sábado, 14 de maio de 2016

Parceria Criciúma e Embratex...nota 10!! Nova camisa já para a estréia no Brasileiro!!

Finalmente, depois de algumas conversas e, principalmente, após a fornecedora anterior de material não cumprir com compromissos assumidos, a direção do Criciúma Esporte Clube conseguiu firmar contrato com a EMBRATEX! A empresa tem sede em Içara...aqui “do lado” e, dentro do que penso, tal fator é preponderante para que a cooperação dê certo!! Conheço o proprietário da Embratex, o popular Beto Spíllere...gente “de casa”, torcedor fanático do Criciúma e, acima de tudo, identificado com o Clube e com as coisas da cidade e região! Pelo que fui informado, serão 11 mil unidades(peças) para um contrato de 12 meses. Além disso, está prevista, também, fornecimento de materiais para os meninos do Projeto Tigrinhos. Pra quem não sabe, a Embratex está no ramo desde 1.988 e trabalha com produtos licenciados há 6 anos fabricando camisas, tênis, bolsas, mochila e bolas. Lembram que o Avaí, há algum tempo atrás, conquistou títulos na modalidade de ciclismo em competições no Uruguai? Também com o basquete?? Pois os uniformes eram fornecidos pela Embratex! No Rio de Janeiro, foi vice-campeão de “Futebol 7” nas categorias sub-15 e sub-17 em um projeto com instituições esportivas do Complexo do Alemão...isso em 2.014. Também utiliza sua marca para patrocinar o futsal da Unisul, de Tubarão, que joga a Liga Nacional. Faz o mesmo em relação ao futebol feminino do Criciúma E. C./SATC. Uma bola dentro que, com certeza, terá absoluto sucesso!!
E a nova camisa do Criciúma não fugirá dos padrões tradicionais!! Pra mim...outro ponto bastante positivo!! Claro que modelos alternativos serão disponibilizados e até serão usados pelo time dentro de campo. Masss...importante frisar que a camisa oficial do Criciúma, uniforme nº 1, é aquele com faixas de cores amarela, preta e branca...na horizontal!! Assim, Roberto Cavalo e comandados já poderão ser vistos com o novo “manto” neste sábado(14) quando da estréia do time na Série B do Campeonato Brasileiro, 16:30, diante do Náutico. Sobre isso, inclusive, atentem pra equipe escolhida pelo treinador tricolor afim de começar a caminhada de volta (huummm...) à elite do futebol nacional: Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Nathan e Marlon; Barreto, Douglas Moreira, Élvis e Niltinho; Roberto e Gustavo. Bem... momentaneamente, Diego Giaretta está perdendo posição para o recém chegado Nathan. No meio, dois volantes e dois meias...assim preferimos! Inclusive, Élvis...destro e o estreante Niltinho, canhoto, este mais avançado.  Na frente, Roberto terá incumbência de usar sua velocidade pra “alimentar” o “fincado” na área centroavante Gustavo. Se acredito numa boa estréia e campanha convincente?? Sim...sempre!!

Os demais catarinenses que estréiam no Campeonato Brasileiro...o Avaí, que continua sem reação depois da campanha ruím no Estadual e da recente eliminação na Copa do Brasil, terá a difícil tarefa de pontuar em Salvador, diante do Bahia. Já, o Joinville, que também começa sua trajetória na “B” fora de casa...estará em Lucas do Rio Verde(MT), pra tentar pontuar perante o Luverdense. Destes dois...acredito mais no JEC do que no Leão da Ilha!! Na Série A, o Figueirense tem boas perspectivas para o 1º jogo, em casa, contra a Ponte Preta. Por sua vez, a Chapecoense pega o Internacional, no Beira-rio, missão bem mais complicada!! Masss...é só a “largada”, a primeira de 38 rodadas nas duas divisões!!

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Finalizado o “Criciúma de todos os tempos”...nos 69 anos do Clube!!

