sábado, 30 de julho de 2016

Fim de semana com futebol pra todos os gostos!

Quem gosta do esporte em geral e, principalmente do futebol, como o colunista...acaba se “esbaldando” com tantos jogos, seja “in loco” ou pela televisão, mesmo! O texto está postado antes de começarem as mais diversas partidas que chamam atenção envolvendo o Campeonato Brasileiro e as divisões onde estão participando os clubes catarinenses, além da Série B do Estadual e os preparativos da Seleção Brasileira visando as Olimpíadas. Aliás, Jogos Olímpicos e Copa do Mundo mexem muito comigo!! Gosto demais de tudo que envolve expectativas criadas em torno do evento e, claro, na hora de cada disputa! Neste sábado, por sinal, o último teste do futebol masculino que, com Neymar, Gabriel Jesus e Gabriel Barbosa, o “Gabigol”, fez amistoso em Goiânia, contra o Japão...ganhando de 2 a 0. Na semana que vem, obviamente que os assuntos olímpicos vão ganhar mais atenção e espaço. Por ora e, à distância, observo que algumas situações negativas envolvendo infra-estrutura e condições básicas de alojamento e estadia das delegações que aos poucos estão chegando. De qualquer modo, com o costumeiro “jeitinho brasileiro”...mesmo que de última hora, os problemas estão sendo resolvidos!!

E...voltando ao “prato predileto”, o futebol...na Série A teremos a Chapecoense jogando contra o São Paulo, no Morumbi...parada duríssima pra Caio Júnior, Cléber Santana e cia.!! Todos sabem que o objetivo principal da “Chape” é, de novo, permanecer na “elite” visando a temporada de 2.017. Pelo visto, tal meta será alcançada porque, novamente, os “caras do Oeste” demonstram entender do assunto quando se trata de montar e conduzir um time competitivo! Já, o Figueirense atuará em casa contra o Vitória buscando sair do Z-4. Claro que tem boas chances porque o adversário, digamos, está no mesmo nível dos catarinenses. Não imagino que a goleada sofrida para a Ponte Preta no meio de semana pela Copa do Brasil, 5 a 0, vá influenciar negativamente no comportamento de Argel Fucks e comandados. Sobre a eliminação do Figueirense, inclusive, há quem diga que os “manezinhos” não deram muita importância pra isso em razão de, praticamente, assegurarem uma vaga na Copa Sul-Americana. Afinal...o torneio continental rende mais dinheiro!! Talvez tenha sentido o pensamento do pessoal no Scarpélli. Masss...levar de 5?? Não né!!

Pela Série B, há algumas rodadas que o campeonato foi transcorrendo com um Criciúma mais firme...sólido; um Avaí que oscila bastante; e, o Joinville que muda técnico, troca jogadores e não consegue deixar as últimas colocações!! Com o fato de o “Leão” já ter jogado na rodada e vencido o Londrina, terça-feira passada(26), e o Joinville que perdeu pro Oeste...claro que o “pepino” maior está com o Criciúma! O Tigre enfrentará o Vasco, em São Januário, desfalcado de dois atletas que, se não são peças fundamentais, têm correspondido de forma razoável!! São eles...o zagueiro Nathân, que está fora do restante da competição por causa de um problema no ombro; e, Niltinho, que cumpre suspensão automática. Não vou ficar em cima do muro!! Se o Criciúma tiver o mesmo comportamento já visto em outras partidas fora de casa... com jogadores que não ousam pressionar e atacar o adversário, vai perder de novo!! Entretanto, se conseguir ser mais corajoso...pode surpreender o Vasco que, cá entre nós, é franco favorito!!

Na Série D, a torcida em Lages anda eufórica!! Ocorre que o Internacional tem grandes possibilidades de passar às oitavas de final em confronto diante do Caxias. Na “ida”, em Caxias do Sul, deu Inter...2 a 1. No jogo de volta, em casa, o “colorado serrano” pode até perder de 1 a 0 que se classifica!! Já, o Brusque empatou no Augusto Bauer com o São Bento, de Sorocaba, e necessita vencer na casa do adversário! Pelo “andar da carruagem”, imagino que só o Inter avança à próxima etapa da Série D! Há ainda, o Campeonato Catarinense da Série B, a “segundona” onde estão dois clubes do Sul do Estado: Atlético Tubarão e Hercílio Luz. Já teve até clássico na Cidade Azul, vencido pelo antigo “Ferrinho”!! Lembro que, ao final do certame, os dois primeiros colocados sobem pra Série A. Neste final de semana, o Hercílio jogará em Itajaí, contra o Almirante Barroso; e, o “Peixe” estará em casa pra pegar o Marcílio Dias. Mas, ainda é cedo: só duas rodadas foram disputadas!!

