sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Sonhos e desejos pra 2.015!!

Por convicção e ideologia...sou cristão! E sou do tempo em que éramos doutrinados assim... para crer em Cristo! Cito isso prá começar a primeira postagem de 2.015...lembrando que o mundo e as pessoas mudaram muito. Algumas coisas que eram certas...corretas, decentes... eram!! Talvez hoje não mais! O proibido...censurado, imoral...em determinadas situações são aceitos e até considerados como justos e direitos! Claramente houve inversão de valores! Tudo em nome da dita evolução?? Não sei...não tenho essa certeza!! As vezes, sou considerado retrógrado, das antigas...em outras, acham que meus pensamentos e conceitos são avançados, acompanhando o crescimento intelectual e cognitivo! Gosto de mim assim e procuro ser o máximo possível compreensível...mas, dentro dos limites!! Agradeço a todos que nos acompanharam em 2.014, especialmente ao nosso principal colaborador, o amigo Lauvir José Albino, da MKF Materiais Elétricos! Temos consciência de que sempre buscamos melhorias em tudo na vida, sejam elas no campo social, profissional e até mesmo pessoal. Então, quem gostou e curtiu o www.gilbertocustodio.blogspot.com.br , que continue nos prestigiando em 2.015!!
Masss...e o que a coluna e o blog querem para o ano que começa?? Olha...sem saúde, paz e Deus não rola nada! Então...que tenhamos muito de tudo isso! E que o “sêo” Antenor não permita tantos erros no Criciúma, não é mesmo?! Afinal, o torcedor merece coisa BEM melhor em 2.015! E é uma “mistureba” de pedidos e anseios que cada um busca, hein? Que o prefeito Márcio Búrigo não deixe os buracos da Av. Centenário se “reproduzirem” tanto! Que o aeroporto de Jaguaruna, finalmente, entre em operação, com vôos regulares! Que o DNIT encontre a solução mais viável e rápida para finalizar as obras de acesso ao túnel do Morro do Formigão e da ponte do Rio Tubarão para que tenhamos de uma vez por todas a conclusão da duplicação na BR-101/Sul. Ah...sem falar na ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Que tudo fique pronto e entregue ao trânsito o mais breve possível!! De outro modo, o que foi roubado da Petrobrás seja devolvido e os culpados...presos!! E que político corrupto seja banido da função e devidamente punido!! (Ah...pára né Gilberto! Só em sonho dos sonhos, essa da Petrobrás e da corrupção!!!)

Que o Hospital Santa Catarina funcione de forma adequada e o Hospital São José não ameace pela “enésima” vez deixar de atender pelo SUS! E a SC-445? Duplicação o quanto antes! Ela não comporta mais o movimento que recebe! E a tal de Via Rápida? Que o Governo Estadual pague os proprietários desapropriados dos terrenos no referido trajeto e que Criciúma ganhe um acesso mais tranqüilo à BR-101! Sobre os nossos representantes políticos em nível estadual ou federal...gostaria que trabalhassem MUITO pelo Sul! Sem qualquer dúvida, é a região do Estado mais carente de recursos e precisa muito de força política!

O Passarinho Arrepiado, “on line”, ressalta pra não esquecer de pedir para que a rede de TV aquela...“táisx compreendendo?”...aquela que também tem um jornal em nível estadual(pelo menos no nome) não seja tão imparcial em suas opiniões e noticiários, “puxando” só pra Capital. Nunca é demais lembrar a eles que se dizem tão entendedores do jornalismo de cobertura, que o Norte, a Região Serrana, o Oeste, o Sul...todas também são catarinenses! Não somente a Grande Florianópolis!! O Arrepiado também lembra das questões humanitárias. Menos trairagem, né gente!! Mais respeito...menos agressividade no trânsito...mais solidariedade... menos besteira e desaforos no facebook...mais cultura, menos bobagem dita e escrita na mídia!! Obrigado a Deus e que Ele nos proporcione um muito bom 2.015!!

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Há 13 anos...!!

Mais uma história pra revivermos a “seção memória” aqui neste espaço. Fim de dezembro de 2.001 e o Criciúma passou um sufoco danado pra se manter na Série B do Campeonato Brasileiro. Lembram? Como tem problemas o Tigre pra se dar bem em competições nacionais como o Brasileiro, não é mesmo??? Pois bem, era fim de ano...todo mundo já projetando a temporada seguinte e o Criciúma “se lascando” pra poder ficar na 2ª Divisão Nacional! Jogou uma fase de repescagem com o Sergipe que, daquele ano pra cá, “sumiu do mapa” no contexto do futebol brasileiro!

Foi uma espécie de “mata-mata” contra a equipe sergipana. Dois jogos, sendo o primeiro aqui e o segundo no nordeste brasileiro. Na ida, o Tigre se deu bem e meteu 3 a 1, gols de Cristian, Mahicon Librelato e Ernestina, isso no dia 27 de dezembro. Na volta...0 a 0, dia 30, no estádio Lourival Batista, em Aracajú. Quem perdesse dos dois ia ser rebaixado para a Série C!! Todo cuidado era pouco! Mas o Criciúma, treinado por Cuca e, com algumas manobras políticas conseguiu seus objetivos.

