quarta-feira, 19 de julho de 2023

Por que hoje é o Dia Nacional do Futebol??

Hoje (19) se comemora o DIA NACIONAL DO FUTEBOL Não é feriado, mas a data celebra o esporte mais amado do país. Desde 1976, o dia, escolhido pela CBD (Confederação Brasileira de Desporto), que depois viraria CBF (Confederação Brasileira de Futebol), presta homenagem ao clube de futebol mais antigo do país: o Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande, no litoral sul do Rio Grande do Sul. Fundado em 19 de julho de 1900, o Vovô, como é chamado, mantém atividade ininterruptamente até hoje no futebol gaúcho.


Mas não teve ninguém antes? 

O amante do futebol mais atento fatalmente está inclinado a considerar a afirmação sobre o clube gaúcho ser o mais antigo do país um erro. Basta pensar na data de fundação de um dos maiores clubes do Brasil, o Flamengo: 17 de novembro de 1895. Porém, o nome completo do Rubro-Negro explica tal situação. O Clube de Regatas Flamengo não nasceu com um clube de futebol. Há outros exemplos de clubes fundados antes do Rio Grande, como Vitória, fundado em 1899, e Vasco, fundado em 1898. Mas, a exemplo do Fla, nenhum deles iniciou suas atividades exclusivamente com o futebol. Os cariocas também nasceram dos esportes náuticos, enquanto os baianos tiveram origem como um clube de críquete. Além disso, existiam equipes em atividade na época, principalmente no Estado de São Paulo, como SPAC, Internacional e Mackenzie College. Mas todos eles interromperam ou fecharam definitivamente as atividades em algum momento, deixando o clube da região mais ao Sul do Brasil como 'ancião do futebol'.

Rixa com a Ponte Preta. 

Mas nem todo mundo está satisfeito com isso. A Ponte Preta discorda do posto histórico ocupado pelo Rio Grande. Fundada 23 dias depois, a equipe de Campinas alega que os gaúchos interromperam suas atividades e, por isso, estariam em situação semelhante a seus antecessores. O questionamento da Ponte aponta para três anos: 1972, A equipe ainda alega ter documentos que provam a interrupção das atividades dos gaúchos. O Rio Grande rebate afirmando que nunca parou suas atividades. "O que a Ponte Preta faz é uma insanidade. Até porque nós temos demonstrado e comprovado por documentos que o Rio Grande é o clube de futebol mais antigo do Brasil e que jamais interrompeu suas atividades esportivas. Temos documentos completos, somos reconhecidos pela Fifa e pela CBF. A Ponte Preta deveria cuidar mais da vida dela", declarou o presidente Cláudio Diaz, ao UOL Esporte. A Federação Gaúcha de Futebol declara que o Rio Grande nunca solicitou desligamento ou deixou de renovar sua licença anual.

Inspiração e queda.

O Rio Grande foi inspiração para boa parte do futebol gaúcho. Inicialmente, o clube realizava partidas de exibição por diversas cidades para promover o esporte. Em 1901, atuou em Pelotas. Em 1903, uma partida realizada por dois times do próprio clube, foi o primeiro jogo de futebol registrado na história de Porto Alegre. Conta-se que tal partida serviu de inspiração para a fundação do Grêmio, dias mais tarde. O Vovô tem na história a conquista do Campeonato Gaúcho das três divisões, além de dois títulos do interior, 17 Citadinos, e outras taças importantes do passado. 

.

Informações de matéria publicada no site do Uol.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Erro crasso do bandeirinha e apatia ofensiva contribuíram pra derrota do Criciúma.

Dentro do que vi foram estes os principais fatores para que o Criciúma perdesse sua invencibilidade, de seis jogos, no Campeonato Brasileiro. O equívoco, pra mim imperdoável, do auxiliar de número dois, Jefferson Cleiton Piva da Silva, do Paraná, mais a pouca inspiração do sistema ofensivo do Criciúma, acabaram sendo decisivos para a derrota em Ribeirão Preto, pro Botafogo, 1 a 0. Assim, o Tigre deixou escapar uma chance de ouro pra reassumir a liderança da competição! Menos mal que, independentemente do que acontecer no restante da rodada, o Criciúma não sai do G-4.

Quanto à falha do bandeirinha(foto), o protocolo FIFA indica que um lance de possível impedimento necessita ser concluído para que, em caso de anulação ou confirmação da jogada, o VAR interfira ou não. E...o instante polêmico se deu a 11 minutos da etapa final. O atacante Fabinho foi lançado no ataque e o "bandeira" assinalou impedimento. O atleta do Tigre chegou a driblar  o goleiro Matheus Albino e bater para o gol, mas a jogada já estava parada. Ou seja, ERRO GROTESCO da arbitragem que não deixou o lance seguir para, depois, ser analisado pelo VAR!

No mais, não dá pra reclamar muito porque faltou, ao Criciúma, maior agressividade e objetividade, do meio pra frente, pra poder criar perigo à meta adversária. Num todo, os comandados de Claudio Tencati ficaram mais com a bola, só que não assustaram a defesa do Botafogo. O gol dos paulistas saiu depois de cobrança de escanteio quando Osman apareceu livre pra cabecear. E, poucos minutos depois da merecida expulsão de Fabinho. Claro que há de se lamentar a derrota! Massss...entendo que é situação normal dentro de um torneio longo, onde manter regularidade de bons resultados é desafio quase impossível de ser alcançado! Sábado (23) tem mais: o Novorizontino, em casa!