sexta-feira, 26 de março de 2021

Permanece o drama do Criciúma!

A situação do Criciúma, no Campeonato Catarinense, continua muito preocupante! Afinal, em cinco jogos, lá se vão duas derrotas e três empates. Assim, segue o jejum de vitórias e o pior: o risco de descenso numa competição em nível regional, algo inédito na história do Clube! Sobre isso, inclusive, o próprio Blog tem alertado desde o início da temporada que o processo de “RECONSTRUÇÃO” do Criciúma, como time de futebol, pode demorar mais do que se quer, espera e imagina, podendo, até, ter que passar pela Série B/Catarinense!! O próximo jogo será contra o Joinville...no momento, o último confronto contra os considerados “grandes” do Estado. Os dirigentes do Criciúma persistem numa APARENTE TRANQUILIDADE e demonstrando ter controle da situação! Conversei com dois deles, após o empate em 2 a 2 diante do Brusque, e há um “clima” de certeza em relação à fuga do rebaixamento!!

Sobre o jogo em si, os visitantes começaram melhor, o Criciúma equilibrou e chegou ao gol. Pedrinho fez jogada individual e, à média distância, pela meia-esquerda, bateu forte. A bola quicou antes, o goleiro deu rebote e Gabriel Silva se aproveitou pra jogar a bola no canto esquerdo da trave oponente. Antes, com o próprio Pedrinho e também com Eduardo, o Tigre já havia criado situações pra marcar. Depois do gol, contudo, o Criciúma foi recuando, permitiu espaços pro Brusque que arrancou empate, ainda no finalzinho da etapa inicial. Quando da volta do intervalo, o Brusque mostrou sua maior força coletiva, de entrosamento e qualificação técnica e virou o jogo. Hemerson Maria mexeu no time e, com Dudu Figueiredo, a equipe ficou mais criativa e ofensiva. O tento do empate tricolor saiu com Pedrinho que bateu forte da entrada da área. A partir daí, mesmo que “na empolgação”, o Criciúma não teve mais força física pra chegar à vitória contra um Brusque extremamente bem treinado e melhor postado em campo.

Sobre alguns jogadores do Criciúma que foram trazidos pra este ano e que tenho observado...o goleiro Gustavo é melhor com os pés do que com as mãos; há necessidade URGENTE da contratação de um lateral-direito; na zaga, Alemão não é nem de perto o mesmo jogador que já tinha visto no Figueirense; e, Moacir, no meio, ainda está devendo!! De bom, mesmo,...o lateral-esquerdo Hélder, o meia-atacante Pedrinho, e...Gabriel Silva, que joga bem avançado. Reitero que Dudu Figueiredo, em forma, deve ser titular e, o restante, faz um “FEIJÃO COM ARROZ” bem sem tempero!! Sendo assim, continua o “CALVÁRIO” e a necessidade de contratar SEM ERRAR pra que o final da participação do Criciúma no Campeonato Catarinense não seja a TRAGÉDIA de uma queda pra 2ª Divisão!!

terça-feira, 23 de março de 2021

Brusque é favorito contra o Criciúma!!

Vou ficar torcendo para que, aqui no Blog e nas minhas redes sociais, venham um monte de xingamentos...aqueles de torcedores, dizendo: “Fala agora! Tu torce contra! Etc...etc...!! Isso, depois de o Criciúma GANHAR DO BRUSQUE e, finalmente, quebrar um jejum de vitórias que já dura SEIS MESES!! Afinal, desde outubro do ano passado que o Tigre não sabe o que é sentir o gosto de conquistar três pontos numa competição!! E olha que, em jogo, lá se foi o Campeonato Brasileiro, agora a Copa do Brasil e o Catarinense!! Nunca, em toda sua riquíssima história, o Criciúma foi tão INCOMPETENTE no setor ofensivo!!

