sábado, 10 de novembro de 2012

Ei pessoal...se o São Caetano não...

...ganhar do Goiás na próxima rodada do Brasileiro, independente de qualquer outro resultado, o Criciúma finalmente confirmará seu acesso para a Série A de 2.013! Isso porque a diferença entre o Tigre e o Azulão(São Caetano) hoje é de 4 pontos e, assim, a equipe paulista não poderá alcançar mais seu adversário. É claro que no meio disso tudo ainda tem o Vitória que, com a derrota para o Guaratinguetá, começa a ficar ameaçado. De qualquer modo, os 4 à 1 que o Criciúma aplicou no América em Goianinha foi absolutamente justo. A não ser em parte do 2º tempo, quando inclusive o time potiguar fez um gol, o Criciúma teve bom comportamento e soube controlar a situação. Michel Alves fez boas defesas. Éric foi mais participativo no 1º tempo e, Márlon, na esquerda, fez grande jogo. O esquema com 3 zagueiros funcionou...mesmo que Matheus não tenha sido tão efetivo quanto Nirley e Ozéia. Elias se preocupou mais c/ a parte defensiva. Fransérgio voltou a jogar bem. Giovâne Augusto começou bem e depois "sumiu" até ser substituído por André Gava. Lins foi o melhor em campo...por incrível que pareça! Jogou tudo o que não havia jogado ainda no Criciúma. Sobre Zé Carlos, se movimentou bem e fez mais um gol...o 27º dele na competição. Para as circunstâncias do Campeonato, uma grande vitória que tranquiliza e solidifica o Criciúma como postulante ao acesso!
Jogadores do Tigre na comemoração do 1º gol da vitória contra o América, marcado por Nirley... na foto sendo abraçado por Ozéia.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mais do que postura...

...o Criciúma precisará também ter atitude no jogo deste sábado(10) em Goianinha-RN, contra o América. Postura de time que necessita o mais rápido possível confirmar seu acesso p/ a Série A e atitude para reverter um momento ruím dentro da competição. Claro que, observando com frieza, o Criciúma tem controle absoluto da situação. Lembro que, até em caso de derrota, o Tigre continuará dependendo só de si para atingir seu objetivo. Aliás...vou mais longe e afirmo que algumas combinações de resultados poderão subir o Criciúma mesmo com a pontuação atual. É só o São Caetano não fazer mais do que quatro pontos nas três rodadas que faltam! Isso, claro, sob o ponto de vista teórico. Até porque o que temos visto em campo nos remete, no mínimo, à algumas reflexões! A queda de rendimento nos últimos jogos é visível e coincide com as lesões de Lucca e Kléber. Há também uma certa instabilidade no futebol de Zé Carlos. Além dessas questões, todos sabem "de cor e salteado", ainda, que as peças de reposição não são de grande qualidade. Sendo assim, tentar superar suas próprias deficiências pode ser um caminho para conquistar a vaga nos dois próximos jogos. Massss...pra isso, tem de ser Tigre e não gatinho!!!
Estádio "Nazarenão"(capacidade p/ 10 mil pessoas), em Goianinha, pertinho de Natal-RN, onde o Tigre enfrenta o América.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ser ponderado em meus comentários...

...foi um estilo que procurei adotar desde quando fui convidado pelo amigo Douglas Nazário, ainda em 2.008, para trabalhar na RBS-TV/Criciúma. Na época, saindo da Eldorado como repórter, fui exercer a função de comentarista na televisão. E...desde então adoto determinada linha e critério profissional. Me lembro que, quando criança e depois na juventude, procurava ouvir e prestar muita atenção em João Sônego, Clésio Búrigo, Aderbal Machado e Darciony Silva. Todos de excelentes recursos técnicos, éticos e com altíssimo grau de profissionalismo! Assim, me inspirando na conduta de cada um deles, tento até hoje (e vou continuar tentando!) chegar perto do estágio e categoria deles. Entendo, entretanto, que cada um tem seu estilo próprio. Isso é muito peculiar. Massss...eu sou assim! Sem agressividade e preferindo sempre manter a ética e o respeito com quem falo e de quem falo!!! Esxtão compreendendo?!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

No futebol de hoje, sem qualidade...

