sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Rincão só no verão? Não!

Vale só a rima!! Masss...é uma realidade que muita gente vive e assim considera a praia mais popular da região! Afinal, pra boa parte dos freqüentadores, o balneário “abre” durante a época de Natal e “fecha” na quarta-feira de Cinzas. Esquecem estes que lá há uma população com 12 mil habitantes, município recentemente emancipado de Içara e que, como todos os outros deste Brasil, tem seus problemas! Só que muitos veranistas fazem do Rincão um depósito. Sim...de lixo, animais...principalmente cachorros, móveis velhos e até de casas abandonadas!!

O prefeito Décio Góes não tem medido esforços pra tentar “arrumar a casa” que mais pareceu, durante anos e anos, um quintal muito mal cuidado de Içara! Só que há MUITO trabalho a fazer e não será de uma hora pra outra ou de um verão pro outro que vamos ver um Rincão com jeito de Laguna, por exemplo. Nem cito aqui os badalados Balneário Camboriú ou Tramandaí, este no Rio Grande do Sul. Os que vão pro Rincão somente durante a alta temporada querem calçadão, arrumação nas estradas e ruas, mais bares e restaurantes e mais segurança! E...fazer com que a população se sinta segura é um dos maiores desafios das autoridades!
Tenho procurado me informar a respeito de alguns assuntos e antecipo ao leitor e blogueiro que um calçadão é possível e viável para ser construído na área central, próximo à orla, entre a antiga New York e o Verdão. Teríamos pistas para caminhadas e academia ao ar livre. Já, por outro lado, sobre a retirada das dunas...esqueçam!! Os órgãos e as leis ambientais impedem qualquer passo nesta direção. O que pode ser feito é a construção de mais passarelas ao longo da praia, sem que a vegetação nativa e as dunas sejam atingidas. Alguém pode perguntar? Mas, em outros balneários, como isso pode ser feito? Acontece que em Laguna, Balneário Camboriú, Itapema ou nas praias de Florianópolis...tudo foi mexido numa outra época quando as leis e a fiscalização não eram tão rígidas como hoje. Sobre melhorias em ruas e acessos, elas estão sendo realizadas de forma gradativa. E...quanto a bares, mais opções noturnas de lazer...é algo que pode ser incrementado pela iniciativa privada, entretanto, com o apoio do poder público.

Tem o outro lado da moeda nisso tudo. Não esqueçamos que boa parte dos moradores vive da pesca, pois as áreas industrial e comercial ainda carecem de crescimento adequado para poder contribuir com mão de obra e vagas de trabalho. Alguns micro-empresários e também pescadores como o Negão do Roda, Sílvio, João da Barra Velha, Jair, João Pícollo, Zé Mosquito e cia. são figuras populares do Rincão e fazem trabalho humanitário junto às comunidades mais carentes. Aliás, pobreza no verdadeiro sentido da palavra é o que não falta no novo município. São bolsões de famílias onde, só com muita ajuda de outras pessoas, é possível sobreviver! E assim, literalmente, “segue o barco”!!

Passarinho Arrepiado empolgadíssimo com o time sub-20 do Criciúma que avançou para a 3ª fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Aplicou uma goleada de 4 a 1 pra cima do Lemense e segue no torneio jogando no próximo domingo(18). Vai muito bem, obrigado, a equipe treinada pelo Duca. Da mesma forma, o sub-13 também se classificou para a fase semifinal da Taça Cidade Verde, em Três Coroas, no interior gaúcho. O grupo é comandado por Filipe Monteiro e ganhou do Sandense por 2 a 1. Por outro lado, o sub-17 não está bem em Santiago, no Torneio Internacional daquela cidade gaúcha, e perdeu o 2º jogo consecutivo. Desta feita para o Universidad, do Chile. Precisa vencer o Aparecidense, de Goiás, na próxima segunda-feira(19) para ainda tentar passar para a próxima etapa.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Por que o Criciúma vai aproveitar tantos garotos da base?