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Quem fez ou faz planejamento pra subir ou ser campeão??

O jogo de palavras engana muito e, o que se vê em campo, é algo bem diferente do que foi dito!! Ora bolas...alguém vai me convencer que o Criciúma de 2.002(foto em destaque), por exemplo, foi projetado pra conseguir o acesso e até ganhar o título?? Claro que não!! As coisas aconteceram com o decorrer da competição. Lembro bem que o então presidente Moacir Fernandes não adotava discurso de “vamos subir” ou “seremos campeões”!! As peças foram se encaixando com o torneio em andamento...tanto que dirigentes, comissão técnica e atletas, aos poucos, perceberam que seria possível, sim, conquistar uma vaga pra Série A do ano seguinte. As recordações ainda estão bastante vivas na memória porque a temporada foi marcante e o resultado...melhor ainda!! Valdeci Rampinelli era o diretor de futebol e foi o primeiro a demonstrar maior otimismo desde as primeiras partidas. Acabou sendo fundamental para que o Criciúma obtivesse êxito a “parceria” com o técnico Édson Gaúcho e o excelente relacionamento que o dirigente tinha com o grupo de jogadores! Em campo, atletas mais experientes como Paulo Baier, Cléber Gaúcho e Délmer também tiveram papel decisivo! Os zagueiros Cametá e Luciano sempre foram muito seguros...e, claro, a juventude de Fabiano, Cléber Orleans, Ânderson Lobão, Juca e Paulo César... contribuíram muito para que o Tigre chegasse ao sucesso! Masss...importante frisar que nada foi planejado com meses de antecedência!! O que valeu mesmo foi a organização das coisas feitas, dentro e fora de campo, mesmo que em cima da hora e com o passar das rodadas e dos jogos!!

De outro modo, afirmo que o Criciúma de 1.991...(<<taça) este sim, com planos e bases concretas, foi preparado pra conquistar o tri-campeonato catarinense! Havia vencido a Copa do Brasil dias antes de começar o Estadual e seu favoritismo em âmbito regional confirmado com uma campanha sem deixar qualquer dúvida!! Os próprios jogadores, técnicos e dirigentes de clubes rivais admitiam, desde o início da competição, que seria muito difícil “matar” o Tigre naquele ano!! Quanto à Copa do Brasil...é bom lembrar que o Criciúma já havia feito boa campanha no ano anterior quando “caiu” nas semifinais para o Goiás, no Serra Dourada. Em 91, por ser um torneio de “mata-mata”, fórmula na qual quase sempre se deu bem o técnico Luiz Felipe Scolari, todos no Criciúma perceberam que podiam pelo menos chegar à decisão. Roberto Cavalo me contou certa vez que os jogadores sentiram maior confiança quando ganharam do Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final, em jogo que ele mesmo fez o gol da vitória...1 a 0!!

Outros exemplos de planos e projetos pra ganhar títulos...com ou sem sucesso?? Olha...1982 o Criciúma, de azul e branco ainda, foi todo montado pra quebrar a hegemonia do Joinville no Campeonato Catarinense e o “tiro saiu pela culatra”!! O Figueirense armou boa estrutura em 1.988 e 89 pra ficar com o “caneco” e viu Avaí e Criciúma, respectivamente, fazerem a festa!! Lá atrás...1.975 e 76, Fluminense e Corínthians eram favoritos no Campeonato Brasileiro e deu o “bi” do Internacional! Na temporada de 85, talvez uma das situações mais surpreendentes: Coritiba, campeão; Bangú, vice; e, Brasil, de Pelotas, em 3º!! Em 1.995, o Santos tinha um timaço e o Botafogo levou a melhor...lembram?? Então...se planejar para boas contratações, formar uma equipe de trabalho que seja dedicada e comprometida...é o que podem fazer os dirigentes!! Aliás...é dever deles!! Conquistas, sucesso, subir de divisão, se garantir em G-4 daqui e dali...é conseqüência!!

