sábado, 11 de agosto de 2018

Criciúma 1 x 1 Atlético(GO)...empate foi o resultado mais justo!! E, Zé Carlos vai parar no Metropolitano, de Nova Veneza!!


A equipe goiana possui mais time...tem melhor entrosamento e está mais “encaixada” do que o Criciúma. Além disso, a qualificação técnica “deles” é nitidamente superior! Só que o Tigre tem sido bastante competitivo...não tem faltado vontade e espírito de luta no grupo comandado por Mazola Júnior! Assim, o Criciúma vem superando suas deficiências e, na rodada de abertura do returno no Campeonato Brasileiro da Série B, chegou a cinco jogos sem perder na competição! No jogo deste sábado, realizado no estádio Heriberto Hülse, o resultado de igualdade acabou sendo o mais merecido para os dois times! Até nas chances desperdiçadas ambos foram iguais: 3 a 3, enfatizando que o Atlético teve uma bola na trave e o Criciúma, duas!

Importante frisar que, outra vez em razão de lesões e suspensão, o Criciúma não esteve completo! Mas, Júnior Belliato substituiu muito bem o goleiro titular, Luiz! A dupla de zaga, Nino e Liel, permanece dando conta do recado sem cometer maiores falhas. Nas laterais, o “feijão com arroz” de Marlon e a ausência, até o momento, de concorrência, o fazem continuar titular! Na direita, Carlos Eduardo segue cumprindo seu papel...por sinal, bem melhor do que Suéliton! No meio, Jean Mangabeira talvez tenha feito seu melhor jogo na Série B! Eduardo tomou conta da posição depois que, num todo, o Criciúma passou a render mais no torneio. E...Élvis, pelo menos diante do Atlético, buscou muito ser o “maestro” do time, sem muito sucesso! No setor de frente, Marlon Freitas permanece fazendo função “dupla”. Ou seja, além de atacar pela direita, precisa voltar rapidamente pra recompor o meio, ajudando bastante na marcação! O tal de Joanderson, pela primeira vez usado como titular no Criciúma, não decepcionou! De qualquer modo, como centroavante que é, precisa finalizar...embora tenha se movimentado bastante, tentando claramente ajudar e demonstrar comprometimento! E...o as vezes arisco Vitor Feijão, que conseguiu boas jogadas e teve mérito de fazer o gol que evitou a derrota do Criciúma, aos 50 minutos do 2º tempo!!

No finalzinho do jogo, mas antes de o Criciúma empatar, um “entrevero” na área do Atlético culminou com quatro expulsões, duas pra cada lado. No Criciúma, ficou escancarado novamente o desequilíbrio de Marlon e Zé Carlos! Este, por sinal, continuo entendendo ser quase um ex-atleta! Com todo o respeito que o “ex-Zé do Gol” merece, mas imagino que os dirigentes do Criciúma precisam tomar providência e bem severa!! O que passou, passou!! Foi importante em 2.012 quando do acesso pra Série A naquela oportunidade! Só que isso faz parte do passado! Naquele ano, Zé Carlos tinha 29 anos e vigor físico MUITO melhor! Era bem mais preparado tecnicamente do que hoje! Zé entrou em lugar de Joanderson e pouquíssimo produziu!! Além disso, foi expulso de novo e, dentro do que penso, atitude passível de pesada multa!! E outra: como quase ex-jogador profissional que é, Zé está no caminho pra jogar no Metropolitano, de Nova Veneza!! Afinal, sua amizade com Neguinho, da dupla sertaneja Neguinho e Emanuel, facilitará tudo!! Estão entendendo?? E, aqui não vai nenhum demérito ao simpático “Metrô” que sempre abriu portas pra ex-jogadores profissionais!!

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Passeando pelo futebol...!


Semana de bastante futebol começou com o Internacional surpreendendo o Atlético Mineiro em Belo Horizonte. Depois de passar uma temporada “experimentando” a Série B, o colorado vai, aos poucos, mostrando sua “cara” na elite do futebol nacional. Já é 3º na tabela e está só há 3 pontos do 1º colocado. À distância, lamento que Lucca(foto) não esteja sendo aproveitado como titular. Assim como o lateral Uêndel, outro “cria” do Criciúma que anda ficando no banco de reservas.

Fiquei meio que surpreso com a derrota do Grêmio para o Estudiantes, na Argentina, por 2 a 1...isso pela Taça Libertadores da América. Menos mal que o tricolor dos pampas conseguiu um gol que pode ser decisivo para suas pretensões em chegar às quartas de final do torneio. Depois de grande período afastado por causa de cirurgias no joelho, o meia Douglas(foto) tem sido “banco” nos jogos mais importantes, mas entrado em quase todos. Na partida de volta, em Porto Alegre, o Grêmio precisa “só” de um a zero pra passar de fase. Devolvendo os 2 a 1 de lá...pênaltis. E vitória gremista por 3 a 2 ou qualquer outro placar por um gol de diferença, o Estudiantes é quem se classifica. Lembrando que jogar contra time argentino seja em que circunstância for...é sempre perigoso!!

