quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Essa Lei Pelé...!!

Futebol tem dessas coisas. A legislação, anteriormente chamada de Lei Zico, reformulada e “traduzida” pra Lei Pelé, passou a valer em março de 1.998. De lá pra cá, os clubes de futebol deixaram de ter a mesma autonomia...a mesma ingerência que tinham, até então, sobre o “empregado”, no caso, o atleta profissional. A Lei do Passe foi extinta e os jogadores ficaram livres pra negociar com o clube que melhor lhe convir! Claro que, pro profissional “da bola”, tudo ficou mais claro e eles passaram a ser mais valorizados! As possíveis negociações, antes diretamente entre clubes, ganharam a inclusão do agente, empresário, atravessador ou como queiram denominar o representante geralmente escolhido ou nomeado pelo atleta.

De lá pra cá, contudo, várias artimanhas são usadas, por clubes, jogadores e empresários para que, de alguma forma, as transações proporcionem vantagens financeiras à todas as partes envolvidas. Assim, comissões ou percentuais de valores são negociados das mais diversas maneiras! Não se trata de PAGAR PRA JOGAR! Faz tempo que o futebol deixou de ser um prazer pra quem joga e diversão pra quem assiste! Os tempos mudaram...tudo em nome da dita “EVOLUÇÃO”! Todos os profissionais envolvidos são remunerados e, uma parte deles, ganha MUITO BEM!! Vez por outra são dois, três ou até mais procuradores que “comem uma fatia menor ou maior do bolo”!! E o Clube que forma o atleta? Este, que investe desde as categorias de base, às vezes bem garotinho...8 ou 9 anos, como faz pra obter lucro ou, no mínimo, a recuperação da aplicação realizada?? Quem ler, se puder faça uma reflexão sobre o tema. Fica a dica!

Mudando a prosa, Ituano, em SP; Ypiranga, em Erechim; São José, no Heriberto Hülse; Tombense...aquele jogo atrasado, lá em Minas Gerais; e, Brusque, no Augusto Bauer, as próximas partidas do Criciúma pela Série C do Campeonato Brasileiro até que termine o 1º turno. Assim, observa-se que, dos cinco jogos restantes, apenas UM será na casa tricolor! Os demais, fora! Com 8 pontos já computados na tabela, mais 15 em disputa, sendo 12 fora e 3 em casa...o que dá pra projetar até o final da primeira metade da competição?? Sendo otimista, dez... doze pontos?? Não sei!! O que sei é que, pra se autoafirmar como clube postulante ao acesso, o Criciúma precisará melhorar mais!! Tempo tem!! Até porque, só um quarto do torneio foi jogado!!!

domingo, 6 de setembro de 2020

Bom futebol e empate justo.

Criciúma e Volta Redonda realizaram bom jogo! O 1 a 1 acabou sendo justo pelo que fizeram as duas equipes! Depois do período de paralização do futebol, em razão da pandemia do Coronavírus, o técnico Roberto Cavalo tem dado mostras que encontrou a formatação tática ideal cfe. suas metodologias e diante daquilo que dispõe no elenco. Sempre tenho dito que o Criciúma está longe de ser o time ideal...sonhado pela torcida. Mas, com o material que tem na mão, é o que dá pra “arrancar” de um plantel que possui limitações técnicas e falta de boas opções no banco de reservas.

Vale frisar que o Volta Redonda também vive bom momento e, inclusive recentemente, andou complicando alguns considerados grandes no Campeonato Carioca! A equipe tem bons valores e é muito bem treinada por Luizinho Vieira! Jogadores como Saulo Mineiro, Pedrinho, estes atacantes; além de Luiz Paulo, lateral, e William Mineiro, com certeza, têm vaga em qualquer time da Série B! No Criciúma, continuam se destacando os volantes Eduardo e Foguinho, o meia Jean Lucas e o surpreendente crescimento de Víctor Guilherme!

Dando uma olhada pra tabela de classificação observo que, além do Criciúma e do Volta Redonda, o Brusque permanece firme e forte em sua campanha! Nesta rodada do fim de semana, o time foi a Minas Gerais e, com um time misto, ganhou do Boa Esporte, resultado que o levou à liderança do grupo B! E olha que a equipe do Jerson Testoni ainda está de olho na Copa do Brasil e na decisão do Campeonato Catarinense! Importante destacar que, quanto às duas próximas partidas do Criciúma, elas serão fora de casa: Ituano e Ypiranga.

Passarinho Arrepiado obtêm a informação de que o atacante Zeca, 23 anos, é mais um reforço do Criciúma pra sequência da Série C do Campeonato Brasileiro. O jogador estava no Goiás e, além dele, estão chegando o lateral Leandro Mendes, emprestado do Internacional; mais o volante Adriano Silva e o meia Alessandro Vinícius, estes do Atlético Mineiro. E ainda deve vir mais gente, aí já de uma promessa feita pelo ex-presidente Moacir Fernandes que, ao que tudo indica, estará retornando ao comando do Clube em breve!