quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Vitória merecida...com futebol muito pobre!!


Não é contrassenso!! O torcedor do Criciúma que esteve no Estádio Heriberto Hülse, pra ver Criciúma 3 Hercílio Luz 1, só saiu satisfeito com o resultado!! Há de se ressaltar que o Leão jogou no seu limite e exigiu bastante do Tigre!! Aliás, o 1º tempo do Criciúma beirou a ridicularidade!! Sonolento, marcando à distância e muito mal, passivo e deixando o adversário tomar conta da partida, o Criciúma levou um gol e não esboçou nenhuma reação!! De outro modo, o time tubaronense se destacou pela determinação, maior rapidez e agilidade nos momentos de puxar contra-ataques!! E, ainda sobre o Criciúma, já havíamos observado comportamento pífio, contra o Joinville, diante do Brusque e também perante o Avaí!! Pra todos esses o Criciúma perdeu!!

Pelo comportamento das equipes na etapa inicial, estava se desenhando uma derrota do Criciúma que seria fatal para as suas pretensões no Campeonato Catarinense. No entanto, veio o 2º período e o panorama acabou sendo totalmente modificado. O Hercílio Luz não conseguiu mais impor o ritmo de antes e os jogadores do Criciúma, pressionados, demonstraram outra conduta! O técnico Doriva substituiu um volante por mais um atacante, no caso Ceará, e, sendo mais veloz, mais incisivo e com maior vergonha na cara, a virada no placar foi uma questão de tempo!! Duas penalidades foram marcadas para o Criciúma, sem qualquer contestação!! Daniel Costa converteu ambas. Coube a Reis, acertar da entrada da área, chute no canto direito do goleiro hercilista!! No final, 3 a 1 para o Criciúma graças à queda de rendimento do adversário e um 2º tempo com desempenho bem diferente por parte do time da casa!!

De qualquer modo, é muito importante frisar que a vitória NÃO PODE e NÃO DEVE encobrir as deficiências, as claras e evidentes limitações que o Criciúma continua apresentando! Algumas observações que faço começam pelo técnico Doriva. Este, dentro do que penso sobre futebol, não pode mais dispor o Criciúma com três atacantes porque o plantel e sua baixa qualidade não lhe oferece segurança para tal opção tática! O zagueiro Federico Platêro fez seu pior jogo desde que chegou e continua sem passar necessária confiança! Por sua vez, o volante Zé Augusto exagerou nos erros de passe e sua produtividade é de jogador bem abaixo do que o Criciúma precisa! E, essas são algumas questões individuais!! Até porque, não dá pra deixar passar que Reis permanece sendo atleta de alguns “altos” e mais “baixos”; que Daniel Costa tem sido útil...em jogadas de bola parada; e, Andrew, se doa muito, correndo pra marcar e atacar!! Até agora, se “salvam” o goleiro Luiz, os laterais Maicon e Marlon, e, claro, o meio-campista Eduardo que, pra mim, deve jogar mais avançado!! Resumo: necessita melhorar MUITO pra SONHAR com classificação à fase semifinal da competição!!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Marcação cochilou e Criciúma deixou escapar vitória em Florianópolis.

O Criciúma tinha o jogo “na mão” até os 29 minutos da 2ª etapa! Vencia por um a zero e, no lance anterior ao gol de empate do Figueirense, o atacante Reis entrou pela área e finalizou de forma bisonha...chutando fraco e nas mãos do goleiro Dênis. O castigo por tal displicência veio rapidinho.! Depois de Federico Platero afastar bola cruzada pra área do Criciúma, Wílliam Popp pegou de primeira, sem deixar a bola cair, e acertou o ângulo superior direito de Luiz. Importante frisar, contudo, que, se a defesa do Criciúma bobeou no lance pela liberdade dada ao meia alvinegro na hora do gol de empate, o Figueirense também “deu mole” na conquista tricolor!! Afinal, após cruzamento de Marlon, aos 13 do 1º tempo, o baixinho e meio franzino Andrew nem precisou subir pra cabecear no canto direito, fora do alcance do arqueiro adversário.
O empate em 1 a 1 acabou sendo justo pelo que mostraram os dois times. O Criciúma foi um pouco melhor na 1ª parte do jogo e seria natural que o Figueirense, perdendo a partida, fosse pra cima do oponente. O técnico Doriva, sabendo das limitações que possui o elenco que ele comanda, tentou “fechar a casinha”, colocando mais um volante, no caso, Jean Mangabeira em lugar do pouquíssimo produtivo centroavante Pedro Bortoluzzo. Só que o treinador do Criciúma não contava que o sistema de marcação iria deixar Wílliam Popp com tal liberdade!!
Para o Figueirense, o resultado pode ser considerado como bom! Até porque, com a derrota da Chapecoense pro Marcílio Dias, a equipe permanece como líder da competição...agora de forma isolada!! Já, pro Criciúma, uma sensação de impotência!! Ou seja, continua sem ganhar nenhum “clássico” e observa o G-4 cada vez mais distante!! O quarto colocado, que é o Marcílio, tem sete pontos a mais do que o Tigre!! Se vale como consolo e esperança, os três próximos jogos do Criciúma serão no Heriberto Hülse: Hercílio Luz, o M. Dias e...a Chapecoense. Se ainda almejar classificação pra uma das semifinais, o Criciúma terá que, obrigatoriamente, obter 100% de aproveitamento nesses três jogos!!