sexta-feira, 7 de abril de 2017

Criciúma x Tubarão...a verdade de 98, cfe. relato do Passarinho Arrepiado!!

Como saudosista assumido que sou, gosto muito desses "duelos" quando revividos entre cidades que alimentam ou já tiveram alguma rivalidade no passado! Claro que...o que vivenciamos hoje não tem nada a ver com as décadas de 50 e 60 onde havia, sim, um antagonismo aberto...declarado!! Na época ocorreram muitas disputas entre Ferroviário, Hercílio Luz, Próspera, Atlético Operário, Metropol e Comerciário. E, além da concorrência entre Criciúma e Tubarão, existia uma "rixa" fortíssima nos jogos envolvendo os dois de lá e no meio dos quatro daqui!! Lembro de um Comerciário x Ferroviário em que a delegação do "Ferrinho" veio de trem e, na volta, a criançada e até alguns adultos iam pra beira do trilho, ali perto do bairro São Cristóvão, e jogavam pedra!!! Quando o confronto era lá na "Cidade Azul"...com certeza, tinha "troco"!!! Quanto aos jogos...dentro do campo não tinha NENHUM refresco!! O "pau comia" e a adrenalina "corria" solta entre os envolvidos!! Muita hostilidade, às vezes brigas, confrontos...!! Mas, nada parecido com o que às vezes presenciamos nos dias atuais quando são jogadas bombas, torcedor é atingido(lembram do "Sêo" Ivo?) ou até mortes acontecem!! Enfim, tempo bom aqueles...que, com certeza, infelizmente, não voltam mais...!! De qualquer modo, só não concordo com as constantes trocas de nomes e razões sociais para "driblar" dívidas!! Já ocorreu com outros clubes do Brasil e, no caso de Tubarão, depois do Ferroviário, veio o Tubarão Futebol Clube, o Cidade Azul, o Atlético..., entenderam bem?? 

Na época considerada "mais recente", a disputa que mais chamou atenção dos torcedores das duas cidades foi em 1.998. No ano anterior, o então Tubarão F. C. havia chegado ao vice-campeonato numa decisão contra o Avaí. Pois, eis que na temporada seguinte chegariam à fase final, Criciúma x Tubarão!! A decisão entre os dois implicou numa série melhor de três jogos. Ou seja, quem vencesse dois, seria o campeão. Ou, ganhasse um e empatasse os outros dois. Primeiro jogo no Aníbal Torres Costa, a casa do Hercílio Luz, cedida ao "Peixe". Um a um o placar final: o lateral Cássio marcou pro Tubarão, Lucianinho empatou para o Criciúma...ambos os gols no 1º tempo. A segunda partida foi no Heriberto Hülse e o Tigre levou a melhor: 1 a 0, gol do atacante Marcos Paulo. No 3º e derradeiro encontro entre os dois, novamente na casa tricolor, um zero a zero acabou por confirmar o Criciúma, campeão catarinense daquele ano! Afinal, nos três jogos realizados, o Criciúma obteve cinco pontos contra dois do rival!!

Todo alvoroçado(e não "alvoraçado" como muita gente diz) chega o Passarinho Arrepiado pra "desvendar" alguns mistérios e refrescar a memória dos torcedores com verdades que precisam ser ditas!! Como o Criciúma havia empatado em Tubarão e vencido no Heriberto Hülse, o empate era suficiente pro Tigre ficar com o título. Só que o pessoal de Tubarão reclama até hoje que o atacante Rogério fez um gol e a arbitragem anulou. Depois, através das imagens da TV, ficou comprovado que o gol foi legal e que o atleta tubaronense não estava impedido! Só que tal gol, até hoje "chorado" por toda a torcida do Peixe, não daria o título a eles!! Até porque, considerando-se que o Tubarão tivesse vencido o 3º jogo, os dois times empatariam em número de pontos e haveria a necessidade de uma prorrogação para se apontar o campeão!! Além disso, erros de arbitragem aconteceram em outras decisões de Catarinense e o Criciúma também já havia sido prejudicado...assim como outros clubes também!! Então...está mais do que na hora de reconhecer e parar de duvidar da legitimidade do titulo estadual de 1.998 conquistado pelo Criciúma E. C.!!

