígio internacional. Afinal, a Chapecoense chegou às quartas de final de uma Copa Sul Americana! Ficou no “quase”...é verdade! Perdeu lá na Argentina...3 a 1 para o River Plate e, no Índio Condá, fez “só” 2 a 1...o que inviabilizou sua classificação que seria histórica pro tamanho dos clubes que projetam nosso Estado. O feito da turma do Oeste nos remeteu a um passado inesquecível quando o Criciúma também chegou às quartas, só que da Taça Libertadores, e foi eliminado pelo São Paulo que, mais tarde, seria o legítimo campeão. Isso aconteceu láááá em 1.992!! E...pelo menos por enquanto, Criciúma e Chapecoense são os clubes que mais notabilizaram o futebol barriga-verde fora do País!!

Pois ambos decidiram em algumas oportunidades o Campeonato Estadual. O Tigre já fez festa lá e aqui ...o “Índio” também!! Massss...uma decisão em especial domina a memória da torcida do Criciúma: aquela de 1.995!! Por ter feito melhor campanha durante a competição, o Tigre faria o segundo e decisivo jogo em casa. A primeira partida, portanto, em Chapecó. Lembro que os chapecoenses estavam com a “faca nos dentes”!! A data? Bem, o jogo no Índio Condá foi dia 1º de agosto, uma terça-feira, 21 horas. Por que terça? Não tenho lembrança do motivo! Sei, sim, que a saudosa RCE TV transmitiu pra todo o Estado as duas partidas. Olha...eu exercia a função de repórter na época e vi tudo atrás da goleira à direita das cabines de rádio. Estádio “entupido”...e a Chapecoense “deitou e rolou”!! Passou por cima do Criciúma “atropelando” e metendo 4 a 1, sem deixar qualquer contestação!! Nei, um meia que depois veio pro Criciúma, jogou muito! Marcou dois gols, Paulo Rink faria um e o outro foi assinalado por Índio Gaúcho, hoje exercendo a função de comentarista em alguns jogos do Premiere/Sportv. O gol do Criciúma foi conquista do garoto Giovâni, um atacante revelado na base, que mais tarde deu uma “girada”...andando até na Venezuela.

A “volta” estava marcada para o domingo seguinte, dia 6 de agosto. Lembro que o então presidente Mílton Carvalho “correu” nos órgãos de imprensa durante a semana, juntamente com integrantes de comissão técnica e jogadores pedindo apoio e incentivo. O Criciúma foi beneficiado pelo regulamento que não indicava saldo de gols. Por ter melhor retrospecto do que o adversário, o Criciúma jogaria por uma vitória simples no Heriberto Hülse e um empate na prorrogação. A verdade é que tudo deu certo!! Vieram quase mil torcedores de Chapecó e o jogo acabou recebendo o maior público da história de um campeonato catarinense: 31.123 torcedores!! Teve gente que ficou na rua!! A RCE TV liberou transmissão pra cidade e região e quem não conseguiu entrar no estádio viu pela televisão. A dois minutos de jogo...falta pela esquerda, perto da linha lateral da área na trave “do Colegião”! Luiz Carlos Oliveira bateu direto pro gol e Pedro Paulo, goleiro da Chapecoense, falhou. Caiu com a bola dentro do gol!! Era o tento único da partida e do título do Criciúma!! Vale lembrar que o jogo foi recheado de lances perigosos de parte a parte!! Paulo Rink perdeu gol, Nei também e, pelo Criciúma, Carlos Henrique, o “Flecha Negra”, também desperdiçou várias oportunidades. Festa no Majestoso...amarela, branca e preta!!

Aqui do lado...meu “gurú”...o Passarinho Arrepiado passa a escalação de cada um dos times da final... só pra gente aguçar a memória! Lembrando que o árbitro foi Renildo Nunes, tendo como auxiliares Vayran da Silva Rosa e Alcides Zavaski Pazzetto. O Criciúma era treinado por Luiz Gonzaga Milioli e teve Sadí; Sandro Mota, Alexandre Lopes, Wílson e Gílson; Bolé, Paulo da Pinta, Wanderley e Luiz Carlos Oliveira; Giovâni e Eliel(foto do time titular...abaixo). Entraram ainda...Carlos Henrique e Rudinei. A Chapecoense tinha como técnico Vicente Arenári. Equipe usada por ele...Pedro Paulo; Cambé, Zózimo, Oliveira e Itá; Ivair, Títi, Nei e João Carlos Maringá; Paulo Rínk e Índio Gaúcho. Utilizados também...Charles e Aléssio. E...como é bom recordar coisas boas, não é mesmo??!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Alguém espera que o Criciúma melhore ainda este ano??

