sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Ferrolho não resolveu em Salvador! E...quanta displicência, Hélio Paraíba!!

O Criciúma jogou pra se defender durante todo o 1º tempo e, no 2º o próprio Bahia diminuiu a pressão que havia exercido anteriormente. Mas, curiosamente, os gols da partida saíram quando o Tigre parou de se acovardar! Quem acompanha o que o Criciúma tem feito neste Campeonato Brasileiro já sabia que o comportamento na Arena Salvador seria aquele que realmente vimos! Um time que entrou em campo priorizando demasiadamente a sua retaguarda...abdicando da parte ofensiva e até mesmo de contra-atacar!! Os dois a zero pro time da casa acabou sendo um placar justo! Quem procurou ficar mais com a bola, inclusive no campo de ataque pra encurralar o adversário: quem conseguiu as melhores chances e teve até duas bolas na trave...foi o Bahia! Não há o que contestar pois o Criciúma não fez por merecer melhor sorte...quebrando uma invencibilidade de três jogos!!

Nos lances decisivos...29 minutos da etapa complementar, após jogada pela esquerda, a conclusão fatal foi de Vítor Rangel(foto em destaque): Bahia 1 a 0. A 39, na única oportunidade real de gol que teve o Criciúma, Roberto entrou em velocidade pela meia-esquerda e “pifou” Hélio Paraíba. Com o goleiro batido...o atacante do Tigre demorou muuuiiito pra finalizar, dando tempo pra chegada de dois zagueiros baianos que evitaram o tento de empate. Escanteio e...na saída rápida para o ataque, Edigar Júnio serviu Luiz Antônio que “matou” o jogo: 2 a 0!

Individualmente:
LUIZ fez algumas boas defesas e não pôde evitar os gols marcados pelo Bahia. Nota 6.

PAULO CÉSAR foi totalmente envolvido na jogada que originou o 1º gol sofrido pelo Criciúma. Além disso, novamente apoiou muito pouco e, defensivamente, errou passes e teve até problemas de domínio de bola! Fico me perguntando...como é que esse jogador já foi convocado sete vezes pra seleção do Chile?? Nota 3.

RAPHAEL SILVA foi um dos poucos que se salvou em comparação com os demais. Esteve firme na marcação e buscou sempre se antecipar aos bons atacantes do Bahia. Nota 6.

DIEGO GIARETTA, a exemplo do seu companheiro de zaga, teve bastante trabalho em razão do esquema de jogo adotado pelo Criciúma...sem opção de saída pro ataque. Sua atuação, pelo menos, não comprometeu! Nota 6.

MARLON é outro que merece um “6”. Tem bom futebol o garoto, masss...lhe falta mais ousadia pra atacar!

No meio...todos acabaram sobrecarregados porque o Bahia pressionava e o Criciúma não soube sair de tal situação! O volante BARRETO correu muito, marcou e se desgastou! Nota 6.

Com rendimento abaixo do que apresentou nos primeiros jogos, FELIPE GUEDES vem cumprindo uma função tática pelo lado esquerdo. Entretanto, fica meio que “desaparecido” na partida...e, por conseqüência, sua atuação comprometida! Nota 5.

Quanto a DOUGLAS MOREIRA, outra vez um jogador que ajudou muito Barreto na marcação! Como sempre...é o “motorzinho” do meio-campo e uma das principais peças do limitado time de Roberto Cavalo. Nota 6.

CAÍQUE VALDÍVIA chegou à exaustão e acabou substituído. Apareceu pouco na frente porque o Criciúma raramente foi ao ataque! Nota 5.

Entre os atacantes, ROBERTO não realizou bom jogo como nas últimas vezes que vimos. Foi bem marcado e, além do mais, ficava quase isolado no ataque! Nota 5.

JHEIMY ajudou mais a marcar do que, propriamente, atacou! Produziu muito pouco e não deu, sequer, um chute a gol!! Nota 4.

Entraram RICARDINHO...que prefiro deixar sem nota em razão do pouco 
tempo que esteve em campo; e, PITBÚL que passou a ser uma opção de velocidade pela esquerda, pra tentar “desafogar” o Tigre! Nota 5.

