sexta-feira, 4 de abril de 2014

Londrina decidindo o Camp. Paranaense. Bom para o Criciúma!

O próximo adversário do Criciúma, o Londrina Esporte Clube, vai decidir o Campeonato Paranaense contra o Maringá. Os dois desbancaram, respectivamente, Atlético e Coritiba e a decisão nas “araucárias” será em duas partidas. A primeira neste domingo(06), no estádio do Café, em Londrina; e o segundo jogo, dia 13, no estádio Willie Davids, em Maringá. Lembro o leitor que o Londrina ganhou somente em 3 oportunidades o estadual, 1.962, 81 e 92, e por certo irá priorizar tal conquista agora em 2.014. Claro que esta classificação do Londrina, de certa forma, poderá “ajudar” o Criciúma na próxima quinta-feira(10). Todas as atenções do “Tubarão” estarão voltadas para os dois jogos decisivos e, talvez, o Tigre possa se aproveitar de tal situação e reverter o quadro que lhe é desfavorável em relação à Copa do Brasil. No primeiro jogo entre os dois deu Londrina 2 a 0. E os paranaenses mostraram consistência, confirmando o resultado com absoluto merecimento. Como o jogo da volta diante do Criciúma será no meio da semana que vem, é possível que nem todos os titulares venham ao Heriberto Hülse. Ou até mesmo o técnico Cláudio Tencati prefira usar uma equipe formada por reservas o que poderá beneficiar o Criciúma que não está envolvido em jogos decisivos no regional daqui e estará bem descansado! No meu entendimento já dá prá exigir um pouco mais da responsabilidade do técnico Caio Júnior. Afinal, ele dirigiu o time em 6 partidas do Catarinense e mais a de ida contra o Londrina. Além disso, tem todo esse tempo de somente treinos para preparar o time e mudar o estado anímico dos atletas. Numa competição de mata-mata, como é o caso da Copa do Brasil, equipes “copeiras” têm melhores chances. Aqui no Sul, o Grêmio possui tal característica. Aliás, o Criciúma ganhou em 91 porque também foi “copeiro”. E as questões ligadas ao estado de espírito dos jogadores do Criciúma também precisam ser observadas pelo Depto. de Futebol e pela Comissão Técnica. A passividade notada em boa parte dos jogos no último Campeonato Estadual não poderá ser repetida...nem na Copa do Brasil e, depois, muito menos durante o Campeonato Brasileiro. Caso tal deslize ocorra novamente, toda a segurança do Criciúma para o restante da temporada ficará seriamente ameaçada!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Os melhores do Estadual 2.014!