Se analisarmos tudo com muita atenção e carinho, mais uma boa dose de frieza, chegaremos a conclusão de que não há como imaginar melhor produtividade do atual Criciúma. Amigos que nos acompanham aqui neste espaço, o time de 2.015 é um dos mais fracos de toda a história do Clube! Então...como vamos esperar mais de quem não pode dar??!! Ora bolas...nunca vi um Fusca correr mais do que 140km/h!! Sendo assim, de que forma o Tigre vai render o que não sabe...o que não pode ou não reúne capacidade e competência?? Então...galera, o negócio é continuar esperando que haja superação nas cinco partidas que faltam!!

Infelizmente, o que mais temos feito...cálculos e mais contas pra imaginar o que pode acontecer com o Criciúma nos próximos dias. Por exemplo, na rodada que o Tigre já jogou e que será completada no próximo sábado(31), a 14ª do returno, duas partidas vão merecer olhares atentos do torcedor: Paraná x Macaé, em Curitiba...se enfrentando na sexta; e,  Mogi Mirim x Ceará, este jogo, no sábado. Sigo na seguinte linha de raciocínio...de que o melhor é o Paraná ganhar e o Mogi também! No caso da partida da Vila Capanema, entretanto, se o Paraná vencer...abrirá quatro pontos do Criciúma: 43 contra 39. Só que, se o Macaé só empatar...já ultrapassa o Criciúma no critério saldo de gols: -3 contra -9 do Tigre!! Seguindo com as contas, se o Paraná ganhar, o Criciúma, mesmo passando pelo Botafogo na rodada seguinte...não deixará a perigosa 15ª colocação!! Mas mesmo assim, dos males o menor!! Como o negócio é se livrar da parte de baixo da tabela...que o Paraná vença e deixe o Macaé atrás e mais próximo da “degola”!!

No caso do jogo de São Paulo, onde o Mogi recebe o Ceará, toda a torcida pro time de coração do Rivaldo!! Os cearenses têm 32 pontos e, em caso de vitória, poderão ganhar um “gás” pra ainda pensar em recuperação! Então...na pior das hipóteses, um empate, considerando-se a fragilidade do lanterna Mogi Mirim. De qualquer modo, o que de certa forma, acalenta a torcida do Criciúma é o fato de ter duas partidas, na sequência, em casa. Jogar no Heriberto Hülse contra Botafogo e Boa Esporte e “sonhar” com duas vitórias é tudo o que o Criciúma precisa pra acabar de uma vez por todas com esse drama!! Novamente, desde já fica o apelo para que haja participação maciça do torcedor!! Ganha os dois jogos, atinge os 45 pontos e deixa o “pepino” pros outros!! Eitaaaa... quanta dificuldade, hein???!!!

Como havíamos previsto a Copa do Brasil terá final paulista. O São Paulo não conseguiu “dobrar” o Santos na Vila Belmiro e levou o mesmo placar do jogo de ida: 3 a 1. No Allianz Park, a melhor partida da noite...recheada de emoções e lances de gol! Durante o tempo normal...2 a 1 Palmeiras que, assim, devolveu o escore do Maracanã. Nas cobranças de tiro livre da marca penal, o time alvi-verde foi mais competente e ganhou por 4 a 1 do Fluminense. Então, “briga” entre Santos e Palmeiras pra ver quem fica com o título da Copa do Brasil/2.015. Na Copa Sul Americana, o Atlético Paranaense perdeu para o Sportivo Luqueño, 2 a 0, e está fora da competição. Quem também deu adeus foi a Chapecoense. Bonita festa em Chapecó, mas os 2 a 1 pra cima do River Plate no jogo da volta não foram suficientes para a continuidade da equipe catarinense no torneio. Pra quem gosta de boas disputas...jogo “brigado”...valeu a quarta-feira de futebol na TV!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Santa Cruz 2 x 0 Criciúma, um verdadeiro “fim de feira”!!