Pra quem gosta de recordar, aqui vão alguns detalhes do jogo final, o 0 a 0 que proporcionou a conquista do Criciúma. A data...21 de junho com aproximadamente 16 mil torcedores no estádio Heriberto Hülse. O Criciúma era treinado por Vacaria e jogou com Alexandre; Paulo Baier, Wílson, Clésio(Raul) e Paulo Henrique; Carlos Eduardo, Ivair, Luiz Carlos Oliveira(Alciney) e Marcos Paulista; Marcos Paulo(Naldinho) e Lucianinho. Já, o Tubarão, do técnico Arnaldo Lyra, atuou com Miguel; Marcos, Adelmo, Rangel e Rocha; Adriano, Chico Monte Alegre, Sandro Gomes(Eduardo) e Luiz Carlos Silva; Rejane e Rogério. No apito...Luís Orlando de Souza. Os dados desta "ficha técnica" foram colhidos do amigo Jaime Tibúrcio e o seu  http://www.meutimenarede.com.br/partidas/969/campeonato-catarinense/1998-06-21/criciuma-0-x-0-tubaro-sc.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Posse de bola: a marca de Deivid no Criciúma!

Não tenho aquele dispositivo que mede quanto tempo cada time fica com a bola nos jogos que assisto ou trabalho. Contudo, é visível que o Criciúma, no Campeonato Catarinense, “comanda” mais as partidas do que o adversário! Independentemente dos resultados alcançados até aqui e da qualificação do plantel que, todos sabemos, não é lá essas coisas...o Criciúma tem “dado as cartas” nos jogos disputados! E posse de bola, sair jogando de trás sem dar chutões e priorizar o toque e o passe...são características implantadas pelo técnico Deivid de Souza! E devemos considerar que tal sistema de jogo vem sendo muito treinado e aperfeiçoado com o passar do tempo. Insisto que, mesmo com os problemas relacionados à falta de melhor qualificação do plantel ora à disposição, o Criciúma tem progredido gradativamente!! Méritos do Deivid...com certeza!!

Isso não quer dizer, entretanto, que está tudo às mil maravilhas! Que com esse grupo o Tigre vai estar com as garras afiadas para “atropelar” os adversários no começo do Campeonato Brasileiro!! Em absoluto!! Obrigatoriamente os dirigentes terão de fazer contratações pontuais para projetar uma campanha convincente na Série B...pensando em acesso, obviamente!! E, pra fazer bonito na competição que começa em maio, é preciso trazer, pelo menos,  laterais, meias e atacantes!! Não “ponho fé” em Maicon Silva e muito menos em Diogo Matheus!! Mesmo que Marlon fique, é preciso uma “sombra”!! Se sair, então, será uma necessidade urgente!! Quanto a meias, faz teeemmmpo que o Criciúma não tem um “dez” que nos “encha os olhos”!! Atacantes? Com certeza...uns dois ou até três pra fazer companhia a Silvinho e Caio Rangel.

Temos de levar em conta, ainda, que o Brasileiro da Série B começa em maio e só vai acabar em dezembro!! Basicamente, considerando-se as datas, seis meses e meio de disputa e a comissão técnica ainda tem de “driblar”, também, lesões dos atletas, cartões e suspensões!! Motivos a mais para que não haja erro na hora de fechar contrato com este ou aquele jogador!! Nunca é demais, antes de assinar com o “cara”, buscar informações sobre seu currículo, se vem jogando, se não há histórico de lesões, se mostra comprometimento por onde passa com elevado grau de profissionalismo, se é atleta “dentro e fora” de campo, se não vem pra cá pensando só no salário em dia ...sem demonstrar espírito de luta. Ah! E o principal: vê-lo jogar e comprovar sua eficácia na profissão!! Simples? Claro que não!! Isso é trabalho de equipe e gente pra desempenhar tais funções o Criciúma tem!! 