Nós, que acompanhamos o Campeonato Catarinense todos os anos, escolhemos a cada rodada os melhores...os mais competentes nas diversas funções em um jogo de futebol. A promoção é do Instituto Mapa e conta com a participação de jornalistas e cronistas que observam os jogos, dentro de suas praças. Assim, pro leitor entender melhor, o pessoal dos mais variados órgãos de imprensa do Sul, vota nos jogos do Criciúma. Do Norte, em partidas do Joinville e assim acontece com a imprensa que cobre Metropolitano, Chapecoense, Avaí e os demais integrantes da competição. Pois bem, ao final de cada campeonato, antes dos jogos finais, cada um faz sua seleção do torneio que servirá como subsídio para que seja montado o time dos premiados na festa de encerramento do Catarinense que, este ano, será realizada no dia 14/04 na Assembléia Legislativa, em Florianópolis. Opinião é particular...de cada um! Os melhores e mais competentes do Catarinense 2.014 estão logo à seguir, dentro daquilo que penso. A seleção tem: Ivan(Joinville); Alessandro(Metropolitano), Bruno Costa(Joinville), Élton(Metropolitano) e Wéllington Sací(Joinville); Naldo(Joinville), Serginho (Criciúma), Dudú(Figueirense) e Juliano Mineiro(Metropolitano); Edgar Júnior(Joinville) e Jael(Joinville).São 6 do Joinville, 3 do Metropolitano, 1 do Criciúma e 1 do Figueirense. O melhor técnico, Hémerson Maria, do Joinville. Melhor preparador físico, também do JEC, Toninho Oliveira. Jogador revelação: Edgar Júnio, outro joinvilense. E...craque do campeonato Dudú, do Figueirense. No quesito presidente destaque votei em Nereu Martinelli, o cidadão de Siderópolis que comanda o Joinville. Entre os atletas do Criciúma com opção de escolha            ... Galatto, o 5º melhor goleiro; Ronaldo Alves, o 5º zagueiro, Escudêro o 10º; volantes, Serginho o 2º, João Vítor o 6º; e Lucca, o 5º lugar entre os atacantes. O jogador do Criciúma também foi, na minha opinião, a 4ª alternativa para atleta revelação e Serginho o 4º colocado para craque do campeonato. O presidente do Tigre, Antenor Angeloni, também ficou em 4º lugar como dirigente. O melhor árbitro, Héber Roberto Lopes. E, os dois auxiliares de trabalho mais efetivo, Kléber Lúcio Gil e Josué Gilberto Lamin. Contestações ou aprovações? Sem problemas! Opinião...cada um tem a sua!
O Criciúma só joga dia 10 pela Copa do Brasil e, depois, estão programados 9 jogos pelo Campeonato Brasileiro...isso antes da Copa do Mundo. Sobre a próxima partida, o Londrina fez 2 à 0 na ida e não vejo nenhum “bicho de sete cabeças” ter de fazer 2 e levar para as penalidades ou até mesmo conseguir “matar” no tempo normal! Todos sabemos que o retrospecto recente do Criciúma não nos dá muita esperança. Afinal, vitórias com placar suficiente para eliminar o Londrina, só nos jogos contra o Atlético de Ibirama, 3 a 0, e Metropolitano, 4 a 0...pelo Catarinense. Entretanto, Caio Júnior terá tempo suficiente para encontrar um ponto de equilíbrio adequado e elevar o estado anímico dos atletas. A “sacudida” se faz necessária!
Passarinho arrepiado parece estar empolgadíssimo com essas especulações em relação a possíveis contratações por parte do Criciúma. Conforme o que andou apurando o “arrepiado”, o Tigre pode trazer o goleiro Gomes, ex- Cruzeiro e Seleção Brasileira, que está no futebol inglês; o lateral Cortês, ex-Botafogo que andou no Benfica ano passado; os volantes Matrinêz, que estava no Náutico, e Bruno Silva, da Ponte Preta e que já jogou no Avaí; o meia Wéllington Bruno que já andou pelo Joinville e estava por último no Botafogo de Ribeirão Preto; o atacante André Lima, ex-Grêmio e Vitória; e, outro jogador para o setor de frente, Maurinho, destaque do Metropolitano no último Camp. Catarinense. Se confirmadas...muito boas aquisições!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Os limites dos investimentos em clubes de futebol.