Amigos que nos acompanham...perdeu como sempre! Nada de diferente do que já estamos meio que acostumados a assistir! E...insisto no pensamento já exposto em postagens anteriores, ou seja ...de que não há mais o que tirar de um time que, além de ser claramente fraquíssimo tecnicamente, está batido física e psicologicamente!! Se fizermos um gráfico...um “eletrocardiograma” do que está apresentando o Criciúma desde o começo do Campeonato Brasileiro deste ano, vamos chegar à conclusão de que a coisa vem assim desde os tempos de Moacir Júnior, Luizinho Vieira, Petkovíc e agora com Roberto cavalo. Os “picos” de razoáveis apresentações do Criciúma ou até aquelas atuações contra Grêmio e Bahia, ainda no primeiro semestre, podem ser consideradas fora da realidade, acima do que qualquer um pode render! Ou seja, quando conseguiu superação até conquistou alguns bons resultados que ainda deixam o Criciúma fora da zona do rebaixamento. Lamentável e, ao mesmo tempo, preocupante também!! É só observar a tabela de classificação!! Huuummmm...!!

Luiz, mesmo com os gols tomados, voltou a fazer boas defesas. Nota 6. Ezequiel jogou pouco! É uma pena que não consiga render como antes. Nota 4. Wânderson...o rebatedor de bolas de sempre. Errou ao permitir que o atacante do Santa Cruz antecipasse na jogada e fizesse o primeiro gol. Nota 3. Iânson...um pouco melhor do que seus parceiros de defesa...menos inseguro! Nota 5. Cristiano...falho no apoio e, principalmente, na defesa. Tem sérias deficiências como marcador!! Nota 3. No meio, o volante Barreto e seu parceiro que marca e joga, no caso Douglas Moreira, foram os melhores do Criciúma. Nota 7 pra cada um deles. Natân, enquanto o fôlego lhe permitiu...até que procurou servir os companheiros com passes e tentativas de investir na área adversária. Nota 6. Dudú Figueiredo fez razoável 1º tempo e “sumiu” no 2º. Nota 5. Entre os atacantes...Bruno Lopes e Hugo pouco produziram. Só que o ex-Avaí apareceu e procurou mais o jogo. Nota 5 pra ele...4 pra Bruno. Ainda foram usados Róger Guedes...errando passes e jogadas de “raio X” pra cima do adversário, nota 3; Jéfferson, que entrou com lateral pela esquerda... alteração que não surtiu o efeito desejado, nota 3; e, Maurinho que, pelo pouco tempo, prefiro deixar sem nota. Com relação a Roberto Cavalo...coitado!! O Passarinho Arrepiado tem um recado pra ti: “Ei...Cavalôôôô!! O grupo de jogadores que tu tens é MUITO RUÍM!!! Temos que torcer e rezar bastante!! Porque...ver bom futebol só em sonhoooo...Cavalôôôô!!!”.

Como se esperava o caso Iago Maidana rendeu apenas multa aos envolvidos. Nada além disso! Importante frisar que o Criciúma não arcará com a pena de R$100.000,00!! Tal valor sairá do bolso da G. A. que administrava ou administra o Criciúma Esporte Clube. A instituição Criciúma não sofrerá nenhum prejuízo! Trocando em miúdos...o ex-presidente Antenor Angeloni é quem pagará a referida quantia. Quem fez o negócio com o grupo de empresários foi a G. A., não o Criciúma!! Entenderam??