Ainda foi usado HÉLIO PARAÍBA! Lamentável sua displicência no lance em que houve a chance pra empatar a partida, acabou sendo decisiva! A 2ª conquista do Bahia saiu justamente porque ele desperdiçou “chance de ouro”. Se tivesse marcado...não haveria o contra-ataque do Bahia e, por conseqüência, este 2º gol não teria acontecido...pelo menos da forma como aconteceu!! Imperdoável a negligência, no referido lance, do ex-Guarani de Palhoça!! Nota 2!!

Sobre o técnico ROBERTO CAVALO armou sua equipe, claramente, com idéias de só se defender e tentar explorar um ou outro eventual contra-ataque. Desta vez não deu certo porque enfrentou um time que tem alguns bons jogadores e que joga em velocidade... pressionando sempre a equipe adversária! Atuou assim diante do Brasil e ganhou! Contra o Bahia, contudo, a estratégia não surtiu o efeito desejado!! Nota 5 pro técnico do Tigre!! Terça-feira(04/10) tem mais: o Tupi, em Juíz de Fora.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Rapidinhas...

Que postura o Criciúma deverá ter na Arena Fonte Nova?? Posso estar sendo repetitivo...massss, não dá pra ficar só atrás, se defendendo, jogando contra um time que objetiva os mesmos ideais que o Criciúma no Campeonato Brasileiro. O Bahia tem freqüentado o G-4 e vai fazer o possível pra retornar e permanecer. Joga em casa e, com certeza, vai pressionar o Tigre a qualquer custo! Em relação à proposta de jogo a ser empregada pelo Criciúma, já sabemos...será defensiva...tentando explorar a velocidade de Roberto em contra-ataques. Se o sistema de marcação for sólido e souber jogar quando estiver com a posse de bola, Roberto Cavalo e cia. poderão pontuar em Salvador!

Depois que Gustavo foi pro Corínthians, o Criciúma está, claramente, carecendo de um centroavante que saiba meter a bola pra dentro! Diante do Bahia, outra vez Jheimy deve ser o escolhido da camisa “9”. Contudo, nem ele...ou Hélio Paraíba e Bruno Baio têm dado conta do recado!! Há uma outra defecção notada na lateral-direita! Paulo Cesar também não correspondeu, ainda!! Ou seja, o futebol de Ezequiel está fazendo falta!! Me agrada a volta de Marlon que, se é aproveitado numa Seleção Brasileira Sub-20, como explicar sua reserva no Criciúma?? Na demais posições...Roberto Cavalo escala o que tem de melhor...diante das limitações técnicas que há no plantel!!

A Chapecoense continua fazendo história no futebol de Santa Catarina! Sua classificação para as quartas de final na Copa Sul-Americana, em jogo diante do Independiente, na Arena Condá, foi mais uma mostra do grande momento que vive o futebol do Oeste! Destaque pro goleiro Danilo(foto) que defendeu QUATRO pênaltes!!  Inveja? Não! Admiração...sim!! Temos de reconhecer que, hoje, estamos “num andar abaixo” deles! Se antes...há 8, 10 ou 15 anos atrás quem se destacava em nível nacional era Criciúma, Figueirense ou Avaí... agora, o “time da moda” é a “Chape”!!

Não gostei do que vi em relação ao jogo Criciúma 1 Grêmio 1, Copa do Brasil Sub-20, nesta semana. Sei que há bons profissionais na “escola” de formação das categorias de base do Criciúma. Massss... pelo que vi, baixa qualificação técnica apresentada por quem esteve em campo. Quem viu os goleiros Roberto, Fabiano e Zé Carlos; os laterais Maicon Sisenando e Uêndel; os zagueiros Wilson, Sílvio Criciúma, Alexandre Lopes, Ânderson Bill e Jean da Rolt, os volantes Juliano e Cléber Orleans; os meias Douglas, Ânderson Silva; além dos atacantes Mahicon Librelato, Ânderson Lobão e lááá atrás, Edmílson Mondardo...e vê os atletas “revelados” hoje, nota uma grande diferença!! Claro que há outros, mas, todos estes citados aqui seguiram carreira como atletas profissionais de futebol!! Alguns, inclusive com bastante sucesso no Brasil e no exterior!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Liberdade de expressão.

