sábado, 4 de outubro de 2014

Um novo Tigre pra pegar o Galo!

Talvez o torcedor se sinta frustrado ao fazer uma projeção de vitória do Criciúma, neste jogo contra o Atlético Mineiro, e ainda ver seu time do coração continuar na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A. Infelizmente, qualquer matemática que se faça não permitirá a saída da degola já na rodada deste sábado(04). Mas não adianta nada reclamar ou ter idéias pessimistas. Precisamos, sim, ser realistas! Entendo que todos no Criciúma devem pensar a situação do clube na competição...jogo a jogo. Não vai resolver nada projetar coisas lá na frente se não ganhar do Galo! Então...vence o jogo e parte pra Curitiba afim de, num confronto direto contra o Coxa, “sair da UTI” e não retornar mais!

O Criciúma que entra em campo diante do Atlético é absolutamente diferente do que vínhamos observando! Vamos lá...Bruno; Eduardo, Joílson, Ronaldo Alves e Giovânni; Rafael Pereira, João Vítor, Cléber Santana e Róger Gaúcho; Bruno Lopes ou Lucca e Souza. Já fizemos algumas observações na postagem anterior, mas, gostaria de ampliar outras questões. Então...mesmo que seja “da casa”...Joílson é uma das caras novas! O zagueiro está no Clube há alguns anos, sempre servindo a base, e talvez, esta chance pra atuar como titular no Tigre seja o jogo mais importante de sua vida como atleta profissional! Por outro lado, questiono a utilização de Ronaldo Alves na equipe que sai jogando. O ex-Inter vem de lesão muscular sofrida no começo do returno, naquela partida contra o Palmeiras, em São Paulo, e a falta de melhor ritmo pode atrapalhar seu rendimento. A entrada de Rafael Pereira no meio campo é justificável. O jogador vem por indicação do técnico Gilmar Dal Pozzo, é polivalente como zagueiro e volante e quem o viu jogar garante que o Criciúma efetuou boa aquisição! Finalmente, Róger Gaúcho que tem treinado bem e, pela expectativa criada, está sendo depositada nele uma esperança muito grande para que o time, em campo, demonstre agressividade ofensiva, pois trata-se de um jogador com características, até então, carentes no plantel!

E o comportamento da torcida? Ele deve ser mais incisivo e com “bafo na nuca” tentando pressionar o adversário! Tenho observado que, apesar de comparecer em grande número nos jogos em casa, o torcedor, de uma forma geral, não tem sido tão atuante como em outras oportunidades que já vimos. Sei que o time deve puxar a torcida e, por conseqüência, o Heriberto Hülse vira um “caldeirão”! Masss...como o Criciúma que temos visto, as vezes, não consegue isso, é hora então da torcida empurrar o time, gritar, cantar, incentivar para que, no caso o Atlético, se sinta pressionado e no “abafa”...o Tigre chegue aos gols que tanto precisa!!

Ao escrever esta coluna, postagem deste 03/10, o Passarinho Arrepiado me “cutuca” e diz que recebe uma notícia muito triste: a morte do ex-técnico do Criciúma, Lori Sandri. Tinha 65 anos de idade e lutava contra um câncer no cérebro. Seu último clube foi o Botafogo de Ribeirão Preto, em 2.012. No Criciúma, Lori trabalhou em 6 oportunidades: 1.981, 87, 91, 94, 2.003 e 2.004. No Tigre, ganhou o título catarinense de 1.991. Lamento bastante o ocorrido! Fui repórter/setorista no H. Hülse e convivi com Lori Sandri durante a maioria das suas passagens no Criciúma. À distância, meus sentimentos aos familiares e amigos!
Lori Sandri era bom treinador! Disciplinador e com seis passagens pelo Criciúma. Ganhou o título estadual de 91 com o Tigre em cima da Chapecoense.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Fábio Ferreira rejeitado pelo grupo??!!

