sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Argel Fucks: “Já poderia estar aí treinando o time pra domingo!”.

Conversei com o técnico Argel Fucks por telefone! O contatei hoje(sexta-feira/02) pela manhã e ele me retornou no começo da tarde! Conversamos bastante e, alguns trechos do bate-papo com o profissional, repasso aqui neste espaço pra vocês:
Argel: “Faaala Gilberto! Tudo bem contigo??”

Gilberto: Tá...qdo tu começa?

Argel: “Já poderia estar aí ontem treinando o time pra domingo, já!”

Gilberto: E por que tu não vem?

Argel: “O Criciúma não tem dinheiro!”

Gilberto: Tu pediu quanto?

Argel: “Pedi 50 mil pra mim durante fevereiro, março e abril. Mais 15 mil pro meu preparador, o Marquinhos, e mais 15 pro meu auxiliar, o Galego. Depois de abril, 70 pra mim.”

Gilberto: E os caras não quiseram de pagar?

Argel: “Gilberto, os caras não têm dinheiro”

Gilberto: Tá...e é verdade que tu pediu uma multa rescisória de um milhão de reais em caso de demissão?

Argel: “Ô Gilberto! Tu acha que eu iria pedir um milhão pro Criciúma se eles não têm nem 100 mil??!!”

Gilberto: Ô Argel...eu acho que tu tá até barato demais!

Argel: “Tô barato porque é o Criciúma! E...tu sabe quanto custa a comissão do Figueirense? Cem mil!!”

Gilberto: E é verdade que tu pediu jogadores?

Argel: “Nem falamos em jogadores!”

Gilberto: E quem te procurou em nome do Criciúma?

Argel: “Na quarta-feira o Genival,se dizendo “em nome do Criciúma”, quis conversar comigo. Eu disse a ele que falaria sobre o assunto com o Nei Pandolfo ou com o Jaime”!

Gilberto: Tá...e tu acha que não tem mais volta?

Argel: “Não sei! Tá tudo com eles!! Se quiserem, acertamos e vou pra aí pra já pegar domingo contra o Avaí!”

Gilberto: Tá! Beleza, então! Só curtindo asx praiasx aí em Floripa, o rapazx...?

Argel: “Também sou filho de Deus, né?”

Gilberto: Tá bom! Abraço e fica com Deus!

Argel: “Abraço Gilberto! Fica com Deus tb! A gente se fala...”
............
Assim, procurei resumir a conversa que tive com Argel que, pelo visto, pretende voltar ao Criciúma! Mas, questões financeiras atrapalham a conclusão de tal parceria!! Aproveito pra informar que o Galego citado por Argel, trata-se de Gledson Robson Barroso de Lira, ex-jogador e auxiliar de Argel há muitos anos; e, o Marquinhos, é Marcos Seixas, preparador físico que já trabalhou, inclusive, na Seleção Brasileira Sub-23.
Minha opinião? Eu traria o Argel pelo momento que vive o Criciúma e pelo quase clamor popular envolvendo seu nome!! Obviamente que capacidade ele tem pra poder tirar o Criciúma dessa situação ruím em que se encontra no Catarinense e já projetando algo mais animador pra Série B do Brasileiro! Ahhh...e semana que vem tem Copa do Brasil!! Tenho dito!!

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Será que o Criciúma vai brigar SÓ pra escapar do descenso no Catarinense??

Não acredito!! Não é possível que acontecerá algo idêntico com o ocorrido em 1.985 quando o time foi disputar um hexagonal pra não cair...durante o Estadual daquele ano! Claro que a fórmula de disputa era diferente...o Tigre conseguiu ficar na 1ª Divisão e, no ano seguinte, conquistou o título! Lembram?? Mas, estamos em 2.018 e, com 5 jogos disputados, o Criciúma está na zona do rebaixamento numa competição regional!! Time ruím?? Técnico limitado?? Má administração?? Entendo que um somatório de todos esses fatores!! Claro que não devemos colocar o Grizzo(foto abaixo) nesse “rebolo”!! Pegou o time numa “fogueira” e, com ele no comando, pelo menos os jogadores foram mais aguerridos, mesmo que derrotados pelo Brusque por 2 a 1!!

E, sobre a troca de comando técnico, nunca fui favorável à constantes mudanças! Entendo que calma, serenidade e continuidade de um trabalho iniciado ainda é o caminho mais adequado. De outro modo, também é preciso reconhecer o velho ditado de que “futebol é resultado”!! Assim, Lisca tentou e não conseguiu encaixar sua forma de trabalhar, mesmo que em pouco tempo, e resolveu pedir pra sair! Como destaquei no início da postagem, o Criciúma corre risco de cair pra Série B do Campeonato Catarinense, o torneio é curto e os resultados necessitam ser alcançados com certa urgência!! Hoje o Criciúma é penúltimo colocado e, claro que olhar a tabela, assusta e preocupa um pouco!!