Como é bom morar num país que preza pela democracia! Já imaginaram se estivéssemos em Cuba, Irã, Coréia do Norte e outras terras onde há restrições quanto à opiniões ou formas de pensar?? Muito ruím! Não é mesmo?! Então... estamos num Brasil que precisa melhorar MUITO em tudo quanto é questão social! Masss...graças a Deus, podemos nos expressar através de posições tomadas, conceitos e concepções! Claro que há exageros, principalmente nas redes sociais onde todo mundo diz o que quer...muitas vezes desrespeitando este ou aquele! Contudo, meu velho pai...o “sêo” Gilberto Avelino Custódio soube me ensinar a ser educado! Além disso, respeito é bom e todo mundo gosta...já dizia um velho ditado! Infelizmente, nem todos merecem tal consideração e, até mesmo, agem com o intuito de provocar, “pedindo” revanchismo!! E é justamente nesses momentos que precisamos demonstrar serenidade e calma pra lidar com situações adversas.

Fiquei sabendo que fui achincalhado por colegas de imprensa e até alguns ditos “amigos” porque gravei um vídeo com comentário no Facebook me posicionando publicamente com relação a princípios políticos. Ora bolas...quanta hipocrisia!! Que mal há nisso?? Alguém me disse: “Mas, Gilberto...você é uma pessoa pública!”. Sim...sou! E o que tem de mais nisso?? O termo “pessoa pública” pode ser usado pro Pedro, pro José, pro Gilberto, pro João e pra todos nós que somos, sim, cidadãos!! Não me considero melhor ou “mais” do que ninguém!! E...a quem possa interessar, continuo minha vida profissional como cronista esportivo e que também gosta de dizer e escrever sobre assuntos diversos que estão ou não em evidência! Em relação a posições e idéias, em todos os veículos de comunicação que trabalhei nunca me disseram pra falar ou deixar de discorrer sobre isso ou aquilo! Diferente do que muita gente pensa não há cerceamento ou “Lei da Mordaça” por parte de quem manda ou é dono...entenderam?? Cada um é livre pra expor seus pensamentos... assumindo o que diz!! Nos Estados Unidos, recentemente, um dos maiores jornais do mundo, o The New York Times, declarou abertamente seu apoio à Hillary Clinton nas eleições presidenciais norte-americanas. Palmas pra eles por não ficarem escondidos ou “em cima do muro” e, depois, “caindo” pro lado ganhador!! Huummm...!!!

           Dr. Beirão
 Dr. Ghëdin
Depois de uma experiência que não deu “muito certo” com utilização de vídeos neste espaço...retornamos com nossas opiniões escritas e tecladas. Antigamente se dizia “datilografadas”!! Num tempo em que o Passarinho Arrepiado nem sonhava em vir ao mundo!! Hoje o abraço dele vai pra...?? “Giba...quero enviar um abração mesmo pra duas pessoas que tenho muita consideração, fazem um trabalho de altíssimo nível na área médica e, lamenta-se, não estão mais no Criciúma E. C.! Trata-se do Dr. Marcelo Emílio Beirão e do Dr. José Carlos Ghëdin(fotos acima). A dupla é bastante conhecida no meio do futebol porque ambos vivenciaram “anos a fio” o Criciúma e deixaram uma folha de serviços prestados que dificilmente será igualada!! Tivemos o prazer e a satisfação de convívio quase que diário com Beirão e Ghëdin...podendo comprovar em cada um sua competência! Mesmo levando em consideração os profissionais da área médica que hoje estão no Criciúma, tanto Dr. Beirão quanto Dr. Ghëdin...com certeza, fazem falta no Clube!! 

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Paciência com o Bruno Baio!! Huummmm...!!


Paciência com o Bruno Baio! Ele poderá ser o "novo Gustavo"!! E...quem tem mais condições de acesso pra Série A? Tigre ou Leão?? Acho q vamos ter só um na Série B em 2.017!! Assuntos que abordo neste vídeo pra coluna de hoje.
Pela primeira vez estou inserindo um vídeo de gravação com comentário no Blog. Acompanhe e opine!!
(Se não conseguir abrir, o línck é https://www.facebook.com/criciumanews/?fref=ts)

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Quem sobe? Criciúma ou Avaí?? Os dois??