Algumas informações extra-oficiais dão conta de que o zagueiro do Criciúma estaria sendo “barrado” no vestiário pelos próprios companheiros de trabalho, no caso os demais atletas! Estranho não? O jogador está no Criciúma desde o ano passado, sempre demonstrou, teoricamente, bom comportamento e, de uma hora pra outra, é rechaçado!! Sei que Fábio Ferreira, as vezes no dia a dia, é meio que esquisito...tem comportamento diferente dos demais, não gosta muito de se “misturar”...prefere ficar isolado, na dele! Mas, dentro de campo, o ex-Botafogo sempre foi bastante útil e, mesmo com todos os problemas na defesa que o Criciúma tem, ele é o mais regular do setor. Para afastar Fábio Ferreira e, inclusive, deixá-lo de fora do jogo contra o Atlético Mineiro, os dirigentes alegam que há problemas internos e que tudo será resolvido na próxima segunda-feira(06) quando o procurador do atleta estará em Criciúma. Tudo, no mínimo, muito curioso...não?!

O técnico do Criciúma, Gilmar Dal Pozzo, começa a mostrar algumas de suas idéia e convicções para armar o time que joga contra o Atlético Mineiro. Ainda há mais um treino, este com portões fechados à imprensa e torcedores, nesta sexta(03). Só que já foram três atividades durante a semana e a base do time está montada. Partindo da premissa de que quem treina... joga, o Criciúma poderá ter esta formação: Bruno; Eduardo, Joílson, Ronaldo Alves e Giovânni; Rafael Pereira, João Vítor e Cléber Santana; Bruno Lopes, Souza e Lucca ou Róger Gaúcho.

Sobre o que parece estar optando o técnico do Criciúma...algumas observações. Por exemplo, Eduardo...reconquistando a titularidade em razão da instabilidade observada em Luiz Felipe; a fixação de Joílson na zaga...ganhando a posição de Gualberto e Fábio Ferreira; a volta de Ronaldo Alves, depois de um período machucado; a confiança de Dal Pozzo quanto à entrada do recém-chegado Rafael Pereira, que joga de volante e zagueiro; e, a dúvida quanto ao aproveitamento de Lucca ou de Róger Gaúcho. Lucca tem atuado como atacante de lado e Róger Gaúcho é meia avançado. Importante frisar que jogadores titulares em alguns dos jogos mais recentes...como Luiz Felipe, Fábio Ferreira, Gualberto, Serginho, Rodrigo Souza, Paulo Báier, Zé Carlos e Silvinho...não serão usados, de início, no jogo diante do Galo.

No Atlético, o técnico Levir Culpi não contará com 3 titulares de seu time: o zagueiro Leonardo Silva e os atacantes Guilherme e Diego Tardélli. Por sua vez, Jô volta depois de um período lesionado. Mesmo com alguns desfalques, claro que os mineiros são favoritos! Mesmo jogando na casa do adversário, o Atlético defenderá a quarta colocação no campeonato, querendo se manter na zona da Libertadores, contra o vice-lanterna e ainda candidato ao rebaixamento! Dura realidade!! Cabe ao Criciúma mostrar que, apesar das adversidades, não está morto!!
Levir Culpi, à direita, na época, ao lado de seu então fiel escudeiro, Humberto Ferreira. Nesta foto, ambos estavam no Criciúma num jogo em Curitiba.
.
Demorou...mas o Passarinho Arrepiado entrou no clima das eleições. Vai me acompanhar no Colégio Lapagesse para o direito/dever do voto. Sim! Conforme os princípios da democracia...direito porque temos essa prerrogativa para escolher as pessoas que irão governar o País e aquelas que vão fazer as leis; dever porque a legislação impõe a obrigatoriedade do voto! Meio contraditório, não?! Talvez...mas é a realidade!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Um jogo inesquecível entre Criciúma e Atlético...!!

