sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Três jogos com três zagueiros: três vitórias...!!

Futebol tem dessas coisas! O estilo tático com três zagueiros...um “caindo” pela direita, outro pela esquerda e mais o terceiro centralizado não corresponde à maneira moderna de dispôr  um sistema defensivo. Massss...há de se reconhecer que, jogando assim, o Criciúma melhorou um pouco e, inclusive, obteve 100% de aproveitamento!! Ora bolas...o que vale e vai pra súmula é o resultado e, talvez, se Roberto Cavalo tivesse utilizado tal forma de jogar há mais tempo, o Criciúma poderia ter acabado a Série B do Campeonato Brasileiro mais “em cima” na tabela de classificação! Na partida contra o Paysandu, vitória por 2 a 1...de virada, o Tigre não apresentou nada de especial e aproveitou duas das três oportunidades claras que teve pra marcar! Iânson e Alex Maranhão foram os artilheiros tricolores!!
Mais algumas observações que ficam como análise nesta reta final de temporada. Por exemplo, Iânson mostrou que tem bola pra ser titular pensando na temporada de 2.017. Por sua vez o goleiro Édson, novamente chamado em razão da suspensão de Luiz, continua passando segurança e confiança debaixo dos três paus. Já, Clayton e Caíque Valdivia...jogadores “sem sal”!! Frios e com limitações técnicas...algo que já havíamos observado em outras oportunidades. Quanto aos demais...nada a acrescentar além do que já colocamos após jornadas anteriores. Ou seja...nada muda e o Criciúma, obviamente, vai necessitar se qualificar bastante para que o próximo ano seja com muito mais vitórias e conquistas do que 2.016...!!

O Passarinho Arrepiado envia um grande e forte abraço pros amigos de coração Michel Estevam e Bruna Darabas! Noivos...irão trocar alianças neste sábado(26) em cerimônia e recepção pra amigos e “mais chegados” na Associação Imbralit. Tanto o Arrepiado quanto eu estaremos presentes pra abraçá-los e confraternizar com todos os que lá estarão. Ter amigos, na verdadeira acepção do termo, é coisa tão rara que os poucos precisam ser preservados!! Ah...como não poderia deixar de ser, tanto um quanto outro são torcedores “roxos” do Criciúma!! Felicidades a ambos e bênçãos de Deus!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Chega de viver só do passado...!!

Quem acompanha minhas opiniões sabe o quão defendo o crescimento do Criciúma Esporte Clube como instituição desportiva e agremiação de futebol. O feito da Chapecoense com a vaga garantida pra finalíssima de um torneio internacional meio que divide com o Criciúma a grande marca de ter sido o único time catarinense a jogar uma Taça Libertadores e conquistado, na oportunidade, a quinta colocação! Ora bolas...a Chapecoense é, no mínimo, vice-campeã da Copa Sul-Americana e com méritos “bate no peito” por ser a primeira equipe do nosso Estado a decidir um título expressivo fora do País!! Não sei se vai ganhar o torneio! Massss... com certeza, o clube do Oeste já escreveu seu nome nas páginas mais importantes e destacadas da história do futebol barriga-verde!!
Se antes nós aqui do Sul nos enchíamos de orgulho pelo fato de o Criciúma ter jogado a Libertadores de 1.992, agora...a “Chape” faz mais bonito ainda contagiando uma região inteira representando o Brasil. Serve de aprendizado pra Criciúma, Figueirense, Joinville e Avaí...os outros também considerados grandes em Santa Catarina! Há tempos defendo a tese de que o Criciúma, pela sua história e notabilidade, deve lutar sempre pra ganhar o Campeonato Catarinense e cumprir boa campanha em Série B de Campeonato Brasileiro e, se ocorrer um eventual acesso, se entregar de corpo e alma pra permanecer, pelo menos, três...quem sabe quatro temporadas na elite! O futebol é feito de momentos e o atual é da Chapecoense!! Há competência dentro e fora de campo!! Sobre a Copa do Brasil que o Tigre faturou em 1.991...lá se vão, já, 25 anos!! Está mais do que na hora de buscar algo mais...!!! Entenderam bem???