Uma quarta-feira recheada de emoções pra quem gosta do futebol bem jogado. Talvez a qualidade técnica não seja aqueeeela...!! Masss...em termos de disputa, com certeza, as quatro partidas que chamam bastante atenção irão provocar alto grau de espírito de luta nos envolvidos. Pra nós catarinenses, o desafio da Chapecoense promete muito! É jogo de volta nas quartas de final da Copa Sul Americana. E o Índio Condá vai receber grande público para o confronto histórico diante do River Plate. Na “ida”, em Buenos Aires, deu “eles”: 3 a 1. Ou faz 2 ou mais a zero...ou dá adeus ao sonho de seguir em frente numa competição internacional! Pelo mesmo torneio, o Atlético Paranaense estará no Paraguai para pelo menos empatar com o Sportivo Luqueño. Em Curitiba...deu um a zero pros curitibanos. E...a Copa do Brasil que tem os jogos da volta pela fase semifinal: Palmeiras x Fluminense; Santos x São Paulo. No Rio deu Flu 2 a 1; no Morumbi...3 a 1 Santos. Meu palpite é que o Palmeiras classifica e irá decidir o torneio diante do Santos. A lógica manda que se pense assim!!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Clubes continuam reféns da Lei Pelé!

Ela entrou em vigor na data de 24 de março de 1.998 e de lá pra cá, os clubes passaram a sofrer grandes prejuízos! Nem preciso ficar citando aqui os tantos e diversos jogadores que, simplesmente, abandonaram seus times de origem ou acabaram saindo pela “porta dos fundos”! E...quando há uma negociação dentro dos parâmetros legais, a instituição desportiva dificilmente recebe uma quantia compensatória. Claro que não vou mencionar, por exemplo, o caso que envolveu a saída de Neymar, do Santos pro Barcelona. Aí é uma outra história...bem diferente, onde, todos sabem, os envolvidos ganharam bastante dinheiro...clube, jogador  intermediadores. De qualquer modo, puxo tal assunto pra destacar o volante Barreto, do Criciúma. O atleta, revelado nas categorias de base do Clube, terá seu contrato findado em 2.016. Em setembro, procurador, atleta e Criciúma haviam chegado a um acordo já projetando uma renovação. O tempo passou, Barreto voltou à condição de titular e já havia sido mais valorizado por causa de sua passagem pela Seleção Brasileira sub-22 que esteve nos Jogos Pan Americanos, disputados no Canadá, no meio deste ano. Pois não é que o jogador resolveu voltar atrás e não aceitar a renovação??!! Ora bolas...ninguém é bôbo!! Barreto(foto abaixo) foi orientado por seu procurador porque já vislumbra ou tem encaminhada uma outra situação mais vantajosa para depois do término de seu compromisso com o Criciúma E. C. Ilegal? Não...claro que não! Afinal, a Lei Pelé possibilita isso! E assim caminha o futebol! Quem forma, investe no garoto...láááá desde “novinho”...corre risco de prejuízo, as vezes sem nenhuma indenização!!

Santa Cruz e Criciúma se enfrentam nesta terça-feira(27), em Recife, com objetivos distintos no Campeonato Brasileiro da Série B. É só observar a tabela de classificação para chegar à tal conclusão. O Santa Cruz, dono de uma das maiores torcidas do Nordeste, tem 49 pontos, é sexto colocado, contra um Criciúma que ocupa a 14ª posição com 39 pontos. Os recifenses estão 5 pontos atrás do Bahia, que é o quarto colocado e, obviamente ainda pensam em acesso! Já o Tigre, por enquanto, “livra” 7 pontos da zona do rebaixamento. Dentro do que penso, o Criciúma precisa pontuar no Arruda; e o Santa necessita ganhar para se aproximar um pouco mais do G-4.  Particularmente, quero que o Criciúma se garanta o mais rápido possível na Série B do ano que vem pra começar a se projetar e planejar a próxima temporada!! Tudo bem rapidinho!!

Por outro lado, a Série A do Campeonato Brasileiro teve uma rodada com baixíssimo número de gols: 12 em 10 jogos! Nada mais, nada menos do que três jogos com placar em branco! Algumas observações...como, sobre o Corínthians que continua “imbatível”! Abriu 8 pontos do 2º colocado, o Atlético Mineiro e continua mantendo tal diferença. Com seis rodadas faltando pra se encerrar a competição...cá entre nós...ninguém vai conseguir tirar o título do Timão!! Entre os catarinenses... um “xôxo” zero a zero entre Chapecoense e Avaí; mesmo placar pra Figueirense e Santos. Por sua vez, o Joinville lutou muito e perdeu...depois de ter ido buscar duas vitórias nos jogos anteriores. Por enquanto, só o JEC está na “degola”. Os outros...perto dela...!!!