sábado, 28 de outubro de 2017

Venceu a indisciplina...perdeu o Criciúma!! E, não há mais ninguém pra cobrar dos mercenários!! Me recuso a chamar “este” Criciúma de tigre!!

Mercenário, sinônimo: interesseiro, venal. E tais definições “casam” bem com o que aconteceu em relação à demissão de Édson Gaúcho do cargo de diretor executivo do Depto. de Futebol do Criciúma. A saída dele expressou bem a forma como muitos dirigentes e clubes do futebol brasileiro são conduzidos! O presidente Jaime Dal Farra e parceiros de diretoria se sentiram sem forças pra “segurar o rojão” e “bancar” a permanência do irreverente diretor-executivo! Perdeu a disciplina...saiu derrotado o próprio Clube!! Édson Gaúcho é “pavio curto”, tem lá sua maneira mais dura e intransigente de comandar. Massss...com toda certeza é mais Criciúma do que quase todos que lá estão!! Aliás, é mais apaixonado e comprometido com o Criciúma do qualquer um dos atletas e jogadores que, hoje, usam a camisa tricolor!! Infelizmente, a “boleiragem” ganhou da disciplina e do profissionalismo!!

Sobre o jogo contra o Paysandu, a derrota foi só um reflexo do que vem acontecendo há muito tempo!! Na verdade, em quase toda  competição!! Ou seja, um Criciúma sem muito comprometimento nas partidas...jogo lá, jogo cá e...tanto faz perder, empatar ou raramente ganhar!! Há passividade geral!! Se a direção não possui força pra dar “volta” na situação...por sua vez, os atletas entram em campo apenas pra “cumprir horário”! E, ninguém faz nada!! Édson Gaúcho “bateu” de frente...deu no que deu!! No jogo de Belém do Pará, o Criciúma foi finalizar contra a defesa adversária só aos 15 minutos do 2º tempo!! Jogou pouquíssimo o time de Beto Campos e o resultado de derrota por 1 a 0 foi justo...merecedor para o Paysandu que, convenhamos, tem um time de igual mediocridade em relação ao Criciúma!!

Atuação individual do Criciúma:
O goleiro LUIZ levou um gol por baixo de suas pernas. Mas a finalização de Fábio Matos, do adversário, foi na velocidade e da entrada da pequena área. Vale frisar que a marcação foi frouxa desde o início da jogada. Luiz ainda fez algumas boas defesas! Nota 5.

MAICON SILVA por Maicon Silva!! Entenderam? Fácil! Jogou (jogou?) aquilo que já conhecemos deste atleta que possui bom condicionamento físico, massss...tecnicamente é sofrível!! Nota 4.

RAPHAEL SILVA voltou depois de 3 meses afastado por lesão e não comprometeu, pelo menos individualmente! Mas fez parte de uma equipe totalmente confusa...Nota 5.

Outro “5” pra EDSON BORGES. Se não cometeu erros atrás, quando foi à frente desperdiçou oportunidade clara pra empatar em lance na área do Paysandu.

DIEGO GIARETTA cumpriu seu papel de lateral...só que não apoiou em nenhum momento! Nota 4.

BARRETO jogou muito mal! Perdido em campo, chegava atrasado na marcação e errou muitos passes. Nota 3.

RICARDINHO também deu “botes” errados...exagerou nas faltas e acabou substituído. Nota 4.

CAÍQUE VALDÍVIA tem sido o tipo do jogador de muito toque de bola, contudo sem objetividade. Passes pro lado não solucionam problemas da falta de criatividade do meio! Nota 5.

ALEX MARANHÃO apareceu bastante...nas bolas paradas! Só! No jogo “corrido”, esteve “sumido” em campo! Nota 4.

SILVINHO tentou muitos dribles e jogadas de ataque! No entanto, pouco conseguiu...efetivamente! Nota 5.

LUCÃO, se continuar assim, vai terminar o campeonato “morrendo de fome”! A bola não chega e ele também não se ajuda pra arriscar um chute de fora da área! Nota 4.

Entraram JOÃO HENRIQUE, com um pouco mais de movimentação no meio, nota 6; MOISÉS, pra melhorar o setor de ataque, mas não conseguiu...nota 3; e, outro “3” também pra CAIO RANGEL que, faz tempo, não consegue jogar nem metade do que jogou no 1º turno!