Tenho alguns na memória e boa parte deles com elevada emoção. Tanto aqui em Criciúma quanto lá em Belo Horizonte, o Tigre quase sempre realizou boas partidas e decidiu classificação. Claro que o jogo mais importante para o Criciúma na história dos confrontos entre ambos se deu em Minas Gerais. Aquele...de volta da segunda fase da Copa do Brasil, em 1.991. Lembro bem que o técnico Luiz Felipe Scolari perdeu Itá, suspenso pelo 3º cartão amarelo. Felipão poderia, então, deslocar Sarandi da lateral direita para a esquerda. Mas isso não foi possível, pois Sarandi estava machucado. Sobrou então para Altair...zagueiro, sem grande qualificação técnica, mas com muita raça e velocidade para recuperação. Ocorre que o Atlético tinha em Sérgio Araújo sua principal arma para os temíveis contra-ataques. Numa daquelas conversas durante o período de treinamento...Scolari  falou: “Gente...o DM me passou que o Sarandi ta fora e o Itá ta suspenso. Então, to pensando em ti, Altair!”. Disse...apontando o dedo! O “Ferrinho”, apelido de Altair, pois fora trazido do Ferroviário de Tubarão, arregalou os olhos e lascou: “Eu...professor??”. Felipão: “Sim! Tu mesmo! Altair tu não vai precisar jogar! Só marca o Sergio Araújo! Vai onde ele for e não desgruda dele!!”.

O jogo foi no então estádio Independência que, lotado, viu bons lances e uma falta batida de forma indefensável por Roberto Cavalo aos 21 minutos do 1º tempo. O Criciúma ganhou de um a zero e Sérgio Araújo deu um sufoco danado em Altair. Uma correria incrível! Mas, o zagueiro/lateral do Tigre cumpriu exatamente o que lhe foi pedido por Luiz Felipe. Marcação intensa que o levou à exaustão! Foi uma atuação heróica do jogador. Presenciei tudo “in loco”! Naquela partida, dia 20 de março de 1.991, o Criciúma jogou com Marola(seu primeiro nome era Fiordemundo, o mesmo do pai, e ele não gostava...nem do sobrenome); Jairo Santos(apelidado de “Calcinha” porque, quando adolescente, gostava de ficar cheirando calcinhas no varal...lá na Ponta da Barra, onde ele morava, em Laguna), Vilmar...(gostava de uma cerveja como poucos), Evandro(o “papel”...codinome por ser muito magro) e Altair(o “Ferrinho”...já me referi antes); Roberto Cavalo(o “cavalo” em razão de correr muito quando começou sua carreira e passou pelos juniores do Atlético Paranaense), Gélson(o “Cabecinha” ...por causa do tamanho de sua cabeça...rs) e Grizzo(não tinha apelido, mas seu amigo Roberto Cavalo dizia que ele era tão feio que nem apelido merecia...rsrs); Vanderlei(o “Pinto” ...e não me perguntem o por que), Soares(o “Brutus”...lembrando o personagem do desenho animado Popeye) e Jairo Lenzi (o “Chitãozinho”...porque usava cabelo parecido com o referido integrante da dupla sertaneja). Ainda entraram Zé Roberto(não tinha apelido.) e Adílson Gomes(o “Charuto”).

Apitou aquele jogo inesquecível o capixaba Carlos Muniz Valente...já encerrou carreira. O Atlético tinha um bom time e era treinado por Jair Pereira. Quem atuou naquela oportunidade pelo Galo...Carlos; Alfinete, Cléber, Tobias e Paulo Roberto; Éder Lopes depois Edu, Amaurí e Marquinhos; Sérgio Araújo depois Mauricinho,Gérson e Edú Lima. O Mauricinho que entrou em lugar de Sérgio Araújo, anos mais tarde veio jogar em Santa Catarina, no Figueirense e depois no Criciúma. Aqui, inclusive, chegou a constituir família. Excelentes lembranças!!

E o Passarinho Arrepiado? Ele já andava colado no Tigre naquela época! Acompanhou tudo de perto e a confraternização no pós-jogo. A delegação do Criciúma se hospedou no Hotel Internacional, um dos mais chiques e famosos da capital mineira! Na época, funcionava uma boate ao lado da entrada, anexa ao próprio hotel. Depois do jantar...o presidente Moacir Fernandes subiu para seu quarto e deixou o “pepino” pro supervisor Antônio Sérgio Fernandes. Os jogadores queriam porque queriam entrar no local que estava cheio de moças bonitas! Só que funcionou a “guarda” e, mesmo com toda a insistência...principalmente de Roberto Cavalo, as “meninas” não tiveram a companhia dos atletas. Pelo menos ali...na boate!! Esxtão compreendendo??
Dia de treinamento no Tigre dos bons e inesquecíveis tempos. Na foto, aparecem Soares, Jairo Lenzi, Sarandi(no meio, ao fundo), Évelton Palha(na época, goleiro reserva) e Wilson.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Na A ou na B...o Criciúma de 2.015 precisa ser planejado o quanto antes!