Em razão da queda pra Série B do Campeonato Brasileiro! Alguém duvida? Eu não! Pelo contrário...tenho “150%” de certeza!! No Criciúma, as chances que estão sendo dadas aos meninos dentro das atuais circunstâncias se deve ao fato do rebaixamento e suas conseqüências econômicas. Muito embora a Gestão de Ativos seja administrada por empresários extremamente bem sucedidos financeiramente, a empresa em si trabalha com orçamento e limites. Se em 2.014 o Criciúma tinha como parâmetro monetário algo em torno dos 52 milhões de reais, para o ano que está começando esta quantia caiu pra 16 milhões. Só da TV Globo e suas “ramificações”, o Criciúma ganhou na última temporada valores próximos dos 20 milhões. Agora...deve vir perto dos 4 milhões!! Ainda há a questão dos patrocinadores que, obviamente, vão desembolsar menos porque expôr produtos com visibilidade de Série B é bem diferente da A...certo?!

Outra situação que precisa ser levada em consideração diz respeito ao quadro associativo. Se antes o Criciúma quase bateu os 15 mil sócios, hoje este número caiu para praticamente um terço!! Sobre isso, inclusive, entendo que 5 ou 6 mil sócios representam uma fatia mais fiel da torcida do Tigre. Há os que se irritam com o descenso e, com atitudes impulsivas preferem rasgar carteirinha, deixam de pagar mensalidades ou simplesmente abandonam o Clube. Além destes, sempre existem os torcedores oportunistas que só vão com freqüência ao Heriberto Hülse quando o adversário é de considerado nível elevado; e aqueles que só aparecem quando o time está na Série A pra ver e até torcer pra Santos, São Paulo, Grêmio, Flamengo, Inter e outros mais.

Sobre isso, inclusive, minha opinião é de que torcedor assim é melhor que nem reapareça! Ora bolas...tenho idéia de que, quem é Criciúma e torce por ele, vai ao estádio pra ver o Criciúma, não o adversário! E sou daqueles que penso em, cada vez mais, elevar o nome do Clube e da cidade porque o Criciúma é um “produto” da nossa terra e região!! É claro que causa um desânimo muito grande ver o time do coração tão mal e sofrer com ele, como ocorreu ano passado. Massss...quem gosta e realmente se envolve emocionalmente, está junto nos bons e nos maus momentos!! Assim deve ser!! Lembro que nas derrotas se aprende bem mais pra conseguir as tão sonhadas vitórias!!
Assim sendo, diante do exposto, o Criciúma vai dar chance pra garotada porque é bem mais barato iniciar o ano assim! Os custos são bem mais baixos e se enquadram no que pensam gastar “sêo” Antenor e “sêo” Arnaldo. Só pra se ter uma idéia, em 2.014 a folha de pagamento do futebol do Criciúma chegou a 1 milhão e 600 mil reais/mês! Agora...está em torno dos 460 mil...o que não deixa de ser outra redução bastante drástica!! E, claro que se o Criciúma não tivesse caído, as projeções seriam outras! O projeto montado ano passado teria continuidade com investimentos em jogadores “rodados” de considerada(na teoria)“boa qualidade”. Como a “casa caiu”...vamos com a maioria sub-20 pra cima do Guarani de Palhoça e cia. a partir do dia 31...!!

Passarinho Arrepiado...mesmo de longe, vai estar ligado na Copa São Paulo, nesta quinta, 17:30, quando o Criciúma enfrenta o Lemense. A equipe paulista, por sinal, fez campanha idêntica a do Criciúma na etapa anterior da competição. Os mesmos 7 pontos, passando invicta pelo grupo H. Em termos numéricos, aproveitamento de Criciúma e Lemense na primeira fase do torneio: 77,8%. Quem passar dos dois, pega São Paulo ou Atlético do Paraná.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Um time perfeito!