Quanto ao técnico BETO CAMPOS...é a quarta derrota consecutiva e um futebol de baixa qualidade, de novo! Tem se mostrado passivo e aceitando uma situação que está levando o Criciúma pra “zona” mais perigosa da tabela de classificação!! Erros de passes sobraram em Belém...o time não consegue finalizar mais vezes e, parece, que não há mais “leite” nessa “pedra”!! Nota 3 pro treinador do Ti...não, não! Me recuso a chamar “este” Criciúma de tigre!!

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Quem deve ficar pra 2.018??

A questão do comando no Depto. de Futebol é prioritária!! Ora bolas...se Édson Gaúcho dispõe de extremo prestígio junto ao presidente Jaime Dal Farra, então ele, Édson, deve realmente ditar as regras no futebol do Clube, inclusive, definir a comissão técnica e montar o plantel de atletas. Quanto a Beto Campos, o vejo como bom profissional e na altura do Criciúma de hoje. Mas, não sei se volta pro RS em razão do compromisso assumido com o Novo Hamburgo. E, da mesma forma, tenho dúvidas se os próprios dirigentes do Criciúma vão querer ficar com ele...!! Há quem diga que Cléber Gaúcho, hoje um dos treinadores da base, trazido por Édson Valandro , pode começar a temporada do ano que vem no time de cima...!! Bem...depois de definir quem vai realmente mandar e desmandar no futebol, será preciso, de novo, promover as modificações mais do que necessárias no grupo de atletas!! E, por sinal, aparar algumas arestas em razão deste áudio enviado a um amigo. O linck está em https://www.4oito.com.br/blog/joao-nassif/post/edson-gaucho-detona-os-jogadores-790 do amigo João Nassif.

Mas, sobre a manutenção ou saída deste ou daquele, expresso opinião privilegiando o futebol na sua essência! Portanto, independentemente das questões contratuais!! E, entendo que, de goleiros, o Criciúma está bem servido! Com Luiz(foto), Edson, a volta de Ronaldo Zílio e o complemento natural com garotos que vem “subindo”...tranquilamente dá pra encarar 2018! Já, sobre os laterais...nenhum dos que jogaram têm “bola suficiente” pra ficar  no Criciúma!! Na direita, digamos que a situação é crítica!! Maicon Silva e Diogo Matheus devem seguir suas respectivas carreiras em outro clube. Não no Criciúma!! No lado esquerdo também será preciso contratar!! Até porque, Diego Giaretta tem que ser aproveitado como zagueiro!! Quanto aos defensores de área, por incrível que pareça ainda acredito no potencial de Édson Borges! E, os demais, já provaram que possuem razoável capacidade!

No meio, o futebol que Jocinei tem jogado é muito inferior ao que realmente o Criciúma precisa!! Douglas Moreira e Barreto(ambos na foto) são atletas revelados “na casa” e devem, sim, continuar jogando!! Tenho minhas dúvidas quanto a Ricardinho e Caíque Valdívia! Ainda sobre o meio de campo, é urgente o “descobrimento” ou a vinda de um meia!! Aquele tão sonhado 10 que, faz tempo, não vimos com a camisa do Criciúma!! Alex Maranhão(foto), reconheço, melhorou em relação a si próprio! Contudo, não é nenhum graaande jogador... merecedor de maior destaque!!

Sobre o ataque, entendo que Silvinho e Lucão são os melhores que o atual plantel possui. Não cito a meninada que vem subindo da base, pois penso que estes devem ser bem avaliados antes de qualquer decisão. Em relação a Moisés, tem se mostrado jogador comum...e, Pitbul é bom “corredor”! Só!! Importante frisar que, pelas informações recebidas e conforme as investigações sempre de credibilidade do Passarinho Arrepiado, as pretensões do Criciúma para a próxima temporada não são muito diferentes das que estamos vendo este ano! Ou seja, de apenas “tentar” ganhar o Estadual e manter-se na Série B do Campeonato Brasileiro. Qualquer coisa além disso, com certeza, estará acima de qualquer expectativa! Até porque, pelo visto não haverá incremento financeiro para que grandes contratações sejam viabilizadas!! Novamente, “vamos” de bom(será?) e barato!!