Quanto ao novo treinador...seja lá quem for o nome a ser escolhido pelo comando da G. A., se não tiver autonomia pra desempenhar a função e impor seus métodos, com certeza, será outro insucesso!! Ninguém de dentro do Criciúma fala a respeito ou confirma oficialmente. Contudo, quando concedeu entrevista sobre sua saída, Lisca deixou escapar que há uma certa determinação vinda “de cima” para que sejam aproveitados vários garotos com o intuito de revelar jovens valores e negociá-los. Também correm vários boatos sobre a forte influência do empresário Genival dos Santos, da Gênio Sports, nas questões diretamente ligadas ao futebol no Clube. Na foto acima, Genival aparece ao lado de Michael(ao centro) e de Dal Farra.

Caramba! Em relação ao aproveitamento da “meninada”, quem me conhece sabe que sempre fui favorável! Só que os mais novos têm que ser mesclados com atletas de maior experiência e, aí, sim encontrar o ponto de equilíbrio ideal para a formação de um grupo competitivo! Assim estão fazendo, por exemplo, Flamengo, São Paulo e Santos nos torneios estaduais que disputam. Sobre o Sr. Genival, não há como negar que ele tem muito bom relacionamento com o presidente Jaime Dal Farra e, por consequência, “trânsito livre” no Clube! Se eu aprovo?? A amizade, sim! Mas, ter “peso 2” em contratações e critérios para a vinda deste ou daquele profissional, discordo veementemente!! Foi contratado o Nei Pandolfo(foto) e, dentro do que penso sobre futebol, ele, o Émerson Almeida e o Jaime Dal Farra são os responsáveis pra formar, de novo, o “novo” Criciúma...! Coisa difícil de entender, hein??

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Uma das maiores vergonhas na história...

...recente do Criciúma Esporte Clube dentro do Campeonato Catarinense!! Pra quem gosta do Criciúma o presenciado em Tubarão foi um filme de terror daqueles de deixar todos com os nervos à flor da pele!! Perder uma partida de futebol faz parte do jogo, pois ninguém no esporte é invencível! Mas, a forma como os jogadores escalados pelo técnico Lisca se comportaram em campo é inadmissível para o tamanho e a grandeza de uma instituição como o Criciúma!! O treinador é culpado?? Também!! Mas, não o único!! A filosofia implantada para que muitos garotos sejam aproveitados é arriscada! Sempre fui favorável para que os meninos promovidos das categorias de base tivessem chances na equipe principal!! Mas, não “tudo de uma vez só”!!
Além disso, não está muito bem explicado o critério para tanto “rodízio” no time considerado titular!! Desde que em boa forma física, jogadores contratados precisam ser colocados! Até porque a questão técnica aparece com o tempo...sequência de jogos! Sobre nomes, prefiro me ater a duas situações. Uma delas é a ausência de Douglas Moreira. Dos jogadores “de linha” é disparado o mais regular e dedicado em campo! Não há justificativa para deixá-lo de fora!! A outra diz respeito ao goleiro Luiz. Após sofrer 3 a 0 no Domingos Gonzales, ele foi taxativo: “Não vou carregar ninguém nas costas!”. O capitão do Criciúma chegou até a ser vaiado por alguns torcedores do Tigre que lá estavam e lascou: “Se o problema sou eu... posso ir embora!!”.
Sobre o técnico Lisca, a postagem está sendo feita num momento de indefinição. Tão logo acabou o vexame, digo...o jogo em Tubarão, perguntei ao presidente Jaime Dal Farra se ele demitira o técnico. Resposta do dono da G. A.: “Tem contrato de um ano. Como vou demitir?”. Na minha opinião, Lisca não é lá grande coisa como treinador de futebol, apesar de experiente na função. Contudo, trata-se de um profissional comprometido, mas, às vezes, com critérios que custamos a entender! Ou até nem aceitamos!! Novamente, vi um grupo de jogadores dispostos em campo sem muita organização tática, diferente da determinação observada perante a Chapecoense. Mas, o que mais intrigou foi a forma como o Criciúma se comportou no aspecto anímico!! O Atlético Tubarão parecia um “esfomeado num prato de comida”! Já, o Criciúma, marcou à distância proporcionando espaços ao adversário, não demonstrou qualquer reação e aceitou passivamente um placar que poderia ter sido maior ainda!!! Que coisa, hein???


Passarinho Arrepiado e eu nos sentimos consternados com o falecimento do querido Ideraldo Nicklele, o popular “Jurubeba”. Trabalhou anos e anos na TV e no rádio, sempre ligado à área técnica! Daqueles que não aparecia muito...nem gostava!! Lutava há algum tempo pela vida e resistiu enquanto pôde!! Entendo que Deus sabe o que faz!! Tudo é com Ele!! Perdemos um amigo e, acima de tudo, um grande profissional em sua área!!