Ele existe só na nossa imaginação...sem nenhuma dúvida! Ter posse de bola; criar oportunidades de gol; marcar lá na frente...pegando a saída do adversário; ter raça, espírito coletivo e, de outro modo, possibilitar aos mais qualificados, jogadas individuais que surtam o efeito desejado; ser firme e incisivo na marcação e em todo o sistema de defesa. Por certo, você que acompanha futebol já ouviu de alguém essas frases. Elas fazem parte de um conjunto de qualidades que cabem muito bem num time de futebol que possa se aproximar da perfeição. Mas existe ou existiu um time impecável? Não, claro que não!

Em outros tempos...a seleção da Hungria, de 1.954 com Puskas; o Santos, de Pelé; Palmeiras, de Ademir da Guia; a Holanda, de Cruijff; o Inter, de Falcão; o Flamengo, de Zico; as seleções do Brasil...1.970 e 82. Nos dias de hoje, os timaços que o Barcelona tem apresentado de uns 10 anos pra cá; ou, o Bayern, de Munique; e, a seleção alemã que aplicou 7 no Brasil, são bons exemplos de equipes que impressionaram a todos! Pro nosso tamanho, o Criciúma de 91 também surpreendeu positivamente!

Mas, todos eles também tiveram suas deficiências e, como tudo no nosso mundo, nada é eterno! Pelé teve seu tempo...Falcão, Zico, Romário, Ronaldo e Ronaldinho também! O futebol espanhol que encantou...levou 3 e um banho de bola do Brasil naquela final da Copa das Confederações. A própria Seleção Brasileira não viu a cor da bola no “inesquecível” 7 a 1 diante da Alemanha! Então...perfeição no futebol só existe mesmo no vídeo game! Assim, os jogadores acompanham o nosso raciocínio e tudo sai como imaginamos!! Assim, dá pra ganhar sempre!!

O Criciúma definiu que fará duas partidas antes da estréia no Catarinense. A primeira será jogo-treino contra o Cruzeiro, de Porto Alegre, no Centro de Treinamentos, sem a presença da torcida, pois ainda não há estrutura adequada pra receber público; e o segundo, um amistoso oficial, em Novo Hamburgo, contra o “Nóia”. Diante do “Cruzeirinho”, assim chamado carinhosamente por seus torcedores, dia 21, uma quarta-feira, às 16 horas; e, contra o Novo Hamburgo, dia 24, um sábado, às 17 horas. Boas ações, pois o técnico Luizinho Vieira precisa dar ritmo a um time que está sendo montado e, obviamente, vai precisar superar os problemas normais e inerentes a um começo de temporada, como as questões físicas e a falta de entrosamento.

Passarinho Arrepiado, sempre muito bem informado e procurando cada vez mais ficar sabendo das coisas relacionadas ao Criciúma, me faz uma pergunta bastante interessante: “Ô Giba...por que o Criciúma não trás o João Afonso, que o Inter está disponibilizando para empréstimo?”. Nem sei o que responder pra meu fiel escudeiro! O que sei é que o Criciúma poderia se interessar num possível negócio, caso haja viabilidade financeira. O jogador é volante, tem 19 anos, passou pelo projeto Genoma Colorado, aqui em Criciúma há alguns anos, chegou no Beira Rio e conseguiu vaga entre os titulares, além de algumas chamadas para a Seleção Brasileira Sub-20. Tecnicamente, claro...seria um grande reforço pensando no Catarinense e já no Brasileiro. E, bem informado, o Passarinho me “sopra” que ele ganha algo em torno dos 60 mil reais e que, para liberar o atleta por empréstimo, o Inter se dispõe a ajudar a pagar os salários. Massss...antecipo que uma fonte do Arrepiado já adiantou que a G. A. não pretende levar em frente o assunto! Esxtão compreendendo??

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

“Dignidade se conquista e o tempo revelará seu valor!”