A idéia do Passarinho Arrepiado acabou se transformando numa escolha e votação daqueles que melhor “escreveram” a história do Criciúma...este com 69 anos de vida!! Tudo começou em 13 de maio de 1.947 quando alguns amigos do centro da cidade resolveram criar um time de futebol. Bem...de lá pra cá, somados os anos do Comerciário e do Criciúma o ex “Bacharel”, hoje Tigre, é quase “setentão”!! Muitas glórias, vitórias, conquistas, derrotas, decepções... enfim, tudo o que “tem direito” o Criciúma já fez!! Como se fosse alguém que chega a essa idade com bastante experiência depois de vivenciar várias situações durante anos passados. Tive o prazer de acompanhar bem de perto praticamente tudo que envolveu o Comerciário e o Criciúma, de 1.968 até hoje. O empate com o Caxias, em Florianópolis...proporcionando o primeiro título estadual; os anos de recessão...com a licença solicitada depois de 1.969 até 76. A volta ao profissionalismo, os inesquecíveis 9 a 0 pra cima do Operário, de Mafra, em 77. Lembro que “pulei a cerca”, perto do Colegião, pra ver os 6 gols de Ademir Patrício, 2 do Laerte e outro do Dirceu...numa quarta-feira a tarde.

A mudança de nome...de cores e dois objetivos bem claros. Um deles, agregar as forças da cidade e região em torno de um clube pra tentar conquistar “vôos” mais altos. E...após se solidificar como destaque do Sul, empenhar-se com todas as garras afim de “brigar olho no olho” contra o Joinville que, na época, era o “bicho-papão” do Estado. Tais metas demoraram um pouco, mas acabaram sendo alcançadas! Depois de algumas “sofrências”...o título de 86, o bom Torneio Paralelo, competição nacional da época; o “début” na 1ª Divisão, hoje Série A do Campeonato Brasileiro; o “tri” catarinense; a Copa do Brasil; a Taça Libertadores; o jogo que não acabou, em Florianópolis; os triunfos seguintes em nível regional; os acessos e descensos nos torneios nacionais; os mandos e os desmandos administrativos; e...uma torcida apaixonadíssima!! A recepção pros campeões de 2.013...inesquecível!! PARABÉNS CRICIÚMA!!  Sem “usar” meu reconhecido bairrismo, podem ter certeza de que NINGUÉM em Santa Catarina fez mais pelo futebol do Estado do que o Criciúma Esporte Clube!!

Masss...e o Criciúma de todos os tempos?? Tema anunciado no início da postagem. Pois bem... como já destacamos, a formação escolhida por quem se propôs a participar com suas opiniões é de Alexandre; Paulo Baier, Vilmar, Luciano e Itá; Roberto Cavalo, Mabília e Grizzo; Vanderlei Soares e Jairo Lenzi. E...quem seria o técnico desse imaginário time?? Deu, com folga....Levir Culpi. Escolha justíssima, é bom que se frise!! Luiz Felipe Scolari também foi lembrado até porque, com ele, o Tigre ganhou a Copa do Brasil, feito que nenhum outro barriga-verde conseguiu, até hoje! Quanto ao presidente...uma boa “disputa” entre Moacir Fernandes e Antenor Angeloni. Não se trata de monopolizar a preferência dos torcedores entre eles. Só que, em hipótese alguma, os outros comandantes também fizeram história no Comerciário e no Criciúma, cada um a seu modo!! Moacir Fernandes realmente foi o melhor dentre todos! Com ele, o Criciúma obteve resultados que jamais se imaginou um dia...fossem alcançados!! Sendo assim, o “Arrepiado” e eu, agradecemos a participação de todos que se envolveram de uma forma absolutamente descontraída. Tudo com o intuito de saber o que cada um dos amigos e internautas pensam a respeito do Criciúma!! Muito bom!! Obrigado, mesmo!!
Levir-Culpi-280x173
soares 2alexandre 2paulo baier 2vilmar xluciano 2itá 2roberto cavalo 2mabíliafgrizzovanderlei 2
moacir fernandes
jairo lenzi 2.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Destaque do Audax vai jogar a Série B pelo Criciúma!! Veja, também, quem é o Criciúma de todos os tempos!! Ainda faltam: melhor técnico e melhor presidente!!