Até o dia 7 de dezembro, quando está programada a última rodada do Campeonato Brasileiro, vamos ficar vivenciando uma expectativa bastante grande em relação à permanência ou não do Criciúma na Série A do Campeonato Brasileiro. O drama é o mesmo de outras temporadas e tende a ser repetido! Entretanto, o Criciúma da próxima temporada já deve ser pensado, planejado e...então...executado! “Ah Gilberto...mas nós nem sabemos em que divisão o Criciúma vai estar e, se cair, o dinheiro vai diminuir bastante!” Esta é uma frase que, eu sei, passa pela cabeça do leitor. Só que, independentemente de série A ou B, o Tigre vai jogar...vai estar em campo prosseguindo suas atividades como clube de futebol ou instituição desportiva. Sendo assim, mãos à obra!!

O mais correto e coerente é que os comandantes da G. A. já tenham na cabeça e no papel o que poderá ser feito em 2.015. Planos e projetos com uma quantia financeira “A” pra Série A e outros valores...o chamado plano “B” para a Série B! Em relação aos jogadores que hoje estão no Clube, Cléber Santana, além de qualidade técnica, tem contrato até 2.016 e fará parte dos planos...com certeza! Outros jogadores que podem ficar? O goleiro Bruno; os zagueiros Alcides, Fábio Ferreira e Joílson; o volante Rodrigo Souza; e o atacante Bruno Lopes merecem reaproveitamento. Sobre Zé Carlos...terá contrato ainda a cumprir, torcendo pra que jogue bem mais do que agora! E...Paulo Báier, um caso a parte. O “velhinho” diz que quer jogar ainda mais uma temporada. Fará 40 anos no fim de outubro e, com um trabalho diferenciado, pode sim, ser útil!

A partir destes jogadores, os dirigentes...com a esperada e devida competência e eficácia, poderão contratar os atletas que farão parte do grupo para o Campeonato Estadual e depois o Brasileiro. Obviamente que, se o Criciúma conseguir permanecer na 1ª Divisão, o nível dos contratados deverá ser um e outro se o Tigre cair. O que não abro mão é o aproveitamento da garotada que pode ser revelada pelas categorias de base! E...o Campeonato Catarinense é a competição mais adequada para que sejam feitas observações e experiências em relação à garotada.

E as novas contratações do Criciúma? Não vejo com nenhuma empolgação a chegada dos “reforços” do Tigre para o que resta no Campeonato Brasileiro. O goleiro Édson, 23 anos, que teve base no Internacional e andava no Icasa, vem pra compor o grupo em razão da lesão de Luiz. Também já chegou o zagueiro Eli Sabiá, 26 anos, que estava revezando titularidade e reserva no São Caetano. Além destes, Cláudio Gomes e Júlio Rondinelli, os homens que mandam no futebol do Criciúma, estão ultimando os detalhes pra vinda de Roger Gaúcho. Este também começou no Inter, tem 28 anos, e vem do Oeste de Itápolis-SP. Não acredito que qualquer um deles possa resolver os problemas do Criciúma!!
Eli Sabiá, novo zagueiro do Tigre. Pelo visto, vem pra compôr plantel e "somar"...na linguagem do futebol.
.

O Passarinho Arrepiado levou uma bronca do titular da coluna porque ele ta secando os outros catarinenses que jogam o Campeonato Brasileiro...na A e na B! Dentro do que penso, o melhor pra todos que gostam do futebol catarinense é o sucesso dos 5 participantes. Por ora, Joinville e Avaí estão bem encaminhados na Série B. Continuo acreditando que pelo menos um sobe! E, na Série A, claro que o pior aproveitamento, pelo menos no momento, é o do Criciúma. Pelo andar da carruagem, o Figueirense deve se livrar do risco de descenso. E...a Chapecoense ainda é uma incógnita! Masss...nunca é demais lembrar que faltam 13 rodadas!!

