sexta-feira, 28 de março de 2025

Vai começar o Campeonato Brasileiro.

Primeiro a Série A com "largada" já pra esse final de semana. Todos sabemos que os estaduais não servem muito de parâmetro afim de fazermos projeções mais apuradas. Contudo, fica fácil dizer que o Flamengo, até pelos próprios investimentos e por ter mantido, praticamente, toda a base do ano passado, surge como candidatíssimo ao título! Na "cola" dele, aparecem Corínthians, Palmeiras e Atlético Mineiro. Podem surpreender, durante a temporada que será bastante longa, times como São Paulo, Internacional, Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Santos. Os demais, num primeiro momento, aparecem como candidatos a "coadjuvantes" e a "turma" que vai brigar pra não cair.

Ainda sobre o calendário do futebol brasileiro, ele vai até dia 21/12! Portanto, quem achou que tudo foi muito extenso em 2024, se prepare! Para este ano de 2025, as atividades começaram em 12 de janeiro e irão até o dia 21 de dezembro. Somente em duas oportunidades a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Conmebol irão parar seus torneios, por aqui, a Série A. Elas são relativas ao Mundial de Clubes, que acontecerá nos Estados Unidos de 15 de junho a 13 de julho, com os brasileiros Flamengo, Fluminense, Palmeiras e também a equipe do Botafogo, e em nove oportunidades chamadas de Datas FIFA, quando a Seleção Brasileira jogará amistosos ou partidas válidas pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

Rememorando o calendário do futebol, aqui no Brasil, pra 2.025:

-Copa do Brasil: de 19 de fevereiro a 9 de novembro, em 14 datas.

-Campeonato Brasileiro - Série A: de 29 de março a 21 de dezembro.

-Série B: de 5 de abril a 22 de novembro.

-Série C: de 13 de abril a 26 de outubro.

-Série D: de 13 de abril a 28 de setembro.

-Libertadores da América: de 5 de fevereiro a 29 de novembro.

-Copa Sul-Americana: de 5 de março a 22 de novembro.

-Recopa Sul-Americana: (já realizada).

-Mundial de Clubes da FIFA: de 15 de junho a 13 de julho.

quarta-feira, 26 de março de 2025

O fundo do poço!

Pior do que o momento que a Seleção Brasileira está vivenciando, penso eu, só a fase das derrotas por 7 a 1(pra Alemanha) e dos 3 a 0(pra Holanda), quando da Copa de 2.014. O que vimos, diante da Argentina, foi um verdadeiro "baile"! Assim, como em 2.005, na decisão da Copa das Confederações, na Alemanha, quando o Brasil, de Parreira, Adriano, Kaká, Ronaldinho Gaúcho e cia. impôs, também um 4 a 1, diante dos mesmos argentinos, dando show de bola, desta vez foi o contrário! Mesmo sem Messi, a Argentina manteve alto padrão de jogo, BEM SUPERIOR AO DO BRASIL e, ao natural, aplicou humilhante goleada por 4 gols. Matheus Cunha ainda descontou...contudo não apagou um dos maiores vexames da história de nossa seleção! 

Estou escrevendo a postagem na manhã desta quarta-feira(26) e não sei, ainda, que decisão a direção da CBF vai tomar e se vai ter alguma atitude mais contundente depois de tal vexame! Com todo respeito que Dorival Júnior merece, mas, ele nos passa a impressão de que não tem mais o que fazer pra melhorar o rendimento do time. Atletas como Joélinton, João Gomes e o tal de Murillo, tiveram atuações muito abaixo do que se espera! Mas, não foram só esses! O TIME TODO foi um "desastre"! Protagonistas em seus clubes, Rodrygo, Raphinha e Vinícius Júnior, só pra citar mais alguns, literalmente, não estão jogando "nada"...!!

Claro que, diante de todo esse quadro, espera-se uma troca na Comissão Técnica...DE NOVO!! Depois da saída de Tite, passaram Ramon Menezes, Fernando Diniz e, agora, Dorival Júnior. Nenhum deles conseguiu fazer a seleção voltar a mostrar futebol de razoável qualidade em sequência de jogos. Não sou favorável à vinda de um treinador de fora! Falta pouco mais de um ano pra Copa e o mais otimista torcedor não consegue fazer projeções positivas quanto à participação da Seleção no torneio mundial! A principal responsabilidade é do comando da CBF...sem qualquer dúvida! Ednaldo Rodrigues, o presidente da entidade, que se cerque de pessoas entendidas de futebol pra, pelo menos, tentar resolver algo, cuja solução parece ficar cada vez mais distante!! 

segunda-feira, 24 de março de 2025

Avaí ganhou o campeonato após lance polêmico.

Há quem entenda que houve pênalti e, do mesmo modo, tem os que não veem falta na jogada em que originou o gol de empate do Avaí, na final do Campeonato Catarinense. Não há a menor dúvida de que a jogada causa interpretações diferentes, dependendo do ângulo em que as câmeras filmam tudo. Confesso que, dentro do que vi, há momentos em que se configura a penalidade; em outros, não! Lembro que, ano passado, na decisão em que o Criciúma foi bicampeão em cima do Brusque, no Heriberto Hülse, também houve reclamação dos visitantes quanto à uma penalidade não marcada pela arbitragem. O fato, igualmente, gerou bastante polêmica! Em 2.023, lá no Augusto Bauer, Brusque e Criciúma faziam a decisão e o juiz não deu um pênalti claro em cima de Eder. 

O que quero dizer com isso é que erros da arbitragem sempre fizeram parte da história do futebol! Contudo, não concordo e repudio veementemente, falácias de que, no caso Avaí e Chapecoense, houve conspiração pra favorecer o Leão! Toda a equipe do VAR, mais o árbitro de campo, observaram rigorosamente o lance e entenderam como falta penal! É do jogo!! Outra situação que noto diz respeito à críticas quanto ao regulamento da competição. Afinal, o Avaí conquistou o título sem vencer, no tempo normal, os últimos seis jogos que disputou! Ora bolas...o tal regulamento foi aprovado, em Conselho Técnico, PELOS CLUBES!! 

Quanto às lamentações da torcida do Criciúma, pelo fato de ter deixado escapar um título que parecia "certo", lembro que o Tigre, literalmente, "entregou" o campeonato pro Avaí! Ao longo do torneio, foi se "desenhando" uma final entre Criciúma e Avaí. Só que o Criciúma andou "tropeçando" contra Barra, Santa Catarina e Caravaggio, todos em casa, e a "recuperação moral" só aconteceu naquela vitória, pela última rodada da 1ª fase, contra o Avaí, na Ressacada, quando ganhou por 3 a 0. Depois disso, ficou a impressão de que ganharia na hora que quisesse, no confronto contra o Joinville, e o resto do "filme"...todos já conhecem!! Mais uma vez, ficam lições que, espero, sejam aprendidas!!