quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Dez jogos pra confirmar ou sonhar...!!


Ninguém tem bola de cristal ou é Pitonisa a ponto de garantir previsões sobre o futuro! Mas, no futebol, sempre se faz projeções... imaginando que o time do coração vá atingir desejos ou até objetivos de cada torcida. Contudo, como o esporte da paixão brasileira é sempre uma “caixinha de surpresas”, a maioria dos propósitos não se confirma! De qualquer modo, torcedores comuns, analistas e comentaristas que vivenciam o futebol sempre palpitam!! E...com certeza, é gostoso expressar prognósticos e ficar na expectativa de acertar a maioria!!

No caso do Criciúma, pois bem...faltam 10 jogos pra acabar a temporada 2.018. Na Série B o Tigre tem 36 pontos e, cfe. estudos e cálculos matemáticos, são necessários mais 9 para que se chegue aos 45. Trata-se de um número “chave” afim de que, quem aspira permanecer jogando a “segunda divisão”, termine o ano com meta alcançada. Já, se almejar acesso pra elite do futebol nacional, será preciso somar mais 26 em 30 possíveis!! Convenhamos...para as atuais circunstâncias que envolvem o Criciúma, aproveitamento não impossível, só que pouco provável!!

Jogos que faltam para o Criciúma e palpites...meu e do Passarinho Arrepiado:

Boa Esporte x Criciúma; vitória do Tigre...soma mais 3 pontos: 39. 

Criciúma x Oeste; empate...mais um ponto, chegando aos 40. 

Criciúma x Brasil; Tigre ganha, mais 3 na “conta”, atingindo os 43. 

São Bento x Criciúma; uma derrota tricolor e continuando com 43. 

Figueirense x Criciúma; empate e a soma de mais um ponto: 44. 

Criciúma x Goiás; imagino uma vitória do Tigre, 3 pontos: 47. Observem que, dentro dessa projeção, o Criciúma só conseguirá confirmar pontuação considerada ideal pra continuar na Série B em 2.018, faltando 4 rodadas pro fim da competição!! Quanto drama, hein??!! 

Londrina x Criciúma; derrota e mantendo a marca de 47 pontos. 

Criciúma x CRB; dá Tigre...chega aos 50 pontos. 

Vila Nova x Criciúma; perde o Criciúma e fica nos 50! 

E, Criciúma x Sampaio Corrêa, previsão de vitória...acabando o torneio com 53 pontos.

Assim, a previsão é de que o Criciúma termine o Brasileiro em 10º ou 9º lugar, o que já poderia ser considerada posição “honrosa” para um Clube que pouco se planejou afim de disputar a Série B deste ano!! Refresco a memória do torcedor que, em 2.016, o Criciúma fez 56 pontos na 8ª colocação; e, ano passado, somou 48 pontos, finalizando em 13º lugar!!

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Justa a escolha de Modric! E...Marta é hexa!!

A Copa do Mundo da Rússia foi decisiva para que Luca Modri fosse escolhido como o melhor jogador de futebol do mundo, na atualidade! Claro que o croata é craque no seu time, o Real Madrid, e tal rendimento lá também o ajudou bastante! Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, trio que dominou as disputas nos últimos anos, ficaram “pra trás”! Tanto o argentino como o brasileiro sofreram considerável queda de rendimento nas duas últimas temporadas! Nenhum dos dois sequer chegou a ser indicado pra fase final do “The Best”, votação promovida pela FIFA a cada final de temporada! Entendo, ainda, como justa e merecida a “3ª colocação” de Mohamed Salah, egípcio que joga no Liverpool! Muito boa a autoafirmação de Kylian Mbappé no cenário do futebol mundial, provando que não foi só o título na Copa, com a França, que o fez bem!!
E a brasileira Marta?? Quanta satisfação em ver sua alegria, sua emoção ao ser apontada como a melhor jogadora de futebol feminino...de novo!! Aliás, pela sexta vez, a alagoana que joga no Orlando Pride, dos Estados Unidos, foi a preferida dos votantes e abiscoitou o prêmio!! Assim, Marta consegue a façanha de superar até Messi e Cristiano Ronaldo como a maior vencedora na história da premiação!! Pra quem gosta de detalhes, Modric recebeu 29,05% dos votos, contra 19,08% de Cristiano Ronaldo e 11,23% de Mohamed Salah. Entre as mulheres, Marta teve 14,73%, ante 12.86% de Dzsenifer Maroszán, e 12,60% de Ada Hegerberg.
Durante a cerimônia, que contou com a participação de estrelas como Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos, também receberam prêmios Didier Deschamps (melhor técnico do futebol masculino), Reynald Pedros (melhor técnico do futebol feminino), Thibaut Courtois (melhor goleiro), entre outros. A seleção do ano contou com dois brasileiros: David De Gea (Manchester United), Daniel Alves (PSG), Raphael Varane (Real Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid) e Marcelo (Real Madrid); Luka Modric (Real Madrid), N’Golo Kant´é (Chelsea), Eden Hazard (Chelsea), Lionel Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Juventus) e Kylian Mbappé (PSG).