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Não tem jeito de sair da zona do rebaixamento na próxima rodada!

Infelizmente, qualquer matemática que se faça não ajudará o Criciúma a se livrar do Z-4 na rodada de número 26 do Campeonato Brasileiro, a 7ª do returno. O Tigre tem 24 pontos e, caso vença o Atlético Mineiro, chegará a 27. Num processo normal de “secação”, o Criciúma torceria pro Palmeiras não ganhar da Chapecoense...o jogo é 5ª feira, em São Paulo; e, por um empate entre Vitória e Botafogo, partida que acontece sábado(04), em Salvador. Ocorre que, mesmo com esta combinação de resultados, somando-se uma vitória do Criciúma, óbvio...o Tigre, ainda assim, ficaria, na melhor das hipóteses, com o 17º lugar. A partir desta projeção teríamos o Criciúma “abrindo” o descenso, com Vitória, Palmeiras e Coritiba sendo seus companheiros. O critério do número de vitórias seria decisivo para que o Botafogo continuasse escapando, deixando a “zona da degola” como já está! Observem bem a classificação no referido linck  http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/ e poderão constatar que, mesmo ganhando do Galo, o Tigre ainda vai ficar “agonizando” no Campeonato Brasileiro!! Será necessário, então, pontuar na rodada do meio de semana que vem quando o Criciúma enfrentará o Coritiba, em Curitiba. E, de preferência, ganhar o jogo pra, aí sim, sair do sufoco!!

O técnico do Criciúma tem alguns problemas pra resolver no que diz respeito a esta semana de preparação visando o jogo diante do Atlético Mineiro. Serginho não poderá jogar porque pertence ao Atlético e uma cláusula contratual impede sua utilização. Por sua vez, Rodrigo Souza terá de cumprir suspensão automática. Não acredito que Barreto, garoto do time júnior, seja requisitado por Gilmar Dal Pozzo. Restam João Vítor e Ricardinho...praticamente únicas opções para o setor de meio campo, uma vez que Martinêz continua entregue ao Depto. Médico. Espera-se pela recuperação de Paulo Báier e saber se Eduardo e Souza, que ajudaram a melhorar o futebol do Criciúma na 2ª etapa em Chapecó, ganharão chance pra começar a partida contra o Galo.

A rodada da Série A, antes das eleições, tende a ser bastante emocionante. Claro que nós estamos muito mais de olho na parte de baixo da tabela em razão da situação do Criciúma. Mas, a briga pela ponta poderá se tornar ainda mais acirrada caso, no confronto do Mineirão, entre Cruzeiro e Internacional, os gaúchos saiam vencedores! Hoje, a Raposa tem 53 pontos e o Colorado 47...6 de diferença. E, essa distância pode ser modificada caso haja vitória de um ou de outro. Inter ganha...ela cai pra 3 pontos. Se der Cruzeiro...ele abre 9! O jogo promete, é cercado de grande expectativa e pode quebrar recorde de público na competição!

Outros jogos também merecem referência. Caso, por exemplo, de Grêmio e São Paulo...na Arena, em Porto Alegre. O São Paulo é 3º e o Grêmio 5º, mas ambos têm a mesma pontuação: 43. A briga é para tentar encostar no líder e também se garantir no G-4 por causa da Taça Libertadores. Fluminense e Bahia é disputa também interessante. O Flu, de campanha irregular, vem de vitória fora de casa contra o São Paulo. O Bahia quer fugir de perto do Z-4 e está motivado porque ganhou do Flamengo. E...o clássico Atle-tiba! A instabilidade também marca o aproveitamento do Atlético. Já o Coxa é lanterna e começa a ficar desesperado com tal situação.

Segundo o Passarinho Arrepiado...outra coisa parece ficar bem clara. Ou seja, a permanência do Figueirense na Série A pra 2.015. O alvinegro do Estreito está em 10º lugar...tem 32 pontos e com mais 13 jogos por fazer, com certeza não vai deixar de atingir sua meta! Pouquíssimo provável que ainda corra riscos. No começo do campeonato foi apontado como um dos candidatos ao descenso. O torneio se passa e, depois que Argel Fücks chegou, o Figueirense é só alegria! E olha que passou boa parte do 1º turno na lanterna! Lembram??!!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O empate em Chapecó...Índio 1 x 1 Tigre!