Cito como exemplo o Fluminense. Só a patrocinadora oficial do clube investe 40 milhões de reais, anuais! E o presidente Celso Barros já avisou que “a torneira está fechada!”. As duas últimas aquisições com alto gasto foram Conca e Wálter. O ex-técnico Renato Gaúcho ganhava 550 mil/mês dos quais só 50 mil eram pagos pelo Fluminense. A maior parte também ficava por conta da empresa comandada por Celso Barros. No Internacional, Abel Braga tem ganhos girando em torno dos 950 mil. Rafael Moura, uma das maiores remunerações entre os jogadores do atual plantel, recebia 400 mil ano passado e aceitou redução salarial para renovar em 2.014. Mas, são só algumas situações vividas por dois dos grandes clubes do País. Quanto ao pagamento em dia como reza a cartilha...o futebol carioca continua vivendo dramas e mais dramas por causa de atrasos salariais. Os dirigentes se comprometem, mas não pagam! Nenhum dos quatro principais clubes do Rio de Janeiro está cumprindo suas obrigações com atletas da forma correta...em dia! Aqui no Sul, o Paraná Clube, um dos ditos “organizados” de Curitiba, perdeu o treinador Mílton Mendes, que por sinal é de família criciumense, por causa da falta de pagamento. Mílton ficou no comando do Paraná 3 meses e não viu a cor do dinheiro! Por aqui, ainda bem, não vivenciamos tal situação. Pelo menos, no Criciúma! E...pelo que sabemos, Joinville e Figueirense também não têm atraso salarial. Já, o Avaí...este sim, não está em dia! Culpa de quem? Entendo que uma série de fatores. Mas tendo como principal os altos salários que são prometidos através de contrato assinado. Técnicos e jogadores, cfe. o que é acordado no papel, são muito bem remunerados só que boa parte dos clubes não têm condição nem orçamento para respeitar o que é colocado no papel! Solução? A curto prazo é bastante difícil de encontrá-la. Todos querem qualidade e, para tal, há necessidade de dinheiro...as vezes muito! E quem paga a conta se os clubes, por si só, vivem de pires na mão? Assim, nesse aspecto, o Criciúma é um dos pouquíssimos privilegiados no País por contar com uma empresa investidora, oferecendo estrutura e sustentabilidade necessárias!
O Criciúma vai colocar mais 195 cadeiras no estádio Heriberto Hülse. Isso ocorrerá em ambas laterais da parte que hoje é cercada e ocupada pela arquibancada. Aliás, com tais reformas, segundo cálculo de engenheiros, o estádio perderá aproximadamente mil lugares. Pode parecer estranho, mas a ampliação preencherá espaços e terá como objetivo arrecadar mais com vendas de novas cadeiras. Financeiramente uma boa opção. Mas, no visual, por certo menos gente! Até porque, o local muito raramente fica cheio! 
Passarinho arrepiado conversou com Zé Carlos, atacante que joga no Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A volta do goleador de 2.012 continua sendo um sonho para boa parte da torcida do Criciúma. O atleta atua desde o ano passado no futebol árabe e garante que pretende continuar jogando lá até o fim de seu contrato em maio de 2.015. Pra quem não sabe, “Zé do Gol” já marcou 14 vezes no campeonato local, ganha 300 mil reais por mês e, para tirá-lo do seu atual clube, a multa rescisória é de 2 milhões de reais! Quem se habilita?!
Olha o Zé Carlos com sua família e dirigentes do Sarjah, clube em que ele atua nos Emirados Árabes Unidos.

terça-feira, 1 de abril de 2014

O que fazer agora?

Não é a primeira vez que acontece num clube o que sucedeu com o Criciúma no Campeonato Catarinense. Aliás, o próprio presidente Antenor Angeloni em 1.984, por exemplo, montou um timaço pra época! Naqueles anos só dava Joinville e o dirigente do Tigre resolveu tentar dar um basta contratando jogadores de qualidade. Foram trazidos, entre outros, o goleiro Paulo Goulart, o lateral Galvão, o zagueiro Larry, o meia Barbiéri e os atacantes Zé Carlos Paulista e Jorge Veras. Pois...andou, virou, mexeu...deu Joinville de novo! Situação parecida também já havia ocorrido anteriormente, em 1.982. Pois passaram anos e assistimos filme idêntico. O mesmo presidente, o mesmo clube e a mesma história! Agora, em 2.014, acompanhamos de perto e aprovamos quase que a totalidade das aquisições mas ainda não vimos o resultado esperado. Então, Gilberto...tá tudo errado? Não...não é bem assim! Há planejamento e projeto do Depto. de Futebol e eles precisam ser seguidos! O técnico Caio Júnior, mesmo com a desclassificação no Estadual, tem crédito junto a dirigentes e torcedores e vai auxiliar, inclusive, na formação do “novo” Criciúma para jogar o Campeonato Brasileiro. Obviamente que todos os treinadores querem o máximo possível de qualidade pensando em obter uma campanha convincente na Série A. Masss...está provado que só qualificação e estirpe não são suficientes para a montagem de um bom grupo de trabalho. No plantel há necessidade também de guerreiros! Novamente, o trio que comanda o Futebol no Criciúma, Cláudio Gomes, Carlos Kila e Guto Silva vão precisar de muita perspicácia para não cometer novos erros. Todos sabem que o nível de disputa na 1ª Divisão do Brasileiro é bem acima do que notamos no Estadual. Perder um campeonato como o catarinense causa alguns danos. Entretanto, ser rebaixado pra Série B pode resultar em prejuízos irreparáveis!! Assim, outra vez, é preciso tomar muito cuidado ao traçar os ideais para o que vem pela frente!
A maturidade necessária e a estrutura adequada em termos organizacionais no que diz respeito ao Depto. de Futebol no Criciúma ainda podem demorar mais do que se imagina! Não será da noite pro dia ou de uma hora prá outra que as coisas vão acontecer do jeito que se quer. Insisto para a falta de um “cara de vestiário”...estilo Luli Conti, Cláudio Wágner, Miro Andrade, Milioli Neto, Cícero Souza, Rodrigo Pastana, Waldecy Rampinelli...entenderam? Independentemente da aprovação deste ou daquele nome...a figura e a função são essenciais para o bom andamento das coisas internas que acabam por influenciar no trabalho do dia à dia! Reitero que Cláudio Gomes não tem esse perfil, Kila...ídem e Guto Silva é o que mais se  aproxima das características apropriadas. Esse tipo de trabalho pra fazer um real elo de ligação entre direção e atletas é de suma importância!!
E o passarinho arrepiado...emburrado...não quer nem assistir a final do Campeonato Catarinense. Mas, meio que de “rabo de olho” promete torcer pro Joinville em razão da velha rivalidade com a Capital. Sigo na linha de raciocínio de que, quem joga em casa a segunda partida leva discreta vantagem. Sobre o regulamento, lembro que é igual ao do ano passado. Há saldo de gols em caso de empate em número de pontos. Justiça se faça...chegaram os dois que mais mereceram classificação!