Antecipamos a informação na última segunda-feira(09), via facebook criciumanews, e o site oficial do Criciúma E. C. está confirmando o que consta a seguir: 
A foto abaixo é do atleta Eduardo José Barbosa da Silva Júnior, mais conhecido por JUNINHO...é meia ofensivo. Tem 20 anos de idade(03.09.1995), pertence ao Palmeiras e, no Campeonato Paulista, defendeu o Audax, por empréstimo. Segundo últimas informações, o jogador chega ainda esta semana pra defender o Criciúma E. C. no Campeonato Brasileiro. Se realmente confirmar, é uma excelente aquisição!! Pra quem viu o Paulistão/2.016 era o "10" do Audax. Aguardemos!!

Passarinho Arrepiado conseguiu o que tanto queria...há muito tempo!! Com a considerável participação e apoio dos leitores e internautas, está escolhido o “Criciúma de todos os tempos”!! Os atacantes mais lembrados pela público que se manifestou...Vanderlei, Soares e Jairo Lenzi. Embora tivesse ficado na torcida pra que o centroavante preferido fosse Ademir Patrício e até imaginado que Zé Carlos receberia expressiva “votação”...acabou dando Soares! Assim, você que nos acompanha...já pode anotar aí os melhores em cada uma das posições em toda a história do Criciúma, considerando-se as opiniões colhidas através da coluna, via redes sociais e, obviamente, aqui no criciumanews! Então...o “time dos sonhos” ficaria assim: ALEXANDRE; PAULO BAIER, VILMAR, LUCIANO E ITÁ; ROBERTO CAVALO, MABÍLIA E GRIZZO; VANDERLEI, SOARES E JAIRO LENZI. Pela história e conquista...os atletas que fizeram parte da Copa do Brasil de 1.991 foram mais lembrados por todos. Na equipe acima, tem OITO daquele timaço!! Os demais...um de 1.996 e mais dois de 2.002. Muito bom!!

Claro que, quando se fala em escolha...votação ou preferência por este ou aquele, esta ou aquela formação, são temas que sempre causam controvérsia!! Normal!! Até porque...como frisa o dito popular: “toda unanimidade é burra!”. De qualquer modo, tenho certeza de que os melhores foram citados em cada postagem quando o assunto era colocado em “pauta” para os leitores. E a “tarefa” ainda não acabou!! Pra encerrar de vez com o proposto, falta opinar sobre o melhor técnico e o melhor presidente!! Sempre frisando que, em 1.968...título do Comerciário e “blá-blá-blá”...o treinador era Ítalo Arpino e o presidente, Aristides Bolan. Pra mim...técnicos que chamaram mais atenção...desde “as antigas” até os dias atuais, Joel Castro Flores, Paulo Emílio, Lori Sandri, Lauro Búrigo, Gonzaga Milioli, Edson Gaúcho, Levir Culpi e Luiz Felipe Scolari. Presidentes? Desde o primeiro, Sinval  Rosário Bohrer...até Jaime Dal Farra, todos tiveram participação muito importante na vida do Clube! Sem exceção, se doaram... lutaram bastante para que o Comerciário, depois Criciúma, tivesse crescimento como instituição desportiva!! Alguns com maior ênfase, como David Conti, Honório Búrigo, Antenor Angeloni, Hélcio Bianchini Góes, Antônio Sílvio Búrigo Carneiro, Osvaldo Patrício de Souza, Aristides Bolan, Moacir Fernandes e Algemiro Manique Barreto. Os melhores pra mim? Técnico...disparado, Levir Culpi; e, presidente...sem qualquer dúvida, Moacir Fernandes!!                                                                                           
Na foto logo abaixo, Levir Culpi é o quarto da esq. p/ dir. Aparecem ainda, na imagem que é dos BONS TEMPOS, pela ordem, o massagista Bentinho, o médico Paulo Milioli, o prep. físico Humberto Ferreira, o zagueiro Evandro, o atacante Adílson Gomes(já falecido), o goleiro Almir e a “cabeça” de Émerson Almeida, ainda bem garoto!! Na foto seguinte, Moacir Fernandes discursando nos 25 anos da Associação de Clubes. Recordando…também se vive!!

