sábado, 7 de novembro de 2015

Em hipótese alguma...perder pro Botafogo!!

Pelo menos sintetizo assim o que tenho de expectativa em relação ao jogo do Criciúma diante do Botafogo, neste sábado(07), no estádio Heriberto Hülse. Dentro do que penso, uma derrota poderá comprometer e bastante a campanha do time visando o restante do Campeonato Brasileiro! Depois, restarão Boa Esporte e CRB, em casa; e, no meio desses dois adversários...Oeste e Payssandú. Caso haja insucesso diante do “Bota”, imagino que a questão anímica poderá ficar abalada! Me refiro ao grupo de jogadores que já tem sérios problemas de ordem técnica, em razão de suas limitações. E outra situação que precisa ser colocada...pelo menos no meu entendimento. Esta diz respeito ao aspecto motivacional! Só com muita vontade, espírito de luta e mostrando raça e superação, o Criciúma poderá se dar bem contra o Botafogo! Na técnica, também quesitos relacionados à parte tática...o time de Roberto Cavalo é infinitamente inferior ao adversário e, portanto, insisto que só se superando o Tigre poderá mostrar suas garras e conter Daniel Carvalho e cia.!!

Masss...por que é assim? Simples...a fragilidade do Criciúma está escancarada há bastante tempo. E...vamos e venhamos, o Botafogo não tem nada de especial!! Por exemplo...se encarar a Série A de 2.016 com esse time tende a encontrar dificuldades. O Botafogo é o melhor na Série B!! Pra jogar a “A” é outra história!! Há também as deficiências de vários...eu diria da maioria dos demais participantes!! Então...insisto que somente com MUITA aplicação e dedicação dentro de campo será possível ganhar ou no mínimo empatar a partida diante da “Estrela Solitária”. O time que está sendo projetado por Roberto Cavalo? Bem...sem muitas opções...o Tigre vai de Luiz; Maicon Silva, Wânderson, Iânson e o garoto Márlon...18 anos de idade(foto a seguir); Wéllington, Barreto, Douglas Moreira e Dudú Figueiredo; Bruno Lopes e Thiago Ádamm. E...como sempre, oremos!!

Sobre a rodada da Série A...o Passarinho Arrepiado arrisca alguns pitácos...! Inter e Ponte Preta se enfrentam em P. Alegre com ambos brigando por G-4. O Corínthians garante que não vai dar volta olímpica em Curitiba. O Coxa está na “degola” e tem parada duríssima! O Atlético Paranaense quer Sul-Americana contra o desespero do Avaí...perto do Z-4. No Rio de Janeiro, o Fluminense pega a Chapecoense no Maracanã em jogo perigoso pra ambos. Quem perder pode voltar a se incomodar com a parte de baixo da tabela. O Vasco pode começar a colocar o “pé no rebaixamento” se perder pro Palmeiras em São Paulo. O Verdão, por sua vez, quer Libertadores. Outro com a “corda no pescoço” é o Goiás que estará fora de casa enfrentando o Flamengo....este tranqüilo na tabela. Nas Minas Gerais, o Cruzeiro ainda sonha com chances de Libertadores diante do São Paulo que quer subir na tabela. Em Florianópolis, o Figueirense precisa pontuar contra o virtual vice-campeão, Atlético Mineiro. Na Arena, o Joinville...joga sua última cartada(diz o Passarinho) perante o Santos que quer continuar no G-4. Mesmo objetivo do Grêmio que encara o Sport, em Recife. Assim como na B, a Série A também vai chegando em sua reta final e os jogos tendem a ser cada vez mais quentes!!

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Por que no Brasil se troca tanto de técnico??

A maneira como fazem futebol no País impede que quase todos os treinadores fiquem longo tempo nos clubes. Há exigência e é grande a cobrança de dirigentes, torcida e imprensa! Os profissionais são contratados pra levar o time ao título ou, no mínimo, a uma colocação honrosa dentro de qualquer competição. Na nossa”praia”... jogar o Campeonato Catarinense, por exemplo, e não conseguir brigar pelas primeiras posições, obviamente acaba derrubando o técnico! Principalmente se este estiver trabalhando no Criciúma, no Joinville, na dupla da Capital(Figueirense e Avaí) ou na Chapecoense. Depois, a pressão aumenta quando chegam as competições em nível nacional. Pra qualquer um deles, participar do Campeonato Brasileiro significa tentar ficar longe da zona do rebaixamento! Foram raríssimas as vezes em que um dos nossos representantes se viu tranqüilo na tabela de classificação... ao longo da história.