Enquanto isso, estamos por vivenciar um fim de semana daqueles...! Afinal, depois de confirmar a subida do Avaí...o torcedor catarinense poderá  ver a permanência do Joinville na Série B ou até seu descenso!! E...o Vasco? Sobe ou fica pelo caminho? Na Série A, é grande a expectativa pela situação que atravessa o Internacional com risco iminente de queda...algo inédito na sua rica história! Tem ainda o Palmeiras que precisa “só” de um ponto nas duas rodadas que faltam pra ser campeão brasileiro!! E...o Criciúma que cumpre tabela diante do Payssandu...já pensando em 2.017. Aliás, dentro do que penso sobre futebol, o ano que vem do Tigre já tem que estar sendo preparado com muito carinho por Jaime Dal Farra e comandados...!!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Santa Catarina é Chapecoense na Sul-Americana...!!

Ou não?? Ou você que nos acompanha aqui neste espaço está “secando” Caio Júnior, Cléber Santana, Kempes e cia.?? Eu não!! Sempre fui favorável ao crescimento dos clubes catarinenses nas competições que disputam. Como cronista esportivo é uma questão até de obrigação torcer por todos que nos representam em torneios nacionais ou até internacionais, como é o caso da equipe do Oeste que está na fase semifinal da Copa Sul-Americana. Importante frisar que um 0 a 0 classifica  a “Chape” pra final em razão do 1 a 1, semana passada em Buenos Aires. Afinal, o regulamento é idêntico ao da Copa do Brasil. A outra “semi” será na Colômbia entre Atlético Nacional e Cerro Porteño. No jogo de ida também deu empate de 1 a 1. Caso a Chapecoense se classifique, a partida final não poderá ser em Chapecó. O Índio Condá tem capacidade pra 18 mil pessoas e o regulamento da Conmebol exige um estádio que abrigue 40 mil expectadores num jogo de decisão do título. É provável que o estádio do Coritiba, o Couto Pereira, seja solicitado pela CBF ou então um dos dois de Porto Alegre. Massss...isso só acontecerá se a Chapecoense conquistar a vaga pra grande final!!

Importante frisar que, se a Chapecoense faz grande campanha no Campeonato Brasileiro da Série A...por sua vez o San Lorenzo também cumpre bom papel no certame argentino. A equipe treinada por Diego Aguirre é vice-líder numa competição de 30 clubes em que já foram jogadas 10 rodadas. Inclusive, na última rodada, o time do Papa Francisco ganhou do Independiente, fora de casa, por 2 a 1! Então...todo cuidado precisa ser tomado para que a Chapecoense não desperdice oportunidade ímpar de chegar à final de um torneio  internacional!! Ainda sobre a Chapecoense, ouvi do técnico Caio Júnior que o clube paga 14º salário para seus funcionários!! Imagine você...além do 13º, agora no fim do ano, tem o 14º!!! Isso foi uma promessa do presidente Sandro Pallaoro caso o clube se mantivesse na Série A. Como isso já está garantido pra 2.017...os “colaboradores” do Clube terão um fim de ano com os bolsos bem “recheados”!!!

Esta quarta-feira(23) também promete fortes emoções com relação à Copa do Brasil. Atlético(MG) e Grêmio fazem o primeiro jogo decisivo em Belo Horizonte, sendo que a segunda partida da final ocorrerá em Porto Alegre, semana que vem. Em absoluto, não há favoritismo nem pro “Mosqueteiro”...tampouco pro “Galo”!! No meu entendimento, em qualquer circunstância jogar o segundo jogo em casa dá idéia de que o mandante leva vantagem. Talvez seja o único benefício do Grêmio. Jogadores como Carlos César e Patríck, ambos do Atlético; e Douglas, meia do Grêmio...todos são “crias” do Criciúma! Douglas, por sinal, é o único meia mais clássico, estilo Paulo Henrique Ganso, nas antigas...Grizzo, Nardela...entre outros, que está em atividade no futebol brasileiro!! Então, pra quem gosta de futebol bem jogado, uma quarta-feira pra ficar em frente à TV com o controle remoto “zapeando”!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Não adianta chorar o que passou...!!

