sábado, 20 de julho de 2019

Criciúma abusou de errar, foi covarde e mereceu perder pro Vitória!

A falha de Federico Platero, no 1º gol dos baianos, é quase imperdoável!! Tentar driblar DUAS VEZES o adversário na frente da área defensiva, sendo que não havia cobertura, aumenta a responsabilidade do zagueiro argentino no placar adverso sofrido pelo Criciúma em Salvador! E Platero também cometeu erro na 2ª conquista do Vitória! Afinal, estava distante na marcação de Anselmo Ramon, após cruzamento pra área tricolor.
Mesmo que o jogo estivesse, digamos, “sob controle” até sofrer o 1º gol, isso a 20 minutos da etapa final, o Criciúma não fez, sequer, o goleiro adversário “sujar o uniforme”! Absolutamente nenhuma oportunidade clara de gol foi criada pelo “ataque” do Tigre! Dentro do que vi, Gilson Kleina preparou seu time pra tentar “beliscar” um pontinho no Barradão. Todas as linhas bem atrás, na armação tática, contra um Vitória sem muita organização e desesperado em razão da, até então, posição de lanterna na tabela! E insisto que, o 1º erro individual foi decisivo para que os 2 a 0, contra, fossem confirmados!
Aliás, é importante frisar que o técnico Gilson Kleina e seus comandados preferiram se acovardar, ficar lá atrás esperando a equipe oponente e arriscar um possível esporádico contra-ataque! Situação que, inclusive, acabou não acontecendo. O próprio Kleina também cometeu seus erros. Por que ser tão medroso perante quem está tão apavorado, na zona do descenso?? E outra: o posicionamento de Jean Mangabeira, aplicando-se pra jogar como meia, a frente de Liel e, em alguns momentos até de Eduardo, é algo inexplicável!!
Fico cá me perguntando o motivo de o Criciúma se comportar de forma tão tímida e receosa na grande maioria das partidas fora de casa!! E isso não é de agora!! Parece ser uma filosofia do Clube!! Sim ...porque até na era Angeloni tal falta de atitude já se verificava!! Com Kleina ou sem ele, a covardia, o medo, a falta de imposição tem sido uma característica do Criciúma, em confrontos longe do Heriberto Hülse. Todos sabemos que há ausência de melhor qualificação técnica no plantel, de jogadores mais competitivos. No entanto, por mais fraco que seja o Tigre de hoje, que arrisque pelo menos “dar um soco” no adversário e não ficar só apanhando, apanhando!! Eita coisa difícil...!!!

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Pessoas...

Ele está no Criciúma desde a década de 90. Foram incontáveis as vezes em que, nas épocas de “vacas magérrimas”, tirou dinheiro do próprio bolso ou de sua empresa pra ajudar o Clube. Claro que, depois da criação da Gestão de Ativos, nem tanto assim!! Me refiro ao Sr. Vilmar Casagrande que permanece no comando da Direção de Patrimônio do Criciúma. Aliás, mesmo que dinheiro “vivo” não seja mais “problema” no cotidiano do Clube, a Construtora Casagrande continua cedendo funcionários seus para obras e reparos no Centro de Treinamentos e também no Estádio Heriberto Hülse! Vilmar Casagrande sempre foi torcedor fanático do Criciúma e um colaborador daqueles que é privilégio dos dirigentes tê-lo como parceiro! Além disso, entende de futebol como poucos e conhece o mercado da bola!! Pela sua dedicação como integrante do “staff” diretivo do Criciúma, merece toda reverência e respeito!!

E o Depto. Médico do Criciúma?? Há tempos atrás teve Paulo Milioli no dia a dia...profissional de “mão cheia” que não se furtava em estar à disposição do Clube 24 horas por dia! Mais tarde, o Dr. Manoel Moneiro exerceu tal função. Hoje, o cargo é ocupado pelo Dr. Ricardo Furtado. Mas, quero citar dois profissionais que já estiveram na “linha de frente” do Criciúma por muitos anos: Dr. José Carlos Ghedin e Dr. Marcelo Emílio Beirão. Ghedin me contou, certa vez, que foi convidado pelo então Dr. João Kantovitz, em 1.978, pra ajuda-lo no Criciúma. Não hesitou!! Já, Beirão, foi “levado” pro Heriberto Hülse pelos amigos Pedro Maximiano, o Max; e, Paulo Ivan, estes ligados às categorias de base em 1.999. Não sei quantas vezes os médicos Marcelo Beirão e José C. Ghedin atenderam, medicaram e até fizeram procedimentos cirúrgicos, tudo DE GRAÇA, em jogadores do Criciúma!! A dupla de “Emílios”, como os chamo pela amizade que tenho com eles, competente ao extremo, também precisa e deve ser reconhecida!!