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Que tal uma estratégia pra ganhar do Vasco?

Ora bolas...é algo impossível, de “outro mundo”?? Claro que não!! Coloco essa sugestão porque...cá entre nós, a derrota o Criciúma já tem!! Ou seja, o retrospecto em partidas fora de casa é de baixíssimo aproveitamento nesta Série B do Campeonato Brasileiro e, infelizmente, o percentual de credibilidade do Tigre longe do Heriberto Hülse cai consideravelmente! Alguém imagina que o Criciúma possa fazer noutro estádio o que fez sexta-feira passada(22) diante do Paraná?? Nas atuais circunstâncias, com certeza, não!! Lembro que a única vitória conquistada pelo Criciúma em jogos realizados distantes de seu campo, nesta competição, foi em 21 de junho diante do Vila Nova, no estádio Serra Dourada. Há também o favoritismo que é todo do Vasco!! Afinal, vai jogar na sua casa, São Januário, onde claramente faz valer o fator campo e torcida; e, reconheçamos...tem um time com jogadores mais qualificados tecnicamente do que os do Criciúma!! O normal é que o Vasco vença...um empate não seria surpresa e, se ganhar, o Tigre daria um grande passo pra se auto afirmar, pensando em returno e ingresso no G-4!!
Por isso, entendo que o técnico Roberto Cavalo pode montar um esquema, pensar num plano, fazer algo diferente pra tentar ganhar do Vasco, no Rio de Janeiro. Se fizer o comum, o trivial, por certo encurtará o caminho pra uma derrota! Deixar o centroavante Gustavo “enfiado” entre os zagueiros adversários e Roberto como opção de velocidade pra um possível contra-ataque é pouco!! Com a ausência de Niltinho, suspenso, uma boa reforçada na defesa...mas liberando meias e atacantes pra realmente “agredirem” o Vasco, entendo que pode ser o “diferencial” afim de o Criciúma  não se apequenar em São Januário! Assisto a todos os jogos do Criciúma e, na Série B deste ano, em todas as partidas que ficou com a “bunda lá atrás”, a equipe não obteve êxito!! Então...é uma questão de ser inteligente e astuto, além de ousado, pra poder alcançar uma vitória contra o Vasco e se “agigantar” pro restante do torneio!!

O Passarinho Arrepiado, sempre atento a tudo e a todos, relembra a única vitória que o Criciúma obteve jogando contra o Vasco, lá no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, onde fica o estádio de São Januário. Foi numa quinta-feira à noite, 22/04/2.004...e o “Arrepiado” e eu estávamos conferindo tudo...in loco!! A partida era válida pelo Campeonato Brasileiro da Série A daquele ano e o Tigre venceu por 1 a 0, gol de Rafael, meio campista, a 35 minutos da 2ª etapa. Apitou o jogo, Cleber Wellington Abade, de São Paulo. O Vasco, treinado por Geninho, jogou com Fábio, que depois foi pro Cruzeiro; Claudemir, Serjão, Wéscley e Marcos Paulo; Rodrigo Souto...o mesmo que teve passagem pelo Figueirense, Coutinho, Ygor e Robson; Ânderson Costa e Cadu. Foram aproveitados, ainda, Wésley, Vitor Boleta e Júnior. O Criciúma, de Vágner Benazzi e utilizando-se de três zagueiros, teve: Fabiano; Ronaldo, Ageu e Luciano; Luiz Paulo e Glêidson...os dois alas; Cléber Gaúcho, Geninho, Douglas(o mesmo que está no Grêmio) e Athos...portanto quatro no meio; e, André Leonel. Entraram, durante o jogo, Alexandre(volante), Saulo...aquele que fazia função de meia e de lateral, e...Rafael, o autor do gol! Ahh...o Vasco ainda perdeu um pênalte, defendido pelo goleiro Fabiano!! Recordandoooo...!!!

terça-feira, 26 de julho de 2016

Informações e especulações.