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Quais foram os melhores atacantes na história do Criciúma??

O Passarinho Arrepiado apurou que os meias mais comentados pelos internautas na escolha do “Criciúma de todos os tempos” foram Mabília e Grizzo. Particularmente, eu acho que Barbiéri jogou mais e merecia “parceria” com o “10” de 91. Masss...como a democracia “manda”, vamos respeitar as opções de quem está colaborando e expressando opiniões. Sendo assim, já temos a defesa formada até o meio de campo: Alexandre; Paulo Baier, Vilmar, Luciano e Itá; Roberto cavalo, Mabília e Grizzo. Até então, cinco integrantes da equipe campeã da Copa do Brasil; um que alcançou o título da Série B em 2.002; e, mais outro que fez parte do bom time formado pra jogar a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro de 96. E...a partir de agora, vamos à escolha do melhor trio de atacantes. Com certeza, a tarefa mais complicada...diria extremamente difícil pra quem se propõe a analisar e votar! Como procedi desde a primeira postagem a respeito do assunto, faço questão de recordar que Valdomiro, Chiquinho e Bossinha foi o ataque mais usado pelo técnico ítalo Arpino na conquista do Campeonato Catarinense de 1.968, ainda como Comerciário. Tinha também o Marcos, ponta que mais tarde foi pro Figueirense com o nome de Marcos “Cavalo”.

Masss...são inúmeras as “feras” que vestiram a camisa do Criciúma e fizeram história como goleadores ou jogadores de extrema habilidade e técnica! Aqui vão alguns: Jairo Lenzi, Vanderlei, Soares, Adílson Gomes, Máhicon Librelato, Serginho(ponta do Comerciário de 77), Ademir Patrício, Laerte, Edmílson(o Mondardo), Zé Carlos, Jorge Veras, Delmer...e, com certeza, mais vários outros que estão também na memória do torcedor tricolor!! Minha opinião? `Pois bem...em hipótese alguma posso deixar de fora Vanderlei que marcou 84 gols em sua passagem pelo Criciúma, sustentando até os dias de hoje a marca de maior artilheiro da história do Clube!! Reconheço que Zé Carlos ainda está bastante vivo nas lembranças da torcida. Também é preciso destacar a importância que teve Soares nos áureos tempos de  Copa do Brasil e Libertadores. Entretanto, o meu voto pra melhor centroavante da história do Criciúma é pra Ademir Patrício. Poucos que vi jogar tiveram tanta “facilidade” pra finalizar a gol como o “Pezão”!! E... também sabendo que Jorge Veras, por exemplo, jogou muito; masss ...impossível, pra mim, não escolher Jairo Lenzi como o último homem do ataque!! Habilidoso, veloz e definidor, Jairo Lenzi fez parte de um time e de uma época que jamais serão esquecidos por quem teve o prazer de vivenciar aquela etapa na história do Criciúma!! Então... dentro do que penso: Vanderlei, Ademir e Jairo Lenzi, o ataque de todos os tempos do Tigre!! E você? O que acha?? Dê sua opinião!!
Mudando de assunto, os resultados obtidos pelo Criciúma na festa de escolha dos melhores do Campeonato Catarinense foi acima do que eu, particularmente esperava! Sem mostrar um grande futebol, o Tigre conseguiu emplacar 3 jogadores entre a “seleção de ouro”: o lateral Ezequiel, o meia Élvis e o atacante Róger Guedes! Este, também, foi o atleta revelação “ouro” e o lateral Marlon, “prata”. O meia Élvis ainda foi premiado como o craque “bronze” da competição; Luiz, também “bronze” entre os goleiros; o mesmo pra Marlon, entre os laterais pela esquerda; Douglas Moreira, volante “bronze”; mesma premiação pra Gustavo, atacante; e, Roberto Cavalo, como treinador. Já, Raphael Silva, foi zagueiro “prata”. E...teve ainda o “bronze” para o preparador físico Wílliam Hauptmann e para o presidente Jaime Dal Farra. Olha...bem “melhor do que a encomenda...!!!

