sábado, 28 de janeiro de 2017

Criciúma 0 Avaí 1...de novo faltou alma, garra e coração!!

Observei um Criciúma em alguns momentos sonolento contra um Avaí que “cozinhou” o jogo o tempo inteiro e acabou levando a melhor no estádio Heriberto Hülse, na estréia de ambos os times no Campeonato Catarinense de 2.017. Não gostei do que vi no Criciúma ...nem no Avaí que, por sinal, não dará prioridade ao Estadual, preferindo direcionar mais suas atenções para a Série A do Brasileiro. De qualquer modo, o Leão soube conduzir a partida de forma lenta e parecendo se contentar com o empate. Mas, em razão de um cochilo coletivo da defesa do Tigre...o gol de Denílson, na metade do 2º tempo. Num todo, em termos de criação de jogadas e chances de gol...se compararmos o que vimos contra o Avaí com o futebol do ano passado, pouquíssimas mudanças!! Que coisa, hein??!!
Vale destacar, contudo, que o técnico Deivid de Souza deu uma arrumada na maneira do Criciúma sair jogando de trás. Afinal, os tão conhecidos “balões” que eram dados por todos do sistema defensivo, claramente “rifando” a bola para os atacantes... felizmente, isso não acontece mais!! Foi assim diante do Fluminense e do Avaí, os dois jogos que o Criciúma realizou neste início de temporada. O que foi diferente, comparando a atuação do time nas duas partidas...a questão comportamental e competitiva! Apesar da derrota em Juíz de Fora, o Criciúma demonstrou razoável qualidade técnica, coletivamente falando; e, uma entrega conforme deve ser!! Já, diante do Avaí, apesar de ter mais posse de bola, o Criciúma não pressionou o adversário, criou apenas uma oportunidade real de gol ...esta desperdiçada por Jheimy, no começo do jogo; e aceitou a aparente passividade avaiana! No lance em que Denílson marcou para o Leão, todo o sistema defensivo do Tigre ficou olhando a “banda passar”!!

Atuações individuais? Pois bem...
LUIZcometeu duas falhas em que o Avaí poderia ter se aproveitado! Soltou uma bola fácil, se precipitou ao sair da meta e quase levou o gol por cobertura e, num outro lance, quis driblar e por pouco não é vazado!! Nota 4!!

MAICON SILVA...lateral que defendeu mal e não foi uma vez sequer à linha de fundo pra atacar!! Muito mal!! Nota 4.

RAPHAEL SILVA, um dos poucos do sistema defensivo que demonstrou menos insegurança. Nota 5.

DIEGO GIARETTA errou passes “fáceis” e parecia estar intranqüilo! Nota 4.

MARLON procurou bastante o apoio...sem sucesso! Nota 4.

BARRETO cumpriu bem sua função de sair com a bola dominada e fazer cobertura na marcação. Nota 6.

DOUGLAS MOREIRA...queria sempre carregar a bola em direção ao ataque, procurando objetividade. Nota 6.

ALEX MARANHÃO...muitos passes pro lado e, como meia, precisa ingressar mais na área e tentar chutes à média distância, uma de suas poucas virtudes! Nota 5.

PIMENTINHA, desta feita, não conseguiu nem um drible ou jogada que levasse perigo à defesa do Avaí. Nota 3.

JHEIMY perdeu um gol a dois minutos de jogo, cara a cara com o goleiro do Avaí, na frente da pequena área do adversário!! No mais, pouquíssima movimentação!! Nota 3.

Pitbúl...”sumido”, sem inspiração e, novamente, jogador que, comprovadamente, não tem “bola” pra ser titular no Criciúma! Nota 3.

Entraram, KALIL...disperso, nota 3; HÉLIO PARAÍBA, “caindo” por cima da bola, nota 3; e CAÍQUE VALDÍVIA...sem nota porque teve pouco tempo pra mostrar algo!

É só o começo, gente!! Dois jogos, duas derrotas...estreou no Estadual perdendo em casa para um concorrente direto ao título e, quarta-feira(01) tem o Brusque, no Augusto Bauer!!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Vai ser dada a largada...!!

O primeiro campeão do Estado, conforme registros oficiais, foi o Avaí...isso em 1.924. Mas, era uma competição organizada pela então Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres antigo nome da, hoje, Federação Catarinense de Futebol. Só times da Capital jogaram este certame. Além de Figueirense e Avaí que sobrevivem até os dias atuais, também participaram o Trabalhista, o Internato e o Atlético Florianópolis. Alguns anos mais tarde foi que clubes do interior começaram a despontar nos torneios promovidos em nível estadual. Daqui do Sul do Estado, a primeira grande conquista foi do Hercílio Luz F. C. com um bi-campeonato em 1.957/58. Depois disso, o Metropol fez história ganhando cinco títulos; e, Comerciário e Ferroviário com um troféu cada. Até o Próspera entra nessa “lista” por causa do vice em 1.971, campeonato em que o América, de Joinville, levou a melhor. Teve também o “bi-vice” do Tubarão F. C. em 1.997/98. Um pouco mais recente, não podemos deixar de destacar, os nove triunfos do Criciúma E. C.