Olha o Passarinho Arrepiado de olho nos preparativos do Criciúma que joga nesta sexta(19), em Salvador, contra o Vitória. Time?? Bem ...Gilson Kleina deve confirmar o volante Jean Mangabeira em lugar  Wesley, suspenso pelo 3º cartão amarelo. Na verdade, a única alteração em relação ao time que ganhou do Coritiba na rodada anterior por 2 a 1. Assim, o Tigre deve ter Luiz, Marcus Vinícius, Platero, Derlan e Marlon; Liel, Jean Mangabeira, Eduardo e Reis; Léo Gamalho e Vinícius. Claramente, se resguardando o treinador do Criciúma com “cara” de quem vai jogar fechado no Barradão!

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Rescaldo dos últimos dias.


Continua, no site do Criciúma, uma votação pra escolha do novo uniforme “oficial” do Clube. Notem que teclei oficial entre aspas!! Caramba!! Só quem pode mudar qualquer coisa relacionada aos símbolos da instituição chamada Criciúma Esporte Cube é o Conselho Deliberativo!! Ninguém mais pode meter o bedelho!! A partir do momento em que “abre-se” pro voto popular, sem saber da onde vem ou sai, é um ato ilegal, cujo os responsáveis precisam ser questionados!! Insisto: a camisa do Criciúma, uniforme oficial número 1, é única!! Ou seja, com faixas, NA HORIZONTAL, em preto, amarelo e branco cfe. a foto acima!!

Tigre acabou a rodada nove do Campeonato Brasileiro em 12º lugar. Boa posição? Ainda não! Por enquanto, continua preocupando a parte de baixo da tabela. De momento, são “só” quatro pontos que separam o Criciúma da zona do descenso! E, os dois próximos jogos serão fora de casa: Salvador e Maceió. Duas derrotas e, com certeza, o Criciúma voltará a estar entre os últimos colocados. De outro modo, se ganhar de Vitória e CSA, ou, quem sabe, um empate e uma vitória nessas duas partidas, já vai dar pra pensar em “incomodar” a parte mais cobiçada da tábua de classificação!!

Figueirense vive momento muito bom dentro de campo! Ganhou do América, em Belo Horizonte, 4 a 0, de forma convincente! É sexto colocado e, na próxima rodada, enfrenta o Londrina em casa vislumbrando o G-4. Só que, fora das quatro linhas, salários e compromissos assumidos com atletas e funcionários estão em atraso! Por conta disso, os jogadores têm boicotado treinos e a direção ainda não achou uma forma de resolver a situação!! Que coisa, hein??

Na Série A, Chapecoense e Avaí vão de mal a pior! A “Chape” só ganhou duas vezes em dez rodadas; e, o Leão não venceu nenhuma!! Ambos estão na zona do rebaixamento e precisam de recuperação rápida! Próximos jogos? Chapecoense, no Morumbi, contra o São Paulo; e, Avaí, na Ressacada, perante o Goiás. Embora a competição ainda tenha muita “estrada” pela frente, pelo visto até agora, a turma do Oeste tem mais chances de recuperação do que os “manezinhos” porque entendo possuir melhor time e plantel mais qualificado!! Mesmo assim, a “parada” de ambos é duríssima!!

Passarinho Arrepiado e eu acompanhamos o jogo que decidiu o Campeonato Municipal de Forquilhinha, Taça Dílson Kammer, no último fim de semana. Parabéns a ambos os times envolvidos: Operário/ Santa Líbera, vice-campeão; e, Santa Terezinha, que ficou com o título depois de zero a zero no tempo normal e 4 a 2 nas penalidades. A administração municipal, com o comando de Dimas Kammer; e, Maciel Da Soler, presidente da Câmara de Vereadores, também merecem reverências pelo apoio dado ao esporte amador da cidade!!