segunda-feira, 31 de março de 2014

Falta sangue na veia...e no olhos!!

Quem acompanha meu trabalho sabe o quanto sempre valorizei uma disputa regional. Gosto dos campeonatos estaduais. Tenho certeza de que é a única chance de projeção de vários clubes nesse modelo de competição. Só que o Criciúma, em raríssimos momentos durante o Catarinense, foi competitivo, teve garra, vontade e determinação...ingredientes obrigatórios para o sucesso de um time de futebol em “batalhas” do tipo. Entretanto, o que vimos no 1º tempo contra o Figueirense foi tudo ao contrário! Que coisa! Pra mim, inadmissível o comportamento do Criciúma. Um time sem alma...!! E o pior, ou seja, de quem se espera mais... se viu menos!! Masss...na derrota deste domingo(30), no Heriberto Hülse, por 3 à 2, a análise individual dos jogadores do Criciúma é esta: Galatto errou em dois dos gols do Figueirense pois no 1º saiu indeciso, cometendo a penalidade e no 2º, em chute de Ricardo Bueno, deveria ter rebatido pra fora. Ezequiel foi pouco lançado na 1ª etapa e, na 2ª, quando houve discreta melhora coletiva, errou a maioria dos cruzamentos. Ronaldo Alves e Escudêro não comprometeram mas, por outro lado, carregam a marca negativa de 13 gols tomados no campeonato, número alto pra quem sonhava em ser campeão! Rômulo foi bastante acionado e participativo. Mas, defensivamente, errou em dois lances(2º e 3º gols) comprometendo sua atuação. Serginho teve a pior atuação do ano! Disperso, errou passes e não foi incisivo na marcação como de costume! Ricardinho chegou aos extremos...apagado no 1º tempo e com considerável melhora no 2º. Quanto ao meia Éverton, por sua voluntariedade, sem ser exuberante, atuava razoavelmente bem...mas acabou substituído no intervalo. Paulo Báier, outra vez, jogou abaixo do que pode render. Continua “devendo”!! Lucca teve mais ruins do que bons momentos. É outro que ainda não está nem parecido com o que era em 2.012! E...Gustavo, lamentavelmente, foi facilmente “engolido” pelos bons zagueiros do Figueirense. Permanece sem fazer jus a sua contratação! Foram usados Eduardo, com pouca evolução; Rodrigo Silva que melhorou a movimentação do setor de frente; e, João Vítor...o mais efetivo. Pelo investimento que foi feito...TODOS NÓS esperávamos mais de TODOS...bem mais!!!
O Depto. de Futebol admitiu os erros cometidos quanto as contratações que foram trazidas pra cá como solução. Mas quando da vinda de Eduardo, Ronaldo Alves, Escudêro, Lulinha, Maylson, Báier, Rodrigo Silva e Thiago Humberto...a aprovação foi de quase 100%. Além disso, todos nós concordamos com as renovações de Serginho, João Vítor e Ricardinho. Então, como sempre ressalto aqui, criticar depois é bem mais fácil...fica cômodo! Só o que não admito, não aceito...é a forma como o time tem se comportado em campo! Insisto na ausência de “sangue”!! Eitaaa!!
Passarinho arrepiado apurou que o zagueiro Gualberto, 23 anos, que jogou o Camp. Paulista pelo Penapolense; e, Giovâni, lateral de 24 anos, que está vindo do Botafogo de Ribeirão Preto; são os dois primeiros reforços do Criciúma pensando na Copa do Brasil e Brasileiro. Tudo foi confirmado por Cláudio Gomes, diretor de futebol. Mas o técnico Caio Júnior disse que quer 5 a 7 contratações em nível de Série A. O pessoal do Futebol diz que talvez venham 3 ou 4. Segue o barco...continua a vida! É só o começo da temporada...!!