Os tempos são outros e, em 2.017, o Campeonato Catarinense contará com a volta do Tubarão e do velho Almirante Barroso. Eles ascenderam da Série B, ano passado, e se juntam a Metropolitano, Brusque, Internacional, Joinville, Chapecoense, Figueirense, Avaí e Criciúma. O histórico das competições estaduais em Santa Catarina indica que um dos 5 times considerados de maior projeção, os chamados “grandes”, sempre acaba ganhando! Só pra se ter uma idéia, de 1.972 pra cá, lá se vão 45 anos...só em 1.992 que o Brusque surpreendeu e ficou com o título. Nas outras temporadas, sempre um entre Tigre, Coelho, Furacão, Leão ou Índio...levou o “caneco”!! Entendo que, no torneio que está por começar neste fim de semana, não será diferente!! Não aponto um favorito declarado...daqueles que dá pra apostar mesmo!! Contudo, entendo que mesmo com problemas e instabilidades, um dos cinco “maiores” deverá ficar com a taça!!

Sobre o Criciúma, agora com Deivid de Souza no comando técnico, entendo que as probabilidades de sucesso são as mesmas dos demais concorrentes...aqueles que citei antes como os mais conceituados pra ganhar o Catarinense. Podem ter certeza de que nem Joinville ou Chapecoense, ou até mesmo a dupla de Florianópolis têm mais qualidade ou melhor estrutura pra ser campeão estadual este ano!! Insisto na tese de que tudo está muito igual!! Claro que há um ou outro jogador mais qualificado tecnicamente e, como o Catarinense é uma competição de três meses, talvez o nível de competitividade e a força física de um grupo melhor preparado possam fazer a diferença! O andamento do certame talvez indique um outro rumo. No entanto, continuo acreditando que o Criciúma, como sempre, é forte candidato a chegar entre os primeiros!!

Passarinho Arrepiado sobrevoou a “vizinha” Tubarão e captou que o “Peixe” está muito bem preparado, sim senhor, pra iniciar sua participação na Série A do Campeonato Estadual! Ficou sabendo que o time de Mabília realizou pré-temporada na serra gaúcha, ganhou alguns jogos-treino...inclusive do Internacional lá na terra “deles”!! Time base do Tubarão?? Pra quem gosta de acompanhar...vamos lá!! O goleiro é Jandrei, remanescente do plantel de 2.016; Alex Santos... lateral que veio do Flamengo; Gustavo Bastos, zagueiro que chegou do ABC e com passagem também pelo Figueirense; Aldo...outro que ficou da temporada anterior; e, fechando a defesa, Arthur Henrique, lateral-esquerdo...ex-Flamengo. No meio de campo tem o Matheus Barbosa que é irmão do Maílson, um meia que já jogou no Criciúma; Guilherme Amorim, que veio do Grêmio; mais Daniel Costa...este que estava no São Caetano. No setor de frente, Cálisson...que atuava no Inter, de Lages; Renteria...aquele colombiano que jogou no Inter, de Porto Alegre, onde foi campeão da Copa Libertadores de 2.006; e, Éverton Júnior...mais um que estava em 2,016 e ficou pra esse. Média salarial? Entre 6 a 15 mil reais por mês!! Quando será o  primeiro confronto entre Criciúma e Atlético Tubarão? Dia 22 de fevereiro, uma quarta-feira, em Tubarão!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Mesmo com derrota, Criciúma surpreendeu positivamente!

Fluminense 3 Criciúma 2, na rodada inaugural da Primeira Liga, não foi jogo de resultado justo!! As duas equipes jogaram futebol pra que o empate tivesse sido o placar de maior merecimento!! Em se tratando de partida iniciando uma temporada, muito boa a movimentação dos dois tricolores! O Fluminense, sem Richarlison, que está no Equador jogando o Sul-Americano Sub-20 pela Seleção Brasileira, além da ausência de Gustavo Scarpa, este convocado por Tite para o confronto diante da Colômbia, foi mais incisivo no 2º tempo. Pressionou mais e abriu 3 a 1...de virada! Antes, em jogada de bola parada, Raphael Silva cabeceou: Tigre 1 a 0. O Flu empatou após cruzamento pra área em que o zagueiro Renato Chaves, impedido, tocou pra Henrique complementar a gol. A virada carioca se deu em lance do atacante Pedro que, “no corpo”, deixou Diego Giaretta pra trás. O garoto da base do Fluminense tirou com categoria do goleiro Luiz: 2 a 1. A terceira conquista da equipe de Abel Braga ocorreu em contra-ataque bastante rápido aproveitado por Marquinho que chutou cruzado. Logo a seguir, o lateral do Criciúma Marlon jogou pra área e Hélio Paraíba aparou de cabeça pra deixar o escore menos injusto: 3 a 2.