Lembram do Thiago Carleto?? Pois trata-se de um jogador que atua na lateral-esquerda com passagens por alguns clubes do futebol brasileiro. Começou no Santos, andou pela Espanha até ser comprado pelo São Paulo. Por empréstimo, já jogou no Olímpia, do Paraguai; América Mineiro, Fluminense, Ponte Preta, Avaí, Botafogo e, por último, no XV de Piracicaba. Inclusive, ano passado, esteve junto com Diego Giaretta e Élvis na campanha que levou o Botafogo de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Lembro, claro, de tê-lo visto jogar e me chamou a atenção uma boa “bola parada” que possui! Pois o Passarinho Arrepiado...como sempre muito bem informado, me disse que o Criciúma estaria cogitando esse atleta para suprir deficiência em relação à posição, uma vez que Niltinho vem sendo mais aproveitado como atacante e, Marlon, caiu bastante de produção. Carleto é jogador valorizado no mercado da bola e, portanto, custa caro!! O “Arrepiado” me garante que o Tigre quer porque quer o atleta...mas a questão financeira pode atrapalhar!! A foto do atleta pretendido pelo Tigre está a seguir.

O “bichinho”, meu mascote predileto, também ficou sabendo que o Cruzeiro ofereceu ao Criciúma o volante Federico Gino. O leitor conhece?? O “cara” tem 23 anos, natural de Uruguaiana(RS), jogou pelo Defensor Sporting, do Uruguai; e, esteve emprestado ao Carpi, clube que na última temporada fez parte da Série A, na Itália. Pelo que conseguimos apurar, o Criciúma não se manifestou positivamente em relação a esta contratação. Quanto a Caíque Valdívia...já “rola” há alguns dias uma informação nas redes sociais de que este atleta poderá vir para o Criciúma. Este, sim, faria parte do “pacote/moeda de troca” da transação que envolveu a ida de Ezequiel para o Cruzeiro. O jogador é do clube mineiro e estava emprestado ao Náutico onde atuou em cinco partidas, na Série B. Inclusive, uma delas, no Heriberto Hülse, contra o Criciúma!! O Passarinho Arrepiado também apurou que Roberto Cavalo já, até, aprovou a contratação deste jogador, caso tudo seja confirmado após exames médicos e assinatura de contrato.

Virando a página e mudando o assunto, tive o prazer de comandar a cerimônia que abriu a 16ª edição do Festival Anjos do Futsal/Unesc, evento que se realiza no Complexo Esportivo da própria universidade, durante esta semana. É tudo uma verdadeira festa!! São mil crianças, com idades entre 12, 13 e 14 anos, jogando o tradicional futebol de salão...numa época de férias escolares. Participam do festival 21 núcleos de 17 municípios e o objetivo, claro, difundir o esporte, educar e, quem sabe, revelar novos valores, seja pro futsal ou até pro futebol de campo. Por sinal, o Criciúma E. C. tem, hoje, 20 atletas em suas categorias de base que saíram do Projeto Anjos do Futsal. Tudo começou com um fanático pelo futebol de salão, o tenente coronel Márcio José Cabral, hoje na reserva da Polícia Militar de S. C. Nada teria tanto sucesso se não fosse a paixão, o trabalho e a competência do professor Jean Reis que, na prática, “bota a mão na massa” organizando competições e eventos. O projeto, em si, merece toda admiração e apoio de quem gosta do esporte que também educa!!

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Criciúma perdia até os 45 do 2º tempo e ganhou do Paraná por 3 a 2!!