O tamanho do futebol barriga-verde ainda não permite que sonhemos com posições mais significativas...situação mais escancarada na Série A! O poderio estrutural e, principalmente, financeiro é menor do que os considerados grandes e, a não ser em situações absolutamente esporádicas, o “normal” é passar dificuldades pra se manter numa 1ª Divisão. Lembro que em 1.975, quando ainda não havia rebaixamento, o Figueirense realizou uma campanha bastante razoável no Campeonato Nacional. Time era treinado por Lauro Búrigo. De lá pra cá, no fim dos anos 70 o Joinville também “incomodou” na então Taça de Ouro. Depois...o Criciúma em 1.995. O Figueirense voltou a se destacar quando conseguiu permanecer na Série A durante 7 anos...na década passada. Massss...finalizar qualquer Série A, até agora, nas primeiras colocações, ninguém ainda conseguiu!

Isso não quer dizer que somos absolutamente leigos em fazer futebol! Entretanto, reconhecidamente, não temos “bala na agulha” pra brigar com alguns dos considerados de maior projeção como Corínthians, Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense, Internacional, Santos, Flamengo... dentre outros. Talvez, o fato de, hoje, estarmos com quatro representantes na Série A possa fazer com que ajude no crescimento e reconhecimento do futebol de nosso Estado. Claro que, de outro modo, corremos risco de perder vagas em razão da classificação na tabela, principalmente de Joinville, Avaí e Figueirense. De qualquer forma, “estamos” na vitrine de um dos certames mais badalados do mundo! E...precisamos saber aproveitar tal marketing!!

Na Série B, o Criciúma está deixando escapar grande chance de acesso e retornar pra elite! Se formos rememorar, o Tigre lutou e continua lutando para fugir das últimas colocações desde os início do campeonato! A melhor posição obtida pelo Criciúma durante as 33 rodadas já realizadas foi um nono lugar...lá pela metade da competição! Convenhamos, muito pouco pelo investimento feito! Aliás, a lição...espero, pelo menos, que tenha sido assimilada por quem é de dever no estádio Heriberto Hülse. O legado que deixou o presidente Antenor Angeloni, inquestionável! Masss...o futebol foi entregue para pessoas que não deram resposta esperada! Até agora não consigo entender como a dupla Marcos Moura Teixeira e Felipe Ximenes(fotos abaixo) não deram certo no Criciúma!! Ambos tiveram tudo “na mão” e não souberam levar o Tigre, ao menos, a uma campanha que não fosse considerada vergonhosa como a que estamos presenciando!!

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

As mudanças no Criciúma.

O atacante Hugo é a décima dispensa no plantel de jogadores do Criciúma depois que o Clube passou a ser administrado por Jaime Dalfarra. Já ganharam o “bilhete azul”, além de Hugo, os laterais, Guilherme Santos e Jonas; os volantes, Waldrido, Marcão, Marcos Assunção e Paulinho; o meia Rodrigo Andrade; e, os atacantes Neto Baiano e Paulo Sérgio. Não há uma justificativa oficial. Masss...pelo que se sabe, Hugo não estava totalmente comprometido com as idéias implantadas pela nova filosofia de trabalho e, então, foi dispensado! Assim, abre-se cada vez mais espaço para quem não vinha jogando ser aproveitado nos cinco jogos que faltam. A meninada da base está treinando e sendo observada. Entretanto, importante frisar que não é hora para análises e, sim, soluções...uma vez que o Criciúma não se encontra em situação confortável dentro da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B!!