Ainda sobre a atuação do Criciúma, ficaram evidentes as falhas de marcação e os “cochilos” que determinaram os lances mais perigosos proporcionados pelo Fluminense. De outro modo, importante frisar que em nenhum momento o Criciúma se acovardou porque estava fora de casa enfrentando uma grande “marca” do futebol brasileiro! Fica cada vez mais evidente que o futebol está muito igual!! O Criciúma teve chances claras desperdiçadas e o Fluminense também! Ganhou o Flu no detalhe! Erros...ambos os times tiveram! Entretanto, na minha opinião, ficou uma boa impressão deste começo de trabalho do técnico Deivid de Souza no Criciúma! Pelo que pude anotar e perceber, Luiz, Raphael Silva e Marlon, na defesa; Barreto no meio; e, Pimentinha, no ataque, foram os melhores do Criciúma em campo.

No “rescaldo”, uma certa dose de otimismo em relação ao jogo contra o Avaí, sábado(28) abrindo o Campeonato Catarinense. E o Criciúma tem Caio Rangel que ainda não estreou. E, o pessoal da área burocrática e jurídica do Clube está fazendo de tudo para que o ex-Cruzeiro fique à disposição o mais rápido possível! Massss... também é importante frisar que o Criciúma terá jogos em sequência envolvendo o Campeonato Catarinense e Copa do Brasil e, na sequência, o Brasileiro da Série B. Por isso, é necessário que duas ou três aquisições qualificadas possam chegar e botar a camisa pra jogar!! Não esquecendo que, com a crise financeira instalada no País, é cada vez mais evidente a busca “em casa”...solução mais barata pra tentar “resolver” dentro de campo...!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Rubens Angelotti quer reeleição em 2.019!!

O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, disse em entrevista coletiva que não pretende ficar por 31 anos no cargo como seu antecessor, Delfim Peixoto. Contudo, o curitibano radicado em Criciúma e que de um mês pra cá vem dividindo seu tempo entre a “terrinha” e Balneário Camboriú, promete cumprir uma boa complementação de mandato e, em abril de 2.019, ser candidato à reeleição para mais quatro anos. Rubens Angelotti reatou boas relações entre a FCF e a direção da Confederação Brasileira de Futebol. Todos sabem que Marco Paulo Del Nero e Delfim haviam rompido vínculo há cerca de um ano e meio. Pois, em razão de tal desafeto, uma das primeiras providências de Rubinho foi restaurar um convívio harmonioso entre as duas entidades!

Rubens Angelotti já começou a “botar a mão” na Federação e administrá-la do seu jeito! Os primeiros dias foram pra se “familiarizar” com toda a situação e, depois, naturalmente, uma mudança ou outra iria e até vai continuar acontecendo. A que mais chamou atenção nos últimos dias foi a demissão de Júnior Moresco, homem de extrema confiança da administração anterior e que exercia funções no Depto Técnico  e de Arbitragem. Moresco era uma espécie de “braço direito” de Delfim Peixoto(foto de ambos em destaque) e, segundo informações, por não se enquadrar em novas diretrizes e critérios da atual gestão, acabou tendo sua saída confirmada ainda no último fim de semana. Inclusive, o ex-funcionário saiu meio que “disparando” contra Rubens Angelotti e Lédio Daltoé, este superintendente da atual presidência.

Na minha opinião, alguns “vícios” que eram conhecidos por quem acompanha há anos a Federação precisavam ser extintos! Para Delfim Peixoto e seus parceiros influentes na forma de comandar a Federação Catarinense de Futebol, Júnior Moresco era útil e competente! Mudou o comando...natural que ocorram alterações neste ou naquele setor! Ora bolas...ninguém é eterno nesta ou naquela função!! Então, agradecimentos a Júnior Moresco e vida que segue!! E...com todo respeito que tenho às opiniões expressas nos mais diversos órgãos de imprensa e redes sociais, massss...em hipótese alguma está sendo formada a “República de Criciúma” na FCF como alguém, de forma muito MALDOSA, disse e escreveu nos últimos dias!! Lembro aos “cornetas” de plantão que, quando a Federação tinha sua sede na Capital...TODOS os funcionários e dirigentes eram de Florianópolis!! Mais tarde, após o período com José Elias Giulliari, veio Delfim Peixoto e uma “avalanche” de Itajaí e região “mandava e desmandava” em vários setores da instituição! E, agora com Rubinho e Lédio Daltoé, apenas dois funcionários de Criciúma foram se juntar aos demais que já estavam anteriormente!! Compreenderam bem???

Passarinho Arrepiado “esfrega as mãos” aguardando a estréia do Criciúma na temporada 2.017! E...nesta terça-feira(24), 20 horas, o Tigre estará em Juiz de Fora, Minas Gerais, para pegar o atual campeão Fluminense no jogo inaugural da Primeira Liga. Time do Deivid de Souza? Pois bem...Luiz; Maicon Silva, Raphael Silva, Diego Giaretta e Marlon; Barreto ou Lucas, Douglas Moreira e Alex Maranhão; Pimentinha, Jheimy e Pitbul. Dá pra ganhar?? Huuummm...a lógica diz que não!! Ahhh...mas futebol não tem lógica!! Não é mesmo??!!