Futebol tem dessas coisas...que ajudam a ser o esporte mais apaixonante do planeta!! Aos 32 minutos do 2º tempo o placar apontava 2 a 0 para o Paraná que, por sinal, “deitava e rolava” diante de um Criciúma todo desorganizado em campo. Aliás, tecnicamente, entendo ter sido uma apresentação muito ruím do time de Roberto Cavalo! Masss...na vontade, na garra, com um invejável espírito de luta e contando com o recuo exagerado do adversário, o Tigre empatou aos 45 e virou o placar aos 47 minutos! A vitória, muito comemorada por atletas e comissão técnica, não pode e não deve esconder a “bagunça” tática que foi o Criciúma...mesmo com os três pontos conquistados! Nós que queremos o bem do Criciúma e vê-lo, quem sabe, buscando o acesso pra Série A, devemos separar as questões técnicas e táticas do empenho e da valentia demonstrada por todos em campo!! Novamente, jogando em casa, o Tigre honrou suas tradições de time que dificilmente se entrega e ganhou uma partida que estava indo pro seu final com “cara” de derrota!!
Nos gols do jogo, cinco minutos e, depois de passe errado de Juninho e falha de cobertura na lateral-direita, Róbson, atacante do Paraná, tocou na saída de Luiz. O mesmo “9” paranista, a 10 minutos da 2ª etapa, foi lançado entre a zaga do Criciúma e, dividindo com o goleiro Luiz que havia saído desesperado...conseguiu fazer com que a bola fosse pras redes do Criciúma. Dois a zero e um sentimento geral no estádio de que a “vaca estava indo pro brejo”! O Paraná continuou “mandando” no jogo até que, aos 32 minutos, após escanteio batido por Juninho, Gustavo “cumprimentou” o goleiro Wêndel Péricles, do Paraná. Depois disso, o que se viu foi um Paraná mais retrancado ainda e um Criciúma que buscou o resultado que lhe interessava...na raça!! Nos “2 a 2”, outra vez Gustavo se aproveitou de bobeira da zaga adversária pra empatar e, no gol da vitória, no “abafa”...cruzamento de Roberto aproveitado pelo oportunismo, vejam só, de Ricardinho! A comemoração está nas duas fotos acima. Três a dois que, com certeza, serão lembrados por muitos anos...pela forma como aconteceu!!

Luiz, que completou 101 jogos pelo Criciúma usando a camisa 101, não fez grandes defesas! Até porque, o Paraná não atacou tanto assim!! As duas bolas que foram... entraram! Nota 5. Lucas Taylor foi substituído no intervalo em razão da inércia ofensiva e de nítidas defecções na defesa. Pela “bola” mostrada...vai ser reserva!! Nota 3. Raphael Silva perdeu uma bola tentando driblar...que, resultou em lance de perigo contra a meta de Luiz. Sorte do zagueiro e do Criciúma que o jogador Henrique Gelain, do Paraná, entrou pela área e bateu pra fora. No instante, o placar já apontava 1 a 0 para os visitantes. Nos demais momentos do jogo, Raphael Silva se destacou pelo sentido coletivo e lutador...uma característica sua! Nota 5. Nathân não fazia má partida e teve que ser substituído ainda no 1º tempo em razão de lesão no ombro. Jogou pouco tempo...nota 5. Diego Giaretta, enquanto lateral...não foi à frente para ajudar no apoio. Com a saída de Nathân, foi pra zaga e, pelo menos, não comprometeu individualmente. Nota 5. Importante frisar que os dois gols do Paraná foram anotados em bolas lançadas entre os zagueiros do Criciúma. Se individualmente eles cometeram poucos erros, juntos...não houve entrosamento adequado! No meio, Barreto errou muitos passes e, em determinado momento, a torcida perdeu a paciência com ele! Nota 4. Douglas Moreira, apesar de não repetir o bom futebol de outros jogos, foi o mais equilibrado do time! Nota 6. Preferido e elogiado por Roberto Cavalo, Ricardinho jogou no meio de campo e na lateral-direita. É limitado tecnicamente? Sim! Entretanto, trata-se de jogador dedicado e comprometido! Teve o mérito de marcar o gol da vitória! Nota 6. Juninho correu e se movimentou bastante. Contudo, exagerou nas jogadas individuais e perdeu bolas fáceis. Particularmente, continuo esperando mais futebol do ex-Audax! Nota 5. Outro que “sobra” voluntariedade é Niltinho. Atuou no ataque e na lateral-esquerda...sem brilhantismo e maior eficácia técnica em nenhuma das duas funções. Mais pelo comprometimento...nota 5. Sobre Gustavo, fez dois gols...gestos pra torcida, pediu desculpas e chegou a 11 gols na Série B. Nota 6. Entraram Roberto...de boa movimentação, nota 6; Andrew...”só” muita vontade, nota 5; e, Gabriel Leite...de apresentação discreta, nota 4. Quanto a Roberto Cavalo, nota 6...com méritos por conseguir fazer com que seus jogadores demonstrem sempre muita doação e entrega em cada jogo. No entanto, estamos chegando ao fim do turno e, no quesito tático, o Criciúma apresenta pouca ou quase nenhuma evolução!! Sábado que vem, dia 30...tem o líder Vasco, no Rio de Janeiro!!