Por que a saída de Luizinho Vieira? Também não se tem um motivo específico exposto de forma oficial! Como ele mesmo declarou em seu facebook...foram 26 meses de trabalho no Criciúma revezando funções de técnico do time júnior, auxiliar e treinador também dos profissionais. Está no seu currículo, pelo Criciúma, um título estadual de sub-20, um vice...também catarinense e outra segunda colocação, na Copa do Brasil de juniores. Durante seu trabalho nas categorias de base, o Tigre foi “premiado” com quatro convocações para a Seleção Brasileira: David(goleiro), Iago Maidana(zagueiro), Barreto(volante) e Bruno Lopes(atacante). Parabéns Luizinho!! Siga seu caminho...pois o mundo é redondo!!! Da mesma forma fica um ponto de interrogação em relação à saída de Carlos Dias, o “China”, da área administrativa do Criciúma. Motivo? Não se sabe!! Talvez porque Jaime Dalfarra queira colocar sua equipe de trabalho. Só que China é bom funcionário e, na secretaria do estádio Heriberto Hülse, “sabia tudo e mais um pouco”!! Lamento a saída do profissional e, da coluna, fica o reconhecimento pelos bons serviços prestados!!

Em campo...Roberto Cavalo vai, aos poucos, montando seu time pra jogar contra o Botafogo na tarde de sábado, 17:30, no estádio Heriberto Hülse. Pois não é que o meia Natân se machucou DE NOVO??!! Finalzinho do treino na tarde desta 4ª feira(04) no gramado da casa tricolor. Já perdi as contas de quantas vezes o atleta sentiu problema muscular!! É uma pena!! Pois trata-se de um jogador, para as atuais circunstâncias no atual plantel, de razoável qualidade técnica!! E...o garoto Márlon pode ser a novidade na lateral pela esquerda!! Cristiano não tem dado conta do recado e está pintando chance pro “menino”. Time? O que está sendo projetado: Luiz; Maicon Silva, Wânderson, Iânson e Márlon; Barreto, Douglas Moreira, Natân(Róger Guedes) e Dudú Figueiredo; Bruno Lopes e Thiago Ádamm. E...não está descartado o aproveitamento de Wéllington, no meio, em lugar de Natân!! Aí teríamos três volantes!! Tudo pra não deixar o Botafogo jogar!!! Huummm...!!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Histórias e estórias...

Os nomes não precisam ser citados. Masss...vez por outra uso este espaço para contar algo que tivesse chamado atenção em quase 30 anos de carreira profissional, seja no rádio ou no futebol, e que nos remeta a lembranças as vezes hilárias ou, no mínimo, curiosas. Pois bem...lembro de um fato ocorrido no começo da década de 90. O colunista era repórter de rádio e iria pra mais um jogo do Campeonato Catarinense, desta feita em Brusque. Saída pela manhã de domingo...horário marcado, narrador ainda meio que cochilando no banco de trás, e...apertei no interfone do apto. onde residia o comentarista. Perguntei: “Dona M...o M... está?”. Resposta meio que sem jeito: “Olha, Gilberto, o M...saiu pra comprar pão ontem umas 6 e meia(da tarde)...!!! Acho que ele deve estar no Círculo São José!”. Fui conferir e lá estava, sim! Terminando uma canastra e o saco de pão da antiga Ludivivi...do lado! Lembro que ainda esperei um pouquinho pra que a partida chegasse ao final. Ao entrar no carro: “Onde tu ta indo?”. Respondi: “Ué...tu não vai levar o pão pra casa?”. O famoso comentarista respondeu: “Que nada! Toca pra Brusque. O pão eu levo depois do jogo!”.

Outra engraçada? Eis que...aconselhado por orientação médica, o mesmo radialista teria de passar por rigorosa dieta alimentar. Afinal, havia sido submetido a uma cirurgia cardíaca e os hábitos anteriores como fumar(ele fumava muito!) e até umas cervejinhas deveriam ser abolidos! Entre o que disse o “doutor”...ali pelas 10 e meia...11 da manhã, uma fruta, preferencialmente uma maçã, já que era do gosto do “paciente”. Estava em sua mesa, na época exercia função administrativa na emissora, puxou do bolso uma “suposta maçã”! Dá a primeira mordida, nota a diferença e lamenta: “Put...q...pariu!!! A M. trocou o lugar da maçã na geladeira e não me avisou!!”. Na verdade, era um tomate que o dito cujo profissional do rádio havia pegado enganado!!