A frase não é minha! E, sim, da escritora que possui excelentes qualidades com seus textos e crônicas bastante interessantes, a paulista da cidade de Franca, Luiza Gosuen. Mas o título da postagem deste início de semana serve bem pra expressar meus pensamentos e conceitos. Nunca fui corrupto e aceitar dinheiro pra falar bem ou mal deste ou daquele não faz parte da minha índole! Não sou jornalista de “canudo” na mão! Entretanto, são quase 30 anos vividos no meio jornalístico, imprensa, mídia escrita e, principalmente, como cronista esportivo. Dinheiro, graças a Deus e ao meu trabalho, tenho pra sobreviver e, se faltar busco nos meios legais, éticos e morais! Portanto, antes que se espalhe uma “baita” inverdade...peço respeito a todos aqueles que “gostam” de agir com má fé, bem mais ainda os que usam as redes sociais e outros que “gozam” por uma fofoca!!

Meu relacionamento com diretores do Criciúma sempre foi, durante todo esse tempo, de muita cordialidade e respeito. Divergências? Sim! Várias! Mas, em nenhum momento faltou estima e apreço para com quem dirigiu ou comanda o Clube. Sempre procurei entender que, quem está lá, procura acertar. Tenho como princípio pensar que ninguém é maluco pra aceitar a administrar uma instituição como o Criciúma Esporte Clube e errar de propósito! Há equívocos querendo fazer o correto. E, acertar, nem sempre é possível! Assim, dependendo do que acontece, vêm elogios ou críticas! Então, gente do bem...não quero e não vou pegar qualquer quantia financeira pra falar bem ou mal...seja lá de quem for! Preservo meu profissionalismo e dignidade conquistada!!! Ponto!!!

Em relação ao Criciúma que está lá em Ilhabela, jogando a Copa São Paulo de Futebol Sub-20, tenho ouvido ótimas referências sobre o garoto Andrew. Atacante que tem feito gols e de muita utilidade para o técnico Duca. Andrew é carioca, tem 18 anos, e foi trazido ao Criciúma pelo ex-jogador Alexandre Lopes. Depois de terminar em 1º na etapa de grupos, o Tigre enfrenta o Lemense, na próxima quinta(15), disputa eliminatória. A partir de agora...ganhou, fica! Perdeu...volta pra casa!!

Enquanto eu trabalho o Passarinho Arrepiado acompanhou a festa, em Zurique, na Suiça, que elegeu os melhores no mundo do futebol em 2.014, conforme promoção da FIFA em parceria com a revista France Football. A seleção do mundo, ano passado, é composta por: Neuer; Sergio Ramos, David Luiz, Thiago Silva e Lahm; Iniesta, Kroos e Di Maria; Robben, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Curiosamente, Thiago Silva e David Luiz, que formaram a dupla de zaga mais vazada entre os favoritos na última Copa, estão inseridos entre os melhores. Outros brasileiros indicados perderam a disputa, casos de Neymar, Marcelo e Daniel Alves. O melhor treinador, nem poderia ser diferente...Joachim Low. Ele superou Diego Simeone e Carlos Ancelotti. Foi a primeira vez que levou tal premiação mesmo estando no comando da seleção alemã desde 2.006. Algumas outras honrarias concedidas...James Rodriguez, colombiano, por um gol marcado pela seleção de seu país, no Maracanã, ano passado, na Copa do Mundo, contra o Uruguai. No futebol feminino, a brasileira Marta, vencedora em 5 oportunidades do título de melhor jogadora do mundo, desta feita perdeu para a goleira alemã Nadine Angerer. E, claro que se confirmou o favoritismo de Cristiano Ronaldo que, novamente, foi apontado como o melhor jogador da atualidade! Ganhou de Messi e Neuer...com justiça!!


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Que Criciúma o torcedor quer?