Ele não foi bom nem pra um, nem pra outro! A Chapecoense foi a 28, é 14º; o Criciúma...19º com 24 pontos. Só que para o campeonato em si, um pontinho somado fora de casa poderá láááá na frente ser bastante útil para que o Criciúma chegue “vivo” na reta final. E, como curiosidade, aquela projeção matemática que fizemos na postagem anterior continua valendo! Agora restam 13 rodadas e se o Criciúma ganhar os 7 jogos que tem em casa pra fazer, somará mais 21 e atingirá a marca de 45, em princípio número suficiente para se manter na Série A. Na próxima rodada, sábado da semana que vem, será imprescindível ganhar do Atlético Mineiro no estádio Heriberto Hülse . Sei que o Diego Tardélli anda fazendo gols que nem maluco! Mas, novamente, as portas podem se abrir para que o Tigre conquiste 3 pontos e até se livre da zona do rebaixamento!!

Na partida do Índio Condá João Vítor não esteve bem. O volante do Criciúma errou passes em demasia, falhou na cobertura de marcação, algo que costumeiramente faz com sabedoria, e ainda cortou mal um cruzamento de Rodrigo Biro que Leandro se aproveitou pra fazer 1 a 0  Chapecoense. Eram 23 minutos do 1º tempo e o time da casa estava melhor. Quase no fim ainda dos primeiros 45 minutos, Bruno Silva, volante da Chapecoense, e Zé Carlos, atacante do Tigre, trocaram jogadas violentas e ambos foram expulsos pelo árbitro Bráulio da Silva Machado. Zé entrou de forma mais ríspida no adversário que revidou! Os dois foram expulsos e Zé Carlos novamente “passou em branco”. Nada de gols! Continua o lutador de sempre. Entretanto, gol que tanto a torcida espera dele...ainda nada!! Aliás, Zé Carlos precisa ser mais aplicado no que diz respeito a parte técnica. Insisto que sua vontade e espírito de luta ainda lembram a temporada de 2.012. Mas, seu rendimento efetivo ainda está bem abaixo do que conhecemos!

Curiosamente, as expulsões acabaram proporcionando mais espaços para o Criciúma. Luiz Felipe, o lateral direito, novamente deixou a desejar e acabou substituído por Eduardo que deu maior movimentação ao setor. Souza também foi usado pelo técnico Gilmar Dal Pozzo e o Tigre chegou ao empate quando eram 8 minutos da 2ª etapa. O grandalhão do Criciúma aparou de cabeça cruzamento da direita e igualou o placar. O próprio Souza, inclusive, teve grande oportunidade para se consagrar. Já nos acréscimos ficou cara a cara com o goleiro Danilo da Chapecoense, concluiu e a bola bateu na trave!

Pelo que pude observar, os melhores do Criciúma foram Rodrigo Souza e Cléber Santana. O meia continua jogando abaixo de quando atuava no Avaí. Ele até reconhece isso! Mesmo assim, sua visão de jogo e qualidade nos passes são quesitos diferenciados! Quanto ao polivalente Rodrigo Souza, tem mostrado eficiência no meio e até na zaga. Lamento que não possa jogar contra o Atlético por causa do 3º cartão amarelo.
Criciúma, do volante/zagueiro Rodrigo Souza, encontrou dificuldades mas arrancou empate em Chapecó.
.
Passarinho Arrepiado ainda está vibrando muito com a conquista de Criciúma na OLESC, os Jogos da Juventude Catarinense. Foram 4 pontos de diferença que valeram o título para a cidade anfitriã. Criciúma 116 pontos, Blumenau 112 e Joinville 105. Esta é a segunda vez que a FME/Criciúma ganha a OLESC. Vale destacar o trabalho de Renato Valvassori e toda sua equipe! Parabéns a todos, à CCO, presidida pelo Dr. Flávio Spíllere, além da própria FESPORTE, promotora do evento!
Atletas e dirigentes da FME/Criciúma comemoraram muito a conquista da OLESC.