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Os melhores do mundo!!

Quem não gostaria de ter em seu time do coração uma seleção com os melhores jogadores do mundo?? Ora bolas...meio que óbvio pra quem gosta do futebol bem jogado!! Afinal, na festa em Londres onde a FIFA promoveu badalado evento, uma verdadeira constelação foi, eu diria, facilmente escolhida!! Digo isso porque, apesar de termos bons jogadores espalhados pelo mundo inteiro, não foi nada difícil apontar os verdadeiros craques no futebol da atualidade!! Particularmente, não tenho nenhuma contestação em relação aos que foram agraciados com tal premiação!! Seleção do mundo...hoje?? Pois bem: Buffon (Juventus), Daniel Alves (PSG), Sergio Ramos (Real Madrid), Bonucci (Milan) e Marcelo; Modric (Real Madrid), Kroos (Iniesta) e Iniesta (Barcelona); Neymar (PSG), Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).
Resultado de imagem para FOTOS DA SELEÇÃO DO MUNDO FIFA 2017

PRÊMIO PUSKAS
O gol mais bonito do ano foi de Olivier Giroud, um espetacular tento, muito plástico, anotado na Premier League, pelo Arsenal, contra o Crystal Palace.

Olivier Giroud leva o Prêmio Puskas











MELHOR TÉCNICO DO ANO
O melhor treinador do mundo em 2017 no futebol masculino foi, como esperado, Zinedine Zidane. Melhor do mundo três vezes como jogador, o francês foi eleito o melhor treinador pela primeira vez e com todos os méritos. Dono de um trabalho espetacular no Real Madrid, na última temporada, Zizou ganhou o bicampeonato da Champions League, além do Mundial de Clubes, de La Liga e da Supercopa da Europa.
Zinedine Zidane & Pemain/Pelatih Pemenang Liga Champions

MELHOR GOLEIRO DO ANO
Com toda a justiça, Gianluigi Buffon, o mito da Juventus e da Itália, foi eleito o melhor goleiro da última temporada. Aos 39 anos, o mítico goleiro foi mais uma vez um dos destaques da Vecchia Signora, que manteve a hegemonia doméstica com os títulos da Serie A e da Coppa Italia, e foi vice-campeã da Champions League. Foram vários milagres e grandes atuações ao longo do ano, e o veterano foi merecidamente homenageado e ganhou o prêmio.
Gianluigi Buffon Juventus Turin 18102017

MELHORES TORCEDORES DO ANO
Uma das torcidas mais fanáticas do mundo foi merecidamente homenageada. Entre tantos momentos épicos e emocionantes, o Celtic ganhou o prêmio da torcida no The Best. O clube, que tem um significado ainda maior que o futebol, arrepiou o mundo em vários momentos na última temporada com mosaicos, cantos e homenagens.
Celtic fans

MELHOR TREINADORA DO ANO
Já no futebol feminino, a melhor treinadora do ano foi Sarina Wiegman. E com justiça, ela comandou a Holanda no título europeu feminino. Se no masculino, a Laranja Mecânica decepcionou ficando de fora da Euro 2016 e da Copa do Mundo de 2018, no futebol feminino, a Oranje é campeã europeia.
Sarina Wiegman Netherlands

PRÊMIO FAIR PLAY
Francis Koné, jogador do FC Slovako, da Liga Tcheca, ganhou a premiação por seu ato heróico durante uma partida do campeonato local. Ele salvou a vida do goleiro adversário.
Francis Kone Berkovec

MELHOR JOGADORA
A holandesa Lieke Martens foi eleita a melhor jogadora no futebol feminino. Ela concorreu com a venezuelana Deyna Castellanos e a sempre favorita Carli Lloyd, dos Estados Unidos. Lieke ajudou a Holanda a conquistar o título europeu de seleções.
Lieke Martens Netherlands

MELHOR JOGADOR
Prevaleceu o que todos já esperavam. Cristiano Ronaldo levou a melhor sobre Messi e Neymar: recebeu, pela quinta vez, o prêmio de melhor jogador do mundo. O português foi campeão espanhol e europeu com o Real Madrid, além de ter sido artilheiro da Champions League 2016-17, com 12 gols.
Neymar Cristiano Ronaldo Lionel Messi 2017 FIFA The Best 23102017


(Colaboração:goal.com)

domingo, 22 de outubro de 2017

Arbitragem prejudicou o Criciúma! Mas, não dá pra tirar os méritos do adversário!!