É uma realidade da qual não podemos fugir! Os erros cometidos pelo Criciúma que impossibilitaram seu retorno pra Série A do Campeonato Brasileiro precisam e devem ser avaliados...refletidos! Entretanto, não vai resolver nada ficar lamentando o “leite derramado”!! Jaime Dal Farra, Paulo Pelaipe, Émerson Almeida e Roberto Cavalo, os principais responsáveis pela campanha do Criciúma em 2.016, são bastante inteligentes e alguns deles têm experiência suficiente para detectar as principais falhas afim de que não sejam repetidas! Cabe, contudo, a nós que fizemos parte da imprensa e ao torcedor que é sócio ou paga seu ingresso, o dever de fiscalizar e apontar o que está certo ou errado! Tenho ouvido do treinador do Criciúma que serão necessárias algumas contratações pontuais para realmente aprimorar a qualificação técnica do plantel e que alguns do atual grupo estão sendo avaliados.

Tenho minha opinião em relação aos jogadores que atuaram este ano. Independentemente da situação contratual de cada um...cito os mais usados pela “bola” que mostraram! E claro, a meninada da base que vez por outra é relacionada pro banco de reservas ou treina junto, eventualmente, com o grupo principal, não entra nessa avaliação.

Pois bem...penso que devem permanecer:
Luiz, goleiro, que é o capitão do time e, desde que chegou, já salvou o Criciúma de várias situações difíceis! Não está no mesmo nível dos maiores goleiros da história do Clube. Mas, é bom jogador e profissional! Um líder!!
Edson, outro goleiro que, quando chamado, sempre dá conta do recado.
O zagueiro Nathân, de boa técnica e sempre comprometido.
Quanto a Raphael Silva, quase a mesma situação...embora não tenha tantas habilidades assim!!
Iânson tem feito bons jogos e tende a crescer mais!
Também entendo que um “crédito” deve ser dado para Diego Giaretta. Fez boas partidas e, da mesma forma que Luiz, tem sentido de liderança!
Entre os laterais...sinal positivo para Rômulo, que foi aproveitado mais recentemente com razoável desempenho.
E, Marlon, que apesar de alguns altos e baixos, já provou que sabe jogar! É preciso, no entanto, que sua “cabeça” esteja voltada para o Criciúma e não só para as vezes em que é chamado para a Seleção Brasileira!!
No meio, Barreto e Douglas Moreira são os dois principais e melhores volantes que o Criciúma possui.
Juninho, embora tivesse apresentado pouco...continuo confiando em seu potencial! O vi jogar no futebol de São Paulo e não é possível que tenha desaprendido...!!
No setor de frente...o quase veterano Roberto foi o que o Criciúma teve de melhor na Série B! Atacante agudo...ainda de razoável velocidade e bons cruzamentos!
Quanto a Jheimy e Pitbul, entendo que ambos podem ser aproveitados para fazer parte do grupo e, digamos, ainda “experimentados” no Campeonato Catarinense.

Em relação aos demais...como o zagueiro Ferron; o lateral Paulo Cezar; os meio-campistas Ricardinho, João Afonso, Felipe Guedes, Ruan, Alex Maranhão, Gabriel Leite, Caíque Valdívia, Clayton e Thiago Humberto; além dos atacantes HélioParaíba, Bruno Baio e Niltinho...não tenho confiança que realmente poderão ajudar o Criciúma a ser mais forte em 2.017. Alguém pode questionar nomes como Ruan e Niltinho, estranhando o fato de não estarem numa possível lista pra ficar! Bem...sobre o volante, se realmente o time a ser formado para as próximas competições  vai ter mais qualidade, Ruan não terá espaço!! Quem joga com a “camisa 5” hoje em dia não pode só marcar e dar passe pro lado!! Sobre Niltinho, é jogador comum...que faz uma ou duas boas jogadas e comete faltas desnecessárias, leva cartão “bôbo” e foi responsável por faltas e até lances comprometedores próximos à área defensiva ...!!!

Quanto as tais contratações pontuais...Pelaipe e cia. terão que “rebolar” em razão de que o orçamento inicial pro ano que vem tende a ser menor do que o deste ano em razão da crise financeira mundial!!! Esxtão compreendendo??