terça-feira, 10 de maio de 2016

Justiça e merecimento no título da Chapecoense!!

Não há uma “vírgula” ou ponto de interrogação sequer que possa questionar a conquista da Chapecoense!! O time do Guto Ferreira...clube muito bem presidido pelo Sandro Palaoro não deixou qualquer margem de dúvida em relação à competência pra ganhar o quinto título estadual de sua história!! Temos de reconhecer que, hoje, a Chapecoense está por cima da “carne seca”!! Os caras no Oeste aprenderam a fazer futebol rapidinho e dominam o Estado desde que conseguiram o acesso da Série B pra A, em 2.014/15. Dono da melhor estrutura que um clube de futebol pode oferecer a seus jogadores...a Chapecoense tem o reconhecimento e o respeito de todos rivais! Importante frisar que, quando me refiro às questões estruturais não falo só em Centro de Treinamento. Além disso, é preciso ter uma direção atuante que saiba fazer futebol!! E...o futebol não é só contratar, colocar os caras pra jogar e esperar o resultado vir...”cair do céu”!! Há necessidade de conhecimento da matéria... compreenderam bem??

Comparando com o nosso produto aqui da “terra”...o Criciúma E. C., nós já provamos sabedoria pra desenvolver futebol de qualidade e com resultado prático!! Ora bolas...são 15 títulos estaduais, somando...pela ordem, Metropol, Comerciário e Criciúma!! Nenhum outro catarinense andou excursionando pela Europa como o Metropol, jogando 24 partidas e ganhando a maioria!! Assim como, da mesma forma, é privilégio de Criciúma ter um clube que conquistou três títulos nacionais, soma um honroso 5º lugar na Taça Libertadores e ainda mais três participações na Copa Sul-Americana!! Massss...peraí!! Desaprendemos, então?? Não! Nada disso!! Ninguém é campeão sempre ou vive só de glórias!! Temos de reconhecer os méritos dos outros, no caso de agora, os chapecoenses, que também estão sabendo conduzir e manter na cidade um futebol vitorioso! Importante frisar que, além de Criciúma, Joinville e Florianópolis, igualmente, já vivenciaram fases de conquistas. Hoje o “bastão” está no Oeste! Cabe a quem se achar capaz “roubar” tal hegemonia!!
Achei muito legal e criativa a postagem acima que está “rolando” nas redes sociais. Não sei quem inventou a brincadeira!! Mas, está de parabéns!! É uma forma muito bem humorada de acirrar a rivalidade que existe entre as principais cidades do Estado em termos de futebol. E... não tem nada de agressivo, o que é mais salutar ainda!! Esse, inclusive, é um dos motivos pelos quais gosto muito dos campeonatos estaduais! A concorrência aumenta e, às vezes os ânimos ficam exaltados quando “batem boca” torcedores do Criciúma, do Avaí, do Joinville, da Chapecoense ou do Figueirense. Esta “briga” ganha mais em abrangência justamente por causa da disputa regional!! Além do que, todos sabemos, é a competição onde há maiores chances de conquista dos principais clubes. Ou alguém “sonha” que, nos dias atuais, temos condições de ganhar uma Série A de Campeonato Brasileiro???