sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Do Passarinho Arrepiado: "O que o Jaime tem que, tudo o que ele faz no Criciúma, dá errado??"

Pertinentes e perfeitamente compreensíveis as demonstrações de preocupação do técnico Roberto Cavalo, após o jogo do Criciúma, 0 a 0, diante do Tubarão!! O treinador tricolor deixou escancarado o reconhecimento da baixa qualidade do futebol, até aqui, apresentado pelo Criciúma. Inclusive, citou as deficiências e dificuldades de setores do time e, também, de alguns jogadores! Caramba... mas não foi o próprio Cavalo que referendou e aprovou a contratação desses jogadores que chegaram recentemente e aí estão?? Sei que, há de se levar em conta, o fato de a G. A. não possuir grande poder de investimento e, em razão disso, aparecerem V. Guilherme, Murilo, Adenílson, Á. Taddei, Jajá, Léo Ceará, Edinan e outros mais...!! De outro modo, essa meninada que está subindo da base, no meu entendimento, precisa ser cobrada de uma forma mais branda!! Alguns realizaram bons jogos nos times sub-17 e sub-20, mas necessitam de mais oportunidades pois buscam espaço e, por conhecerem melhor o Clube, se sentem com maior responsabilidade e "peso" da camisa!!


Até o momento é um Criciúma que causa muita apreensão, não somente à comissão técnica, como também junto à sua torcida! O que vimos perante Concórdia, Juventus e Tubarão nos faz remeter à projeções nada positivas para jogos que vêm por aí..!! Importante frisar que a competição é de curta duração, com turno único! Já se foram três partidas, duas das quais em casa, e só quatro pontos conquistados!! Pela ordem, na sequência, tem M. Dias, de novo no Heriberto Hülse; Avaí e Chapecoense, fora; Brusque e Figueirense, em casa; e, Joinville, lá na casa deles! Pra não passar o vexame de lutar contra o rebaixamento num torneio que é REGIONAL, será necessário ficar entre os oito primeiros! Hoje, o Criciúma é 6º e, numa simulação para a etapa seguinte, pegaria o Brusque, sendo o 1º jogo aqui e o 2º, lá...!!


O Passarinho Arrepiado me cutuca aqui e pergunta: "Giba, o que tem o Dal Farra que, sai ano, entra ano, vem temporada, vai temporada, e o cara não acerta uma"??!! Sinceramente, começo a desconfiar de algo sobrenatural!! Não é possível que QUASE TODOS os times que jogam contra o Criciúma, boa parte deles com orçamento menor e problemas estruturais, como atraso de salários, conseguem ser mais competitivos do que o Tigre e saem daqui com um ou até três pontos na "bagagem"!! Se benzer, chamar o padre, o pastor, ir na sessão de descarrego...sei lá!! Conheço o presidente do Criciúma e sei o quanto ele quer acertar!! Mas, não o convido pra compadre!! Que "urucubaca"!! Quanta aura negativa tem o atual mandatário do Clube!! Impressionante!!

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Rapidinhas em tópicos.

Goleiro Luiz deixou o Criciúma após quase seis temporadas e 244 jogos!! Infelizmente, não conquistou nenhum título e muito menos acesso de divisão. Chegou em 2.014...época em que os irmãos Angeloni comandavam o Clube. As "vacas eram gordas" e os tempos, bem diferentes de agora! Com certeza, sai de cabeça erguida, apesar de dois rebaixamentos! Mesmo assim, foi um dos maiores goleiros da história contemporânea do Criciúma!! Importante frisar que, seus salários, estavam incompatíveis...eram altos demais pro atual momento que vive a G. A.! Desejo toda sorte a ele!! Grande profissional!!

Direção da Comissão de Arbitragem da FCF chamou, pra uma conversa têti-à-têti", os árbitros envolvidos nos jogos Criciúma x Concórdia, Juventus x Criciúma e Brusque x Joinville. Motivo da chamada? Para uma avaliação técnica em razão de falhas cometidas nas referidas partidas. Mas, Marcos Vinícius de Oliveira, Rafael Traci e Wílliam M. Stefens vão levar uma "geladeira"?? Oficialmente, nada se sabe!! De qualquer modo, as próximas escalas nos darão uma resposta!!


Já vi e revi, várias vezes, os lances reclamados pelo Criciúma, no jogo de Jaraguá do Sul, e, sinceramente, não consigo ver pênalti em nenhuma das duas jogadas. Fico cá pensando: o que teria levado o árbitro Rafael Traci a cometer tais equívocos? Um cara que é Fifa...sei lá!! Mas, que nos remete a pensar várias coisas...ah, isso sim!!

Presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra, será chamado no Tribunal de Justiça Desportiva para se explicar em razão das declarações dadas após o jogo do João Marcatto. Aos berros e totalmente descontrolado, Jaime pegou pesado contra a Federação e terá de se justificar! Com certeza faltou postura de dirigente equilibrado e, principalmente, ponderação ao comandante tricolor!!


Com duas rodadas jogadas, o Avaí parece querer "mostrar sua cara" no Campeonato Catarinense. Foi a melhor atuação que vi na partida em que ganhou do Marcílio Dias, 3 a 1, na Ressacada! Aliás, importante frisar que o maior investimento realizado dentre os dez clubes participantes do torneio, é do Leão da Ilha! Portanto, apenas a confirmação de que, quem mais investe possui maior força! Embora, importante frisar, que não se trata de uma regra!!


Tubarão, adversário do Criciúma, nesta quinta(30), no H. Hülse, está atravessando grave crise financeira! Há informações de dívidas em torno dos 270 mil reais!! Funcionários estão sem receber há mais de dois meses e, alguns, sem o básico pra sustento de suas famílias. Só para o veterano atacante Edno, o Peixe deve 115 mil!! O presidente Luiz Henrique Martins está afastado por problemas de saúde. Abel Ribeiro é o "cara" do futebol e o time, na sua grande maioria, formado por atletas bastante jovens. E é contra esse Tubarão que o Criciúma terá obrigação de ganhar!! Ou alguém pensa o contrário??


domingo, 26 de janeiro de 2020

Que culpa tem a FCF pelos erros de Rafael Traci??

Caramba...não há como eximir o árbitro Rafael Traci dos erros, por ele cometidos, quando do jogo Juventus 3 Criciúma 2, pela segunda rodada do Campeonato Catarinense!! Mas, culpar a Federação Catarinense de Futebol pelo rebaixamento do ano passado e dizer que ela "é uma m****", aí já é perder a compostura e, mais do que isso, baixar BASTANTE o nível!! Minutos após acabar a partida em Jaraguá do Sul e, de cabeça quente, o presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra, deu declarações agressivas contra a entidade que comanda o futebol do Estado! O mandatário tricolor, totalmente fora de controle, disparou: "Palhaçada! Fomos roubados de novo!! O Criciúma foi rebaixado no ano passado por causa dessa federação de m****!!". Entendo que são situações distintas. Ou seja, Traci cometeu duas falhas, praticamente inadmissíveis, em se tratando de ele ser árbitro FIFA!! Aliás, nem precisa possuir tal status pra não errar de forma tão grotesca em dois lances capitais no jogo!! 

Os pênaltis marcados contra o Criciúma, no João Marcatto, não existiram!! O primeiro ainda é passível de interpretação! Mas, na jogada que originou a segunda falta penal, o lance aconteceu FORA DA ÁREA!! O árbitro estava longe e optou por marcar o pênalti aos 49 minutos da 2ª etapa!! E, voltando ao primeiro, mesmo com a prerrogativa da interpretação, as imagens da TVNSports comprovaram que NÃO HOUVE o contato faltoso!! Por errar tanto e em lances "capitais", o correto é afastar Rafael Traci por, no mínimo, umas três rodadas como forma de punição!! Só que uma coisa é uma coisa...outra coisa é outra coisa!! A Federação não pode e não deve ser responsabilizada pelas falhas deste ou daquele integrante da arbitragem em jogo X ou Y!! Obviamente que medidas administrativas, imagino, serão tomadas pelo Depto. de Árbitros da FCF. E, até pela delicadeza do problema criado, as coisas precisam ser conduzidas com frieza...sem paixão! Dal Farra perdeu a razão quando "chutou o balde", falando aos berros, usando palavrões e, portanto, com total e absoluto destempero!!

Importante frisar, ainda, que os motivos da derrota do Criciúma também passam pelo erro de Roberto Cavalo ao tirar Victor Guilherme, sem ter, no banco, outro jogador adequado para a posição! Dentro do que vi, o Juventus conseguiu "deitar e rolar" pelo lado direito da defesa do Criciúma, no 2º tempo. Outra situação INADMISSÍVEL...o fato de o baixinho Fabinho(foto acima) ter vencido a disputa de cabeça com Bruno Oliveira, num dos gols do Juventus! Somam-se a isso o fato de a dupla de zaga só "rebater", sem saber sair jogando; além da inércia...da apatia de Adenílson, Jajá e Edinan! Outra: mesmo cansado, Alisson Taddei poderia ter continuado mais um pouco em campo. Era o mais lúcido do time até ser substituído! E, ainda, há de se levar em consideração que o time montado, até prova em contrário, tem jogadores que, na sua grande maioria, parecem ser limitados tecnicamente!! Simples assim!!