Penso que não! É apenas uma idéia de momento....massss, acredito que somente um dos dois de Santa Catarina vai voltar a curtir a Série A do Campeonato Brasileiro em 2.017! Sei que ainda faltam 11 rodadas pro término da competição. De qualquer modo, por aquilo que se observa, imagino que...ou Tigre, ou Leão...um dos dois, vai estar na elite do futebol nacional ano que vem. No meu entendimento, Vasco e Atlético de Goiás, respectivamente com 51 e 48 pontos, devem ficar com duas das quatro vagas. Os outros dois lugares no G-4 deverão ser ocupados por Bahia, Ceará, Criciúma, Avaí ou Náutico...não necessariamente nessa ordem de tendência! Até porque, o Londrina cresceu nas últimas rodadas e, CRB e Brasil de Pelotas têm visitado a zona de classificação com freqüência. Insisto que, restando ainda 11 jogos pra cada um fazer, as coisas podem modificar e toda e qualquer previsão vai por “água abaixo”!! No linck http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/ você também pode tirar suas conclusões.
Sobre os dois catarinenses, está claro que tanto Avaí, hoje 3º colocado; e, Criciúma, 7º, melhoraram de rendimento de forma considerável nos últimos jogos. O futebol de ambos, na sua essência...nada de vistoso! Mas, o quesito competitividade elevou bastante o índice! Nas duas rodadas que se seguem o Avaí terá ligeira vantagem sobre o Criciúma por enfrentar dois adversários que estão abaixo de si na tabela e em seu estádio, a Ressacada. No caso, Paysandu e Goiás. Por sua vez, o Tigre estará em Salvador e Juiz de Fora nos próximos oito dias. Imagine você leitor e blogueiro...se o Avaí ganhar esses dois jogos na sequência?? Irá a 48 pontos e ficará numa situação bastante favorável pra buscar permanência no G-4 até o fim do torneio. Para o Criciúma, também, a mesma matemática. Ou seja, vencendo o Bahia e o Tupi, com certeza, também estará entre os quatro primeiros! Obviamente que, ganhar do Bahia lá na Arena Fonte Nova tende a ser uma tarefa complicada!! De qualquer modo, se analisarmos a situação de Avaí e Criciúma há 4 ou 5 rodadas passadas, chegaremos à conclusão de que houve evolução e, hoje, tanto o Azurra quando o Tricolor estão, sim, na briga pelo acesso!!

E, se o “clima” por aqui e em Florianópolis anda mais positivo do que antes, em Joinville a coisa está cada vez mais obscura... atribulada! O Joinville que estreou o técnico Ramon Menezes diante do Avaí...perdeu, de novo!! Troca treinador, contrata aqui e ali e não tem jeito!! O time continua na zona do rebaixamento com a segunda pior campanha, até o momento! Tem 24 pontos...7 atrás do primeiro que não cai, no caso o Oeste que tem 31! Convenhamos, uma situação que só não é irreversível porque o futebol não tem lógica! Pra piorar, o time pega o vice-líder Atlético, em Goiânia, nesta terça-feira(27) e ainda corre sério risco de perder mando de campo por causa de explosivos e outros objetos atirados ao gramado durante a derrota pro Avaí, na última sexta-feira(23), na Arena. Que urucubaca, hein??

O abraço do Passarinho Arrepiado, hoje, vai pra quem? “Olha Gilberto... assim como você, sou um saudosista assumido!! Pois... meu abraço de hoje vai pra Raquel Borges Pandóssio, mãe da Alessandra e do Raphael...e, esposa do nosso querido Alexandre Pandóssio que, infelizmente, nos deixou em fevereiro do ano passado! Alexandre foi o maior goleiro da história do Criciúma Esporte Clube e Raquel sua eterna esposa e companheira! Uma guerreira que sempre esteve ao lado do marido e dos filhos... inclusive nos momentos mais difíceis que a família passou! Pra quem não sabe, quando Alexandre não conseguia colocação profissional depois de ter encerrado a carreira de atleta, foi a D. Raquel Pandóssio quem “segurou as pontas”!! Mesmo com a morte de Alexandre, Raquel e seus filhos continuam morando em Criciúma ...adotando a cidade pra viver, inclusive num prédio bem pertinho do estádio Heriberto Hülse!! A foto acima,em destaque, mostra a data de 06/06/15 quando as cinzas do goleiraço do Tigre foram jogadas nas duas traves do estádio Heriberto Hülse! Na imagem aparecem Raquel, Raphael e só um “pedacinho” de Alessandra!! Nesta, em baixo, Raquel Pandóssio exibe a camisa que Alexandre usava e um quadro de cimento com as marcas das mãos do goleiro! Quanta saudade...!!!”