sábado, 27 de julho de 2019

Criciúma envergonha o futebol de SC!! E, parabéns ao Figueirense!!

Os caras estão com salários em atraso! Aliás, pelo que fiquei sabendo, a dívida real, com funcionários e boa parte dos atletas, chega a seis meses de inadimplência!! Os jogadores chegaram a se negar pra treinar!! Mesmo assim, o Figueirense honrou sua tradição de time grande em Santa Catarina e lutou MUITO no jogo em que empatou com o Criciúma, no Heriberto Hülse, pelo placar de um a um!! Claro que o treinador Hemerson Maria sabe das limitações que seu time tem e dispôs a equipe com visíveis cuidados defensivos! Se bem que nem precisava tanto!! Afinal, o Figueirense estava enfrentando um dos piores ataques, até o momento, na Série B do Campeonato Brasileiro!!

Durante o jogo, em fria manhã deste sábado(27), na Casa Tricolor, a não ser em uma cabeçada do zagueiro Sandro e através de única jogada individual de Léo Gamalho, nos demais momentos da partida o Criciúma não provocou nenhum outro perigo à meta adversária!! Individualmente, como sempre o goleiro Luiz foi destaque e Wesley, que parece ser o único com “cérebro mais adequado” pra exercer a função de jogador de linha no meio-campo! Além disso, volto a insistir que, quando não há melhor qualidade técnica, é preciso haver superação com amor ao trabalho, dedicação e espírito de luta!! Nada disso foi visto do lato amarelo e preto!! Ao contrário!! Quem demonstrou tudo isso foi o Figueirense!! Os jogadores alvinegros foram raçudos e “esqueceram” em campo os problemas que estão sendo vivenciados fora dele!!

Esse Criciúma dos últimos jogos, Vitória, CRB e Figueirense, com certeza não representa a história de um clube que já foi campeão do Brasil! Os jogadores deveriam sentir vergonha ao sair na rua!! Como encarar de frente uma torcida que é apaixonada e quer ver seu time, pelo menos competitivo, jogando com alma, garra e coração...assim como entoa uma das frases do hino composto por Carlinhos Lacombe!! Integrantes da comissão técnica e dirigentes também têm, cada um, sua parcela de culpa!! Mas, quem bota a camisa, entra em campo e joga são os atletas!! Mas, limitados tecnicamente?? Claro que sim!! Entretanto, no mínimo, com um pouco mais de entrega, de profissionalismo, de vontade!! Não tenho medo de dizer que o Criciúma, no momento, é uma vergonha pro futebol de Santa Catarina!!

sexta-feira, 26 de julho de 2019

O futebol de resultado!

Assunto que quero abordar na postagem de hoje. Me intriga e diz respeito às exigências quanto a se alcançar resultados no futebol, independentemente de planejamento ou estratégia para determinada competição. É simples: ganhou, está tudo bem! Perdeu, nada presta!! Infelizmente continua sendo assim dentro do imediatismo que nos impõe o calendário! Afinal, nos campeonatos estaduais há aqueles que são “obrigados” a ganhar o título e estar sempre na “ponta” da tabela; e, aqueles que jogam o torneio por jogar..., sem grandes pretensões ou lutar pra não ser rebaixado. No máximo, arranjar alguma negociação que tire proveitos financeiros!
Aí, vem a Copa do Brasil onde, para clubes medianos e menores, o objetivo é “passar de fase” pra engordar o caixa! Até porque, as premiações vão aumentando à medida que a competição vai se desenrolando e as etapas sendo vencidas. Depois, o Campeonato Brasileiro com espaço de tempo maior em relação à disputa, iniciando em meados de abril/maio e acabando em novembro/ dezembro. E está bem claro que, no caso do Criciúma, do Figueirense, do Avaí e da Chapecoense...diria os quatro principais, hoje, no futebol catarinense, não necessariamente nesta ordem, há uma pressão muito grande para que o melhor possível seja alcançado!!
Imprensa e, principalmente, torcidas destes clubes não admitem perder um campeonato regional ou estar lá em baixo na tabela do Campeonato Brasileiro! Quanto à Copa do Brasil, até considero que há maior compreensão!! Mas, ai de quem não “brigar lá em cima” pelo Estadual ou de quem estiver mal colocado, seja na Série A e mais ainda na B! E...as questões estruturais e projetos elaborados ficam de lado!! O que interessa é o resultado dentro de campo!! O time pode ser ruim, os salários podem estar em atraso, o Clube devendo pra fornecedores, a arquibancada “caindo”...mas, ganhou, tudo fica de lado!! Perdeu, “cai a casa”!! É um pensamento que “tomou conta” da grande maioria das cabeças de dirigentes do futebol brasileiro!! De minha parte, o equilíbrio entendo ser o melhor caminho!! Contudo, sempre priorizando planos e instituição organizada!! Pois, dentro do que penso, mais cedo ou mais tarde, os bons resultados aparecerão!!

quinta-feira, 25 de julho de 2019

O “Bruxo” se foi...!!