Ficou bastante claro que o Sr. Wagner Reway atrapalhou a vida do Criciúma no jogo contra o Internacional! Afinal, ele não deu uma penalidade clara em cima de Silvinho quando o placar estava 2 a 2! Muito embora, se frise, o referido árbitro também foi tolerante com Barreto que levou cartão amarelo no começo da partida e depois fez, pelo menos, mais duas faltas onde poderia ter sido expulso! Contudo, há de se ressaltar que a defesa do Criciúma falhou em lances cruciais! Nas 3 conquistas do Internacional, Maicon Silva fez gol contra em lance que poderia ter sido evitado; o goleiro e o “miolo” de zaga do Criciúma deixaram o Inter tocar na bola duas vezes dentro da pequena área até a conclusão pro 2º gol; e, Diego Giaretta ficou “parado” no lance que definiu os 3 a 2 pró colorado. Além disso, na 1ª etapa o Criciúma deu muitos espaços para que o bom time do Inter ficasse tocando a bola de pé em pé. E, não precisa entender muito de futebol pra notar que o time gaúcho possui uma equipe bem mais qualificada, sob todos os aspectos, comparando com o Criciúma! No “rescaldo”, bom jogo com períodos distintos e um público que superou os 10 mil torcedores, recorde do ano no Heriberto Hülse!! Obs.: Foto abaixo com crédito para o globo.com.

Rendimento individual dos jogadores do Criciúma:
Na jogada do 2º gol sofrido pelo Tigre, o goleiro LUIZ poderia ter sido mais ágil...rápido, pra pelo menos tentar impedir que a bola “pingasse” pro Inter concluir. Nota 5.

Novamente vimos MAICON SILVA correr muito e jogar pouco! De lateral-direito o Criciúma se serviu MUITO MAL nesta temporada! No jogo diante do Inter, o “2” tricolor fez gol contra num lance em que esbanjou suas deficiências!! Nota 3...por sua “vontade”!!

A linha de zaga do Criciúma teve bastante trabalho pra marcar as investidas do adversário! Houve falha no 2º gol e, além disso, em outros lances ocorreram erros em “tempo de bola” e sentido de cobertura! Nota 4 pra NINO e EDSON BORGES.

Outro “4” pra DIEGO GIARETTA. Calculou mal a linha de impedimento na jogada do gol de Carlos, o 3º do Internacional. Além disso, não “se achou” quando tinha que acompanhar as jogadas de velocidade do bom William Pottker.

No meio de campo, BARRETO “exagerou na dose” ao marcar D’Alessandro e demais jogadores do setor de armação colorado! Levou cartão cedo e escapou de ser expulso! Nota 5.

RICARDINHO voltou a ser o guerreiro de outros jogos. É jogador de limitações técnicas, mas se supera por sempre demonstrar muita luta e dedicação! Nota 6.

Quem também tem se mostrado participativo nos jogos e espírito coletivo, com bom toque de bola e movimentação, é CAÍQUE VALDÍVIA. Nota 7.

ALEX MARANHÃO, da mesma forma, evoluiu em relação a si próprio! Bola parada é com ele!! A sequência de jogos tem feito bem pro “10” do Tigre! Nota 7.

No ataque, SILVINHO continua sendo o que o Criciúma tem de melhor...inclusive, já há um bom tempo!! Tem visão de jogo, velocidade e boa finalização! Nota 7.

LUCÃO, apesar da boa marcação dos defensores oponentes, conseguiu “segurar” a bola na frente. Se movimentou bem e deu opção para os companheiros de aproximação. Nota 6.

Foram usados, ainda, DOUGLAS MOREIRA...que melhorou o rendimento do meio-campo, nota 6; e, JOÃO HENRIQUE e FABINHO ALVES, que atuaram poucos minutos, sem muita participação coletiva...deixemos sem nota.

Quanto ao técnico BETO CAMPOS, fez as substituições necessárias e corrigiu os erros na conversa de intervalo. É mais um treinador que passa pelo Criciúma tentando tirar “leite de pedra” e, vez por outra, conseguindo...ou não! Nota 6.