Time base daquele dia de sufoco e tensão, em 30 de dezembro de 2.001: Roberto... inexplicavelmente dispensado pela Ponte Preta e não “querido” pelos atuais dirigentes do Criciúma; Robson, primo do Maicon Sisenando, hoje joga futebol amador quando a “barriga” deixa; Lúcio Surubim, atual comentarista do Sportv/Recife; Luciano, hoje com 36 anos e ainda joga por campos do nordeste e centro-oeste do País; Dione, um volante descoberto no futebol de Pelotas, trazido por Moacir Fernandes, mas que por aqui, jogou muito pouco. Depois ainda colocou o clube na justiça para ser liberado sem ônus!! Seguindo com a escalação, daquela partida contra o Sergipe...André Gheller, volante que veio do Inter e também não mostrou grande coisa; Juliano...da casa e as vezes atrapalhado por problemas familiares que prejudicaram sua carreira; Paulo César...outro que veio do colorado gaúcho e jogou bem mais no ano seguinte quando da conquista do Brasileiro da Série B; Jéfferson Feijão...trazido do Cruzeiro com razoável aproveitamento aqui e outro que “aprontou” pra sair de graça, através de ação judicial; Ernestina...atacante de alguma qualidade oriundo do futebol gaúcho; e, Crístian, outro centroavante que jogou pouco no Criciúma. Foram aproveitados, ainda, Bruno, filho do Geraldo Pereira, ex-ponta do Joinville, que tinha boa técnica, mas o diabetes o atrapalhava bastante; João Miguel, zagueiro “durão” que foi emprestado pelo Internacional; e, Roberto Diniz, outro jogador para o setor de frente que produziu bem menos do que se esperava! O Criciúma acabou aquela disputa como 22º colocado na classificação geral. O último que não rebaixou. O torneio teve 28 participantes e, a partir do 23º, os clubes sofreram descenso!!

O Passarinho Arrepiado refresca minha memória pra lembrar que, na mesma competição, o Figueirense foi um dos que subiu! Aliás, o regulamento previa dois clubes conquistando o acesso pra série A de 2.002 e, além do alvinegro do Estreito, o Payssandú  também obteve conquista! Ainda sobre o Figueirense, subiu em 2.001 e, de 2.002 até 2.008, permaneceu na Série A do Campeonato Brasileiro. Sete anos...recorde catarinense em participações seguidas na 1ª Divisão!!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Ir ao mercado ou jogar com o que tem?

Mesmo que o presidente Antenor Angeloni, já tenha afirmado que não “vai às compras”, tenho certeza de que o Criciúma precisa de reforços! Só com essa garotada que está aí, alguns que, inclusive, vão jogar a Copa São Paulo e outros até a Taça de Santiago(RS), o Criciúma tende a não obter sucesso no Campeonato Catarinense! Reiteradas vezes defendi em qualquer espaço que tenho pra emitir opinião que sou extremamente favorável ao aproveitamento do pessoal das categorias de base. Entretanto, não um time inteiro de meninos sem grande experiência!!

Conforme as determinações e projeções iniciais do diretor executivo do Depto. de Futebol, Raimundo Queiroz, hoje, são 26 jogadores para o início dos trabalhos a partir do dia 7 de janeiro. Vamos a eles: Bruno e David, goleiros da casa, mais Edson, remanescente do plantel passado...veio do Icasa, teve poucas oportunidades e não se firmou na posição. Massss...digamos que, pra 3º goleiro, é boa opção. Zagueiros...Ianson, Heitor, Iago Maidana e Joílson. À exceção do primeiro, os demais já tiveram oportunidades e não passaram total confiança! Laterais...Eduardo, que não se sabe se fica por causa do salário, um pouco mais alto que os demais; além de Maicon Silva...este que veio do Londrina em 2.014 e nunca “decolou”; e, Ezequiel, que passou por um período emprestado ao Oeste de Itápolis, jogando a Série B. Neste deposita-se muita esperança! Os 3 laterais aqui colocados, todos destros. Pra esquerda, apenas um: Rômulo, que também é da base, estava emprestado a Penapolense, interior de São Paulo. Sobre os volantes, Barreto e Ruan que estavam no sub-20; mais Luizinho Mello...também da base que esteve no Naútico, por empréstimo; e, Ricardinho...que também não se sabe se permanece pois, a exemplo do lateral Eduardo, seu salário é um pouco maior e fora dos atuais padrões financeiros impostos pela direção. Quanto aos meias, Cléber Santana, por exemplo, tem situação indefinida. Os demais são: Vitor Míchels, que também foi cedido ao Náutico até fim deste ano; Caléb, atleta que veio do São Caetano por indicação não sei de quem; e os recém-promovidos Gabriel, Dodi e Roger Guedes. Este, curiosamente, aparece na relação do Clube como meia. Mas foi aproveitado nas últimas partidas do Brasileiro como atacante. E, finalmente, para o setor de frente, Bruno Lopes...ainda uma promessa; Lucca, com seus altos e baixos; Maurinho...que até agora pouco mostrou; e Perea, que foi observado por Cláudio Gomes, quando este ainda era diretor de futebol, numa viagem por alguns países da América. O tal de Perea, dizem, é agressivo, atacante de lado, em quem a Gestão de Ativos aposta bastante. Outro que alguns dirigentes do Criciúma “botam fé” é o centroavante Gustavo. No time júnior, deixou excelente impressão. Mas, entre os profissionais, precisa jogar bem mais!!

E o Passarinho Arrepiado? Andou acompanhando o “jogo das estrelas” nas areias do Balneário Rincão. Na verdade, de famoso mesmo...só ele, o próprio Arrepiado!! O tempo e o clima não muito favoráveis talvez tenham inibido a presença no campo...jogando... de Maicon Sisenando, Douglas e cia. De qualquer modo, valeu pela intenção do ex-jogador Everaldo em promover o evento. Citando a praia do Rincão, ela está literalmente cheia nestes dias de feriado e finais de semana prolongados. As competições de areia já estão movimentando a orla e há promessa de muita badalação! Pena que, o município em si ainda não ofereça estrutura necessária pra receber tanta gente e os atrativos noturnos são poucos!!