Os trabalhos visando a temporada já começaram e, depois dos rotineiros exames médicos, mais os trabalhos físicos, vem a “bola” e dia 31...a estréia no Catarinense. É rapidinho! E que time vamos ver neste início de 2.015? É uma incógnita! Nunca é demais lembrar que o Criciúma que vimos estrear no Estadual do ano passado, dia 26 de janeiro, empate em 1 a 1 em Joinville, criou expectativa bem mais positiva! O Tigre vinha de uma temporada onde, em 2.013, havia conquistado o título regional e, mesmo a duras penas, conseguiu se manter na Série A do Campeonato Brasileiro. Só pra recordar a primeira escalação do Criciúma no ano passado: Galatto; Eduardo, Joílson, Ronaldo Alves e Rogério; Diego Oliveira, Ricardinho e Paulo Baier, Lulinha, Rodrigo Silva e Lucca. Foram usados, ainda, pelo então técnico Ricardo Drubscky, Ânderson Uchoa, Fernando Karanga e Thiago Humberto que, por sinal, foi expulso. Lembro que a mídia do restante do Estado e nós mesmos apontamos o Criciúma como favorito em extremo potencial para chegar ao título! Ledo engano!!
Este ano está tudo diferente! A começar pelos planos anunciados e cogitados! Bem mais humilde, o Tigre alimenta sua torcida com poucas esperanças de fazer bonito no Estadual. Não vou projetar já o Campeonato Brasileiro porque ele ainda está longe. Direciono minhas atenções, por enquanto, para o Catarinense que é chance real de o Criciúma ganhar uma competição. Copa do Brasil e Série B ficam pra depois! O orçamento é bem mais baixo do que em 2.014. O presidente Antenor Angeloni prefere falar menos. Raimundo Queiroz, o executivo do futebol, foi contratado com a incumbência de montar um novo time e a “ordem” é aproveitar, o máximo possível, jogadores da base. Até a comissão técnica é toda ela formada em casa!! Boa sorte a Luizinho Vieira e cia!!
....
A classificação do time sub-20 do Criciúma para a segunda etapa da Copa São Paulo de Futebol Júnior valoriza bastante o trabalho que está sendo desenvolvido pelas categorias de base. Há 10 anos o Tigre não passava de fase nesta competição! Dentro daquilo que está sendo programado pelos dirigentes no sentido de aproveitar o máximo possível a garotada da casa, também dá pra fazer projeções mais otimistas ainda quanto a esta filosofia. Sim! Afinal…se por aqui já trabalha um time com vários jogadores promovidos do sub-20 e a comissão técnica é toda ela feita no Heriberto Hülse, fica fácil pensar que quem se destacar lá em São Paulo será também usado na equipe principal quando acabar a Copinha.
E está correto o Criciúma? Sim…dentro das suas convicções! Que, por sinal, não são as minhas! Já expressei aqui neste espaço o que penso sobre aproveitar a meninada. É um caminho, penso eu, correto desde que haja mescla com jogadores mais experientes e as cobranças ocorram de forma moderada para com quem está buscando espaços na carreira. Além disso, nós da mídia esportiva e que vivenciamos o dia a dia do Criciúma, além da própria torcida, precisamos ter uma boa dose de paciência pra não “queimar” qualquer jogador que esteja surgindo. Sobre isso, inclusive, o próprio Clube deve fazer um trabalho de conscientização e usando muito da psicologia juntos aos novos atletas. Já vimos muitos jogadores receber constantes vaias quando atuavam no Criciúma. Nem todos absorvem bem ou têm estrutura adequada para tal! É nessa hora que entra o trabalho de uma psicóloga, dos próprios dirigentes e também da comissão técnica.
A gurizada corre e os experientes comandam. Vários técnicos de futebol se utilizam desta “estratégia” pra poder superar os adversários. Geralmente, quem sobe da base quer mostrar mais serviço, na maioria dos casos tem bom condicionamento físico. Já, os mais “rodados cadenciam o ritmo e também orientam os mais novos. Dentro desta teoria que exponho é melhor que a “espinha dorsal” do time seja formada por jogadores de maior bagagem. Tipo…o goleiro, pelo menos um zagueiro, o 1º volante, o meia de chegada e o centroavante. Para tais funções, pelo menos por enquanto, o Criciúma tem o goleiro Sílvio e o meia Cléber Santana. Sem falar de Rafael Pereira, que não tem taaannnta tarimba assim; e, o recém contratado Danilo Tarracha, que é lateral esquerdo.