Convivi com Lauro Búrigo o dia a dia do Criciúma em 1.998. Na época, ele havia sido convidado pelo então presidente Joacir Scremin para ser o Gerente de Futebol. Ao seu lado, também como dirigente do Tigre, estava Geraldo Luiz de Farias. Os três já foram pro “andar de cima”! Lauro tinha 83 anos de idade e, praticamente, toda uma vida dedicada ao futebol!! Me disse certa vez que dividia seu “amor” entre o Comerciário, hoje Criciúma; e, o Figueirense, clube que ele aprendeu a gostar muito, principalmente depois que foi morar em Florianópolis.



“Ô Custódio...eu plantei grama aqui no Heriberto Hülse junto com meus irmãos! Tudo isso aqui está no meu sangue”! Uma de tantas frases que ouvi do velho e bom Lauro Búrigo que, sem dúvida alguma, deixa saudades!! Sempre carregou certa mágoa do ex-presidente do Criciúma, Moacir Fernandes, por este nunca o ter convidado a ser treinador depois que as cores foram trocadas para o amarelo, preto e branco. Em Criciúma, foi campeão estadual pelo Comerciário, como dirigente, em 1.968; depois campeão, no ano seguinte, com o Metropol; e, também esteve no Próspera, como comandante do futebol, no fim dos anos 90.

Lauro José Búrigo, além de treinador, exerceu outras atividades em uma verdadeira “penca” de clubes, em Santa Catarina e no Paraná. Nunca se escondeu ou se esquivou de dizer o que pensava!! Como se diz popularmente hoje, “dava no meio” sem imaginar as consequências! Conhecia o futebol catarinense como poucos e era autêntico, dentro e fora de campo!! No Figueirense, fez história em 1.975 com um time que foi “longe demais” durante o Campeonato Brasileiro daquele ano! Também chegou a ser comentarista esportivo em rádios da Capital e há vários anos tinha uma pousada na Praia de Ingleses. Como tudo e todos...teve seu tempo!! Que vá em paz “treinar” outros que também já se foram...!!

terça-feira, 23 de julho de 2019

Passaram a mão no Tigre! Mesmo assim, time fraco e nova derrota!!

O equívoco da arbitragem, a 27 minutos da 2ª etapa, não minimiza a fraca atuação do Criciúma em nova derrota no Campeonato Brasileiro. Léo Gamalho não estava impedido quando cabeceou pra rede adversária, após cruzamento de Daniel Costa em cobrança de falta. Só que não adianta reclamar de bandeirinha, árbitro...enfim, de quem manda no jogo porque eles erram, sempre erraram e vão continuar errando! Mal intencionados? Não sei!! Mas, não boto a minha mão no fogo!!

Até porque, num todo, o futebol apresentado pelo Criciúma em Salvador e nas Alagoas não foi digno de poder reivindicar resultado melhor!! Na derrota pro CRB, outra vez de 2 a 0, novamente o Criciúma foi inerte do meio pra frente. Além disso, o zagueiro Federico Platero, de novo, não esteve bem. O uruguaio voltou a marcar mal...dando “bote errado”. Penso que deve voltar pra condição de reserva, apesar de sua dedicação como profissional!

No meio, a ausência de Eduardo foi muito sentida no aspecto coletivo. Em contrapartida, Wesley foi, novamente, o melhor do Criciúma em campo. Contudo, mesmo que, no setor defensivo, só “se salve” Derlan, de outro modo, do meio de campo pra frente, faltam criação, ofensividade e, principalmente, finalizações contra a meta adversária! A verdade é que o plantel é fraco...todos sabemos!! Se diante do Vitória faltou mais empenho, contra o CRB não dá pra reclamar da falta de espírito de luta!

Ocorre que a fragilidade técnica é visível, no Criciúma! O treinador Gilson Kleina tem capacidade, mas, poucos jogadores possuem qualificação adequada afim de que o time, em campo, obtenha rendimento de grupo que vai brigar por acesso! A G. A. trouxe Foguinho, volante, e Thales, zagueiro, que ainda não estrearam. Ambos vão dar o acréscimo necessário pra mudar o panorama? Imagino que não! O Criciúma continua precisando, sim, de meias e atacantes de maior competência em suas respectivas funções!! Sábado(27) vem aí o Figueirense e segue o “baile”! Ganhar é obrigação pra permanecer um pouco afastado do Z-4. Time pra, no máximo, meio de tabela. O que vier além disso...tá mais do que no lucro!!