Bom jogo no Maracanã, na quarta-feira(08), entre Flamengo e Cruzeiro. Os mineiros marcaram um gol logo no comecinho da partida...o Flamengo pressionou muito, mas acabou perdendo de 2 a 0, jogo também de ida pelas oitavas da Libertadores. Dois bons times ...eu diria, dentro do que temos entre os melhores do País no momento! Na verdade, de modo geral, o futebol brasileiro mostra pobreza técnica em razão da “debandada” bastante considerável de jogadores para o exterior em busca de uma condição financeira hoje impossível de ser alcançada por aqui!!

Passarinho Arrepiado quer porque quer que o jogo Criciúma x Atlético, de Goiás, tenha o maior público do Heriberto Hülse, neste Campeonato Brasileiro. Tem promoção de ingressos por causa do Dia dos Pais e a própria motivação em razão da importância do jogo. Afinal, o Criciúma está em seu melhor momento dentro da Série B e já há quem fale até na possibilidade de acesso pra Série A!! Ora bolas...vamos com calma!! Não esqueçamos que, há poucas rodadas, o Tigre estava lááááá na parte de baixo da tabela. De qualquer modo, os últimos resultados...as recentes vitórias e algumas contratações de boa qualidade chegando, podem credenciar o Criciúma a pelo menos tentar algo melhor durante o returno da competição!

Paulo Baier(foto DC) chegou pra tentar levar o Próspera à Série B do Campeonato Catarinense de 2.019. O time da raça anda fazendo as coisas com os pés no chão! Embora haja anseio muito grande para que comece logo o Estadual da “terceirona”, todos no Mário Balsini estão bem conscientes de que tudo precisa ser conduzido com muita calma e elevado grau de profissionalismo! Baier ainda é ídolo da torcida do Criciúma e poderá, sim, escrever também seu nome na história do coirmão da cidade!! Aguardemos e ficamos na torcida!! Ah...a Spíllere Sports e a Uniprint serão as empresas responsáveis pela fabricação do material esportivo e mídia visual na casa prosperana!!

domingo, 5 de agosto de 2018

Méritos quase que totais pra Mazola Júnior!!


Depois da chegada do referido profissional, o Criciúma obteve crescimento bastante considerável no Campeonato Brasileiro. Mazola Júnior foi anunciado em 12 de maio e sua estreia se deu três dias após em partida contra o Juventude, pela 6ª rodada da competição. E, justamente nesse jogo, o Criciúma conquistava seu 1º ponto no torneio! De lá até bem recentemente o time revezou posição de lanterna ou de penúltimo colocado na tabela de classificação. Até que na rodada anterior, depois de muita luta... muito drama, o Criciúma deixou a zona do rebaixamento!

Importante frisar que o Tigre está invicto há 4 jogos, com 3 vitórias e um empate!! Portanto, da 16ª rodada até a que encerrou o turno, foram 10 pontos ganhos em 12 possíveis!! Lembro que o Criciúma ganhou do Londrina, empatou contra o CRB, venceu o Vila Nova e... a vitória por 1 a 0 perante o Sampaio Corrêa neste sábado, 04, lá em São Luís do Maranhão. Assim, o Criciúma chegou aos 23 pontos, acaba o turno longe dois pontos do Z-4 e sete do G-4. Tarefa cumprida? Num primeiro instante, sim! Em razão da situação da equipe no campeonato...durante quase todo o turno entre os quatro últimos, claro que fica de “bom tamanho” o 14º lugar!!

Contudo, para o returno cria-se expectativa bem mais promissora! Prefiro os pés no chão e entender que manter-se no meio da tabela...entre a oitava e décima segunda posições, talvez seja um término de certame honroso para o Criciúma. Só que os últimos resultados e um estilo de jogo bem mais adequado pra “cara” da Série B levam os torcedores a sonharem com algo mais...!! Mazola Júnior prefere uma forma mais “cuidadosa” de jogar, prioriza a marcação sem deixar de procurar atacar o adversário quando tem posse de bola. Também vale frisar que há comprometimento de todos em campo e, mesmo com as reconhecidas limitações no grupo de jogadores, o treinador tem conseguido tirar o máximo de seus comandados

Estão chegando aí o ex-Figueirense, lateral Iago(foto esq.), 23 anos, que estava no Baltika Kaliningrad, da Rússia; além de Patrick(foto dir.), 19 anos, meia-esquerda. Tanto um como outro pertencem ao Grêmio e podem ser consideradas duas contratações de boa qualidade por parte do Criciúma!! Nós, que reclamamos bastante da ausência de maior qualificação técnica no plantel do Criciúma, agora as coisas podem tomar um outro rumo!!Além destes, já estrearam o volante Ronaldo e o atacante Joânderson. Dá pra “sonhar mais alto”?? Por que não?? O início do returno será sábado, 11, diante do Atlético(GO), em casa. (Começando a esfregar as mãos!!)