domingo, 30 de março de 2014

Time mobilizado...torcedor motivado!

É desta forma que espero ver e observar os preparativos de tudo que envolve o Criciúma para o jogo decisivo contra o Figueirense, no domingo. A necessidade de vitória gera expectativa e ansiedade ainda maiores. E a situação está bem clara, ou seja, ou ganha...ou não vai à final! E não há necessidade de placar com folga de gols. Um a zerinho já será suficiente para colocar o Tigre em mais uma decisão de Campeonato Estadual. Entretanto, analisando friamente, se o resultado desejado não vier, nada de desespero! Ainda temos a Copa do Brasil e o Brasileiro. O Criciúma, como instituição, cresceu consideravelmente nos últimos anos. Saiu de uma quase série D para a elite do futebol brasileiro e, graças a tais obstáculos superados, hoje voltou a ter respeito e prestígio no cenário nacional. Não dá pra pensar pequeno! Clube e estrutura comprovados hoje no Criciúma indicam que já podemos “brigar” para ser a quarta força no Sul do País! Excluímos dessa teórica disputa, Internacional, Grêmio e Atlético Paranaense. Assim, tal status é confrontado com o Coritiba. Até porque, aqui em Santa Catarina, o maior é o Criciúma! Alguém tem dúvida disso? A Gestão de Ativos e seus comandantes não pretendem medir esforços para, cada vez mais, qualificar o time afim de que os resultados apareçam dentro de campo. Os investimentos nas categorias de base também estão sendo feitos para que a médio prazo novos jogadores possam ser revelados. O técnico Caio Júnior parece ter se adaptado rapidamente ao clube e à cidade. É do conhecimento de todos que ele mesmo está sugerindo algumas contratações pensando na Série A do Camp. Brasileiro. Caio considera muito importante arrancar bem nos 9 primeiros jogos que serão realizados antes da Copa do Mundo. Na opinião dele, isto poderá ser fundamental para uma boa campanha na competição e, principalmente, ficar sempre longe das posições de risco na tabela de classificação. Masss...voltando ao Camp. Catarinense, que é a realidade do momento, há plenas condições de vitória sobre os “manezinhos” desde que haja em campo um futebol competitivo e com espírito de luta. Então...aguardemos!

Acabou o Congresso dos Cronistas Esportivos em João Pessoa-PB e já na “terrinha” para Criciúma e Figueirense no estádio Heriberto Hülse. Bruno Lopes está vetado? Não será fator impeditivo para que o Criciúma consiga vitória e classificação. Oferecer quantia financeira para qualquer time ganhar? Não vejo nenhum problema! Aliás, sobre isso, entendo que o mais importante será fazer o dever de casa! Obviamente que decidir em casa poderá se tornar um trunfo para conquistar o título. Lembro, entretanto, que os dois últimos estaduais perdidos pelo Criciúma foram no Heriberto Hülse. E, por ironia ou não, os dois últimos vencidos, ocorreram fora de casa!! Lembram? Ibirama e Chapecó!!

Passarinho arrepiado conversou com Bruno Lopes e sentiu quanto o atleta está chateado por ficar de fora de um jogo tão decisivo e que ele tanto queria jogar! Vamos de Gustavo que, à exemplo dos demais atacantes contratados, ainda não deu o “ar da graça”! Lucca retorna depois de suspensão e poderá ser uma arma letal a ser usada contra o adversário. Mas o que todos nós esperamos é o Criciúma, finalmente, desencantar!