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Alm. Barroso 1 x 3 Criciúma. Vitória e bom futebol!!

No futebol de hoje em dia não é muito comum ganhar e jogar bem!! Ainda mais no Campeonato Catarinense, onde todos sabemos a qualificação técnica não é das mais elevadas!! Na partida em que o Criciúma aplicou 3 a 1 pra cima do A. Barroso, em Itajaí, os comandados por Deivid de Souza e Raphael Bahia conseguiram aliar as duas coisas! Ou seja, venceram e convenceram!! Temos que levar em consideração a fragilidade do adversário que, inclusive, é lanterna na classificação geral do Estadual e virtualmente rebaixado!! De qualquer modo, independentemente das circunstâncias e deficiências do Barroso, o Criciúma dominou o jogo...e bem, e ainda alimenta chances de conquistar o título do returno!! É pouco provável que isso ocorra? Com certeza!! Massss...o Tigre permanece respirando e, paralelamente, já deve estar fazendo planos, observações e se preparando para em maio começar a maratona do Campeonato Brasileiro!!

Atuações individuais do Criciúma:
LUIZ...atuação tranquila, pois o A. Barroso raras vezes causou perigo à meta tricolor! Nota 7.

O lateral DIOGO MATEUS apoiou bastante...embora fique cada vez mais caracterizado que é lateral sem “gostar” muito de tentar jogadas de linha de fundo! Nota 6.

Na zaga, RAPHAEL SILVA e DIEGO GIARETTA tiveram bom rendimento, defensivamente. O domínio do Criciúma foi tão escancarado que até a dupla de zagueiros se sentiu à vontade para sair jogando e trocar passes do meio pra frente!! Nota 7 pra cada um deles!

O lateral MARLON atacou mais do que o habitual! Pelo lado esquerdo o Criciúma construiu as melhores jogadas ofensivas!! Nota 8.

No meio, BARRETO dominou o setor! O Criciúma jogou “fácil” e o 1º volante do Tigre cumpriu mais função ofensiva! Nota 7.

Avaliação idêntica pode ser feita em relação ao futebol de RICARDINHO. Sem ser muito incomodado, todo o setor de meio-campo do Criciúma trocou passes como quis”!! Nota 7.

DOUGLAS MOREIRA se movimentou bem e acabou premiado com um gol...batendo falta, o 3º da vitória do Criciúma! Nota 8.

Boa produtividade, também, de CAÍQUE VALDÍVIA! Jogou mais à frente e mais próximo dos atacantes! Nota 7.

SILVINHO fazia muito bom jogo quando teve de ser substituído por causa de lesão, ainda na etapa inicial. Através de suas jogadas o Criciúma começou a partida já pressionando o Barroso. Nota 7.

Finalmente, JHÊIMY desencantou!! Boa movimentação e, como prêmio pelo esforço, dois gols!! Nota 8.

Foram usados, ainda, CAIO RANGEL...alguns dribles e jogadas de linha de fundo, nota 7; JOÃO HENRIQUE...bom toque de bola e assistência pro 2º gol de Jhêimy, nota 7; e, PITBUL que prefiro deixar sem nota pelo pouco tempo que esteve em campo.

Em relação ao trabalho da comissão técnica, a equipe foi preparada por DEIVID DE SOUZA e treinada, durante o jogo, por RAPHAEL BAHIA. Mesmo com as reconhecidas deficiências no quesito qualificação do plantel de jogadores, não há como negar que o Criciúma tem mostrado um estilo de jogar que foi colocado em prática com sucesso nesta vitória diante do A. Barroso. Nota 8 pros dois responsáveis!!

Nota editorial: Agradecimentos a EMBRATEX SPORT que se junta ao www.gilbertocustodio.blogspot.com.br apoiando nosso trabalho e expondo sua marca aqui nesta página! Ao Beto Spíllere e à Eloísa(foto acima), um grande e forte abraço...meu e do Passarinho Arrepiado!!