Mais uma? Olha...jogo no Heriberto Hülse, as cabines eram acima do setor das cadeiras e o locutor abrindo a jornada...no pique! Rapazeada da reportagem se movimentando em campo, jogadores dando entrevistas...e o referido comentarista expondo sua expectativa em relação à partida que estava por iniciar. Quando o filho do amigo analista chega às pressas na cabine e diz o seguinte ao narrador: “Avisa o pai que eu vou levar o carro. Se ele precisar, liga que venho buscá-lo!”. Recado dado: “Olha M...teu filho...S...esteve aí enquanto tu comentava e pegou a chave do carro. Disse que se tu precisar, liga que ele vem te buscar!”. M...atônito, retruca: “Qual é o número pra ligar?”. S: “O da tua casa.”   M: “Tá...mas qual é o número??”.  S: “Ô M...o da tua casa, onde tu mora!!”.  M: “Mas...o número? Eu não sei!!”.

Outro dia conto mais. Essa é pra encerrar! Década de 50 e os bailes de Carnaval nos clubes de Criciúma eram movimentadíssimos!! Havia concurso de blocos e fantasias e uma noite a festa ocorria no Mampituba, outra no Criciúma Clube...os mais freqüentados pela turma do centro da cidade. Eis que o ainda bastante jovem radialista, sr. M...concorria a premiações com outros parceiros, todos devidamente acompanhados de namoradas ou esposas e, fantasiados...claro, ao estilo daqueles anos!! Nome do bloco? Os Maiorais!! Vitória certa nos concursos??  M...responde: “Ahhnn...com certeza, né?!”. Eu mesmo pergunto: “Vocês eram em quantos?”.  Resposta do meu grande amigo M...: “Ahhnn...éramos em 15 casais, umas 32...33 pessoas!!”.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Um bom papo com Roberto Cavalo!!

Foi o que tive durante o feriadão com o técnico tricolor. Por incrível que possa parecer, nem parece que Roberto Cavalo está no Criciúma há pouco tempo! Afinal, ele dirigiu o time em apenas três jogos: a vitória sobre o Ceará e as duas derrotas diante de Bahia e Santa Cruz. Repasso esse sentimento ao leitor porque senti no novo comandante do Tigre um conhecimento amplo de toda a situação interna como se já estivesse há meses dirigindo o Criciúma! No fundo...no fundo... Cavalo sabe das limitações que tem o atual plantel. Claro que não expõe isso publicamente, pois precisa preservar os jogadores e sua própria autoridade! Entretanto, o tempo é inimigo de todo e qualquer planejamento que se possa fazer a médio prazo! Tudo precisa e deve ser direcionado para os cinco jogos que faltam no Campeonato Brasileiro e garantir a presença do Criciúma na Série B do ano que vem!!
Pelo que pude apurar na conversa com o sr. Roberto Fernando, a renovação de contrato com o goleiro Luiz já está “apalavrada” entre direção e atleta. Com toda certeza...o maior salário do Criciúma pra começar os planos visando 2.016! Por sua vez, o próprio Cavalo conversou com o meia Dudú Figueiredo. Jogador quer ficar no Tigre...muito embora, haja o interesse do Coritiba em seu retorno pro Couto Pereira. O curioso é que o meia, que tem 24 anos, “pé esquerdo” e de razoável qualidade técnica, está no “Coxa” desde 2.011, os caras lá gostam dele, mas não foi muito utilizado no time principal! Saiu já pra quatro empréstimos: Oeste, Rio Branco, Chapecoense e, agora, o Criciúma. Dudú sabe que seu clube de origem enfrenta problemas técnicos em campo, corre risco de rebaixamento da Série A pra B, e ainda anda atrasando salários. Então...nem precisa pensar muito para preferir ficar no Heriberto Hülse!!

Só que, importante frisar...o Criciúma do ano que vem “corre meio que paralelo” com as prioridades atuais. Ressalto isso porque não dá pra deixar de lado uma temporada que se aproxima rapidamente...só que livrar o Tigre do “abismo” é o que mais preocupa a todos que se envolvem com o Clube!! Sábado(07) tem o Botafogo, 17:30...por causa do horário de verão, e na terça-feira seguinte(10), o Boa Esporte, 19 horas, ambos os jogos na casa tricolor. Quantos pontos serão ideais?? Ora bolas...Gilberto!! Que pergunta!! Seis...óbvio!! Masss...cá entre nós, diante do que temos visto e, principalmente, analisando friamente...as atuais circunstâncias indicam que quatro pontos nessas duas partidas já serão muito bem vindos!!! Como? Empate com o Botafogo e vitória sobre o Boa. O que não pode é perder sábado!! Ganhar do líder...de outro modo, seria uma grande conquista!! Então...muita atenção com o que deve ser feito em termos de preparação pra esses dois confrontos que poderão ser decisivos para a permanência do Criciúma na Série B!!