...não há como atingir um objetivo de acesso ou título. Você pode ganhar um jogo ou outro. Mas, numa competição de sete meses como o Camp. Brasileiro da Série B, um plantel qualificado é de suma importância para se chegar à algum lugar significativo...no caso o tão desejado G-4. A razão precisa e deve falar mais alto do que a paixão! Por isso é bastante claro que Goiás, Vitória, Atlético Paranaense e São Caetano têm mais qualidade em seus grupos do que o Criciúma. Tenho dito e postado que sem Kléber, Lucca e Zé Carlos o Criciúma fica muito "comum". No jogo contra o "Azulão" a ausência de Márlon também contribiu para o baixo rendimento do time. Lamento muito esse momento de aflição que passam todos que gostam do Criciúma e o querem na Série A em 2.013. Nas 35 rodadas já realizadas, Paulo Comélli e cia. conseguiram permanecer em todas na zona de classificação: 15 em 1º, 16 em 2º, 3 em 3º e 1 em 4º lugar. Não obter o acesso seria um golpe duríssimo!
Por tudo o que tem feito e pelo desafio assumido, W. Rampinelli não merece que o Tigre "morra na praia"!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Os erros estão se acumulando...

...nos últimos jogos do Criciúma, na forma de escalar, de jogar e de promover alterações. O técnico Paulo Comélli, mesmo com méritos pela campanha, tem cometido sérios equívocos! Não havia necessidade de escalar três volantes contra o São Caetano, nesta 3ª(06), e, além disso, o treinador do Tigre foi teimoso ao manter Fransérgio na equipe. Convenhamos, amigos blogueiros...o São Caetano que jogou contra o Criciúma tem melhor time, individual e coletivamente! Resultado de 2 à 0 para o time paulista, justo? Sem qualquer dúvida! Liderado pelo "fujão" Pedro Carmona e com dois bons zagueiros(Wágner e Gabriel), o São Caetano foi mais um que "deitou e rolou" no Heriberto Hülse porque depois do 1º gol o Tigre se descontrolou quase que totalmente. Vale ressaltar que os quatro melhores jogadores do Criciúma na competição(Márlon, Kléber, Lucca e Zé Carlos) não puderam ser usados e a queda de qualidade foi visível e notório! Douglas Leite não poderia ter rebatido pra frente no chute de Éder que Leandrão aproveitou para fazer o 2º gol. Éric foi menos produtivo do que Itaquí...este na lateral-esquerda. Matheus me pareceu estar perdido e bastante nervoso. Ozéia também falhou em alguns lances. França era o mais produtivo do Criciúma quando sentiu câimbras e teve de ser substituído. Fransérgio jogou muito mal. Elias também não rendeu bom futebol. Válber correu muito e foi bastante sobrecarregado pela ausência de um meia-armador para jogar do seu lado. Lins...o de sempre. E Douglas ficou isolado na frente além de muito bem marcado pelo bom sistema defensivo do São Caetano. Sobre o acesso...ainda dá!!! Huummm...
.
Não posso deixar de recriminar a atitude de alguns torcedores que utilizaram-se de violência atirando pedras perto do vestiário do Criciúma depois do jogo, sendo que uma delas atingiu violentamente a cabeça de um colega de imprensa! Atitude covarde!!!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O técnico do Criciúma, Paulo Comélli, está...

...se precavendo em relação ao jogo desta 3ª(06) contra o São Caetano, no estádio H. Hülse. Sem contar com os quatro melhores jogadores do plantel durante a competição...Márlon, Kléber, Lucca e Zé Carlos... o treinador acena com a possibilidade de escalar três volantes. Eu teclei "acena"! Isso, portanto, não é uma certeza! Massss...poderemos ter Douglas Leite, Éric, Matheus, Ozéia e Itaquí; França, Elias, Fransérgio, e G. Augusto ou Válber; Lins e Douglas. Certamente a atuação de sábado...o que viu contra o Joinville, fez Comélli mudar conceitos, pelo menos momentaneamente. Assim, talvez tenhamos um time com maiores cuidados afim de enfrentar o São Caetano que vem p/ um jogo de "tudo ou nada". Exagero do treinador do Tigre? Talvez! Particularmente, penso diferente. Wílliam Simões é lateral de ofício e, entendo, poderia ser escalado com Itaquí em lugar de Fransérgio. Na frente, preferiria ver Gilmar como companheiro de Douglas. O medo de perder pode inibir a vontade de ganhar! Tomara que tal ditado não se "encaixe" nos pensamentos do Tigre...!!!