quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Foi longe demais...!!

Dava até pra ter vencido no tempo normal por dois gols de diferença, e evitado as penalidades. Mas, convenhamos que Roberto Cavalo e comandados chegaram além do esperado neste Campeonato Estadual! É bom puxar pela memória e refletir que, lá atrás quando iniciou a competição, nem comissão técnica, tampouco grupo de jogadores tinham credibilidade junto à imprensa e torcida a ponto de se imaginar o Criciúma chegando nas fases de reta final! Sempre houve opinião quase que unânime em relação à ausência de qualidade do plantel montado e, portanto, ser eliminado nos pênaltis, mesmo que em casa, não é nada de anormal!!

O gol, logo a 4 minutos, acendeu um “fio de esperança” de que as coisas pudessem ser revertidas. Contudo, faltou maior ofensividade e, principalmente, qualificação técnica pra encurralar o adversário e definir tudo nos “90” minutos! Foguinho foi a principal figura da partida, pelos lados do Criciúma. Contudo, errou quando não poderia ter errado pois desperdiçou uma penalidade! Jean Dias também chutou contra a trave e a Chapecoense levou a melhor fazendo 4 a 2. Novamente ficou evidenciado que o Criciúma carece de jogadores com maior capacidade técnica! Aliás, uma situação escancarada desde a montagem do plantel! Além disso, Roberto Cavalo não sabe tirar “leite de pedra” e a desclassificação só confirmou que a GA vai ter de investir mais em boas contratações afim de tentar buscar o acesso da Série C pra B do Campeonato Brasileiro!

Méritos para a Chapecoense que saiu de uma condição delicada, principalmente no começo do torneio, quando “visitou” a zona do descenso! Mas, há de se reconhecer, por outro lado, que a equipe de Chapecó também vai precisar melhorar bastante se quiser retornar pra Série A o mais rápido possível! E, no caso do Criciúma, ou Jaime Dal Farra busca apoio e recursos pra proporcionar melhores condições ao Depto. de Futebol, ou o Criciúma vai continuar “passando trabalho” na atual temporada! De outro modo, há de se reconhecer que não faltou vontade! Aquilo que destacamos em postagens anteriores quanto a se superar em campo, aconteceu! Sobrou dedicação e disposição! No entanto, tais virtudes nem sempre são suficientes pra buscar objetivos!!


domingo, 2 de agosto de 2020

Criciúma jogou pouco e mereceu perder!

Roberto Cavalo e seus jogadores estão no limite! Não há mais o que tirar de um time que possui poucas qualidades no que diz respeito ao quesito técnico! O Criciúma até pode se classificar na quarta-feira (05), ir à final e ser campeão do Estado. Mas, caso obtenha tal feito, será por pura superação!! Quando isto não acontece...dá no que deu em Chapecó e em outras partidas realizadas ao longo do Catarinense deste ano. Insisto que o grupo montado tem escancaradas limitações e o que vier, a partir de agora, será “lucro”!! Mesmo assim, na derrota por 1 a 0 pra Chapecoense, jogo de ida entre os dois, o Criciúma rendeu menos do que em Itajaí! Do meio pra frente, ninguém produziu algo que pudesse causar algum perigo à meta adversária!

Aliás, é preciso ressaltar que o Criciúma só ameaçou o goleiro João Ricardo em um chute de Álisson Tadei, logo a um minuto de jogo, e... no finalzinho da 1ª etapa, quando Foguinho apanhou rebote de fora da área e chutou pra fora. No gol da Chapecoense, após a volta do intervalo, Adenílson deu espaços para a penetração na área e posterior finalização de Paulo Mocelin. Além disso, o zagueiro Vitão escorregou no lance...o que facilitou a conclusão do atacante da “Chape”. Dentro do que vi, gostei mais da atuação de Foguinho e de Eduardo. Há de destacar, ainda, a atuação do goleiro Agenor que salvou o time de levar o 2º gol, já nos acréscimos do 2º tempo.

Na outra semifinal, o Brusque foi mais competente nas finalizações e fez o placar que lhe interessava: 3 a 2 pra cima do Juventus, em Jaraguá do Sul. O time do Jorginho voltou a mostrar bastante razoável volume de jogo. Contudo, esbarrou num Brusque que, de novo, foi letal em seus contra-ataques e jogadas rápidas! Insisto que, a equipe treinada por Jersinho Testoni está jogando o melhor futebol, no momento, dentro do Campeonato Catarinense! Não tem nada de especial o Brusque a não ser um futebol de toques precisos e um time muito bem entrosado!! E, convenhamos, pra ser destaque numa competição de baixa qualificação técnica, não precisa muito mais...!!

Segundo o Passarinho Arrepiado, as duas disputas estão completamente em “aberto”! Importante lembrar que o Juventus surpreendeu o Figueirense no jogo da volta, na fase anterior, em Florianópolis! Isso, depois de perder o primeiro confronto, em casa. Embora, há de considerar que, será uma tarefa bem mais complicada desbancar o Brusque, no Augusto Bauer! Quanto a Criciúma x Chapecoense, há uma vantagem simples da equipe treinada pelo Umberto Louzer! Só! Esta pode ser, perfeitamente, revertida se o Criciúma conseguir superar suas deficiências! É difícil fazer dois e não levar nenhum pra evitar as penalidades? Sim...claro que é!! Mas, nada impossível!!