Passarinho Arrepiado me “cutuca” para que eu não esqueça de alguns tópicos! Pois bem...o golaço de Lucca, o terceiro na vitória do Corínthians sobre o Atlético em Belo Horizonte, pela Série A. E tem gente por aqui que “detestava” o Lucca, hein?! Lembram?? Este ano mesmo alguns “malucos” em redes sociais “detonaram” o garoto!! Resposta dada em campo com gol e bom futebol!! E a corneta?? Sumiu?? Cadê o “Clube do Ódio”?? Outra lembrança do “bichinho”...a situação do Vasco que, aparentemente, tentava esboçar reação para escapar do rebaixamento, masss...a campanha e a sequência de jogos vão mostrando o contrário!! Continua na lanterna e tem as seguintes partidas para ainda buscar sair da”degola”: Palmeiras, fora; Corínthians, em São Januário; Joinville, na Arena; Santos, em casa; e, Coritiba, em Curitiba. Será que dá?? Olha...nem o Passarinho...nem eu acreditamos!!

domingo, 1 de novembro de 2015

Renovar com o goleiro Luiz é prioridade!!

Está sendo o melhor jogador do Criciúma no Campeonato Brasileiro! Alguém tem dúvida?? Claro que não!! É uma unanimidade!! O cara veio pra cá em 2.014 depois de 10 anos, quase sempre na reserva do São Caetano. Caiu nas graças do torcedor e hoje se constitui na principal figura dentro da paupérrima qualificação técnica no plantel do Criciúma!! Aliás, sob o ponto de vista técnico nem é salutar comparar Luiz com os demais integrantes do grupo. Pela bola que anda jogando, Luiz seria titular em qualquer time do Brasil, na série B ou até mesmo na A. Não que seja o melhor do País! Mas, sim, pelos seus atributos que não ficam devendo em nada para os colegas de posição!
Entendo que o presidente Jaime Dalfarra deva priorizar a renovação de contrato do referido profissional. Sei que o orçamento pra 2.016 será enxuto. Afinal, o Criciúma não tem mais o bolso do “sêo” Antenor pra socorrer aqui e ali! Mesmo assim, penso que deva ser válido um sacrifício a mais na questão financeira! E, pelo que se sabe, Luiz está disposto a permanecer no Clube e na cidade! Criou uma empatia por aqui e será muito bom tê-lo como “camisa um” na temporada que se aproxima. Não há confirmação oficial, massss...dizem que a Ponte Preta quer o goleiro do Tigre lá em Campinas. O atual, Marcelo Lomba, que está emprestado do Bahia, volta pra Salvador e a Ponte viria atrás de Luiz. De qualquer modo, insisto que o Criciúma e seus dirigentes não devem medir esforços para a permanência do capitão no Heriberto Hülse.

E o homem forte do futebol? Por enquanto...não há!! Fala-se, de novo, na volta de Waldeci Rampinelli e blá...blá...! Seria muito bem vindo? Sim, com certeza! Mas ainda penso que a continuidade de Vanderlei João Mior, hoje exercendo uma função de colaborador denominada Assessor do Depto. de Futebol, poderia ser muito bem estudada pelas partes envolvidas. Conversei com Vanderlei nas últimas horas e ele me garantiu que não pode ficar projetando um trabalho a médio/longo prazo. Quando perguntei a ele...a resposta foi essa: “Giba...possibilidade zero!”. Vanderlei está radicado na cidade desde 1.985. No meio desse período, saiu pra jogar e encerrar sua carreira de atleta profissional de futebol no México. Atentem para o que escrevi antes: “atleta profissional de futebol”! E, Vanderlei, era um atleta, em todos os sentidos e na verdadeira acepção da palavra!! Como jogador, artilheiro e displinado...dentro e fora de campo, foi um exemplo!! Pena que seus compromissos profissionais o impeçam de dar um pouco mais sua parcela de contribuição ao Criciúma!!