Jamais, em toda a carreira de cronista esportivo, imaginava que, um dia, às vésperas de confronto entre os dois, NO HERIBERTO HÜLSE, teríamos que, obrigatoriamente, apontar o Brusque como FAVORITO!! Masssss...infelizmente, para o Criciúma, é uma DURA REALIDADE!! Afinal, quem jogou Série D, foi campeão há dois anos, subiu pra C e, recentemente, conseguiu acesso pra Série B do Brasileiro foi o Brusque! E, o Brusque é o atual vice-campeão do Estado! Na tabela, hoje, ocupa a segunda colocação! O time, por sua vez, está formado há mais ou menos dois anos e meio, mudando pouquíssimas peças!
Já, o Criciúma, vem de sucessivas decepções e frustrações! A última grande conquista foi o Campeonato Catarinense de 2.013! Gente...lá se vão OITO ANOS SEM GANHAR NADA!! Ao contrário do Brusque, o Criciúma foi descendo de divisão, caindo da Série A, depois pra B e, finalmente, chegou no fundo do poço ao “parar” na Série C do Campeonato Brasileiro. Praticamente, o caminho inverso do oponente desta quinta-feira! Contudo, apesar de tantas adversidades, o Criciúma tem o PESO DE SUA CAMISA!! Só isso!! Com certeza, mais uma noite de DRAMA está prevista...!! Q coisa, hein??


domingo, 21 de março de 2021

Há evolução! Mas, ainda falta muito...!!

É o que temos observado em relação ao Criciúma, analisando as duas últimas atuações. Ou seja, o zero a zero perante o Marília, pela Copa do Brasil; e, este outro resultado de igualdade sem gols, contra o Figueirense, pelo Campeonato Estadual. Está melhorando o Criciúma? Sim! Sem dúvida! Isso, contudo, comparando com as atuações anteriores neste início de temporada! Só que, pra passar maior credibilidade à sua torcida que vem sofrendo há alguns anos com descensos e tantas decepções, é preciso MELHORAR MUITO!! E, esse dito “crescimento” do Criciúma está sendo LENTO DEMAIS!! A competição vai passando e o time não sai da incômoda condição de estar na zona do rebaixamento!

Claro que ainda faltam sete rodadas e, pelo visto até agora, Metropolitano e Concórdia parecem ser “piores” do que o Tigre!! Só que, mesmo assim, a COBRANÇA necessita ser bastante INCISIVA em cima de jogadores que representam uma das maiores marcas do futebol catarinense!! Não há a menor dúvida de que Anselmo Freitas, Waldeci Rampinelli, Hemerson Maria e o grupo de atletas têm um “PROBLEMÃO” pra resolver!! Particularmente, eu não gostaria de estar na PELE DE NENHUM DELES!! Mesmo que estejamos notando discreto progresso na produtividade do Criciúma, do mesmo modo, já ficou BEM CLARO que os dirigentes terão de contratar JOGADORES DE MAIOR QUALIDADE para que a reta final do Campeonato Catarinense não seja de SOFRIMENTO!!

Quanto ao que aconteceu em campo, pra mim, “IMPERDOÁVEL” o que fez Moacir na oportunidade mais clara que o Criciúma teve pra chegar ao gol! Os jogadores Gabriel Silva e Pedrinho foram os melhores do time em campo e, numa das jogadas criadas por ambos pelo lado esquerdo de ataque, a bola chegou até a grande área, rasteira...era só “chapar”! Moacir optou, ERRADAMENTE , por dar um toque a mais, ajeitar...e acabou desperdiçando chance de ouro pra furar o bloqueio adversário! No futebol de hoje é tão difícil criar situações escancaradas de gol que, quando isso raramente acontece, o atleta tem que ser eficaz! Aliás, os melhores lances de finalizar a gol foram construídos pelo Criciúma! Durante todo o tempo, o Tigre foi melhor que o Figueirense! Massss...”esbarrou” na FALTA DE COMPETÊNCIA na hora de “meter pra dentro”!! Eitaaaa...!!!